PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O Pastor-Belga Malinois é um tipo de cão pastor. Ele possui características similares ao Pastor-Alemão, mas é um cão mais ágil já que o formato de seu corpo é um retângulo perfeito. Se você deseja treinar um Pastor-Belga Malinois, é preciso começar enquanto o animal ainda é jovem, entre seus 2 ou 3 meses de idade. Cada sessão de treino levará de 30 minutos a 1 hora por dia. O cachorro pode ser treinado até completar 2 anos de idade.

Parte 1
Parte 1 de 6:

Começando desde cedo

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de separar o filhote da ninhada, é preciso ensiná-lo a usar o jornal. Deixe-o farejar todas as áreas de sua casa, mantendo água fresca à disposição.
    • Acrescente uma casinha ao treino. O filhote precisa saber onde vai dormir todos os dias. Faça com que ele entenda que este lugar é a casinha dele e não seu quarto ou seu sofá.
    • Use apenas coleiras de couro, evitando o enforcador.
    • Compre brinquedos para o filhote e deixe-o brincar após cada treino.
  2. Essa estratégia mostra ao cão que você é o alfa e não ele.
  3. Anote em um caderninho todas as sessões de treino e as séries feitas todos os dias.
  4. Você pode, por exemplo, levá-lo ao mercado e andar de bicicleta com ele. Acostume-o a diferentes barulhos, como trompetes, armas de brinquedo, rádio, aspirador de pó, entre outros. Depois de um mês ensinando-o a usar o jornal, treine-o para fazer suas necessidades fora de casa.
    • Faça isso todos os dias durante as manhãs, tardes e noites após o jantar. É preciso fazer isso todos os dias até que o cachorro aprenda.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 6:

Ensinando a sentar e deitar

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando quiser que seu cão sente, basta empurrar sua traseira para baixo, enquanto segura sua coleira e diz “senta”. Dessa forma, ele vai entender o que você quer que ele faça.
    • Umas 10 ou 15 repetições devem ser suficientes.
    • Além disso, você precisa recompensá-lo todas as vezes em que fizer um bom trabalho, dando comida ou carinho.
    • Faça isso por dez dias consecutivos até que o cachorro entenda o que você quer.
  2. Primeiro, mande-o sentar, depois empurre-o levemente para baixo enquanto diz o comando “deita”. Continue fazendo isso por, no máximo, 30 minutos. Faço o mesmo durante a tarde.
    • Não se esqueça da técnica de reforço positivo dizendo “bom garoto” sempre que ele fizer a coisa certa.
    • Sempre anote seu progresso em um caderninho. Além disso, marque também a quais lugares você já levou seu cão.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 6:

A higiene do filhote

PDF download Baixe em PDF
  1. Um cão bem cuidado é um cão feliz e saudável. É preciso dar banho nele toda semana. Use um shampoo específico para cachorros, talco anti-pulgas e sempre seque-o bem com secador e panos secos. Lembre-se de limpar suas patas também, assim como boca e orelhas.
    • Use bolas de algodão limpas embebidas em um pouco de água e álcool isopropílico para limpar delicadamente a parte interna das orelhas.
    • Inspecione o corpo, a cabeça e as patas dianteiras e traseiras. Não se esqueça dos olhos.
  2. Depois de dar banho no cachorro, leve-o para urinar no quintal da casa. Dê um passeio com ele sob o sol para que seque naturalmente.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 6:

Deixando o filhote sozinho e voltando do trabalho

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando chegar do trabalho, entre em casa sem brincar com ele para evitar que fique pulando em você. Ao invés disso, mande-o sentar, faça um pouco de carinho e mande-o deitar. Isso deve ser suficiente. Ou, caso tenha levado alguns petiscos para casa, a hora certa de dá-los a ele é assim que tiver deitado.
Parte 5
Parte 5 de 6:

Café da manhã, almoço e jantar

PDF download Baixe em PDF
  1. Já que seu trabalho com ele ainda está em progresso, uma das coisas que você deve ensinar é que ele não pode ficar parado na sua frente enquanto você come. Faça com que ele deite próximo à porta enquanto você e sua família fazem sua refeição. Não dê comida a ele durante este período.
    • Sempre deixe o cachorro deitado de frente para a porta, reforçando disciplina para seu Belga Malinois. Quando bem treinados, os cães dessa raça se tornam o orgulho de seus donos.
    Publicidade
Parte 6
Parte 6 de 6:

Cuidados com a saúde

PDF download Baixe em PDF
  1. Repare em como ele anda e come. Ao perceber qualquer coisa fora do comum ou se houver algum sinal de doença, leve-o ao veterinário imediatamente para um check-up, evitando possíveis complicações.
  2. É preciso fazer um controle de pulgas e carrapatos todos os meses e vermifugar o cachorro de seis em seis meses. Esse é o procedimento adequado. Uma infestação de carrapatos, principalmente na região das orelhas, causa hematomas que precisarão ser tratados, além disso, também podem fazer com que as orelhas de seu cão fiquem caídas.
    Publicidade

Dicas

  • Brincar é essencial na vida de um cachorro. Dê a ele uma bola de borracha para que brinque e ensine-o a pegá-la e devolvê-la em suas mãos.
  • Todos os Malinois têm um grande instinto predador, o que quer dizer que podem caçar pequenos animais como gatos, cachorros de pequeno porte, e até mesmo ciclistas ou criança, especialmente se estiverem correndo. Por isso, é preciso ter cuidado e segurar firme suas coleiras quando se deparar com essas distrações.
  • Nunca faça carinho neles quando estiverem mal-humorados, um exemplo é quando estão com medo de algo, como trovões. Eles interpretariam este ato como uma forma de recompensa, e não é bom que isso se torne um hábito.
  • O Malinois é um cão pastor, então não se irrite se ele seguir você pela casa. Uma dica é dar a ele algo para fazer, como oferecer um brinquedo, ou dar um comando como “FICA”.
  • A boa notícia é que eles não são esfomeados. Criá-los não será um problema.
  • Se você quer treiná-lo como um cão de guarda, evite que outras pessoas, além de você e sua família, brinquem com ele.
Publicidade

Avisos

  • Evite ser duro com seu cão enquanto ele ainda é um filhote.
  • Cuidado com o que seu cachorro consome; ele pode estar engolindo brinquedos plásticos ou pedras, podendo prejudicar seu estômago e causar o aparecimento de sangue em suas fezes.
  • Nunca dê chocolate a seu cão, isso não faz bem. O mesmo vale para frutos do mar – a probabilidade de que o cachorro tenha alergia a eles é muito grande.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 674 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade