Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você anda de bicicleta, cedo ou tarde, descobrirá que precisa trocar um pneu. Antes de começar o processo, coloque a sua bicicleta de cabeça para baixo, distribuindo o peso dela entre o assento e o guidão.
Passos
-
Desenrosque a porca que segura o eixo ao quadro. Se eles forem extramente leves, passe um pouco de lubrificante na porca – um óleo de silicone ou até mesmo óleo vegetal resolvem o problema. Muitas bicicletas novas não tem porcas: elas têm um sistema em que você pode facilmente soltar e remover a roda.
-
Tire a roda do corpo. Se for a roda de trás, você vai precisar tirar a corrente. Para facilitar a remoção da roda de trás, mexa a corrente antes de mexer os espetos ou a porca. Se for a roda da frente, vai ser mais fácil. Você também vai precisar afrouxar os freios se eles interferirem com a remoção da roda.
-
Esvazie completamente a câmara de ar pressionando a válvula.
-
Pegue algumas espátulas (você pode comprar uma em uma loja de bicicletas ou de materiais de construção). Você pode utilizar o cabo de uma colher ou um objeto similar se você não tiver espátulas, mas tome cuidado, já que você está se arriscando a danificar o aro da roda ou a furar a câmara de ar. Vá com cuidado em um dos aros e tire o pneu pela borda (tomando cuidado para não furar a câmara de ar) e levante-o sobre o aro. Mexa o aro por um oitavo da circunferência e comece novamente, deixando a primeira ferramenta no lugar. Agora aperte a roda com a segunda espátula e o pneu deve sair logo de um lado.
-
Remova totalmente a roda e a câmara de ar. Você pode ter que tirar uma porca pequena na base da vávula para tirar a câmara de ar se você utiliza válvulas presta, que são encontradas em bicicletas de ponta, mas geralmente não em bicicletas BMX. Todas as bicicletas de estrava vêm com válvulas-presta.
-
Inspecione a câmara de ar furada para descobrir o local do furo.
-
Ajuste a fita do aro para cobrir protusões ou remover quaisquer objetos pontiagudos (vidro, por exemplo) de dentro do revestimento do pneu.
-
Remende ou troque a câmara de ar ou troque tanto o pneu quanto a câmara.
-
Procure na borda do pneu por uma seta ou algo similar para indicar a direção da rotação – algumas tiras tem uma direção específica.
-
Ponha um lado primeiro e então afrouxe parcialmente a câmara de ar inchada na bicicleta e ponha a válvula no buraco do aro.
-
Assegure-se de que nenhuma parte da câmara de ar esteja saindo.
-
Comece pelo lado da tira mais próximo da válvula e então use os seus polegares para colocar o outro lado da tira. Talvez precise de uma espátula novamente para colocar o pneu e ou a câmara no aro.
-
Antes de encher, use os seus polegares novamente para afrouxar o aro por toda a circunferência, sem forçar o aro com a câmara. Se estiver, quando você encher a câmara de ar ela vai estourar, e você vai ter que comprar uma nova câmara de ar e repetir todo o processo.
-
Encha a câmara de ar devagar e com cuidado, sempre verificando se a tira está posicionada corretamente e não está sendo pressionada contra pneu.
-
Finalmente, posicione a roda na bicicleta.
-
Vá curtir o seu passeio!Publicidade
Dicas
- Antes de inflar a câmara de ar ou colocá-la no pneu, é uma boa ideia passar um pouco de talco nela.
Publicidade
Avisos
- Tenha bastante cuidado com o eixo se a sua bicicleta tiver um mecanismo rápido de soltar as rodas na parte de trás. Mexa nele com cuidado e em lugar em que ele não vai entortar, pois um leve entortamento significa comprar um aro novo.
- Se você estiver remendando o seu pneu depois dele ter furado, dê uma olhada dentro dele com seus dedos. O espinho, prego, ou qualquer outra coisa que seja ainda pode estar no pneu e furar a sua câmara de ar nova assim que enchê-la! Se você achar algo, retire isso cuidadosamente.
- Antes de recolocar a câmara no pneu, ponha um pouco de ar ela para verificar se tem um segundo furo que precisa ser consertado.
- Cuidado para não furar a câmara de ar quando você estiver tirando-a ou colocando o pneu de volta.
- Não encha demais o pneu, pois você pode explodir a câmara de ar. Veja a pressão recomendada na borda dele.
- Os aros são próprios para válvula-presta. Se você utilizar o aro errado, a câmara de ar não caberá!
- Não ponha óleo nos freios ou em suas superfícies. Evite colocar óleo na tiras ou na câmara de ar também, pois o óleo fará a borracha se decompor.
- Se o seu pneu tiver rachaduras, você deve tirar tando o pneu quanto a câmara de ar (se ainda for a câmara de ar original que veio com o pneu). Se as duas tiras da bicicleta tiverem a mesma idade, tire os dois mesmo que um pareça ruim, do contrário, pode acontecer uma ruptura.
- Pneus e câmaras de ar se deterioram depois de 10 à 15 anos (sete, se expostos à luz UV), então se os seus pneus e câmaras de ar tiverem mais que 10 anos, troque-os.
Publicidade
Publicidade