Baixe em PDF
Baixe em PDF
Uma topada acontece quando há um impacto significativo na ponta de um dedo, torcendo-o e deslocando-o em alguns casos. [1] X Fonte de pesquisa Esse tipo de lesão é comum nos esportes, principalmente para jogadores de vôlei, basquete, rúgbi e futebol americano. As articulações geralmente se cicatrizam sozinhas, mas alguns cuidados caseiros são adequados para acelerar o tempo de recuperação. Em algumas ocasiões, é preciso realizar tratamento médico para que a lesão seja curada, além de colocar o dedo de volta no lugar, restabelecendo sua movimentação e função normais.
Passos
-
Verifique se a lesão não é grave. A quantidade de dor devido a uma lesão musculoesquelética nem sempre está positivamente correlacionada à gravidade da mesma. Em outras palavras, mesmo que a dor seja grande, nem sempre a contusão é séria. O dedo, após ficar preso e sofrer o impacto, poderá doer muito inicialmente, mas não é nem de longe algo tão grave quanto uma fratura ou luxação. [2] X Fonte de pesquisa Para identificar uma fratura ou luxação graves, é necessário analisar se a dor é intensa e se o dedo está virado a um ângulo anormal, procurando assistência médica o mais rápido possível se for o caso. Do contrário, basta repousar e realizar tratamento com métodos caseiros.
- No entanto, caso tenha sintomas severos, como dor aguda, fraqueza, inchaço ou perda de sensibilidade, procure um médico imediatamente.
- Essa lesão geralmente danifica os ligamentos que cercam as articulações do dedo, reduzindo o movimento local devido à compactação.
- Um impacto leve é comumente categorizado como uma torção de grau I, significando que os ligamentos foram levemente esticados, sem chegar ao rompimento. [3] X Fonte de pesquisa
-
Descanse o dedo e tenha paciência. Manusear equivocadamente a bola em esportes como basquete, vôlei e beisebol é uma causa comum deste tipo de contusão. Se o dedo ficou preso durante a prática de um esporte, provavelmente será necessário ficar alguns dias repousando e recuperando-se — desde dois ou três dias a uma ou duas semanas, dependendo da gravidade. Além disso, pode ser necessário faltar ao trabalho alguns dias, caso ele seja manual ou então mudar de atividade (em curto prazo) que não exija atividade das mãos. Em grande parte dos casos, as torções, distensões, pancadas e grande parte das inflamações respondem bem ao descanso por um período curto.
- Durante este período, a pessoa terá maior dificuldade em pegar e segurar objetos devido à pouca movimentação do dedo. A digitação e a caligrafia também serão prejudicadas, principalmente se o dedo for da mão “boa”.
- Além de acontecer em certos esportes, o dedo pode ficar preso em situações em casa, como entre portas, por exemplo. [4] X Fonte de pesquisa
-
Aplique gelo ao dedo lesionado. A dor que surge após o acidente ocorre, em sua maior parte, devido à inflamação; por isso, utilizar um tratamento com uma compressa fria diminui a circulação no local, reduzindo o inchaço e deixando os nervos fibrosos dormentes. [5] X Fonte Confiável University of Rochester Medical Center Ir à fonte Qualquer coisa fria servirá, desde compressas geladas e cubos de gelo a um pacote congelado de ervilha. Independentemente do que for escolhido, aplique sobre a lesão a cada hora, por 10 a 15 minutos, até que a dor e a inflamação diminuam. Após alguns dias, o tratamento pode ser interrompido.
- Enquanto estiver aplicando gelo sobre o dedo machucado, eleve a mão ou o braço utilizando alguns travesseiros para evitar os efeitos da gravidade, ajudando a combater a inflamação.
- Independentemente do tipo de tratamento frio adotado, não esqueça de enrolar uma toalha fina no dedo para que não ocorra uma queimadura pelo gelo.
-
Consuma anti-inflamatórios por um curto período. Outra maneira de combater a inflamação e a dor no dedo de maneira eficaz é tomando anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) de venda livre, como aspirina, ibuprofeno (Advil ou Motrin, por exemplo) ou naproxeno (Aleve). [6] X Fonte de pesquisa Os AINEs ajudam a controlar a intensidade da inflamação, reduzindo o inchaço e o desconforto; porém, não esqueça que os AINEs e outros analgésicos devem ser utilizados apenas por um período curto de tempo (menos de duas semanas) devido aos efeitos adversos severos que podem surgir, afetando o estômago, o fígado e os rins. Para diminuir o risco de irritação ou úlcera no estômago, o melhor a se fazer é não consumir AINEs com o estômago vazio.
- Não dê aspirina para menores de 18 anos, pois há risco de desenvolvimento da síndrome de Reye. O ibuprofeno não deve ser administrado em crianças.
- Caso não tenha nenhum AINE, analgésicos como o ibuprofeno podem ajudar bastante no tratamento da contusão, mas não vão reduzir a inflamação.
- Para não tomar nenhum remédio via oral, passe um gel ou creme anti-inflamatório na articulação que foi danificada. Eles serão absorvidos no local, eliminando o risco de irritação estomacal.
-
Enfaixe o dedo lesionado a um outro próximo. Enquanto a cicatrização do dedo está ocorrendo, enfaixe-o ao dedo adjacente para dar estabilidade e proteção contra outras lesões. [7] X Fonte de pesquisa Escolha uma bandagem médica e enfaixe-o ao dedo do lado, de preferência um que tenha tamanho similar. Porém, cuidado para não exagerar na força, ou o inchaço poderá aumentar, cortando a circulação sanguínea no dedo que ficou preso. É uma boa ideia colocar gaze entre os dedos para evitar o aparecimento de bolhas.
- Caso não tenha bandagem médica, qualquer tipo de fita (fita adesiva, isolante, de velcro ou elástico) também poderão servir.
- Para dar um pouco de apoio ao dedo, use uma tala de alumínio ou madeira junto com a fita. As talas de alumínio podem ser ajustadas e dobradas para acomodar a maioria das lesões em dedos.
Publicidade
-
Vá ao médico. Se o repouso, a imobilização e outros métodos caseiros não surtirem efeito na redução de dor uma semana após a topada, marque uma consulta com um ortopedista. Em vez de hiperextensão das articulações ou deslocamento do dedo, pode haver uma pequena fissura ou fratura por estresse nos ossos longos da mão ou até uma fratura por avulsão mais próxima à articulação. As fraturas por avulsão ocorrem quando um ligamento torcido perfura uma parte do osso devido à tração ligamentar. [8] X Fonte de pesquisa Se o dedo estiver quebrado, o médico colocará uma tala de metal, que deverá ser mantida por algumas semanas.
- O médico poderá realizar um exame de raio-X na mão para detectar se há alguma fratura ou luxação que causam dor, como osteoartrite (que desgasta o local), osteoporose (ossos frágeis) ou infecção óssea.
- Lembre-se de que as fissuras geralmente não aparecem no exame de raio-X até que o inchaço diminua.
- Pode ser necessário realizar uma ressonância magnética para observar mais detalhadamente a condição dos tendões, ligamentos e cartilagem dentro e em volta do dedo lesionado.
-
Consulte um osteopata ou quiropraxista. Esses especialistas poderão analisar melhor a condição das articulações, focando na restauração dos movimentos e das funções normais das articulações espinhais e periféricas, incluindo as das mãos e dedos. [9] X Fonte de pesquisa Se a articulação do dedo estiver mesmo lesionada ou levemente deslocada, um desses especialista pode utilizar uma técnica denominada manipulação articular para reposicionar e destravar o local. Geralmente, um som de algo estalando ou quebrando (apesar de nada estar sendo fraturado) será ouvido, fornecendo alívio imediato e maior mobilidade da articulação.
- Um simples ajuste em uma articulação pode aliviar bastante a dor no dedo e restaurar totalmente a movimentação do dedo que sofreu o acidente, mas é provável que mais alguns tratamentos serão necessários para notar melhoras significativas.
- A manipulação articular é contraindicada se fraturas, infecções ou artrite inflamatória (reumatoide) estiverem presentes.
-
Marque uma consulta com um ortopedista. Se os sintomas persistirem, piorarem ou se a mobilidade total não retornar ao dedo travado dentro de uma ou duas semanas, vá a um cirurgião ortopédico. [10] X Fonte de pesquisa Ortopedistas também são especialistas em articulações, mas utilizam injeções e cirurgias para tratamento de lesões persistentes. Se parecer que o dedo está quebrado, não se curando normalmente, pode ser necessário realizar uma pequena cirurgia. Outra alternativa é a injeção direta de uma medicação com esteroides na região dos ligamentos ou tendões doloridos, reduzindo rapidamente a inflamação e permitindo a movimentação normal e completa do dedo. [11] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Os esteroides mais comuns são: prednisolona, dexametasona e triancinolona.
- Algumas complicações decorrentes às injeções de corticosteroides na mão são: infecções, enfraquecimento do tendão, atrofia muscular local e dano ou irritação de nervos.
Publicidade
Dicas
- Alguns atletas tentam tratar por contra própria este tipo de lesão, puxando o dedo para recolocá-lo no lugar, mas a manipulação física deve ser deixada para profissionais da saúde.
- Enfaixar ou colocar fita sobre os dedos antes de atividades físicas pode ajudar a evitar o deslocamento de dedos.
- Estalar os dedos pode danificar as articulações e os tecidos macios, deixando-os mais suscetíveis às lesões.
- Ao lesionar-se, aplique gelo sobre o dedo; logo após a diminuição do inchaço e da intensidade dos hematomas, passe a utilizar uma compressa quente.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.assh.org/handcare/hand-arm-injuries/jammed-finger
- ↑ http://www.wtbjc.com/our-practice/newsletter-stories/hand/jammed-finger.php
- ↑ http://www.wtbjc.com/our-practice/newsletter-stories/hand/jammed-finger.php
- ↑ http://emedicine.medscape.com/article/98081-overview#a6
- ↑ https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?ContentTypeID=1&ContentID=4483
- ↑ http://emedicine.medscape.com/article/98081-medication# 2
- ↑ http://www.assh.org/handcare/hand-arm-injuries/jammed-finger
- ↑ http://www.wtbjc.com/our-practice/newsletter-stories/hand/jammed-finger.php
- ↑ http://www.acatoday.org/level2_css.cfm?T1ID=13&T2ID=61
Publicidade