Baixe em PDF
Baixe em PDF
Coelhos são animais muito inteligentes e sociáveis, podendo ser facilmente treinados. Muitas pessoas não conseguem treiná-los porque usam uma abordagem errada, ou não gastam tempo suficiente com a tarefa. Se quiser ter um melhor relacionamento com seu coelho e treiná-lo adequadamente, basta ler este artigo para descobrir como começar.
Passos
-
Entenda o que motiva o seu coelho. Estes animaizinhos são muito inteligentes e respondem bem a incentivos. Punições físicas ou gritos não os tornam mais cooperativos. Com os incentivos corretos, a maioria dos coelhos irão reagir como o esperado.
- Comida é geralmente usada como um motivador, mas brinquedos também são uma ótima recompensa.
- Coelhos são presas; caso se sintam assustados, eles geralmente tentarão fugir e se esconder. Se eles apresentarem este comportamento, isso significa que você precisará encontrar uma maneira de deixá-los mais confortáveis e seguros antes de retomar o treinamento.
-
Entenda como um coelho usa sua visão e olfato. Coelhos não enxergam muito bem aquilo que está diretamente à frente de seus rostos. Sua visão daquilo que está ao seu lado é significativamente melhor, e eles também enxergam bem à distância.
- Um coelho usará o olfato e os bigodes para detectar algo que está imediatamente à sua frente, então é melhor colocar mimos e recompensas sob o nariz e a boca dele.
- Você pode notar que coelhos viram a cabeça conforme você se aproxima. Este é um esforço para enxergá-lo melhor: é a mesma coisa que uma pessoa que usa óculos faz quando ajusta as lentes no rosto.
- Coelhos precisam enxergar muito bem à distância, pois precisam ver os predadores antes de serem vistos para se salvarem. [1] X Fonte de pesquisa Antes de tocá-los, você precisa permitir que eles sintam o seu cheiro. Isso facilitará bem sua relação com o animal. Através do cheiro, o coelho verificará que você não é um predador e, por tanto, não há perigo contra ele.
-
Lembre-se de que ser gentil com o coelho é muito bom. Eles são ótimos companheiros, que respondem positivamente à sua voz e presença, caso sejam bem tratados. Embora você deva impor respeito e treinar o animal, suas chances de sucesso serão maiores se ele se sentir amado e confortável em sua presença.
- Nem todos os coelhos gostam de ser afagados, mas alguns consideram isso um incentivo ainda maior do que a comida. Passe bastante tempo acariciando seu coelho e atenda às suas necessidades básicas, para que ele se sinta seguro e confortável em sua casa.
- Nunca segure o seu coelho pelas orelhas! Isso pode machucá-lo. Seja simpático e gentil com seu amigo peludo, ele responderá positivamente ao seu treinamento.
Publicidade
-
Dedique bastante tempo ao treinamento. Para melhores resultados, o ideal seria gastar algum tempo todos os dias. Duas ou três sessões de 5-10 manterão seu coelho interessado em aprender. [2] X Fonte de pesquisa
-
Use as recompensas favoritas do seu coelho. Visto que o treinamento será baseado em incentivos, você precisará descobrir qual deles fornece a resposta mais positiva. Talvez seja preciso fazer algumas experiências. Você pode oferecer um novo alimento em pequenas quantidades, para evitar problemas digestivos. Quando ele gostar mais de algum dos alimentos fornecidos, use-o no treinamento.
- Caso não tenha certeza de que um alimento seja adequado para seu bichinho, consulte um veterinário (que esteja familiarizado com coelhos). Não dê nada além de frutas, verduras e legumes para seu coelho.
- Se ele não estiver habituado a comer frutas ou verduras frescas, não ofereça grandes quantidades, para evitar diarreia e outros problemas digestivos. [3] X Fonte de pesquisa
- Seu coelho pode gostar de mirtilos, couve ou cenouras. Tente usar estes alimentos como recompensas. [4] X Fonte de pesquisa
-
Prepare seu mascote para o treinamento. Você precisa treiná-lo no local e na situação na qual gostaria de ensinar determinado comportamento. Por exemplo, se quiser ensinar seu coelho a pular no seu colo quando for chamado, coloque-o perto do sofá. Se quiser que ele aprenda a dormir em sua caixa à noite, certifique-se de não mudá-la de lugar, para não confundir o animal.
-
Tenha um plano de ação. Comece pelo simples. Planeje cuidadosamente o truque que você deseja ensinar ao coelho e divida-o em pequenos passos. Premie o bichinho após a conclusão de cada passo. Quando ele aprender uma tarefa, dê um nome a ela.
-
Recompense seu coelho imediatamente após ele responder bem ao treinamento. Se ele sentar quando você der o comando, recompense-o na hora, ou pode deixá-lo confuso. O incentivo será mais efetivo se dado em cerca de 2-3 segundos após o comportamento.
- Se o coelho fizer mais alguma coisa antes de você oferecer a recompensa, você está reforçando o comportamento errado.
- Se quiser que seu coelho venha até você quando for chamado, comece o treinamento posicionando-o perto de você. Quando ele sair de perto e voltar ao seu chamado, dê a recompensa. Seja consistente, para seu amiguinho saber porque está sendo recompensado.
- Use sempre os mesmos comandos, como “senta (nome do seu coelho)”, ou “pule (nome do coelho)”, para que ele aprenda a reconhecer seus pedidos e associar essas palavras com a obtenção de uma recompensa.
- Parabenize o comportamento na hora de dar a recompensa. Por exemplo, diga “bom garoto” quando ele obedecer.
-
Mantenha este treinamento até seu coelho acertar quase sempre. Quando estiver tentando ensinar uma nova habilidade, não seja mesquinho com suas recompensas. A ideia é garantir que ele entenda o que você quer dele.
- Se estiver treinando seu coelho para aceitar uma coleira, comece recompensando-o por cheirar ou tocar o objeto. Continue tentando até conseguir que o bichinho fique quieto enquanto você coloca a coleira. O processo é gradual, e não deve ser apressado. Você também deve recompensá-lo quando ele andar ao seu lado com a coleira. Não apresse ou assuste o bichinho. Deixe-o usar a coleira por alguns minutos e depois tire-a. Trabalhe até fazê-lo ir buscar a coleira para você.
-
Considere usar um Clicker para o adestramento. Muitas pessoas sugerem este objeto como uma forma de reforçar a associação. [5] X Fonte de pesquisa Toda vez que alimentar seu coelho, use o clicker para o bichinho associar o som com o alimento. Quando estiver o treinando, use o objeto novamente, para o coelho saber que há uma recompensa a caminho.
- Uma outra boa ideia é usar o clicker quando o animal reproduzir um comportamento desejado, para que ele saiba o que fazer para receber a recompensa. Recompense o coelho sempre que usar o aparelho, mesmo que por acidente. Quando seu amigo aprender esta associação, ele fará o possível para merecer os cliques.
-
Remova as recompensas gradualmente. Quando seu coelho aprender uma habilidade, comece a recompensá-lo com menos frequência. Com o tempo, Mimos não serão mais necessários.
- Substitua os alimentos por carícias e brinquedos, usando a comida apenas ocasionalmente, quando for necessário reforçar o comportamento.
- Coelhos gostam de batidinhas suaves na cabeça, mas fazer isso em seu corpo é alarmante para eles. Seja paciente, e evite amedrontar seu amigo.
-
Reforce o treinamento conforme necessário. De vez em quando, seu coelho pode precisar reaprender uma habilidade. Ou seja, pode ser necessário voltar com as recompensas. Não tenha medo de fazê-lo.
- Nunca repreenda, puna, grite ou mesmo diga “não” para o coelho durante o treinamento. Isso o deixará amedrontado, impedindo que ele associe as informações adequadamente.
Publicidade
-
Descubra onde o seu coelho está defecando. Normalmente, ele escolherá um ponto em particular da gaiola para fazer isso. Se for o caso, você pode usar essa informação como uma vantagem.
-
Coloque parte do cocô na caixa de areia que você comprou. Isto incentivará o coelho para usá-la. Certifique-se de limpar o restante da gaiola.
-
Coloque a caixa de areia no lugar onde o coelho escolheu para defecar. Existem caixas criadas para caber nos cantos das gaiolas. Se a gaiola for grande o suficiente, você pode usar uma versão retangular. Se a posição estiver correta, o coelho deve continuar a usar o lugar naturalmente, só que na caixa de areia.
- Caixas maiores também são uma opção, especialmente quando seu coelho passa bastante tempo fora da gaiola.
Publicidade
-
Certifique-se de seu coelho saiba quem está no comando. Provavelmente, ele tentará mandar na casa. Embora o nível de submissão destes animais seja menor do que o de um cachorro, você precisa obter o respeito dele para treiná-lo.
- Os coelhos tendem a afirmar sua dominância mordendo, arranhando ou tentando fazê-lo se levantar de onde você estiver sentado. Se isso ocorrer, faça um barulho curto, alto, estridente, coloque o bichinho no chão (se ele tiver pulado em você) tire-o de perto. Faça isso com firmeza e suavidade. Você não quer machucar ou assustar seu coelho, apenas mostrar quem está no comando. Se ele continuar se comportando mal, coloque-o na caixa por um tempo.
-
Lide com a respostas agressivas do seu coelho. Aproxime-se dele calmamente, para que ele não fique amedrontado. Sente-se no chão ao lado dele. Deixe alguns mimos no chão. Recompense o bichinho por chegar perto de você. Mantenha as mãos para baixo. Se o coelho vier até você e não parecer amedrontado, tente afagar a cabeça dele delicadamente por alguns segundos.
- Se você não se afastar ou fugir, seu coelho aprenderá que não pode intimidá-lo. [6] X Fonte de pesquisa
- Nunca bata no coelho. Suas mãos devem ser fontes de alimento e prazer para ele.
- Se estiver com medo de se machucar, use calças compridas, sapatos, luvas e camisas de manga comprida, para se proteger das mordidas. [7] X Fonte de pesquisa Sharon L. Crowell-Davis, Behavior Problems in Pet Rabbits, Journal of Exotic Pet Medicine, Volume 16, Issue 1, January 2007, Pages 38-44, ISSN 1557-5063
-
Descubra se a agressividade do seu coelho tem uma causa subjacente. Mudanças de comportamento devem ser investigadas, para eliminar a possibilidade de um problema de saúde. [8] X Fonte de pesquisa Sharon L. Crowell-Davis, Behavior Problems in Pet Rabbits, Journal of Exotic Pet Medicine, Volume 16, Issue 1, January 2007, Pages 38-44, ISSN 1557-5063 Consulte um veterinário para saber se ele está sentindo alguma dor, por exemplo.
- Os hormônios também pode influenciar o comportamento do coelho, e castrá-lo pode diminuir sua agressividade e territorialismo.
Publicidade
Dicas
- Se o coelho guinchar ou se contorcer quando estiver no seu colo, coloque-o no chão com segurança, para evitar uma queda. Mantenha seu bichinho a salvo, para ele não ter motivos para temer por sua segurança.
- Caso você fale inglês, alguns bons livros sobre treinamento de coelhos incluem: High Five With Your Rabbit, por Bernice Muntz, Training Your Pet Rabbit, da Patricia Bartlett, e Getting Started: Clicking with Your Rabbit, por Joan Orr.
Publicidade
Avisos
- Evite alimentar demais seu coelho durante o treinamento, bem como recompensas que não sejam saudáveis para ele. Em particular, tenha cuidado com guloseimas processadas. Muitas delas fazem mal para seu amigo, especialmente em grandes quantidades.
- Não bata em seu coelho sob quaisquer circunstâncias, pois isso pode acabar em ferimentos graves para ambos.
- Nunca deixe seu bichinho com fome para treiná-lo. A única coisa que você conseguirá é magoar seu coelho.
- Não espere que seu coelho faça o que você diz o tempo todo. Ainda que seja perfeitamente treinado, ele pode não querer cumprir um pedido de vez em quando. Não fique bravo ou incerto sobre a qualidade do seu treinamento. Como qualquer animal, ele pode não se sentir cooperativo em algumas ocasiões.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.crossroadsrabbitry.com/do-rabbits-have-good-vision/
- ↑ http://www.clickerbunny.com/article_clickerbunny.htm
- ↑ http://www.clickerbunny.com/rabbit_feeding.htm
- ↑ http://www.veterinarypartner.com/Content.plx?P=A&S=0&C=0&A=3337
- ↑ http://www.clickerbunny.com/
- ↑ http://rabbit.org/faq-aggression/
- ↑ Sharon L. Crowell-Davis, Behavior Problems in Pet Rabbits, Journal of Exotic Pet Medicine, Volume 16, Issue 1, January 2007, Pages 38-44, ISSN 1557-5063
- ↑ Sharon L. Crowell-Davis, Behavior Problems in Pet Rabbits, Journal of Exotic Pet Medicine, Volume 16, Issue 1, January 2007, Pages 38-44, ISSN 1557-5063
- http://www.rabbit.org/
Publicidade