PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O respeito ao próximo é uma característica valiosa que pode levar alguém mais longe, seja na vida pessoal, seja na profissional. Portanto, trate as pessoas com respeito, reconhecendo os sentimentos delas e agindo com educação. Ouça atentamente sempre que alguém estiver falando, sem interromper ou ser grosseiro — você sempre poderá dialogar com uma pessoa e tratá-la com respeito, mesmo que não concorde com o ponto de vista dela. Não esqueça: quando tratamos os outros com respeito, estamos mais propensos a sermos respeitados por eles.

Método 1
Método 1 de 4:

Adotando o respeito como um dos seus valores morais

PDF download Baixe em PDF
  1. Respeite-se . O respeito começa com você, portanto, respeite-se tendo consciência dos seus direitos como indivíduo e permitindo-se tomar as próprias decisões. Imponha limites que respeitem sua saúde física e emocional, e também suas necessidades pessoais — só você, e mais ninguém, é responsável por si mesmo e por suas ações. [1]
    • Isso significa que temos o direito de responder "não" quando alguém pede um favor, sem sentirmos culpa ou acreditarmos que não somos boas pessoas.
    • Quando alguém o desrespeita ou não reconhece seu valor intrínseco como ser humano, você tem todo o direito de dizer algo como "Por favor, não fale comigo desse jeito", ou "Não quero que você encoste em mim".
  2. Quem quer ser tratado com gentileza também deve tratar os outros com gentileza — portanto, converse calmamente com todos se quiser que eles falem calmamente com você. Quando notar que não gosta de alguma característica em outra pessoa, faça questão de não agir da mesma forma, e direcione a todos as mesmas palavras e atitudes gentis que você gostaria de ver direcionadas a si mesmo.
    • Por exemplo, responda com um voz tranquila e compreensiva quando alguém estiver gritando com você.
  3. Respeitar a opinião alheia pode ser bastante difícil quando não compreendemos o ponto de vista do outro, portanto, quando estiver discutindo alguém, tente imaginar como você se sentiria se estivesse vivenciando as mesmas experiências e sentimentos que essa pessoa. Isso vai ajudá-lo a compreender melhor a opinião dela e, consequentemente, a reagir com mais empatia. [2]
    • A empatia se intensifica com a prática — quanto mais tentamos entender os outros, mais nos identificamos com eles.
    • Quando não concordar ou não conseguir compreender bem a opinião de alguém, peça que a pessoa exemplifique ou esclareça o próprio ponto de vista.
  4. Não precisamos gostar de alguém para respeitar essa pessoa — simplesmente devemos reconhecer o valor dela como ser humano, independentemente de quem ela seja ou da forma como nos trata. Portanto, mesmo que esteja bravo ou chateado com alguém, lembre-se de que essa pessoa ainda merece respeito.
    • Respire profundamente quando tiver dificuldades para controlar seu temperamento e a vontade de falar algo maldoso ou ofensivo — tomar um tempo antes de falar vai ajudá-lo a se acalmar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Comunicando-se com respeito

PDF download Baixe em PDF
  1. Provavelmente, você já magoou ou ofendeu alguém, mesmo que não tenha tido a intenção. Portanto, sempre que estiver falando com alguém, leve em conta como suas palavras poderão ser interpretadas pela outra pessoa; reconheça os sentimentos dela quando ela reagir ou responder; e seja muito cuidadoso ao falar sobre assuntos delicados — as palavras são muito poderosas, portanto, use-as com sabedoria. [3]
    • Por exemplo, caso precise cancelar um compromisso com alguém e sabe que a pessoa vai ficar chateada, faça questão de reconhecer os sentimentos dela na hora de dar notícia. Diga: "Sinto muito, sei que você vai ficar decepcionado, mas preciso cancelar. Vou compensar essa mancada em breve".
  2. Lembre-se de sempre pedir favores, em vez de dar ordens. O hábito de exibir boas maneiras pode ser algo tão simples quanto dizer "por favor" e "obrigado" na hora de pedir alguma coisa para alguém — isso mostra que você respeita o esforço e o tempo do outro. [4]
    • Pratique boas maneiras — desculpe-se ao interromper uma conversa, ofereça uma cadeira para quem estiver em pé e nunca fure fila.
  3. Ouça atentamente . Dê atenção total quando alguém estiver falando — realmente ouça tudo o que o outro tem para dizer, em vez de ficar pensando no que responder em seguida. Além disso, limite quaisquer distrações, desligando a televisão e colocando o telefone no modo silencioso. Pratique o hábito de se concentrar exclusivamente na outra pessoa, e não sem si mesmo.
    • Faça comentários neutros para mostrar que está prestando atenção no assunto, como "Sim", "Certo" e "Entendo".
    • Quando sentir a mente dispersando, peça que a pessoa repita o que acabou de dizer para que você possa envolver-se novamente na conversa.
  4. Qualquer pessoa ficará intimidada e não se mostrará receptiva às palavras de alguém que sempre reclama, critica, menospreza, julga ou humilha os outros. Portanto, quando tiver algo a dizer, compartilhe sua opinião de uma forma que motive os demais. [5]
    • Por exemplo, se seu colega de apartamento tem um certo hábito enlouquecedor, mencione-o gentilmente ou faça um pedido com educação — em vez dizer "Não tolero quando você deixa o banheiro todo bagunçado", diga: "Você poderia arrumar o banheiro depois de tomar banho?", ou "Gostaria que nós dois limpássemos um pouco o banheiro todos os dias".
  5. Embora seus pontos de vista sejam válidos, nem sempre as pessoas estarão interessadas em ouvir suas opiniões sobre tudo. Portanto, adote o hábito de apenas opinar quando for consultado — permita que os outros tomem as próprias decisões, mesmo que você não concorde com elas. [6]
    • Mesmo sem intenção, nós podemos acabar magoando alguém quando tentamos opinar sobre tudo.
    • Por exemplo, caso não vá com a cara da namorada do seu amigo, seja gentil e não diga nada sobre a garota — a menos que esse amigo peça sua opinião diretamente, ou que você esteja preocupado com a segurança dele.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Lidando com os conflitos de maneira respeitosa

PDF download Baixe em PDF
  1. Ouça as ideias, opiniões e conselhos alheios com a mente aberta — mesmo que não concorde com o ponto de vista de alguém, nunca ignore as palavras dos outros sem antes levá-las em consideração.
    • Mostre que valoriza a outra pessoa e o que ela tem a dizer [7] — ouça as opiniões alheias, mesmo que sejam diferentes das suas; faça perguntas para compreender melhor o ponto de vista do outro; e não interrompa quando alguém estiver falando.
  2. Sempre haverá uma maneira gentil de dizer qualquer coisa, e isso poderá fazer toda a diferença entre uma sugestão útil e um comentário ofensivo. Aqueles que sempre magoam os outros ou costumam falar com grosseira devem praticar um discurso mais bondoso. [8]
    • Por exemplo, em vez de dizer "Você nunca paga a conta do restaurante quando almoçamos juntos", diga "Paguei a conta no nosso último almoço, você gostaria de pagar este?".
    • Não insulte, seja arrogante, menospreze ou ofenda alguém — se a conversa chegou nesse ponto, é pouco provável que você esteja sendo respeitoso. Faça uma pausa.
  3. Assuma a responsabilidade — errar é normal, mas é importante reconhecer os próprios erros e o efeito deles sobre os demais. Na hora de pedir desculpas, demonstre arrependimento e aceite que você cometeu um erro — faça alguma coisa para consertar a situação, se possível. [9]
    • Diga algo como "Sinto muito por ter gritado com você. Fui grosseiro e desrespeitoso, mas vou fazer de tudo para falar de forma mais calma no futuro".
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Agindo com respeito

PDF download Baixe em PDF
  1. Pressionar uma pessoa a fazer qualquer coisa não é nada respeitoso, portanto, não tente forçar alguém a ir contra os próprios princípios — respeite os limites dela e ponto final. [10]
    • Por exemplo, não ofereça carne para um vegano; e se alguém segue um caminho espiritual diferente do seu, não tire sarro da pessoa nem diga que a crença dela é errada ou mentirosa.
  2. Mostre que você é digno da confiança alheia — mantenha sua palavra quando um amigo contar um segredo e nunca traia a confiança dele contando a história para outra pessoa, particularmente para alguém que também conheça os envolvidos.
    • Cumpra suas promessas quando fizer ou disser alguma coisa — dessa forma, as pessoas saberão que você é confiável.
  3. Espalhar boatos ou falar pelas costas de alguém são atitudes maldosas e desrespeitosas — o alvo da fofoca ou insulto não terá a oportunidade de se defender ou se explicar, mas todos os outros poderão julgá-lo. Portanto, quando estiver conversando sobre outra pessoa, faça questão de não fazer fofoca ou falar coisas prejudiciais. [11]
    • Quando um colega quiser fofocar, diga algo como "Prefiro não falar sobre a Letícia quando ela não está presente, isso não parece justo".
  4. Trate a todos de forma justa e igualitária, independentemente da raça, religião, gênero, país ou cidade de origem — esforce-se para ser alguém mais justo caso se pegue tratando injustamente uma pessoa diferente de você. [12]
    • Caso uma pessoa pareça muito estranha para você, faça questão de conhecê-la melhor e tente se identificar com ela de alguma forma — por exemplo, procure algum gosto ou característica em comum, como esportes, livros, televisão, pintura, filhos, ter crescido em uma grande família, etc.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 159 909 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade