PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ficar com a pele manchada e desigual é frustrante e difícil de lidar. A boa notícia é que existem várias formas naturais e suaves de acalmar peles problemáticas! Prepare tratamentos de skincare com coisas que já tem em casa ou experimente produtos dermatológicos feitos com ingredientes naturais, como um peeling de enzimas. Mesmo que muitas soluções naturais sejam seguras para a pele, é sempre uma boa ideia consultar um dermatologista se você tiver alguma irritação ou se não conseguir os resultados que queria.

Método 1
Método 1 de 5:

Deixando a pele mais macia

PDF download Baixe em PDF
  1. O mel tem propriedades antimicrobianas, que matam bactérias que causam acne e irritações. [1] A aveia pode aliviar irritações e minimizar a vermelhidão enquanto esfolia e remove a pele morta delicadamente. [2] Junte os dois e você terá um ótimo uniformizador de peles! Para fazer um esfoliante de mel com aveia básico, misture uma colher de sopa de mel cru com uma colher de sopa de aveia moída. Espalhe a mistura na sua pele delicadamente com os dedos e depois enxágue com água fria.
    • Se quiser, você pode adicionar óleos essenciais que acalmam a pele, como o de camomila, hortelã-pimenta, melaleuca ou de canela. [3] Sempre dilua o óleo essencial em um óleo de base, como azeite de oliva ou óleo de jojoba.
  2. Umedeça uma esponja ou escova macia com seu higienizador facial preferido e use-a uma ou duas vezes por dia para remover a sujeira, gordura e a pele morta do rosto. Faça movimentos circulares pequenos e passe a esponja de leve para não irritar sua pele. [4] Isso ajuda a deixar a pele com uma aparência macia, uniforme e com aquele brilho saudável!
    • Você pode comprar esponjas ou escovas esfoliantes em lojas de cosméticos ou pela internet.

    Dica: A maioria dos dermatologistas recomenda o uso de esfoliantes químicos, já que eles tendem a ser mais delicados com a pele que os esfoliantes feitos para esfregar. Se for usar um esfoliante de esfregar, como uma esponja konjac, passe no rosto com delicadeza, sem esfregar muito ou pressionar a pele. [5]

  3. A esfoliação leve é ótima para aprimorar a aparência da pele, mas também pode ressecá-la, o que causa irritações e rigidez. Previna isso passando um hidrante leve imediatamente após a esfoliação. [6]
    • Escolha um hidratante sem corantes ou perfumes, porque essas substâncias podem irritar a pele.
    • A hidratação também traz o benefício de evitar que a pele produza oleosidade demais, ou seja, você terá menos chance de ter acne e manchas! [7]
  4. Fazer uma esfoliação profunda de vez em quando ajuda a amaciar a pele e facilita a absorção de hidratantes e outros produtos de skincare. [8] Porém, esfoliar regularmente o rosto com produtos fortes, como os à base de nozes ou damasco, eventualmente vai danificar sua pele e deixá-la mais propensa ao ressecamento e a inflamações. [9] Seja gentil com sua pele preferindo esfoliantes leves ao fazer sua rotina de skincare em casa.
    • Se quiser usar um esfoliante forte, como uma microdermoabrasão, passe em consulta com um dermatologista. Ele poderá recomendar formas de usar esse tipo de tratamento com segurança.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Tratando vermelhidões e manchas

PDF download Baixe em PDF
  1. Você provavelmente já ouviu que a vitamina C fortalece o sistema imunológico, mas você sabia que ela também ajuda a proteger sua pele dos danos causados pelo sol? [10] Ela também pode clarear sua pele e reduzir os pontos escuros. Passe um sérum de vitamina C antes de sair de dia para ajudar a uniformizar o tom da sua pele e protegê-la do sol ao mesmo tempo.
    • Você pode comprar séruns e cremes de vitamina C pela internet ou em lojas de cosméticos.

    Dica: O suco de limão é rico em vitamina C e deve ser por isso que ele funciona como clareador na pele. Porém, tenha muito cuidado ao aplicar suco ou extrato de limão na sua pele, já que ele pode causar irritações. [11]

  2. Além do aroma agradável, muitos óleos essenciais têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. [12] Isso significa que eles são ótimos para reduzir acne e irritações, que causam a falta de uniformidade na pele. Misture duas ou três gotas de óleo essencial com uma colher de chá de um óleo de base suave, como óleo de jojoba ou azeite de oliva, ou seu hidratante preferido. Passe uma pequena quantidade da mistura nas áreas problemáticas. [13] Alguns óleos essenciais que podem ajudam a acalmar sua pele são:
    • Árvore do chá.
    • Rosa Mosqueta.
    • Camomila.
    • Hamamélis.
    • Murta limão.
    • Hortelã-pimenta.
    • Lavanda.
    • Olíbano.
    • Semente preta. [14]
  3. Experimente usar uma máscara facial que equilibre a pele. As máscaras faciais são feitas para trazer uma mistura potente de hidratantes, nutrientes e outros ingredientes benéficos para a sua pele. A máscara permite que esses ingredientes penetrem mais fundo na cútis (e fiquem por mais tempo) do que uma loção ou hidratante comum. Faça um tratamento relaxante com máscara facial em casa ou no seu spa favorito. Procure por uma máscara calmante ou que equilibre a pele para ajudar a reduzir a falta de uniformidade e as manchas. Obtenha uma máscara que inclua ingredientes como: [15]
    • Alfa hidroxiácidos.
    • Antioxidantes (como vitamina C ou E).
    • Niacinamida.
    • Ácido kójico.
    • Soja.
    • Raiz de alcaçuz.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Fazendo tratamentos dermatológicos naturais

PDF download Baixe em PDF
  1. Os peelings de enzimas são uma forma sutil e natural de esfoliação química. Use um duas vezes por dia para ajudar a amaciar a pele e reduzir manchas e os danos causados pelo sol. [16] Aplique o peeling no rosto usando um pincel tipo leque, focando nas áreas problemáticas. Fique no banho com o chuveiro quente ligado para vaporizar seu rosto pro sete a 10 minutos, depois limpe o peeling com um uma toalha limpa e úmida. Pressione uma toalha umedecida com água morna na pele para tirar qualquer resíduo do produto.
    • Esses peelings têm menos chances de causar irritações que outras formas de esfoliação química, como peelings de ácido glicólico.
    • Os peelings de enzimas podem ser feitos de enzimas de origem animal ou vegetal. Por exemplo, algumas são feitas de ovas de salmão, já outros são feitos de frutos, como mamão papaia, abacaxi ou abóboras.
    • Você pode comprar peelings enzimáticos pela internet ou em lojas de cosméticos. Se preferir, vá a um spa para fazer a aplicação.
  2. Os alfa hidroxiácidos são encontrados naturalmente em plantas, como na cana de açúcar e em frutas cítricas) e em produtos de origem animal (como leite). Use um peeling ácido para reduzir a aparência de cicatrizes, acne, manchas de idade e outras formas de descoloração. Ele também ajuda a remover a pele morta ou áspera. [17] Siga as instruções no rótulo do produto à risca se optar por aplicá-lo em casa ou vá a um spa para que um profissional faça isso por você.
    • Alguns dos peelings ácidos mais comuns são o de ácido glicólico (feito de cana-de-açúcar), ácido lático (feito de leite azedo) e ácido cítrico (derivado de frutas cítricas).
    • Esses peelings são eficazes na tarefa de amaciar e uniformizar a pele, mas eles também podem causar irritações em algumas pessoas. Você terá que optar por uma forma de esfoliação mais suave ou usar um produto que tenha uma concentração menor de ácido se tiver vermelhidão, queimação ou inchaço.
    • Você pode comprar esses produtos pela internet ou em lojas de cosméticos.
  3. As ceramidas são lipídeos (gorduras) que aparecem naturalmente na sua pele. [18] as loções e cremes à base de ceramidas podem reduzir a vermelhidão e o ressecamento, o que dá à pele uma aparência mais uniforme. Aplique um creme de ceramidas com a frequência indicada na embalagem ou siga as recomendações dadas pelo dermatologista que atendeu você. [19]
    • Procure por cremes que contenham niacinamida (vitamina B3) além de ceramidas para potencializar o efeito calmante.
    • Tome cuidado para não esfoliar demais a pele enquanto faz uso do creme de ceramidas, já que essa combinação pode irritar a pele ainda mais.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Prevenindo danos à pele

PDF download Baixe em PDF
  1. Lavar o rosto (e a pele do restante do corpo) pode remover bactérias, oleosidade e sujeiras, o que deixa a pele mais saudável e uniforme. Lave a pele com uma loção de limpeza sem álcool e água morna. Use as mãos ou uma toalhinha macia. Quando terminar, enxágue com água morna ou fria e seque a pele com uma toalha limpa. [20]
    • Evite esfregar o rosto com a toalha, já que isso causa irritações. Use a ponta dos seus dedos.
    • Lavar a pele com muita frequência pode ressecá-la ou irritá-la, então lave-a, no máximo, duas vezes por dia ou após suar muito.
  2. Prenda a hidratação e evite que a pele resseque ou fique irritada passando hidratantes regularmente. Use um hidratante leve sem corantes e perfumes. Escolha um produto que seja “não comedogênico”, ou seja, que não entope os poros. [21]
    • Se a sua pele for muito seca, experimente um hidratante à base de óleos. Quem tem pele mais oleosa deve usar algo mais leve para não entupir os poros.
  3. Mesmo que sair e aproveitar o sol durante o dia seja uma excelente ideia, o excesso de exposição solar pode causar envelhecimento precoce e descoloração na pele. Proteja sua pele usando um protetor solar com fator de proteção (FPS) 30 ou mais durante o ano inteiro. Dê uma camada extra de proteção para sua pele colocando um chapéu de aba grande e óculos de sol. [22]
    • Proteja-se do sol mesmo se estiver frio, nublado ou até nevando. Não é porque está frio ou porque o sol não saiu que os raios UV não podem danificar sua pele!
  4. Produtos fortes podem irritar sua pele ou entupir seus poros e causar espinhas, mudanças de coloração e descamação. Evite qualquer coisa que faça usa pele pinicar ou queimar quando você aplica o produto. [23]
    • Álcool, corantes e perfumes são os culpados mais comuns por trás das irritações cutâneas. Peelings químicos fortes também pode irritar peles sensíveis.
    • Procure por produtos indicados para “peles sensíveis”.
  5. Se você têm manchas, espinhas ou descamação na pele, deixe quieto (o máximo que puder). Mesmo que seja tentador espremer ou mexer nessas imperfeições irritantes, mexer na pele pode aumentar a irritação e a inflamação, o que estimula o aparecimento de cicatrizes e pontos escuros. [24]
    • Se não conseguir resistir à vontade de cutucar a pele, dificulte as coisas cortando as unhas bem curtas e mantendo as mãos ocupadas. Por exemplo, você pode usar uma bolinha antiestresse ou ficar apertando um slime quando sentir a vontade de cutucar a pele chegando.
  6. A cera pode inflamar a pele e causar vermelhidão ou pontos escuros. [25] Previna esse problema, tentando métodos alternativos para remover os pelos, como:
    • Lâminas de barbear.
    • Cremes depilatórios.
    • Remoção a laser.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Quando procurar um médico

PDF download Baixe em PDF
  1. Geralmente, é seguro usar tratamentos caseiros ou naturais, mas esses tratamentos podem não ser o ideal para tudo mundo. Eles podem irritar sua pele, então consulte um dermatologista antes de usá-los. [26]
    • O profissional poderá recomendar outros tratamentos naturais.
  2. Certos ingredientes naturais podem irritar sua pele e causar vermelhidão, inflamações e coceira. Você pode até ficar com uma ferida leve no rosto. Se isso acontecer, vá ao médico para descobrir se precisa fazer algum tratamento. [27]
    • Pare de usar o produto ou ingrediente que causou a má reação.
  3. Mesmo que os tratamentos naturais costumem funcionar bem, eles podem não uniformizar o tom da sua pele. Se você está usando tratamentos naturais, mas sua pele ainda está desigualada, passa em consulta dermatológica para ver quais são as opções de tratamento para você. [28]
    • O dermatologista poderá indicar outros tratamentos para recuperar sua pele.
  4. Mesmo que, na maioria dos casos, os pontos escuros não sejam nada para se preocupar, às vezes eles podem ser sintoma de câncer de pele. Você não precisa se alarmar a menos que o ponto esteja escuro ou descolorido, tenha bordas irregulares, estiver ficando maior ou tem forma assimétrica. Além disso, você pode notar vermelhidão, coceira, sensibilidade ou sangramento na área. Consulte um médico se estiver com esses sintomas. [29]
    • O médico vai examinar a área e pode fazer uma biópsia de pele para diagnosticá-la.
    Publicidade

Avisos

  • Mesmo que a esfoliação seja uma boa forma de uniformizar o tom da sua pele, ela pode causar problemas se você não tiver cuidado. Evite produtos químicos fortes ou esfoliantes mecânicos se você tem pele escura ou costuma ficar com manchas escuras na pele quando se queima, leva uma picada de mosquito ou tem acne. Se você danificar a pele fazendo esfoliações agressivas, pode causar manchas ou pontos escuros nela. [30]
Publicidade
  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5579659/
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2801997/
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5435909/
  4. https://www.takingcharge.csh.umn.edu/how-do-i-choose-and-use-essential-oils
  5. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352241015000286
  6. https://www.researchgate.net/publication/327167819_Skin_care_and_rejuvenation_by_cosmeceutical_facial_mask
  7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26580881
  8. https://www.mdpi.com/1420-3049/23/4/863/htm
  9. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12553851
  10. https://www.forbes.com/sites/forbes-personal-shopper/2020/03/16/here-are-the-best-food-delivery-services-if-youre-stuck-at-home/# 3a56ced113b1
  11. https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-basics/care/face-washing-101
  12. https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-basics/care/face-washing-101
  13. https://www.aad.org/public/diseases/a-z/melasma-self-care
  14. https://www.aad.org/public/diseases/a-z/melasma-self-care
  15. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/acne/expert-answers/acne-mistakes/faq-20461962
  16. https://www.aad.org/public/diseases/a-z/melasma-self-care
  17. https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/herbal-medicine
  18. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3931201/
  19. https://www.aad.org/media/news-releases/variety-of-options-available-to-treat-pigmentation-problems
  20. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/age-spots/symptoms-causes/syc-20355859
  21. https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/routine/safely-exfoliate-at-home

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 517 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade