Baixe em PDF Baixe em PDF

Você está sentindo que o couro cabeludo está seco, irritado e coçando? Pessoas negras têm uma tendência em produzir menos sebo, o que pode fazer com que o couro cabeludo perca oleosidade e se torne naturalmente ressecado. [1] Por sorte, ao cuidar bem do cabelo e utilizar xampu e outros produtos de hidratação, será possível manter o local mais úmido e evitar a descamação da pele no local. Continue lendo este artigo para saber como tratar o problema e manter tanto a pele quanto o cabelo bem saudáveis.

1

Lave o cabelo, no máximo, uma ou duas vezes por semana.

Baixe em PDF
  1. O cabelo de afrodescendentes é naturalmente um pouco mais seco, ou seja, não precisa ser lavado todo dia. Especialistas recomendam que isso seja feito uma ou duas vezes por semana, no máximo. Outros recomendam uma lavagem a cada duas semanas, desde que funcione na sua rotina de cuidado com seus fios. [2]
    Publicidade
2

Aplique óleo no couro cabeludo antes de usar o xampu.

Baixe em PDF
  1. Esse último resseca o couro cabeludo, então um óleo voltado para ele e os cabelos ajudará a hidratar e umedecer, de antemão, a pele nesse local. Você pode comprar o óleo de argan , de alecrim ou de semente preta ; para aplicar, pingue algumas gotinhas na palma da mão, esfregue o óleo no couro cabeludo e passe os dedos pelos seus fios para atingir as pontas quebradiças.
    • Ao usar óleo de alecrim, é importante misturá-lo com um óleo transportador, como azeite ou rícino . [3] Como o óleo de alecrim é forte por si só, aplicá-lo diretamente no couro cabeludo pode causar irritação ou reações alérgicas. Misture duas ou três gotas dele com 1 colher de sopa do óleo transportador.
3

Use um xampu anticoceira para hidratar o couro cabeludo.

Baixe em PDF
  1. Os shampoos anticoceira auxiliam a acalmar a pele ressecada e inflamada do couro cabeludo. Ao notar que o local está seco ou escamoso logo após lavá-lo com um shampoo, recorra a um produto voltado à hidratação e melhora da irritação. Ingredientes como aveia e mel são maneiras naturais para aliviar o prurido e o ressecamento.
    • Lembre-se de que a caspa e o ressecamento do couro cabeludo são coisas diferentes. O primeiro problema é consequência da oleosidade excessiva ou de uma infecção fúngica na pele da cabeça. Para a caspa, você pode fazer o tratamento com um shampoo anticaspa . Se for apenas o couro cabeludo que está seco, use um que seja anticoceira.
    • As escamas da caspa são grandes e têm uma aparência oleosa, enquanto as da pele ressecada são “desidratadas”.
    Publicidade
4

Use um xampu clareador para remover o acúmulo de produtos.

Baixe em PDF
  1. Passar gel, condicionador ou spray de cabelo, por exemplo, podem contribuir para a inflamação no local. Tente usar um shampoo clareador para fazer uma boa limpeza nos fios capilares e no couro cabeludo ao menos uma vez por semana.
    • Saiba, no entanto, que os xampus clareadores também podem ressecar o cabelo. Passe um condicionador hidratante logo depois para protegê-lo.
5

Experimente um tratamento com óleo quente (umectação capilar) duas vezes por mês.

Baixe em PDF
  1. [4] Você pode escolher entre óleo de coco , de abacate , de jojoba ou de rícino. Despeje cerca de 3 colheres de chá do óleo em uma garrafa “squeeze” de plástico e adicione a ela 5 cm de água quente. Aplique o óleo quente às pontas do cabelo, de modo que o excesso chegue às raízes e ao couro cabeludo. Depois de uma hora, enxágue e lave o cabelo com xampu para remover o óleo. [5]
    • Você pode misturar óleos, se quiser. Cada um oferece diferentes benefícios e eles podem ser obtidos ao misturá-los.
    • Para que o óleo adentre ainda melhor nos fios de cabelo, sente-se embaixo de um secador aquecido, como o de pedestal.
    Publicidade
6

Hidrate o couro cabeludo com um sérum capilar.

Baixe em PDF
  1. Sempre que sentir um prurido no couro cabeludo, aplique uma ou duas gotas de um sérum capilar nas mãos e esfregue-as no couro cabeludo. Você pode passar o que sobrar no cabelo para auxiliar na hidratação e evitar pontas quebradiças.
    • Dê preferências aos séruns capilares com óleo de jojoba, argan ou girassol, que são os que mais hidratam.
7

Evite produtos com álcoois e sulfatos.

Baixe em PDF
  1. Durante a pesquisa por produtos para aplicar no cabelo, fuja daqueles que contenham ambos, bem como o silicone. Dê preferência aos que têm ingredientes que promovam a hidratação, como mel, aveia e óleo, para manter os fios e o couro cabeludo bem úmidos.
    • Até mesmo géis, sprays capilares e produtos semelhantes podem ter componentes que ressequem e danifiquem o cabelo.
    Publicidade
8

Minimize as sessões de relaxamento do cabelo.

Baixe em PDF
  1. Ao fazer o procedimento, sempre procure um salão de beleza de confiança, com bons especialistas, para que o relaxamento seja realizado adequadamente. Limite os retoques a uma vez a cada dois ou três meses para manter o bom estado do couro cabeludo e de seus fios. [6]
9

Beba água sempre que sentir sede.

Baixe em PDF
  1. Parece óbvio, mas muitos se esquecem que o consumo de líquidos ajuda a reter a umidade da pele. Caso ainda não esteja deixando uma garrafa d’água por perto, comece a fazer isso e beba sempre que estiver com sede.
    • Também é importante obter eletrólitos para manter o corpo bem hidratado. Procure ingerir cerca de 2.300 mg de sódio por dia. [7]
    Publicidade
10

Consulte um especialista se nenhum método caseiro funcionar.

Baixe em PDF
  1. Quando os resultados dos métodos caseiros forem insatisfatórios, procure um dermatologista, que analisará seus sintomas e as terapia que você experimentou para chegar a um diagnóstico. De acordo com isso, ele prescreverá o tratamento para combater o problema.
    • Esse profissional tentará determinar a causa do ressecamento do couro cabeludo para combatê-la. Pode ser que ele prescreva uma pomada tópica ou indique o uso de um xampu especial.

Dicas

  • Fazer trancinhas pode puxar o couro cabeludo, acentuando a irritação. Peça para que o cabeleireiro afrouxe um pouco a tensão dos fios para diminuir a dor.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 738 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade