PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Poucos cães exibem a graça e a majestade do pastor alemão. Além de ser uma das raças mais leais, esses cães normalmente gostam de aprender. Por ser extremamente inteligente, atlético e adorar agradar seu dono, o pastor alemão é um cão muito versátil e treinável.

Método 1
Método 1 de 3:

Treinando um pastor alemão filhote

PDF download Baixe em PDF
  1. Apesar de ser possível treinar qualquer pastor alemão, esses cães são muito fortes quando adultos. Caso comece com um filhote, você terá a oportunidade de moldar a personalidade dele e desenvolver o relacionamento mais cedo.
    • Caso possua um cão mais velho, saiba que ainda é possível treiná-lo de modo eficaz.
    • Os pastores alemães são muito protetores quanto a seus familiares, então socialize seu cão durante a infância para acostumá-lo a interagir com outras pessoas e animais.
  2. Esse cão crescerá bastante, então você deve prepará-lo para procedimentos como corte das unhas, limpeza dos ouvidos e medição de temperatura enquanto ele ainda é pequeno. Será difícil realizar esses procedimentos em um cão adulto que não esteja acostumado com eles.
  3. Comece a ensinar comandos básicos para o filhote. Você deve treiná-lo a se sentar, a ficar parado, a andar junto de você e a fazer as necessidades. O filhote não entenderá os comandos imediatamente, então seja paciente quando ele não fizer o que você pedir imediatamente.
  4. Os pastores alemães amam aprender e são animais motivados a seguir seus comandos caso sejam recompensados por isso.
  5. Você pode fazer carinho no cão enquanto ele está comendo, desde que ele não fique tenso ou pare de comer. Caso isso ocorra ou ele comece a rosnar, você deve lidar com essa resposta agressiva imediatamente.
    • Ensine ao animal que as pessoas não roubarão os alimentos dele adicionando ração no pote enquanto ele está comendo. Comece a adicionar de pouquinho em pouquinho para que ele faça boas associações com pessoas se aproximando da tigela de alimentos.
  6. [1] O filhote deve merecer cada pedaço de comida através de algum comando. Não deve haver nenhuma tigela para defender.
    • Quando o cão estiver mais confiante e complacente ao redor da comida, você pode devolver a tigela, mas continue alimentando-o com a mão por enquanto.
    • Faça com que a tigela não seja nada demais. Caso algum alimento caia nela, deixe que o cão o pegue e elogie-o. Continue alimentando-o próximo do pote, que nem sempre terá ração. Aumente a quantidade de alimentos na tigela a cada refeição e não vai demorar para que o animal associe o fato de você estar próximo do pote significa algo bom e que não é necessário defender nada.
    • Você também pode adicionar petiscos mais gostosos, como peito de frango assado, caso o cão pareça precisar de mais confirmações de que você é quem coloca o alimento na tigela.
    • Caso se sinta ameaçado em qualquer hora, pare e chame um adestrador profissional para evitar que você ou algum familiar se machuque. A defesa de recursos pode ser um sintoma muito sério de agressividade causada pelo medo e, caso perceba isso em um filhote, esse problema deve ser resolvido o quanto antes para que não piore.
  7. Vá pedindo aos poucos para que o cãozinho olhe para você para receber mais alimentos, que sente e aguarde mais ração, etc. Demonstre que você controla os alimentos e recompense bons comportamentos.
  8. Pare aos poucos de dar petiscos sempre que o cão obedecer um comando para evitar que ele o obedeça apenas para receber alimentos. Você deve continuar a elogiá-lo, basta não oferecer um petisco toda vez. Caso esteja tentando modificar um comando para criar uma resposta mais rápida, volte a dar os petiscos até que o animal domine o comportamento desejado. Depois, comece a utilizar os petiscos apenas para recompensar performances excelentes.
  9. Aprenda a reconhecer quando está perdendo a paciência e encerre a sessão de treinamento de modo alegre. O cão pode sentir sua frustração através da linguagem corporal e do tom de voz. Tente novamente outro dia, quando vocês estiverem relaxados.
    • Caso você continue a enfrentar problemas, chame um adestrador profissional.
  10. Normalmente, como os filhotes ainda estão aprendendo os primeiros comandos, um adulto da família deve ficar responsável pelo treinamento. Mais tarde, quando o animal entender o básico, os outros membros da família podem participar do treinamento formal. É importante que o cão entenda que não deve obedecer apenas uma pessoa.
    • O filhote deve ter entre oito e dez semanas para iniciar a série de vacinas para assistir a primeira aula. Existem pré-escolas animais para cães que ainda não terminaram de receber todas as vacinas. A escola possuirá alguns requisitos para a matrícula e você provavelmente precisará mostrar as provas de vacinações.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Treinando um pastor alemão adulto

PDF download Baixe em PDF
  1. Comece a ensinar os comandos básicos. Os pastores alemães não são diferentes dos outros cães. Caso seu animal não conheça comandos simples, como sentar ou acompanhá-lo, comece com eles.
    • É importante iniciar o treinamento construindo confiança entre você e o cão. Faça com que as sessões de treinamento sejam alegres e curtas e não se esqueça de fazer pausas entre as lições para brincar e beber algo.
  2. Os petiscos são motivadores poderosos para a maioria dos cães. Outros, principalmente os com impulso de caça, respondem bem aos brinquedos. De qualquer modo, elogie o cão e recompense-o com algo que ele valorize para comunicar que ele se comportou bem.
    • O timing da recompensa é extremamente importante. O elogio e a recompensa devem ocorrer dentro de dois a três segundos após o comportamento que deseja reforçar. Caso o cão faça algo entre o comportamento desejado e a recompensa, ele entenderá que você o está recompensando pela última coisa que fez. Por exemplo, caso queira ensinar o comando "senta", o elogio deve ser feito quando o cão está completamente sentado. Caso você elogie-o quando ele tiver com uma pata para cima ou quando ele começar a se levantar, você terá recompensado o cão pelo comportamento mais recente.
    • Os petiscos devem ser pequenos e gostosos. Divida-os em três tipos: de valor baixo, médio e alto. Guarde esses tipos em seu arsenal para ensinar os comandos pro cão. Quando ele aprender um novo comando, você pode precisar de petiscos de valor médio ou alto. Conforme ele entende melhor o comando, comece a dar petiscos de valor baixo intermitentemente. Você pode voltar para os de alto valor a qualquer momento para informar o cão de que ele fez algo excepcionalmente bom. Ele se lembrará disso e o comportamento se repetirá com mais frequência.
    • Diminua os petiscos gradualmente e recompense-o apenas com elogios conforme ele se torna mais consistente. Você não quer criar um cão que só o obedece quando quer comida e o ignore o resto do tempo. Essa pode se tornar uma situação perigosa.
  3. Esse método faz com que o cão associe o som do clicker como um "marcador" positivo de bom comportamento. Pressione o dispositivo enquanto serve um petisco de alto valor repetidas vezes para que o animal aprenda que esse som significa "muito bem". Após a associação mental, você pode "moldar" comportamentos pressionando o dispositivo conforme o cão desempenha comportamentos desejados. Esse aparelho é rápido e funciona como uma recompensa instantânea, que pode ser seguida de um petisco. Esse tipo de treinamento é ótimo, pois os cães são capazes de aprender mais rapidamente por conta do feedback imediato.
  4. Passe ainda menos tempo (de cinco a dez minutos) treinando os filhotes. Diversas sessões curtas são mais eficazes do que uma longa, principalmente para cães com menos de seis meses de idade. A capacidade de concentração deles é pequena e os filhotes se cansam, o que esgotará sua paciência. O treinamento deve ser alegre para obter a melhor resposta do cão. Brinque com ele entre as sessões e ajude-o a entender que as pessoas são divertidas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Entendendo o treinamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem diversos métodos de treinamento e alguns podem funcionar melhor com você e seu cão. Cada cão é único, assim como seu treinador, então aprender o básico fará com que você tenha uma base de entendimento sobre o processo geral. Nenhum método é "perfeito", então sua pesquisa o ajudará a decidir qual abordagem utilizar. Existem os métodos baseados apenas em técnicas positivas e existem também os métodos que equilibram reforços positivos e negativos. Você também pode experimentar um método e mudar caso não encontre resultados. Um adestrador profissional pode ajudá-lo com os percalços encontrados.
    • Leia livros de treinamento. Alguns bons livros para se considerar são "Don't Shoot the Dog" (apenas em inglês), de Karen Pryor; "Introdução ao Treino de Cães com o Clicker", de Karen Pryor; "The Power of Positive Dog Training" (apenas em inglês), de Pat Miller; "25 Stupid Mistakes Dog Owners Make" (apenas em inglês), de Janine Adams; "The Art of Raising a Puppy" (apenas em inglês), dos monges de New Skete; "How to be Your Dog’s Best Friend" (apenas em inglês), dos monges de New Skete e "The Mentally Sound Dog: How to Shape, Train and Change Canine Behavior"(apenas em inglês), de Gail I. Clark.
    • Assista vídeos de técnicas de treinamento. Existem diversos vídeos de treinamento na Internet, então assista apenas os de especialistas.
  2. Apesar de existirem muitas similaridades no cuidado dos cães no geral, os pastores alemães são cães trabalhadores, o que significa que eles precisam de muitos exercícios e estimulações mentais. [2] Compreenda que possuir um cão desses requererá muito tempo e paciência.
  3. Visite apresentações caninas para ver como essas pessoas interagem com seus cães e como os cães respondem aos estímulos e comandos.
    • Visite treinadores e pergunte se pode assistir algumas sessões de treinamento. Você aprenderá muito assistindo os outros enquanto não tem seu próprio cão.
    • Veja o modo com o qual o adestrador trabalha com as pessoas e os cães. Você e seu animal aprenderão mais se você tiver um bom relacionamento com seu adestrador. O site da Associação Brasileira de Adestradores de Cães é um ótimo local para que você procure um treinador para você e para seu cão.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Depois de tirar alguns dias para brincar e se conectar com seu filhote de pastor alemão, é hora de iniciar o treinamento dele. Essa raça é muito inteligente e cheia de energia, e o treino é importante para definir limites e evitar problemas de comportamento no futuro. Para treinar um pastor alemão, use reforços positivos sempre que ele fizer algo certo, como sentar ao seu comando ou fazer as necessidades na rua. Petiscos, carinho e brincadeiras são ótimas formas de reforço positivo. Ao recompensar o comportamento desejado, o cão aprenderá rápido a fazer essas coisas. Sempre que ele fizer algo de errado, redirecione a atenção dele para outra coisa. Por exemplo, se ele estiver mordendo algo que não deve, dê um brinquedo para ele mastigar. Não grite, bata e nem puna o cão de outras formas, pois isso pode acabar piorando a situação no futuro. Quando o cão tiver entre sete e oito meses de idade, comece a ensinar comandos básicos, como senta e fica. Assim que ele os dominar, ensine outros comandos, como pega, deita e rola. Os pastores alemães aprendem rápido, mas precisam de consistência e energia para manter a concentração. Tente treinar o cão por 20 a 30 minutos diariamente. Para mais conselhos de nossa revisora veterinária sobre como treinar um pastor alemão adulto, continue lendo!

Esta página foi acessada 218 811 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade