Baixe em PDF Baixe em PDF

Os furúnculos são muito desconfortáveis, mas é simples tratá-los em casa. Com um pouco de informação, qualquer pessoa pode aprender a fazer com que melhorem e até mesmo a preveni-los.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tratando os furúnculos

Baixe em PDF
  1. Primeiro, é necessário analisar a lesão para saber se realmente se trata de um furúnculo . Eles são causados por infecções dos folículos capilares como a bactéria Staphylococcus aureus, que são contagiosos e podem se espalhar para várias partes do corpo (ou de outras pessoas que entrarem em contato com o furúnculo). [1]
    • Os furúnculos podem ser confundidos com cistos, ou pode até haver cistos por baixo deles, exigindo tratamento médico.
    • A acne também é confundida com furúnculos, principalmente se surgir no rosto ou na parte superior das costas. O tratamento para acne é totalmente diferente do que é feito para furúnculos, portanto, confirme qual a condição que você possui.
    • Se a área afetada for a genital, a chance de ter uma DST (doença sexualmente transmissível) é bem maior do que um furúnculo.
    • O ideal é consultar um médico quando não estiver certo de qual é o problema.
  2. Assim que perceber que ele está se formando, o tratamento com compressas quentes deve ser iniciado; quanto mais cedo, menor a chance de complicações. Prepare uma compressa quente segurando uma toalha limpa sob água corrente até ficar bem molhada, torcendo-a para remover o excesso de água. Pressione a toalha cuidadosamente sobre o furúnculo por dez minutos; repita de três a quatro vezes por dia.
    • A compressa quente tem vários efeitos que aceleram a melhora do furúnculo. Primeiramente, o calor aumenta a circulação de sangue ao local, levando anticorpos e glóbulos brancos até ele. O calor também puxa o pus para a superfície da lesão, fazendo com que ela seja drenada mais rapidamente. Além disso, a compressa alivia a dor.
    • Em vez de uma compressa quente, também é possível optar por mergulhar o furúnculo em água quente, desde que ele esteja em uma parte do corpo que seja simples de fazê-lo. Caso o caroço esteja na parte inferior do corpo, entre em uma banheira cheia d’água quente. [2]
  3. A superfície dele fica mais macia e cheia de pus com o passar do tempo, fazendo com que muitos se sintam tentados a furá-lo e drenar o líquido. No entanto, tal procedimento não é recomendado, já que pode levar à infecção ou fazer com que as bactérias se espalhem, promovendo o aparecimento de diversos outros caroços pequenos. Com a aplicação contínua de compressas quentes ao furúnculo, ele deverá se romper sozinho e drenar o pus em cerca de duas semanas. [3]
  4. Assim que o caroço começar a melhorar, é importante manter a região limpa; lave-a cuidadosamente com um sabão antibacteriano e água quente até que todo o pus saia. Seque utilizando papel toalha ou uma toalhinha limpa; lave-a imediatamente após realizar a higiene ou descarte-a para não espalhar os microrganismos.
  5. Agora, você deve passar um creme antibacteriano ou pomada e cobrir com gaze para fazer um curativo. A gaze fará com que o pus continue saindo, portanto, troque o curativo frequentemente. Em qualquer farmácia, há cremes e pomadas antibacterianas de venda livre para serem compradas. [2]
    • Troque os curativos a cada 12 horas. Se houver muito sangue ou pus sujando a bandagem, troque-a em intervalos menores.
  6. Depois que o pus sair totalmente, não pare de aplicar compressas quentes, limpando o local e fazendo curativos até a completa cicatrização da pele. Desde que você tenha ciência de que é preciso limpar o furúnculo, nenhuma complicação deve surgir e ele sumirá dentro de uma ou duas semanas.
    • Sempre lave as mãos com sabão antibacteriano antes e depois de tocar o furúnculo para não espalhar a infecção.
  7. Em certos casos, será preciso tratamento médico para combater o problema, seja devido ao tamanho, à localização ou à infecção. O profissional lancetará o caroço (no próprio consultório ou em cirurgia); nesses casos, pode haver várias “bolsas” de pus para serem drenadas dentro do furúnculo, ou até estar dentro de uma região delicada, como o nariz ou o canal auricular. Se a pele em volta ou o próprio furúnculo forem contaminados, será necessário tomar uma injeção com antibióticos, ou consumi-los via oral. Procure tratamento médico nas seguintes situações:
    • Aparecimento de um furúnculo no rosto ou na região da coluna, no nariz ou canal auricular e no vinco entre as nádegas. Todos eles podem causar muita dor e são de difícil tratamento caseiro.
    • Caso ocorra recorrência dos caroços. Em certas situações, o tratamento de furúnculos recorrentes em regiões como as axilas e a virilha exigirão a remoção das glândulas sudoríparas; a inflamação constante delas é a causa das lesões de pele.
    • Quando os furúnculos forem acompanhados de febre, linhas vermelhas irradiando do caroço ou vermelhidão e inflamação da pele em volta. São todos sinais de infecção.
    • Se você sofre de uma doença (como câncer ou diabetes) ou toma remédios que enfraquecem o sistema imunológico. O corpo pode não conseguir combater sozinho os microrganismos infecciosos que causam o aparecimento do furúnculo.
    • O pus não começar a drenar após duas semanas de tratamento caseiro ou muita dor. [4]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Evitando os furúnculos

Baixe em PDF
  1. Apesar das lesões não serem contagiosas por si só, a bactéria causadora é; devido a isso, é muito importante ter cuidado e não usar roupas, toalhas e roupas de cama de uma pessoa infectada; além disso, tudo deve ser bem lavado após o uso. [3]
  2. Essa é provavelmente a medida mais importante que deve ser adotada para se evitar os furúnculos. Como são causados pela contaminação dos folículos capilares por bactérias, o ideal é evitar o acúmulo delas na superfície da pele, higienizando-a diariamente. O sabão normal é o suficiente para este caso.
    • Você também pode usar uma esponja ou bucha para esfregar a pele. Desta forma, os óleos que bloqueiam os folículos capilares serão retirados.
  3. As bactérias podem entrar facilmente pelo corpo através de qualquer machucado, se transportando ao folículo capilar e levando ao aparecimento do furúnculo. Evite isto limpando bem todos os cortes e arranhões com produtos antibacterianos, passando cremes ou pomadas e cobrindo com uma bandagem até a cicatrização.
  4. Os caroços que se formam entre as nádegas (chamados de cistos pilonidais) geralmente se desenvolvem após passar muito tempo sentado. Eles são comuns em caminhoneiros e indivíduos que enfrentaram um voo longo, por exemplo. Se possível, tente aliviar a pressão levantando e alongando as pernas. [4]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Utilizando remédios caseiros sem comprovação científica

Baixe em PDF
  1. Não há problemas em experimentá-los, mas eles não são recomendados por médicos, já que a eficácia é muito baixa. Ainda assim, é muito improvável que causem algum efeito adverso, desde que tenha ciência de que pode ser necessário procurar tratamento médico da mesma forma.
  2. Trata-se de um antisséptico natural que é empregado no tratamento de diversos transtornos de pele, incluindo os furúnculos. Basta passar um pouco do óleo diretamente sobre o caroço uma vez por dia usando um cotonete.
  3. Esses agentes ressecam a pele e podem auxiliar na saída do pus do furúnculo. Para utilizá-los, dissolva-os em água quente e utilize-a para preparar uma compressa quente, que deve ser colocada sobre a lesão. Repita três vezes por dia até que ela comece a melhorar.
    • Não entre em uma banheira com água e sais de Epsom. Isso é ainda mais válido para mulheres, já que pode haver efeitos negativos para a saúde vaginal.
  4. A cúrcuma é um tempero indiano com propriedades anti-inflamatórias excelentes, além de purificar o sangue. Ela pode ser consumida oralmente, em forma de cápsula, ou passada diretamente sobre o furúnculo, ao ser misturada com um pouco de água e formando uma pasta. Depois de aplicação, faça um curativo, já que a cúrcuma pode manchar as roupas. [5]
  5. Ela é um desinfetante natural utilizada com sucesso no tratamento caseiro dos furúnculos; basta aplicar um pouco do creme sobre a lesão duas vezes por dia.
  6. Um desinfetante natural, o vinagre de maçã pode ser utilizado para eliminar as infecções do caroço assim que o pus começar a sair. Mergulhe uma bolinha de algodão em vinagre e pressione-a levemente sobre o furúnculo; caso sinta muitas “picadas”, dilua o vinagre de maçã com água.
  7. Experimente o óleo de rícino, que é utilizado em vários tratamentos naturais e médicos (inclusive na quimioterapia para pacientes com câncer). [6] Ele é um bom anti-inflamatório que pode ser utilizado para reduzir o inchaço e a sensibilidade causada pelos furúnculos. Mergulhe uma bolinha de algodão no óleo e deixe-a sobre a lesão, prendendo-a com um band-aid ou gaze. Troque a cada duas ou três horas.
    Publicidade

Dicas

  • Pegue uma compressa que possa ser aquecida no micro-ondas, enrole-a em um pano quente e molhado e coloque sobre o furúnculo. Assim, você evita que ela esfrie rapidamente, durando cerca de 40 minutos; as compressa molhadas esfriam dentro de poucos minutos.
  • Caso esteja envergonhado com a aparência do furúnculo, tente cobri-lo com roupas compridas. Se necessário, use um pouco de corretivo para esconder a lesão, mas tenha cuidado; há possibilidade de contrair uma infecção.
Publicidade

Avisos

  • Tente não espremer o furúnculo, já que isso apenas fará com que a infecção se espalhe.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 230 182 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade