PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Apesar de ser mais comum que mulheres sejam infectadas por leveduras, homens também podem sofrer com fungos genitais, geralmente após manter relações sexuais sem proteção com uma parceira já contaminada. A infecção aparece, na maioria dos casos, na pele da parte de fora do pênis, afetando mais homens que não se submeteram à circuncisão do que os que realizaram o procedimento. O pênis circundado expõe a glande ao ar, deixando-o mais seco e arejado, o que não acontece com homens que ainda possuem o prepúcio; o ambiente quente e úmido é propício para o crescimento e desenvolvimento dos fungos.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Tratando a infecção

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse componente pode ser utilizado para combater infecções fúngicas eliminando as células da levedura na uretra. A dose inicial é de um tablete (200 mg) por dia.
    • Caso esse medicamento não trate a infecção, aumente a dose para dois tabletes (400 mg) diários. Não utilize-o junto com remédios como eplerenona, midazolam e triazolam.
    • Alguns dos efeitos colaterais são: dores nas costas, pernas ou no estômago, visão turva, dores no peito, calafrios, dor nas articulações, frequência cardíaca acelerada, febre, tontura e outros.
  2. Esse creme tópico é antifúngico e próprio para essas situações, sendo utilizado para tratar infecções de leveduras, pé-de-atleta, tinea cruris e micose.
    • Infecções fúngicas no pênis levam ao endurecimento da pele. Assim, recomenda-se aplicar creme clotrimazol 1% sobre o local afetado, de preferência logo antes de dormir, uma vez por dia durante sete dias seguidos.
    • Coceira, irritação geral de pele, descamação, surgimento de bolhas, edemas e eritremas são alguns dos efeitos adversos possíveis.
  3. Comprovado em âmbito médico, esse antifúngico age sobre a pele endurecida e destrói tanto o núcleo quanto o plasma da célula da levedura, matando-a. O óleo pode ser aplicado diretamente sobre a área afetada.
    • Ele também é um ótimo lubrificante para relações sexuais, ao mesmo tempo que ajuda a evitar que infecções fúngicas sejam transmitidas de um parceiro a outro.
    • Ademais, o homem que sofre de uma infecção por levedura no pênis pode tentar experimentar o consumo de chá do óleo antes de cada refeição até que a contaminação desapareça.
  4. Esse antifúngico é muito eficaz contra infecções por levedura no pênis, em especial depois do endurecimento da pele. Aplique-o diretamente na pele contaminada para que ele penetre e extermine as células dos fungos.
    • É importante saber que o óleo de orégano orgânico deve ser diluído com azeite ou óleo de coco (duas vezes mais) para não queimar a pele.
  5. Essa substância impede o crescimento da levedura na preparação da cerveja e pode ser aplicada quando a pele endurece após a contaminação desses fungos.
    • No tratamento de infecções penianas por levedura, o sorbato de potássio age com muita eficácia ao interromper e evitar o crescimento dos microrganismos no órgão genital.
    • Use um pouco de água para fazer uma pasta e aplique-a diretamente na pele infectada do pênis.
  6. Como é rico em vitamina C, o suco de limão ajuda a recuperar o pH da pele, algo importantíssimo no tratamento de infecções fúngicas no pênis. É criado um ambiente desfavorável para o crescimento das células das levedura.
    • A solução para tratamento pode ser preparada misturando 2 colheres de sopa de suco de limão com 1,15 L de água quente. Mergulhe a área contaminada do pênis na solução.
    • Isso deve ser feito três vezes por dia até que a pele melhore.
  7. O suco de cranberry é um excelente remédio para infecções de levedura no pênis após o endurecimento da pele. Ele evita que a levedura chegue até a bexiga e também aumenta os níveis da bactéria acidófila, que é benéfica.
    • O tratamento deve ser realizado consumindo suco de cranberry duas vezes por dia até que os sintomas desapareçam.
  8. Ambientes úmidos incentivam o crescimento da levedura, logo, os homens devem deixar a região genital seca e arejada, limpando com uma toalha limpa após o banho.
    • Recomenda-se também que pelos em excesso sejam removidos, já que isso deixa a região genital mais úmida, criando um ambiente com muita transpiração, propício para o crescimento de colônias de fungos.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Entendendo infecções penianas por levedura

PDF download Baixe em PDF
  1. As manifestações a seguir são os principais indicativos de contaminação fúngica no órgão genital masculino:
    • Dor e irritação : uma erupção avermelhada aparecerá na glande peniana, com possível sensação de coceira e queimadura na ponta do órgão, causando extremo desconforto. Essa sensação pode ser ainda mais intensa ao urinar.
    • Corrimento: uma substância branca, parecida com o corrimento que surge em infecções vaginais, sai do pênis. O odor pode ser desagradável.
    • Desconforto durante relações sexuais : devido ao aumento da irritação, da dor e da inflamação do pênis, o desconforto durante as relações sexuais pode ser bem maior.
  2. As causas e fatores de risco mais comuns nas infecções desse tipo são:
    • Transmissão via contato sexual : assim como doenças sexualmente transmissíveis, a contaminação por levedura pode ocorrer através de contato sexual. O pênis poderá ser infectado ao manter relações sexuais desprotegidas com uma mulher que possui levedura.
    • Antibióticos : apesar de ser bem menos comum do que a transmissão através do sexo, o uso prolongado de antibióticos pode levar à infecção fúngica no pênis.
    • Diabetes : a levedura se desenvolve na glicose. Devido a isso, homens com diabetes são mais suscetíveis a tais infecções, pelo maior nível de açúcar no sangue.
    • Alimentos : dietas normais aumentam a chance de contaminação por fungos no órgão sexual masculino. Cevada, trigo, amendoim, milho, maçã vermelha e aveia são ricos em glicose, propiciando maior desenvolvimento de glicose no corpo, o principal alimento da levedura.
    • Nonoxinol-9 : medicamento espermicida presente no lubrificante de muitas camisinhas. Essa substância foi ligada às contaminações por fungos em homens.
    Publicidade

Avisos

  • Quando a pele do pênis é infectada por levedura, ela fica dura, já que é uma forma de defesa das células da pele contra a infecção. A pele endurecida pode “quebrar” durante uma ereção, causando muita dor.
  • A infecção por levedura pode chegar até a uretra, se for ignorada. Nesse caso, o tratamento médico é imprescindível, já que complicações sérias, como a obstrução da parte superior ou inferior do trato urinário, poderão ocorrer.
Publicidade

Referências

  1. Sommers, M. A. (2008). Yeast infections, trichomoniasis, and toxic shock syndrome. New York: Rosen Central.
  2. http://www.yeastinfectionadvisor.com/penisyeastinfection.html

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 74 833 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade