Baixe em PDF Baixe em PDF

Parkour combina habilidades de andar, correr, saltar e fazer acrobacias com o objetivo de levá-lo de um ponto para outro da maneira mais rápida possível. É uma maneira de "fluir como água" entre os lugares para chegar lá em tempo menor do que se chegaria pela rota normal. Não é só para ser "descolado". O parkour é uma arte séria, exige muito fisicamente e só deve ser praticado dentro dos limites de sua condição física e de suas habilidades. Se você está pronto para o desafio, leia.

Método 1
Método 1 de 3:

Melhorando seu condicionamento

Baixe em PDF
  1. Não há nada melhor para aprender a se mover por lugares através do Parkour do que treinar seu corpo desde o começo. Se você não puder fazer tudo, faça o que puder. Foque em executar os movimentos perfeitamente e vá aumentando as repetições e a duração da sessão de exercícios aos poucos. Uma boa rotina de exercícios é a seguinte: [1]
    • 10 agachamentos;
    • 10 flexões;
    • 10 levantamentos de perna com suas duas pernas;
    • 10 flexões em barra.
  2. com frequência. Você deve correr pelo menos 11-16 km por semana. Correr é uma grande parte do parkour, e você deve ser capaz de correr longas distâncias, bem como fazer corridas rápidas.
    • Outros exercícios aeróbios úteis para fazer são lacrosse, boxe e natação. Ioga também ajuda a fortalecer seus músculos. [1]
  3. A força é um outro aspecto importante do parkour. Você não pode simplesmente se pendurar em paredes. Você tem que, de alguma forma, passar por cima delas. Trabalhe com a rotina descrita acima e combine-a com musculação para melhores resultados.
    • Não fique preocupado com a quantidade de peso que você pode levantar. Levantar o peso da forma certa e resistência (ao número de repetições) é muito mais importante. Afinal, você estará trabalhando com o peso de seu corpo, não levantando carros.
  4. Alongue-se e aqueça seu corpo corretamente . O parkour pode ser um esporte perigoso se você não estiver condicionado; por isso, alongue-se corretamente antes de praticá-lo. Se você não se aquecer antes de se alongar, comprometerá a eficiência de seus movimentos e poderá lesionar os músculos.
    • Não deixe de alongar nenhuma parte do seu corpo. Pode parecer que o parkour usa principalmente as pernas, mas os braços, o pescoço, as costas e os ombros são igualmente importantes. Se você tiver uma lesão, não se alongue sem a consulta de um fisioterapeuta (nem pratique parkour).
  5. Proteínas magras, legumes e frutas, nozes e sementes, e alimentos não processados ​​são os melhores para atletas de parkour (traceurs). Beba muita água — pelo menos 2 litros por dia. Muitos traceurs consomem pelo menos quatro litros por dia. [2]
    • Corte alimentos de alto teor calórico e alimentos processados com alto teor de gordura. Ter um peso saudável e uma boa relação músculo-gordura é importante para ter sucesso no parkour. É muito mais fácil levantar 82 kg de músculos sobre uma parede que 100 kg de gordura.
    • Você vai urinar muito, mas vai valer a pena. Beba água depois de cada treino. Você deve hidratar seus músculos para que eles se recuperem melhor após o exercício.
  6. Seu próprio sucesso no parkour pode depender muito do tênis que você tem. Considere começar com aqueles que tenham bastante atrito (para subir). O atrito do tênis deve ser forte o suficiente para lidar com os movimentos que exigem tal característica. Ele também deve ser leve o suficiente para não limitar seus movimentos.
    • Tênis próprios para parkour estão começando a aparecer no mercado. Eles possuem o apoio e a estabilidade necessária para impactos fortes, bem como o atrito para correr em várias superfícies. Alguns tênis populares incluem o K-Swiss, o inov-8 e o Vibram Five Fingers.
    • Os tênis vão se desgastar muito rápido com a prática do Parkour: por isso, não vale investir em modelos muito caros. Compre tênis baratos. Quando eles estiverem destruídos, compre outro par. O atrito e durabilidade não são tão importantes quanto a técnica, mas vá atrás de tênis com alguma tração, pois eles farão você subir mais fácil em superfícies. Compre tênis com solas que não sejam muito grossas: você quer sentir as superfícies onde está pisando e aprender a rolar corretamente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Dominando o básico

Baixe em PDF
  1. Embora pareça perigoso inicialmente, comece com os passos. Pule para cima, e não para baixo. Encontre algum local que seja amplo e aberto.
    • Do solo, pule até um passo, depois dois, depois três, etc. Você deve estar relaxado e bem equilibrado com uma postura relativamente vertical e pousar suavemente em seus dedos do pé 10 vezes consecutivas antes de adicionar mais um passo para seus saltos na próxima sessão ou semana. Dar cerca de 5 ou 6 passos deve ser bastante difícil.
    • Encontre uma barreira de médio porte para trabalhar no movimento "two handed vault". Use as mãos para puxar as pernas para cima da barreira e para o lado. Um joelho deve aparecer entre os seus braços. Pratique o equilíbrio enquanto você aterrissa.
  2. Um grande salto pode se tornar uma ida ao hospital sem a aterrissagem adequada. Antes de se arriscar mais, pratique-as bem. Para fazê-las, lembre-se desta ordem: guardar, estender e absorver. [3]
    • Na altura máxima de seu salto, estenda as pernas em pleno ar (como se estivesse em pé). Ao começar a cair, comece a inclinar sua pernas, dobrando os joelhos. Coloque as mãos na frente para ajudar a equilibrar-se e a absorver o impacto. Aterrisse sobre as pontas dos pés (nunca sobre o calcanhar!). Tente aterrissar silenciosamente (como um ninja).
  3. Você fará na prática exercícios de "levantamento em barra", só que desta vez as barras serão muros, cercas e obstáculos altos. Você terá que passar por cima deles. [4]
    • Comece com um levantamento de barra normal. Traga a barra para o seu peito. Depois disso, trabalhe no sentido de levar o peito sobre a barra, acrescentando ficar sobre ela. Procure tornar este um movimento que flui normalmente. Jogue os joelhos para cima e para a frente para dar mais impulso ao seu corpo.
  4. Você precisará mais vezes do ombro quando for surpreendido por perder o equilíbrio em algum movimento. Dominar o rolo de ombro pode tirá-lo do que seria uma situação extremamente complicada. [5]
    • Dobre a cabeça e as mãos, relaxe o corpo, faça um arco com seus braços e coloque um dos ombros ombro para a frente, para que forme um círculo em torno de sua cabeça, e role seu bumbum sobre sua cabeça. Deixe que o movimento flua na diagonal entre um ombro e o quadril oposto (por exemplo, ombro direito e quadril esquerdo).
      • Se você estiver hesitante, comece com um joelho no chão. Coloque o seu braço no interior da sua perna, segurando o pé que está no chão. Isso vai ajudar você a manter forma ao fazer o rolo. Impulsione-se para frente.
    • Quando você aprender o básico do rolo de ombro, comece de saltos baixos, e aumente a altura dos saltos progressivamente.
  5. Provavelmente você já viu isso em filmes e agora está pronto para fazê-lo sozinho. Comece com paredes que são apenas um pouco fora de alcance. Não tente escalar prédios de andares ainda. [6]
    • Corra na direção do topo da parede, lateralmente. Chegue o mais alto que puder, e tente agarrar o topo da parede. Segure bem e tente puxar seu corpo para cima.
    • Quando tiver uma boa prática, use cantos de paredes para que você ganhe ainda mais altura.
  6. Isto é útil para sua segurança e para a segurança dos objetos que você estiver usando. A estrutura pode parecer resistente e capaz de suportar o seu peso, mas você não vai saber ao certo até que suba nela. Pise levemente, respeitando a si mesmo e o ambiente.
    • Menos ruído geralmente significa menos impacto. Ter o menor impacto possível é bom para a saúde de seus joelhos. Procure se ouvir enquanto se move.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Praticando com outras pessoas

Baixe em PDF
  1. Quando começar a praticar com um professor ou com outros atletas, você vai perceber que cada um deles tem uma maneira diferente de praticar o parkour. Nenhum deles está errado. Tudo que você tem a fazer é encontrar um estilo que lhe sirva.
    • Assista a vídeos e observe outras pessoas, mas só até certo ponto. Se você está se machucando, definitivamente questione sua forma de praticar. Por outro lado, abrace qualquer estilo que funcione para você. O que é natural para você pode não vir a ser natural para outra pessoa.
  2. Treinar e praticar com profissionais é muito útil. Praticar o parkour com outras pessoas permite a exploração pessoal e críticas de suas habilidades que podem ser úteis para sua melhoria, além de ser mais seguro. [7]
    • Se não houver academias perto de sua casa, procure em ginásios. Um profissional não só vai ensinar tudo que você precisa saber, aperfeiçoando suas habilidades, mas também ajudará a evitar lesões ou quedas bruscas.
    • Treine em grupos pequenos. Se muitos se reúnem, a prática se torna uma reunião de amigos para cada um mostrar suas habilidades. A prática deve ser uma colaboração, e não uma pessoa exigindo que os outros sigam o exemplo.
  3. Este é um bom conselho para treinar o parkour, independente de você estar praticando com outras pessoas ou sozinho. Sempre estabeleça um ponto de partida e um ponto de término. Pode haver inúmeras maneiras de chegar ali, mas isso deve ter apenas um início e um fim.
    • O objetivo é chegar o mais rápido possível, e não realizar tantos saltos impressionantes quanto puder fazer. Escolha um caminho que não seja nem tão simples, nem tão difícil.
    Publicidade

Dicas

  • Ao iniciar o levantamento de peso, tenha cuidado. Se você levantar muito peso, ganhará muito músculo, o que equivale a peso extra para carregar. Você também pode se machucar, levantando muito peso sem o uso de técnica adequada.
  • Divirta-se! O parkour não é só um esporte exigente, mas também um hobbie agradável. Online, você pode encontrar algumas pessoas em sua cidade para treinar.
  • Certifique-se de usar roupas com as quais você possa se exercitar e evite jeans e camisa com botão. Se estiver frio, use suéter. Assim você ficará confortável e será mais difícil se machucar.
  • Quando estiver começando a praticar, faça o possível para treinar com outra pessoa. Ela pode ajudar você a identificar seus erros e ajudará a aumentar sua confiança.
  • Muitas vezes a música ajuda muito na motivação para o treinamento. Acostume-se a ter impulso para começar a praticar a partir dela, e faça a prática sem ela. Compare com o que você faria diferente.
Publicidade

Avisos

  • Sempre levante peso com alguém por perto para o caso de alguma coisa dar errado.
  • Não tente algo louco como salto mortal de cima de telhados se você nunca tiver feito um em sua vida. Os telhados podem esperar. Comece no solo.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Tênis;
  • Obstáculos;
  • Pesos (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 100 898 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade