PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Sofrer por causa de um nervo comprimido no pescoço, nas costas, nos braços ou em outras partes do corpo pode ser muito doloroso e pode até impedir que você consiga realizar as suas atividades cotidianas. Esse problema surge quando tecidos adjacentes, como ossos, cartilagens, tendões ou músculos, ficam presos em um nervo ou o pressionam de modo anormal. Se você prefere tratá-lo em casa, por conta própria, ou com auxílio médico, saber como lidar com um nervo comprimido ajudará a acelerar a cura e a lidar com a dor. [1]

Método 1
Método 1 de 3:

Conseguindo alívio imediato em casa

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse problema surge quando um nervo é danificado de alguma forma e se torna incapaz de enviar seus sinais de forma plena. Ele é causado pela compressão de um nervo, quer seja por um disco herniado, artrite ou osteófitos (também chamados de bicos de papagaio). Você também pode sofrer com um disco comprimido causado por outras situações e atividades, como a presença de lesões, má postura, movimentos repetitivos, esportes, hobbies e obesidade. Nervos comprimidos podem manifestar-se em todo o corpo, mas são mais comuns na coluna vertebral, no pescoço, nos pulsos e nos cotovelos.
    • Esses males causam inflamação, contraindo os seus nervos e fazendo com que se tornem comprimidos.
    • A nutrição inadequada e um estado de saúde debilitado podem piorar os sintomas.
    • Esse problema pode ser reversível ou irreversível, dependendo da gravidade do caso. [2] [3]
  2. O nervo comprimido consiste em uma obstrução física do sistema de conexões do organismo. Os sintomas geralmente incluem dormência, inchaço, dores agudas, formigamento, espasmos musculares e debilidade muscular. Um nervo comprimido geralmente está associado a dores agudas na área afetada.
    • Esses sintomas surgem porque os nervos se tornam incapazes de enviar sinais pelo corpo, devido à compressão ou obstrução do nervo afetado. [4]
  3. Assim que se diagnosticar a existência de um nervo comprimido, é importante que você cuide bem de si mesmo. Você deve evitar usar a região afetada ou, no mínimo, usá-la o mínimo possível. A utilização repetitiva de músculos, articulações e tendões que causaram a compressão de um nervo pode piorar o quadro. Isso acontece porque as áreas adjacentes continuarão a inchar, consequentemente comprimindo o nervo ainda mais. A forma mais fácil de obter alívio imediato da dor resultante é repousar o nervo afetado e a área circundante até que o inchaço e a compressão tenham desaparecido por completo.
    • Você deve evitar flexionar e movimentar a área do nervo afetado para não comprimi-lo ainda mais. Há certos movimentos que pioram os sintomas imediatamente e devem ser evitados tanto quanto possível.
    • Se certo movimento ou posição aumenta os sintomas e a dor, tente isolar a área lesionada e evite repetir essa movimentação.
    • No caso do túnel carpal, uma lesão comum causada por um nervo comprimido, manter o pulso reto durante o sono e evitar a flexão da articulação são as medidas que mais aliviam a dor resultante. [5]
  4. Dormir algumas horas a mais é a forma natural do corpo reparar os danos sofridos. Se necessário, reserve tempo para dormir horas extras a cada noite, até que você se sinta melhor ou a dor desapareça. Dê algumas horas a mais de repouso para o corpo, e a intensidade dos sintomas presentes na área lesionada diminuirá significativamente.
    • Isso trabalha lado a lado com o conselho de limitar o uso excessivo do nervo comprimido. Ao dormir mais, você se movimentará menos. Não somente a área não será usada intensamente, como todo o corpo terá mais tempo para se curar durante o sono.
  5. Pode haver momentos em que você não poderá repousar o nervo afetado tanto quanto gostaria, por conta do trabalho, da escola ou de outras obrigações. Se esse for o caso, é possível usar um suporte ou uma tala que imobilize a área lesionada. Desse modo, você poderá realizar um pouco das atividades cotidianas, como sempre.
    • Por exemplo, se o nervo comprimido estiver no pescoço, use um imobilizador nessa área para limitar a movimentação desses músculos ao longo do dia.
    • Se o nervo comprimido for decorrente da síndrome do túnel do carpo, use uma tala para pulso ou cotovelo, também chamada de placa volar carpal, para evitar a movimentação desnecessária. [6]
    • Suportes e imobilizadores podem ser encontrados na maioria das farmácias. Siga as instruções disponíveis na embalagem do produto e, se você tiver dúvidas ou preocupações, consulte o médico para receber ajuda adicional.
  6. Um nervo comprimido geralmente vem acompanhado de inchaço e, por sua vez, o inchaço pode comprimir o nervo ainda mais. Para diminuir o inchaço e estimular a circulação sanguínea, reveze o uso de gelo e calor sobre a área do nervo afetado, sendo esse um método chamado de hidroterapia. Aplique gelo sobre o local durante 15 minutos, três a quatro vezes por dia, para diminuir a inflamação. Depois disso, aplique uma compressa quente sobre a área afetada durante uma hora, por quatro a cinco noites por semana, até que os sintomas melhorem.
    • Coloque uma compressa de gelo, comprada em uma farmácia ou caseira, sobre o local da lesão, pressionando gentilmente — a pressão ajudará a resfriar a área afetada. Mantenha um pano macio entre a compressa de gelo e a pele para evitar queimaduras de frio. Lembre-se de não usar a compressa de gelo por mais de 15 minutos, pois ela retarda o fluxo sanguíneo e, consequentemente, atrasa a cura.
    • Use uma garrafa com água quente ou uma compressa quente depois do gelo para estimular o fluxo sanguíneo e acelerar o processo de cura. Não aqueça o local por mais de uma hora, pois isso poderá aumentar a inflamação.
    • Você deve ainda tomar um banho quente de banheira ou mergulhar o local com o nervo comprimido em água quente para relaxar os músculos e aumentar o fluxo sanguíneo. [7]
  7. Aplicar pressão sobre o nervo comprimido pode ajudar a aliviar a tensão e reduzir a dor. Receba uma massagem corporal completa para estimular o relaxamento de todos os músculos e também da área afetada. Você pode ainda receber uma massagem suave e localizada na região do nervo comprimido. Isso proporcionará um alívio mais específico, estimulando a cura do nervo.
    • Você também pode massagear a área afetada por conta própria para conseguir um pouco de alívio. Gentilmente, massageie o local com os dedos para estimular a circulação sanguínea e relaxar os músculos que possam estar contribuindo com a compressão do nervo.
    • Evite massagens profundas ou pressionar o local intensamente, pois isso pode aplicar uma quantidade desnecessária de pressão sobre o nervo comprimido, piorando a situação. [8]
  8. Diversos analgésicos de venda livre são ótimos para o tratamento de um nervo comprimido. Experimente tomar anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno e aspirina, para reduzir o inchaço e a dor.
    • Siga as instruções do medicamento e leia todos os avisos pertinentes. Consulte um médico se você não se sente bem informado a respeito da dosagem ou dos efeitos adversos.
  9. Se os sintomas e a dor diminuíram, mas continuam retornando depois de várias semanas ou meses, consulte o seu médico em busca de auxílio. Mesmo que os métodos sugeridos para aliviar os sintomas sejam úteis, se eles não mais forem suficientes, é preciso examinar a região afetada.
    • Também é recomendável consultar um médico se você sente uma constante dormência ou dor presente na área, mesmo que seja mínima, ou se os músculos presentes no local parecerem ficar mais fracos com o tempo.
    • Procure atendimento imediato se os sintomas forem graves ou a área ficar gelada ou mudar de tonalidade (como aparentar palidez ou até ficar com tons roxos).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Tratando um nervo comprimido em casa a longo prazo

PDF download Baixe em PDF
  1. Desse modo, você pode repousar a área afetada e ainda manter a circulação sempre ativa. A boa circulação de sangue e oxigênio e a tonificação dos músculos pode até mesmo acelerar o processo de cura do nervo comprimido. As atividades diárias devem ser feitas com cuidado e apenas quando lhe parecer mais confortável. Experimente fazer caminhadas ou praticar natação. Esses exercícios ajudarão a movimentar os músculos naturalmente, causando o mínimo de desgaste possível nas articulações e nos tendões próximos à região lesionada.
    • O sedentarismo pode levar à atrofia muscular e fazer com que o processo de cura do nervo comprimido demore muito mais. [9] [10]
    • Mantenha a boa postura durante os exercícios e ao repousar. Isso ajudará a aliviar a tensão existente no local do nervo comprimido.
    • Manter uma faixa de peso saudável pode prevenir o problema antes que ele ocorra.
  2. Um dos fatores por trás da ocorrência de nervos comprimidos é a deficiência de cálcio. É importante passar a comer mais alimentos ricos em cálcio — laticínios, como leite, queijo e iogurte, e vegetais folhosos, como espinafre e couve. Isso ajudará a tratar o nervo e ainda melhorará a sua saúde geral.
    • Também é possível ingerir cálcio em forma de suplemento. Você pode comprar esse tipo de produto em diversas lojas de nutrição e saúde, mercados ou farmácias, passando a ingeri-lo diariamente.
    • Leia os rótulos de alimentos embalados para saber se são fortificados em cálcio. Muitas marcas oferecem produtos enriquecidos em cálcio, além dos originais.
  3. O potássio é um íon-chave envolvido no metabolismo celular. A deficiência de potássio, que causa o enfraquecimento das conexões entre os nervos, pode às vezes intensificar os sintomas de um nervo comprimido. Aumentar a quantidade de potássio na dieta pode ajudar a restaurar o equilíbrio adequado para a função nervosa e a aliviar os sintomas.
    • Alimentos ricos em potássio incluem damascos, bananas, abacates e nozes. Beber muitos líquidos, como leite desnatado e suco de laranja, pode ajudar a aumentar a absorção de potássio.
    • Suplementos de potássio, similares aos de cálcio, podem ser ingeridos regularmente e aliados a uma dieta saudável.
    • A deficiência de potássio deve ser diagnosticada por um médico. Para ajudar a corrigi-la, ele poderá recomendar uma dieta com uma maior ingestão de potássio, depois de avaliada a causa subjacente. Consulte o seu médico se você suspeita da ocorrência desse problema. [11] [12]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tratando um nervo comprimido com a ajuda de um médico

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você estiver tendo problemas e nenhum método houver funcionado, considere consultar um fisioterapeuta. Ele recomendará alongamentos e exercícios especializados que ajudarão no tratamento de um nervo comprimido. Certos exercícios aliviam a pressão sobre o nervo, ajudando a reduzir a dor. Muitos dos alongamentos usados nesse processo devem ser realizados com um profissional treinado — não tente executá-los sem assistência.
    • Com o passar do tempo, o fisioterapeuta poderá recomendar exercícios adicionais que possam ser executados por conta própria. Não os realize sem ajuda, a menos que essa seja a recomendação.
  2. Esse procedimento, usado principalmente para tratar um nervo ciático comprimido, pode aliviar a dor e ajudar a curar o ponto afetado. Ele envolve a injeção de esteroides na coluna vertebral, que deve ser executada apenas por um médico. Depois de receber uma avaliação de seu médico com respeito ao grau e tipo de nervo comprimido em seu corpo, ele poderá discutir essa opção com você. [13]
    • Injeções esteroides epidurais podem ser um meio rápido e eficaz de obter alívio da dor. Quando esse procedimento é realizado por um profissional médico, todos os efeitos adversos e perigos se tornam bastante remotos. Ainda assim, efeitos colaterais raros podem incluir náuseas, vômito, diarreia, dores nas costas e sangramento no local da injeção. [14]
  3. No caso de dores intensas, fazer a cirurgia no nervo comprimido pode ser o melhor tratamento. Esse procedimento pode ser feito para aliviar a pressão ou remover a parte da área comprimindo o nervo. A cirurgia geralmente traz alívio depois da recuperação. É possível que haja uma reincidência do nervo comprimido, mas isso é algo bastante raro.
    • Se você tiver um nervo comprimido no pulso, pode ser necessário cortar tecidos musculares para aliviar a pressão na área.
    • Nervos comprimidos causados por um disco herniado podem ser corrigidos removendo-se parte ou todos os discos. A seguir, executa-se a estabilização da coluna vertebral. [15] [16]
  4. Mesmo depois que os sintomas tenham desaparecido, é importante continuar a se exercitar adequadamente, manter a mecânica corporal e a boa postura apropriadas, além de evitar os fatores de risco previamente descritos. A recuperação de nervos comprimidos dependerá de vários fatores, incluindo o grau da lesão nervosa, a manutenção do regime de tratamento e outros processos relacionados a doenças.
    • É comum que a recuperação seja plena no caso de nervos comprimidos nas costas. A dor aguda na região lombar causada por esse problema geralmente desaparece depois de seis semanas de cuidados localizados em 90% dos casos. [17]
  5. A maioria dos nervos comprimidos se recuperará completamente e, na maioria dos indivíduos, os sintomas melhorarão com o tratamento adequado. Para impedir a ocorrência de novas lesões, evite movimentos repetitivos que tenham resultado em nervos comprimidos no passado. O mais importante que você pode fazer é escutar o próprio corpo. Se um movimento começa a causar desconforto ou sintomas de um nervo comprimido aparecerem, pare o que você está fazendo no momento e dê à área afetada tempo para se recuperar.
    • Converse com o seu médico a respeito de criar planos e regimes que cuidem adequadamente e equilibrem o uso, o repouso e o isolamento do nervo previamente afetado.
    • A utilização de suportes ou talas como medida preventiva, antes que um nervo seja comprimido, pode ajudar.
    Publicidade

Dicas

  • Se os sintomas aparecerem após uma lesão ou sem motivo aparente, procure ajuda médica imediatamente.
  • A quantidade de tempo necessária para a cura plena depende do nível de danos sofridos pelo nervo comprimido. Devido ao fato de que ele se cura de cima para baixo, podem ser necessárias semanas ou meses até ele estar completamente curado.
  • Se você sofre de dores lombares, consulte um osteopata capaz de executar a manipulação vertebral. Esse método libera a pressão aplicada sobre o nervo para que ele se cure adequadamente.
Publicidade
  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17606066
  2. http://www.merckmanuals.com/professional/endocrine-and-metabolic-disorders/electrolyte-disorders/hypokalemia
  3. http://emedicine.medscape.com/article/325733-overview#aw2aab6b7
  4. Domino, F. (n.d.). The 5-minute clinical consult standard 2015 (23rd ed.).
  5. http://emedicine.medscape.com/article/325733-overview#aw2aab6b7
  6. Agabegi, S. (2013). Step-up to medicine (3rd ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins.
  7. Domino, F. (n.d.). The 5-minute clinical consult standard 2015 (23rd ed.).
  8. Domino, F. (n.d.). The 5-minute clinical consult standard 2015 (23rd ed.).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 410 074 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade