Baixe em PDF Baixe em PDF

A pele das pernas pode ficar seca por diversos motivos, desde o frio à baixa umidade do ar. No entanto, em alguns casos, acontece o problema dermatológico chamado xerodermia ou asteatose, que costuma ser associado à idade ou ao diabetes mellitus. Esses quadros são mais comuns nos meses mais frios do ano, mas também acontecem em outras épocas e afetam pessoas de qualquer idade. Nos quadros mais extremos, a pele pode até rachar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Mudando a sua rotina de higiene pessoal

Baixe em PDF
  1. Muitos dos óleos que hidratam e protegem a pele são perdidos durante o banho, o que a deixa bastante sensível a danos. Sendo assim, você pode acabar ressecando a região se tomar banho com frequência demais.
    • Tome no máximo dois banhos por dia — de preferência, tome apenas um. Se possível, use água mais fresca e só passe sabonete nas regiões mais sujas, como as axilas e a virilha.
    • Não tome banhos longos e frequentes demais. O ideal é demorar de 10 a 15 minutos.
  2. A água muito quente também remove os óleos naturais da pele e deixa as pernas ressecadas. Tome banho em uma temperatura morna, não quente, para não irritar a região.
    • Como quase nunca é possível medir a temperatura exata da ducha, faça o seguinte: só tome banho em uma temperatura na qual até um bebê poderia ficar debaixo da água. Faça um teste com as partes mais sensíveis da pele (como os pulsos) e ajuste o chuveiro até o mínimo possível.
  3. Tome um banho de aveia morno. Esses banhos de aveia suavizam a pele e ajudam a aliviar a coceira e outros problemas. Acrescente 1 xícara (85 g) de aveia moída ou coloidal ao seu banho de banheira e fique na água por 20 minutos. Depois, enxague o corpo com água fria e seque-se com uma toalha. [1]
    • Compre aveia coloidal em qualquer loja de produtos saudáveis ou pela internet.
    • Você também pode bater aveia normal no liquidificador e moê-la em seguida para transformá-la em coloidal.
  4. Os sabonetes feitos para pele oleosa ou que não têm um pH balanceado podem deixar as pernas ainda mais sensíveis e ressecadas. Opte por produtos feitos especificamente para peles sensíveis ou que também sejam hidratantes.
    • Estudos indicam que os sabonetes Dove são os que têm o pH mais balanceado e adequado para peles sensíveis. [2]
  5. Tenha muito cuidado quando você cuidar da higiene pessoal — ainda mais nas pernas, que são sensíveis e mais suscetíveis a problemas. Passe os produtos com calma para não piorar a situação.
    • Esfolie a pele regularmente. A esfoliação faz bem à pele, desde que seja feita de maneira correta e na frequência certa. Você pode usar uma pasta de bicarbonato de sódio ou uma toalha de rosto para remover as células mortas, mas evite a esponja e a pedra-pomes (que pioram o problema).
    • Só depile a perna com giletes novos e com bastante cuidado. Se a lâmina estiver cega, pode irritar a pele e gerar ou piorar o problema. Além disso, passe-a na direção em que os pelos crescem (de cima para baixo).
  6. Também é preciso ter cuidado na hora de secar a pele. Não esfregue a toalha com força, ou a região vai ficar muito irritada e seca. O ideal é esperar a água evaporar naturalmente ou dar leves batidinhas com a toalha nos pontos molhados.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Hidratando a pele

Baixe em PDF
  1. Assim que sair do banho, passe uma camada fina de hidratante para repor os óleos naturais que você perdeu, bem como reter a umidade que o seu corpo absorveu.
    • Se não tiver tempo de tomar banho, mas ainda quiser hidratar as pernas, passe o hidratante e cubra-as com um pano morno molhado por 10 a 20 minutos para abrir os poros e melhorar a absorção do produto.
  2. A lanolina é obtida a partir de uma cera natural gerada por animais que produzem lã, como ovelhas, e é um dos poucos produtos capazes de produzir efeitos duradouros na pele.
    • Passe o creme de lanolina nas pernas todos os dias por uma semana. Depois, comece a passar uma camada mais fina do produto a cada três ou quatro dias.
    • Você também pode passar o creme em toda a perna e vestir alguma calça mais velha para proteger a absorção do produto durante o sono.
  3. Óleo infantil, de coco, de semente de gergelim e de amêndoas são excelentes hidratantes. Todos esses produtos ajudam a deixar a pele das pernas saudável, embora nem sempre sejam soluções viáveis em longo prazo.
    • Se você depila as pernas, o óleo pode causar irritação e bloquear os folículos capilares, fazendo com que os pelos encravem. Por isso, não use esse produto o tempo todo — e, quando usar, passe-o na direção em que os pelos crescem.
    • Ainda assim, os óleos são excelentes enquanto a pele se acostuma a mudanças na rotina e no clima, por exemplo.
  4. Muitos outros hidratantes têm efeito mínimo na pele ou sequer trazem qualquer benefício. Leia os rótulos dos produtos para saber se eles têm os ingredientes que fazem bem, como umectantes e emolientes, e evite tudo o que não for prático.
    • Compre hidratantes com ingredientes como ácido láctico, propilenoglicol e ureia.
    • Evite os hidratantes perfumados. Muitos dos produtos químicos responsáveis pelo perfume são irritantes.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando da pele do corpo inteiro

Baixe em PDF
  1. A pele é um dos primeiros órgãos que sentem o impacto da falta de água no organismo, já que resseca e leva a inúmeros outros problemas quando está desidratada. Por isso, beba muitos fluidos diariamente para cuidar de todo o corpo.
    • O volume diário ideal de água depende de alguns fatores, mas a média mais saudável é de 2,5 litros.
  2. Quando o ar fica frio, a umidade se precipita naturalmente, deixando o ambiente muito mais seco que o normal. Assim, ele acaba "roubando" a umidade da pele para criar uma espécie de equilíbrio. É por isso que a pele sempre fica mais seca no quando as temperaturas abaixam. Nessas situações, proteja-se com as devidas roupas e passe bastante hidratante.
    • Para proteger as pernas use meias-calças, meiões ou algum outro tipo de camada mais fina debaixo das calças. Esses materiais são melhores do que as calças jeans, por exemplo.
  3. O ar "rouba" a umidade da pele quando está seco e quente. Sendo assim, cuide da umidade na sua casa para não ter problemas. Para isso, compre um umidificador portátil e coloque-o no seu quarto à noite — e, se possível, em todos os principais cômodos.
    • Só não exagere nessa "umidificação", pois ela pode deixar o ambiente mais suscetível ao surgimento de mofo, que gera efeitos nocivos na saúde.
  4. O corpo precisa ficar sob o sol por dez a 30 minutos por dia para produzir vitamina D, mas o excesso de exposição faz mal à pele — já que, além de ressecar e irritar a derme, também aumenta o risco de câncer. Use roupas leves, mas que cubram todo o seu corpo, ainda mais quando for sair nos horários de pico.
    • Se não puder ou quiser cobrir a pele com tecido, pelo menos passe um protetor solar de amplo espectro (para os raios UVA e UVB) e fator de proteção solar (FPS) 15 ou superior.
  5. Todo mundo sabe que a vitamina C ajuda a proteger o organismo e que os músculos precisam de proteínas. O que muita gente não sabe é como cuidar da saúde da pele. Ela precisa de nutrientes específicos: vitaminas A e E e ômega-3. Por isso, você tem que adotar uma alimentação mais adequada.
    • Esses nutrientes estão presentes em alimentos como sardinha, anchovas, salmão, amêndoas, azeite de oliva, cenoura e couve-de-folhas.
    • Você também pode tomar suplementos, embora o corpo nem sempre os absorva tão bem quanto os nutrientes naturais.
  6. Invista em uma escova de cerdas puras, mas que não sejam ásperas ou duras demais. Passe-a com cuidado nas pernas, da frente para trás, sem exagerar. Depois, tome um banho com um óleo de coco, de amêndoas ou de semente de uva de qualidade. Evite as loções, que só pioram a situação. Após esse tratamento, as suas pernas não vão ficar tão sensíveis.
    • Se tem algum problema de saúde, consulte um médico antes de escovar a pele.
  7. Se experimentar todas as técnicas acima, mas ainda tiver problema na pele das pernas, é melhor consultar um médico para fazer alguns exames e, caso necessário, buscar tratamento. Esse ressecamento da pele é sintoma de alguns problemas de saúde ou efeito colateral de determinados medicamentos. Portanto, vá ao pronto-socorro para saber o que fazer.
    Publicidade

Avisos

  • Depois de você passar a cuidar melhor das pernas, elas vão começar a sentir os efeitos dos tratamentos em cerca de sete a dez dias. Consulte um médico se a situação piorar ou não melhorar.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Sabonete hidratante.
  • Creme de cortisona.
  • Loções, pomadas ou óleo infantil.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 124 761 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade