Baixe em PDF Baixe em PDF

A dor e o inchaço nos testículos podem ocorrer devido a uma série de causas, desde a infecção viral ou bacteriana até o trauma. A causa é importante porque o tratamento varia dependendo dela. A dor no testículo geralmente vem na forma de torção testicular devido a um trauma, infecção viral de orquite, infecção bacteriana epididimite ou orquiepididimite. É provável que não seja câncer, uma vez que o câncer testicular é tipicamente indolor. [1] Quando a dor ocorre, há algumas coisas que você pode fazer para tratá-la.

Método 1
Método 1 de 3:

Encontrando um alívio rápido

Baixe em PDF
  1. Caso haja um início súbito de inchaço e dor, aplique suavemente uma bolsa de gelo ou um saco de legumes congelados nos testículos para ajudar a aliviar a dor e o inchaço.
    • Aplicar uma bolsa de gelo é uma medida importante, visto que se a causa do inchaço for grave, o gelo pode aumentar a quantidade de tempo que os testículos conseguem sobreviver sem um suprimento de sangue. [2]
    • Enrole a bolsa de gelo ou saco de legumes em um pano seco antes de aplicar para proteger contra o congelamento.
  2. Até que a assistência médica profissional seja conseguida, deitar de barriga par cima e apoiar os testículos de uma maneira confortável pode ajudar a aliviar o estresse físico e desconforto.
    • Dê sustentação aos testículos ao colocar uma toalha enrolada abaixo deles para ajudar a aliviar as dores.
  3. O banho quente pode ajudar a aliviar a dor. Permaneça debaixo d'água até se sentir um pouco melhor. [3]
  4. Isso pode ajudar a aliviar a dor testicular protegendo a região contra a fricção de contato entre as pernas, do movimento doloroso do escroto e do contato externo que pode levar à irritação. Utilize a peça até a dor aliviar. [4]
  5. Os analgésicos que podem ser comprados sem receita como o ibuprofeno, paracetamol ou aspirina podem ser usados para aliviar a dor e o inchaço. Todos esses medicamentos funcionam inibindo a produção de produtos químicos chamados prostaglandinas, que causam a inflamação. A dose recomendada para cada um desses fármacos é a seguinte:
    • Ibuprofeno (ou medicamento genérico similar): comprimidos de 200 a 400 mg, em conjunto ou imediatamente após a alimentação, até três vezes por dia.
    • Aspirina: comprimidos de 300 mg até quatro vezes por dia.
    • Paracetamol: comprimidos de 500 mg até três vezes ao dia.
    • Não misture os medicamentos. A sobredosagem pode levar a efeitos secundários graves. [5]
  6. Dê tempo para os testículos melhorarem naturalmente, evitando atividades que poderiam agravar a dor e o inchaço. Evite levantar pesos pesados, correr e outros exercícios vigorosos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Procurando por sintomas

Baixe em PDF
  1. A dor testicular do trauma, denominada torção testicular, inclui dor nos testículos e do epidídimo (o tubo que corre na parte inferior dos testículos). Para avaliar isso, é preciso realizar um exame físico meticuloso. Se você já experimentou qualquer trauma testicular, principalmente torção testicular causada por uma distorção dos testículos, faça um exame, porque é um problema testicular que pode ser sério.
    • O médico pode verificar o seu reflexo cremastérico, que estará ausente em casos de trauma. Esse exame é realizado ao passar um martelo de reflexo ao longo da parte interna da coxa, o que fará com que o testículo se levante de forma protetora no saco escrotal caso esteja saudável. [7]
    • A torção testicular geralmente se apresenta como uma dor abrupta.
  2. A idade desempenha um importante fator na determinação da infecção. As causas infecciosas da dor testicular incluem infecção bacteriana dos testículos e do epidídimo. Isso acontece devido às bactérias que sobem até o reto, geralmente nos homens mais velhos que 35 e mais novos que 14 anos. Para os homens jovens entre 15 e 35 anos, a razão mais comum para infecções nos testículos são as bactérias sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia. [8] Você sentirá dor quando a área for tocada durante o exame. O médico pode verificar para ver se elevar os testículos aliviará a sua dor, que é referida como o sinal de Prehn. [9]
    • Procure sinais de clamídia e de gonorreia, como dor ao urinar ou pus saindo do pênis.
    • O tratamento da infecção ajudará no alívio da dor e no combate a qualquer piora da infecção e sepse potencial.
    • O reflexo cremastérico ainda ocorrerá com dor devido a infecções.
  3. A orquite ocorre devido a uma infecção viral, o que provoca dor e inchaço no testículo repentinamente. Há dor aguda e inchaço no local. A orquite ocorre devido à orquite da caxumba, uma infecção viral vista com mais frequência em pessoas que não se vacinaram contra a caxumba na primeira infância, cerca de 11 meses de idade. Aproximadamente 20 a 30% das crianças com caxumba obterão a orquite da caxumba. [10] Geralmente, o problema começa uma semana após o início da parotidite, que é o inchaço das glândulas parótidas sob a mandíbula.
    • Não há tratamento para a orquite viral e ela pode causar infertilidade. A única maneira de ajudar é com cuidados de suporte, como medicamentos para a dor e bolsas de gelo.
  4. Para DSTs, os sintomas provavelmente serão dor nos testículos, que podem ser acompanhados por queimação durante a micção. O início dos sintomas é gradual e pode levar semanas para eles aparecerem. A dor testicular também pode estar associada a náuseas e vômitos, assim como dor abdominal. Você terá um reflexo cremastérico normal.
    • Um ultrassom mostrará a vascularização aumentada, bolsões de infecção ou formações de abscesso.
    • Você também pode sofrer de outros sintomas, como secreção ou sangue na urina. [11]
  5. A dor causada por essa infecção bacteriana se desenvolverá rapidamente após um dia, mais ou menos. Seu epidídimo e testículos vão inchar rapidamente e ficarão alargados, vermelhos e macios. Também causará muita dor.
    • Você também pode ter uma infecção diferente, como uma infecção do trato urinário ou infecção uretral.
  6. O hipogonadismo acontece quando o corpo não produz testosterona ou esperma em quantidade suficiente. Algumas pessoas nascem com a condição, mas outras a desenvolvem por conta de lesões. Dependendo de quando o hipogonadismo surgir, ele pode deixar seus testículos inchados e doloridos, além de causar disfunção erétil e infertilidade.
    • O hipogonadismo pode ser causado por desordens na glândula pituitária, doenças inflamatórias e medicamentos.
  7. A hérnia acontece quando uma parte do corpo se desloca entre os músculos e para em outro ponto. As hérnias inguinais são mutito comuns e acontecem quando o tecido abdominal passa pelo abdômen e se desloca para a virilha. Isso pode causar dor e inchaço nos testículos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tratando a dor contínua

Baixe em PDF
  1. Os exames são úteis na detecção da infecção. O médico pode testar sua urina para procurar por bactérias, como a E coli. Se você é um jovem sexualmente ativo, o médico pode realizar um exame de reação em cadeia da polimerase múltipla da urina (M-PCR), que mostrará se você tem clamídia ou gonorreia. [12]
    • Um ultrassom é rotineiramente realizado para toda a dor escrotal e inchaço, verificando assim problemas mais complicados.
    • O médico também pode procurar sinais de hidrocele, que é o acúmulo de fluidos ao redor dos testículos. Nesse caso, o médico drenará os fluidos no consultório. Porém, como esse procedimento não costuma resolver o problema, o médico provavelmente recomendará cirurgia para abordar a causa dele.
  2. Os homens de qualquer idade podem sofrer de infecções que causam dor testicular, que pode ser causada pela E. Coli ou outras bactérias. Para os homens mais velhos, próstatas alargadas benignas podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento dessas infecções. A bactéria se acumula quando a próstata aumentada impede a bexiga de drenar adequadamente. Devido a isso, a E.coli ou outras bactérias gastrointestinais podem fazer voltar e causar uma infecção.
    • O tratamento médico para isso inclui Bactrim DS ou um antibiótico quinolona. O curso do tratamento é de cerca de dez dias, a menos que a próstata esteja envolvida, o que pode levar mais tempo para ser tratado.
    • Você pode reduzir a dor com Tylenol, Motrin ou até com medicação mais forte para os primeiros dias. [13]
  3. O tratamento para as DSTs são os antibióticos. O médico pode prescrever Rocephin seguido de um curso de zithromax ou doxiciclina. A melhora da dor deve começar entre 24 a 48 horas. As bolsas de gelo, assim como a elevação testicular, podem trazer alívio enquanto você espera os antibióticos fazerem efeito. Você também pode tomar uma medicação contra dor para ajudar, principalmente durante os primeiros dias. [14]
  4. Existem alguns fatores de risco comuns para as bactérias e infecções virais que causam a dor testicular. Esses fatores de risco incluem: [15]
    • Atividade sexual;
    • Atividade física extenuante, como andar de bicicleta ou moto com frequência;
    • Ficar sentado por muito tempo, como viajar frequentemente ou de caminhão;
    • Histórico de infecção da próstata ou do trato urinário;
    • Próstata alargada benigna ou cirurgia de próstata, típica em homens mais velhos;
    • Defeitos anatômicos, como um meato uretral posterior, que ocorre em meninos pré-púberes.
  5. O trauma testicular é causado por um testículo retorcido que não está recebendo sangue suficiente. Isso geralmente ocorre após alguns tipos diferentes de trauma, como bater a virilha num quadro de bicicleta. O traumatismo testicular extremo pode torcer o cordão espermático, o que exige intervenção cirúrgica. Essa condição afeta 3,8% em cada 100.000 homens menores de 18 anos a cada ano.
    • O reconhecimento precoce de um testículo elevado e nenhum reflexo cremastérico é suficiente para justificar a exploração cirúrgica. Isso pode ajudar a prevenir uma orquiectomia, que é a remoção cirúrgica do testículo.
    • Mesmo o trauma que não é grave pode causar inchaço, sensibilidade, febres altas e necessidade frequente e urgente de urinar.
    • A janela entre a lesão até a cirurgia é de aproximadamente quatro a oito horas. Isso evitará muitos danos ao cordão espermático, que tem de ser destorcido rapidamente para evitar a necessidade de remoção. Apesar dessa pressa para cuidar do testículo, as taxas de orquiectomia média são de 42%. O atraso no diagnóstico pode resultar em orquiectomia e possivelmente infertilidade. [17]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 209 299 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade