Baixe em PDF Baixe em PDF

Há várias formas de estragar o cabelo. Não importa se você pintou demais, se usou muitos tratamentos térmicos ou se usou os produtos incorretos, o problema geralmente é o mesmo – você removeu toda a umidade do seu cabelo, deixando-o desgastado e propenso à quebra. É necessário paciência e os produtos certos para deixá-lo macio e suave novamente, mas isso não significa que você ficará com o cabelo estragado para sempre. Há algumas coisas que você pode fazer para recuperar o cabelo imediatamente – e algumas mudanças em longo prazo – que a ajudarão a ficar com uma aparência melhor o mais rápido possível.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Utilizando métodos rápidos

Baixe em PDF
  1. Quando está queimado, geralmente são as pontas que mostram mais danos. Uma visita ao cabeleireiro para receber um corte pode melhorar a aparência instantaneamente. Isso não significa que você tenha que cortar bem curto. Aparar as pontas regularmente ajudará o cabelo a ter uma aparência mais saudável. [1]
    • Tente aparar as pontas a cada seis a oito meses.
    • Geralmente, só é preciso cortar menos de 2 cm para dar uma aparência mais revigorada ao cabelo.
  2. O cabelo queimado está desidratado, portanto, precisa de uma hidratação séria. Uma máscara contém mais ingredientes hidratantes do que condicionadores normais e hidratam os fios com mais eficiência. Use a máscara depois de lavar e secar com a toalha, deixando por 20 a 30 minutos antes de enxaguar com água fria. [2]
    • Procure uma máscara com ingredientes que ajudam cabelos danificados, como óleo de jojoba, óleo de argan, proteínas do trigo e queratina.
    • Enrolar o cabelo com a máscara em uma toalha quente ajuda o produto a penetrar melhor nas cutículas e a reparar os fios mais eficazmente.
    • Se seu cabelo estiver extremamente queimado e danificado, pode ser necessário deixar a máscara durante a noite toda. Use uma touca de banho ou um papel-filme para não manchar o travesseiro e os lençóis.
    • Geralmente, recomenda-se usar uma máscara uma vez por semana. Mas se os fios estiverem muito danificados, use duas vezes por semana.
  3. Cabelos queimados podem receber muitos benefícios de um óleo capilar, que ajuda a hidratar da mesma forma que os óleos naturais. Aplique quatro ou cinco gotas de óleo na palma da mão e esfregue. Passe no comprimento todo do cabelo, das orelhas até as pontas, enquanto ainda estiver molhado, e estilize como de costume. [3]
    • Uma variedade de óleos pode ser bastante benéfica, como argan, coco, jojoba, macadâmia e amêndoa. Você também pode encontrar séruns que contêm uma mistura de dois ou mais óleos.
    • O comprimento, a espessura e o nível dos danos no cabelo determinarão a quantidade de óleo necessária. Comece com uma ou duas gotas e adicione mais se necessário.
    • Você também pode aplicar um óleo nas pontas de um cabelo queimado e ressecado. Mas use apenas uma ou duas gotas, pois pode acabar ficando oleoso.
    • Para um cabelo gravemente queimado, pode ser necessário usar um tratamento de óleo quente. Esquente o recipiente do óleo em uma panela com água quente e passe bastante em todos os fios. Coloque uma touca de banho de plástico ou um papel-filme para cobrir toda a cabeça e deixe o óleo descansar por pelo menos meia hora. Em seguida, lave com shampoo e condicionador normalmente. [4]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Laura Martin

    Cosmetologista
    Laura Martin é uma Cosmetologista na Geórgia. Atua como hair stylist desde 2007 e como professora de cosmetologia desde 2013.
    Laura Martin
    Cosmetologista

    Você sabia? Os tratamentos de óleo podem adicionar umidade aos cabelos queimados. Por mais que os fios sejam feitos de células de pele morta e não possam ser "revividos", os tratamentos com óleo cobrem os folículos capilares para manter os cabelos firmes e saudáveis.

    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Lavando o cabelo da forma correta

Baixe em PDF
  1. Quando o cabelo está danificado, lavar com muita frequência pode remover ainda mais a umidade e deixar a aparência pior. Em vez de lavar todos os dias, tente usar shampoo a cada dois ou três dias para manter o cabelo hidratado. [5]
    • Concentre o shampoo no couro cabeludo quando lavar e passe no comprimento até as pontas para evitar remover muita umidade.
    • Escolha um shampoo hidratante com ingredientes como óleo de oliva, de argan, ou glicerina, sorbitol ou manteiga de carité. Evite shampoos que contenham óleo mineral e petrolato, que podem formar um filme que impede a entrada da umidade nos fios. [6]
  2. Um condicionador fino e aguado geralmente não é suficiente para hidratar um cabelo queimado e danificado. Em vez disso, use um condicionador profundo para obter uma hidratação intensa. Aplique nos fios e deixe sentar por aproximadamente 10 minutos antes de enxaguar com água fria. [7]
    • Procure uma fórmula espessa que venha em um recipiente com ingredientes hidratantes como manteigas, óleos, ceramidas e glicerina, assim como ingredientes fortalecedores, como queratina, aminoácidos e proteínas hidrolisadas. [8]
    • Ao aplicar o condicionador, concentre o produto nas pontas.
    • Pode ser suficiente usar o produto apenas uma vez por semana, mas se o cabelo estiver muito ressecado, tente usar duas vezes por semana.
  3. Mesmo se você usar um condicionador profundo, os fios queimados ainda podem precisar de mais hidratação. Um creme para pentear fornece umidade durante o dia todo, porque você não precisa enxaguá-lo. Aplique o produto enquanto o cabelo ainda estiver molhado e penteie para que o creme pegue em todos os fios. [9]
    • Para casos mais graves, a melhor opção é usar uma fórmula de creme ou loção para deixar no cabelo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Praticando bons hábitos no cabelo

Baixe em PDF
  1. Embora os tratamentos térmicos a deixem com uma aparência maravilhosa, também removem a umidade dos fios. É por isso que é uma má ideia utilizá-los quando o cabelo estiver queimado. Tente limitar o uso de chapinhas, babyliss e até mesmo o secador o máximo possível. Deixe secar naturalmente quando lavar e mostre a textura natural em vez de fazer cachos ou alisar. [10]
    • Quando for fazer penteados com aparelhos térmicos, use sempre um produto de proteção térmica antes para limitar os danos aos fios. Fórmulas protetoras de sérum, creme ou loção são os melhores produtos para cabelos queimados e danificados.
  2. É comum ter um cabelo queimado como resultado de descoloração frequente ou outros tratamentos de pintura. Para impedir que fique ainda mais danificado, não faça colorações mais de uma vez a cada oito semanas. [11]
    • Se as raízes estiverem começando a crescer e ainda não fizer oito semanas desde o último tratamento de coloração, use um produto para disfarçar, como um spray ou um pó, em vez de pintar novamente o cabelo.
  3. Não é apenas a coloração ou os tratamentos de calor que danificam o cabelo. Sol, água salgada, cloro e outros fatores ambientais também podem queimá-lo. Use um chapéu para cobrir a cabeça se for passar muito tempo no sol. Se você for nadar em uma piscina ou no mar, molhe com água limpa para prevenir a absorção da [agua salgada ou do cloro e lave os fios assim que terminar de nadar. [12]
    • Alguns cremes para pentear e outros produtos contêm ingredientes com protetores conta os raios UV que deixam os fios protegidos contra o sol também.
    • Antes de nadar, também é uma boa ideia passar um creme para pentear para impedir a absorção de químicos e minerais danificadores presentes na água.
    Publicidade

Dicas

  • Evite usar uma escova feita com cerdas sintéticas em fios queimados, pois pode quebrá-los e causar frizz. Escolha uma escova com cerdas naturais ou um produto ainda mais gentil, como um pente com dentes largos.
  • Ter uma boa saúde em geral pode ajudar um cabelo queimado e danificado. Tente ter uma alimentação saudável e balanceada que contém bastante proteína magra, ômega 3, ferro e vitaminas A e C.
  • Dormir em uma fronha de travesseiro de seda pode ajudar um cabelo queimado, pois há menos fricção que causa frizz quando você muda de posição à noite.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Máscara de cabelo;
  • Óleos de cabelo;
  • Shampoo hidratante;
  • Condicionador profundo;
  • Creme para pentear;
  • Pente.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 55 246 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade