PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

No Japão feudal, os ninjas, também conhecido como "shinobis", eram agentes furtivos, especializados em sabotagem, espionagem, infiltração e, quando necessário, assassinato e combate. Enquanto os samurais seguiam um código rígido de conduta, tanto na esfera moral quanto nos duelos, os ninjas preferiam lutar nas sombras e invadir o território inimigo sorrateiramente, sem chamar atenção. No treinamento ninja, portanto, você vai exercitar força e agilidade, e aprender a se infiltrar, realizar seus objetivos e fugir sem ser visto pelos inimigos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Movendo-se como um ninja

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Desloque-se à noite. Para ser tão furtivo quanto possível, o ninja realiza suas tarefas durante a noite. Suas táticas de espionagem e de guerrilha superam as de um soldado comum. Para se adequar ao estilo dos ninjas, você terá de aprender a agir sem a luz do sol. [1] Habitue-se a se mover na escuridão total. Com isso, você vai perceber e se aproveitar do ambiente ao seu redor com mais facilidade.
    • Quando estiver viajando durante a noite, evite fontes artificiais de luz, como postes.
    • Acostumar seus olhos à escuridão é metade do caminho para aprender a se mover durante a noite. Os ninjas desenvolvem uma "visão estática" (ou seja, a habilidade de avistar corpos parados no escuro) e uma "visão dinâmica" (a habilidade de avistar corpos em movimento no escuro). Tente exercitar ambas. Isso vai ajudá-lo a se mover melhor durante a noite.
  2. 2
    Escale árvores. Além da furtividade, ninjas precisam de agilidade. Nenhuma parede deve ser alta demais para você; não deve haver nenhum obstáculo insuperável em seu caminho. Escalar árvores com facilidade é uma ótima forma de desenvolver sua leveza e agilidade. [2] Os ninjas costumavam subir em árvores para pular as amuradas dos castelos.
    • Considere a possibilidade de adquirir garras ninja para as mãos e para os pés. [3] Elas se aderem à casca da árvore e são a ferramenta ideal para se treinar escalada.
    • Estar no topo das árvores não só ajuda a evitar inimigos, mas também fornece uma visão privilegiada do ambiente. A alguns metros do chão, você terá mais informações sobre o local e poderá elaborar uma estratégia de espionagem mais efetiva.
  3. 3
    Use a natureza para se camuflar. Misture-se ao ambiente para usá-lo ao seu favor. [4] Comece com a Uzura-Gakure , a postura mais usada pelos ninjas para se disfarçar. Nela, o guerreiro contrai os membros e abaixa a cabeça em direção ao tronco, diminuindo ao máximo o tamanho de sua silhueta. Se ficar completamente imóvel, pode se disfarçar entre as rochas e outros elementos do ambiente. Use também as árvores para se esconder.
    • Outra estratégia importante é a Kannon-Gakure , na qual o guerreiro esconde o rosto e fica encostado numa árvore. Basta esconder a parte branca do rosto, que fica visível pela abertura do capuz, para que o inimigo o confunda com o tronco. Ninjas também se escondem atrás das árvores. Assim como no Uzura-Gakure , o guerreiro fica tão imóvel quanto possível — mais imóvel do que as folhas sacudindo na brisa. Quando você fica completamente imóvel, o movimento das folhagens agitadas pelo vento atrai a atenção do inimigo, deixando-o praticamente indetectável.
  4. 4
    Evite que seus inimigos desconfiem de você. O verdadeiro ninja pratica "a arte da invisibilidade", tentando chegar ao seu objetivo sem que ninguém se dê conta de sua presença. Embora os ninjas modernos tenham de lidar com uma presença muito maior da luz artificial, muitas estratégias de evasão criadas no Japão feudal podem ser úteis ainda hoje. [5]
    • Caminhar furtivamente é o método mais simples de evitar ser visto. Se você andar apoiando a parte externa da planta do pé no chão, o som dos seus passos vai ficar abafado. Pratique essa técnica em solo de cascalho ou areia para aprender a abafar o som dos seus passos e a diminuir o tamanho das suas pegadas a um só tempo.
    • Criar distrações e pistas falsas também vai ajudá-lo a divergir a atenção dos seus inimigos. Para isso, você pode atirar uma pedra para longe da sua posição atual ou, nos dias de hoje, fazer com que alguém ligue para o celular da pessoa por quem você quer passar despercebido. Quando ela voltar sua atenção para o barulho, você terá a oportunidade perfeita de seguir seu caminho sem ser notado.
    • Use barulhos comuns, como o som de uma goteira ou o ronco de um motor, para mascarar o som dos seus passos.
  5. 5
    Corra depressa. Por mais importante que seja a habilidade de escalar paredes, você também precisa se dedicar a aumentar sua resistência. Seu objetivo é evitar que o inimigo se dê conta de sua presença, mas, quando isso não for possível, você vai depender de sua agilidade para escapar ileso. Caso você seja perseguido por inimigos, sua velocidade vai ser muito mais importante do que a sua furtividade.
    • Com treinos de curta duração e alta intensidade, como o "Thirty-Sixty", [6] é possível aumentar sua resistência cardíaca e sua agilidade. Providencie um cronômetro e um lugar sem obstáculos para correr. Comece fazendo uma corrida leve por 60 segundos, corra o mais rápido que puder durante 30 segundos, e faça mais uma sessão de 60 segundos de corrida leve. Repita esse ciclo outras três vezes, totalizando sete minutos.
    • Não descanse durante os turnos de corrida leve. Embora a corrida leve sirva de recuperação, você deve manter seus batimentos cardíacos elevados. É provável que você tenha de correr por mais do que 30 segundos quando for perseguido por um inimigo, então prepare-se para o pior.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Lutando como um ninja

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Pratique saltos. Ter a força para realizar pulos altos é importante para o ninja, que precisa escalar paredes e saltar de uma construção para outra. A capacidade de pular com eficiência, combinada à habilidade de escalar e correr, dá a você a capacidade de fugir de quaisquer ataques quando estiver em combate. Fortaleça suas pernas, uma vez que elas são responsáveis por boa parte do seu desempenho. [7] Alguns dos exercícios que você pode fazer para melhorar suas pernas e sua capacidade de saltar são:
    • Faça agachamentos para fortalecer os quadríceps.
    • Ande na ponta dos pés para fortalecer as panturrilhas. Esse exercício também serve para que você pratique caminhar silenciosamente, o que melhora suas habilidades de espião.
    • Pule do chão para uma superfície plana o mais alto que puder até ficar esgotado. Tal exercício é conhecido como "box jumping".
    • Fique parado por um bom tempo com as pernas arqueadas e com os joelhos separados por uma distância igual à largura dos ombros. Esse agachamento fortalece as pernas. Você pode saltar repetidamente nessa posição, como no "box jumping".
    • Deite de lado no chão e coloque uma das pernas para o alto, perpendicular ao chão. Mantenha essa posição por quanto tempo conseguir.
  2. 2
    Fortaleça seu tronco com exercícios que usam o peso do corpo. Boa parte do aprendizado da arte dos ninjas, especialmente nos dias de hoje, se dá através de exercícios que usam apenas o peso do corpo. Por não exigirem nenhum equipamento caro, eles podem ser facilmente incorporados à sua rotina. [8]
    • Lembre-se de que dominar esses exercícios leva tempo, uma vez que é necessário preparo físico de todo o corpo, não apenas de músculos localizados. Chutes dianteiros e traseiros aumentam a força do tronco e o equilíbrio.
    • Use uma perna para se apoiar firmemente no chão e levante a outra. [9] Procure fazer um levantamento de 90º, mantenha-se nessa posição por alguns instantes, e devolva a perna ao lugar. Lembre-se de usar o tronco como contrapeso, pois ele permitirá que você se equilibre. A perna com que você fizer o levantamento deve ficar o mais perto possível dos 90º, e ambas devem permanecer eretas. Qualquer erro diminuirá a efetividade do exercício.
  3. 3
    Aprenda Taekwondo. Muitas artes marciais podem ser aproveitadas pelos ninjas, mas a tradição do Taekwondo é uma das mais antigas e mais testadas pelo tempo. [10] O trunfo desse estilo de luta é que ele depende muito mais das pernas do que das mãos. E seus inimigos, especialmente se não forem treinados em nenhuma arte marcial, tentarão atacá-lo com os punhos.
    • Dominar o Taekwondo vai dar a você a vantagem quando estiver num confronto. As pernas podem atacar bem mais rápido do que as mãos, além de possuírem uma área de alcance maior, o que é importante quando se está cercado de inimigos por todos os lados.
    • Aprenda a quebrar tábuas para aumentar sua agilidade, precisão e força. Você precisará de uma enorme concentração para conseguir quebrar uma tábua, uma vez que precisa atingir um ponto muito exato para parti-la ao meio. Lembre-se de que a trajetória do golpe deve terminar depois da tábua, e não na tábua em si. [11] Mire em um ponto atrás da tábua, e você conseguirá reunir a força suficiente para quebrá-la.
    • Ao praticar esse exercício, encontre alguém com as mãos firmes para segurar a tábua: é impossível quebrá-la se ela se mover quando você desferir o golpe.
  4. 4
    Lute com um bastão. Um dos instrumentos de combate dos ninjas é o bastão. Ele é útil em lutas contra hordas de inimigos, especialmente se eles também usarem armas desse tipo. [12]
    • O bo, um bastão longo geralmente feito de carvalho, é uma ótima ferramenta para treinar. Ele é empregado pelos ninjas desde o começo da era feudal japonesa. Muitas vezes considerado um "prolongamento dos braços do guerreiro", o bo produz um estilo de movimento muito parecido com o das artes marciais de mãos livres japonesas.
    • Ao usar um bo, o posicionamento correto do corpo é muito importante. A distância entre os pés influencia a força com que você pode mover o bastão, e o tipo de golpe que você pode desferir depende do posicionamento das suas pernas. [13]
    • Treine várias estratégias de ataque. Desse modo, você treina sua percepção dos pontos fracos do inimigo. Para aproveitar ao máximo o potencial do bo, leve em conta tanto os pontos fracos do inimigo quanto seus pontos fortes ao escolher uma estratégia. [14] A fim de evitar danos a outras pessoas e a objetos da sua casa, lembre-se de treinar em lugares abertos e seguros.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Vivendo como um ninja

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Vista-se de acordo com o ambiente. Um ninja de verdade se integra perfeitamente ao cenário, seja ele uma floresta isolada ou uma praça de cidade grande. [15] Por causa da furtividade que se espera de um ninja, é crucial que ele se adapte ao mundo ao seu redor.
    • O traje ninja mais básico é composto pelo capuz e pela túnica, conhecidos como zukin e shozuku , respectivamente. Ao contrário do que crê o senso comum, essas roupas não são pretas, mas azul-marinho. O zukin e o shozuku são trajes noturnos, quase imperceptíveis contra o céu da noite ou ambientes iluminados pelo luar, diminuindo as chances de que o ninja seja avistado por inimigos. Nos pés, o ninja usa sandálias de combate leves e resistentes, para que possa correr com facilidade.
    • Se precisar se deslocar de um ponto a outro durante o dia, use roupas comuns. [16] Ninjas costumam se disfarçar de monges, mercadores, atores etc. Você pode usar vários disfarces, mas o melhor é de viajante. Assim, quando você entrar numa cidade, os habitantes logo perceberão que você é um forasteiro e sua presença ali não parecerá tão anormal.
  2. 2
    Domine as habilidades de respiração dos ninjas. Controlar o fôlego é crucial para se consagrar um ninja. Já que você terá de se manter escondido por muito tempo sem fazer nenhum barulho, respirar de forma discreta é importante. Pratique algumas das técnicas abaixo. Além de aumentar sua furtividade, elas estimulam a concentração.
    • Respire no ritmo dos seus passos. Seu corpo vai operar num ritmo parecido com o do seu movimento, permitindo que o oxigênio se distribua pelo sangue uniformemente. Ao correr, respeite uma proporção de 3:2 — ou seja, inspire durante um passo e expire durante dois. Ao caminhar, você pode usar uma proporção mais tranquila, 4:2.
  3. 3
    Adapte-se à dieta ninja. Para garantir um corpo ágil e eficiente, os ninjas respeitam uma dieta rigorosa e econômica. [17] Reduza as carnes, derivados de leite e açúcares ao mínimo, já que alimentos dessas categorias demoram a se converter em energia. Comidas leves e ricas em proteínas, como o pinhão, vão concedê-lo a silhueta esguia de que você precisa paras ser ninja. Acredita-se que o pinhão melhora a percepção sensorial e retarda o envelhecimento.
    • Não ingira nada que vá produzir odores corporais indesejados. Seus inimigos podem sentir seu cheiro e detectá-lo. Ser silencioso e invisível não é suficiente — você tem de ser imperceptível a todos os sentidos.
  4. 4
    Treine em segredo. Boa parte do sucesso do ninja depende de sua capacidade de passar despercebido, daí a importância de se treinar longe dos olhos de potenciais inimigos. Se quiser preservar sua identidade, encontrar um lugar secreto, especialmente quando for praticar combate ou evasão, é essencial.
    • Quando visitar um lugar novo, nenhum habitante local deve conhecê-lo. Caso contrário, não demorará até que o inimigo perceba sua presença, e você falhará em sua missão. O isolamento das outras pessoas aumenta a atenção, além de proporcionar a tranquilidade mental e corporal necessárias para que você realize seu objetivo.
  5. 5
    Minimize e simplifique sua vida. É difícil assumir plenamente o estilo de vida ninja se você tem muitas posses e muitas raízes no seu lugar de origem. Você terá de ser um nômade, se adaptar constantemente ao cenário em que se encontra neste momento. [18] Por isso, convém se livrar de tudo o que pode bagunçar sua vida e não se apegar a bens materiais. Todas essas coisas vão prendê-lo e deixar mais difíceis as viagens constantes que você precisará fazer. Procure investir sua atenção no momento presente, percebendo o mundo à sua volta com uma mente tranquila e aberta.
    Publicidade

Dicas

  • Leia "A Arte da Guerra", de Sun Tzu. Esse livro explica muitas ideias importantes para a filosofia ninja e aborda assuntos como planejamento, combate, táticas de guerra, manobras, terrenos e condições geográficas, espionagem, entre outros.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 182 894 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade