PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Com certeza você já ficou irritado quando seu gatinho pulou em algum móvel que não devia. Alguns deles derrubam vários objetos pelo caminho ou parecem enfiar as garrinhas no seu sofá preferido só para provocar, ainda que seja apenas para ter uma vista mais ampla do local. Em vez de se estressar, treine o seu pet para evitar esse comportamento adotando uma postura consistente, e não se esqueça de fornecer novos estímulos para ele.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Ensinando o gato a parar de saltar em tudo

PDF download Baixe em PDF
  1. Inicie o treino o quanto antes, independentemente de ele ser novo na casa ou por você ter só agora notado que ele adora pular no mobiliário. Não ache que o felino simplesmente vai parar de subir nas coisas ou ficar entediado; mostre que esse comportamento é inadequado e que não deve fazer isso.
    • De nada adianta punir o animal, que não entenderá o porquê dos gritos, de estar borrifando água nele e muito menos qualquer agressão física.
  2. Assim que ver o gato pulando nos móveis, olhe para ele e fale um “não” alto e firme; gritar pouco funciona, mas é importante demonstrar o seu desprazer. Pegue-o no colo, tire-o de cima da mobília, continue dizendo “não” e leve-o para um lugar em que pode ficar, como a caminha, a torre com arranhador ou qualquer outro ponto do agrado dele.
    • Após afastá-lo de perto dos móveis, evite qualquer tipo de castigo. Permita que o peludinho explore outro lugar.
  3. Continue falando “não” e expulse-o de cima de sofás, cadeiras e outros ao pegá-lo no flagra mais uma vez. É preciso tomar tal atitude sempre que encontrar o gato pisando nos móveis, já que, com o passar do tempo, ele associará esse hábito com a sua ação de tirá-lo dali.
    • O animal apenas ficará confuso se nem sempre for enxotado de cima do mobiliário. A mensagem enviada precisa ser dada com regularidade, portanto, sempre que ver ele ali, expulse-o.
  4. Os gatos detestam a sensação de ficarem presos, logo, você pode usar essa fita em sofás e cadeiras, por exemplo; o peludinho pulará ali, se sentirá desconfortável e logo sairá. Deixe as fitas ali por um ou dois dias, de modo que o pet entenda que não deve saltar ali.
    • Em alguns pet shops, há fitas dupla-face especiais, que não deixam resíduos ao serem retiradas. [1]
  5. Sim, isso pode ser bem chato, mas talvez seja melhor colocar objetos para evitar que o animal consiga pular e explorar sofás, poltronas e cadeiras, por exemplo. Livros e caixas grandes vão servir, assim como restringir o acesso dele à mobília.
    • É normal que demore alguns dias para dissuadir o pet. Os mais determinados podem continuar tentando pular sobre as coisas, mesmo com vários obstáculos no caminho!
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Redirecionando a atenção do felino

PDF download Baixe em PDF
  1. Não se engane: ele quer ficar ali por algum motivo, seja pela vista ampla de cima da cadeira, pelo conforto que a poltrona oferece ou até por estar entediado. São alguns dos aspectos que levam à insistência do gato em subir.
    • Lembre-se de que ele não faz isso para lhe irritar. Não leve isso para o lado pessoal, só faça o possível para que não se repita.
  2. Como dito anteriormente, é bem possível que ele fique em subir nos móveis para conseguir admirar o cenário da casa, o jardim ou o movimento da rua. Você pode pendurar uma prateleira em uma altura baixa, de modo que o peludinho consiga saltar e chegar até uma janela, por exemplo. Se preferir, posicione várias prateleiras para que o pet se divirta saltando de uma para outro. [2]
    • Outra opção é comprar uma torre com casinha para felinos. Isso permitirá que ele consiga ficar bem no alto e tenha uma vista ampla do local.
  3. Ensine-o a responder aos comandos através desse aparelho, que emite, como seu nome demonstra, um clique. Por exemplo: sempre que o gato reagir da forma correta a uma ordem, use o clicker e faça um carinho ou dê um petisco para ele. Repita o barulhinho quando o pet fizer algo certo, até que entenda que será recompensando sempre após ouvir o clique.
    • Depois que o gatinho compreender o ruído, use-o para incentivá-lo a saltar e ficar em pontos permitidos, como a própria cama, uma torre felina ou qualquer outro espaço.
  4. Às vezes, esses bichinhos começam a pular nos móveis por estarem entediados. Uma boa opção para contornar isso é comprar novos brinquedos para deixar pelo chão e incentivá-lo a gastar a energia; isso também pode redirecionar o interesse dela ao chão e não ao “alto”, ou seja, para os móveis. Algumas boas opções de brinquedos são: [3]
    • Qualquer rolha de cortiça.
    • Bolinhas de pingue-pongue.
    • Bolas de plástico com sininhos ou itens que façam barulhos interessantes ao animal.
    • Arranhadores com barbantes de sisal.
    Publicidade

Dicas

  • Em pet shops, também é possível encontrar produtos para dar um susto no gato quando ele sobe em algo que não deveria.
Publicidade

Avisos

  • Nunca bata ou grite com o peludinho. Isso só fará com que ele fique com medo de você.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 975 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade