PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As cintas com catracas são fechos usados para amarração de cargas durante o transporte. Quando utilizadas corretamente, as cintas podem suportar uma variada gama de pesos e tamanhos de carga. Para que isso seja feito, é necessário passar a cinta pelo mandril e girar a manivela para tensionar a cinta. Depois, para retirar as cintas, basta pressionar a trava para abrir as catracas.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Prendendo uma cinta com catraca

PDF download Baixe em PDF
  1. Ela é uma alavanca menor que solta a catraca, bem em cima da parte superior da cinta. Puxe a alavanca para cima e destrave-a, deixando a cinta em uma mesa, totalmente aberta, de modo que as engrenagens fiquem viradas para cima. [1]
  2. A entrada na parte inferior da catraca, conhecida como mandril, vai segurar a cinta no ponto que você definir. Passe-a primeiro por baixo da catraca, e siga para cima, passando pelo mandril; ela deverá ficar reta, inteiramente passando sobre a segunda cinta no outro lado da catraca.
  3. Lembre-se de que você sempre pode apertar mais com a catraca depois, então não se preocupe muito com o comprimento. [2]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Amarrando a carga

PDF download Baixe em PDF
  1. As cintas com catraca podem segurar vários tipos de carga em vans ou na carroceria de SUVs; basta colocar no local desejado no veículo e posicionar a cinta em volta, colocando a ponta dela, com ganchos, nos prendedores na lateral da carroceria ou em sulcos nas laterais de uma van. [3]
  2. Quando a cinta for utilizada para transportar vários itens de uma só vez, como quadros grandes, passe-a em volta dos objetos e enganche as duas pontas para fazer um laço bem mais firme.
    • Lembre-se de que a técnica vai amarrar a carga, mas não vai fazer com que ela fique imóvel.
    • Para amarrar e manter os objetos imóveis, você precisará de duas cintas com catraca. Uma deverá ser usada para fixá-los juntos, enquanto a outra será colocada em volta deles para não permitir que fiquem se movendo.
  3. Puxe a catraca para frente e para trás para passar a cinta e apertar a carga. Assim que ela estiver mais tensionada em volta dos itens, pare de girar a manivela. Puxe a cinta e veja se há folga; ela deve estar bem presa e tensionada, passando a sensação de segurança. [4]
    • Cuidado para não apertar muito a cinta, que pode acabar sendo rasgando ou até danificar a carga.
    • Se você não conseguir colocar um dedo entre o objeto e a cinta, você apertou excessivamente. Dê um pouco mais de folga e feche com a catraca de novo.
  4. Coloque a catraca na posição fechada e pressione-a até ouvi-la travar, indicando que a cinta está fixa e manterá a carga em segurança.
    • Caso não ouça um “clique”, puxe a cinta e afivele para deixar bem presa. Caso continue solta, pode ser que a correia esteja com defeito.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Soltando a cinta

PDF download Baixe em PDF
  1. A trava deve ser de fácil acesso, na parte superior da catraca. [5]
    • Caso não encontre a trava, leia o manual da correia com catraca.
  2. Ela deve ficar totalmente aberta para que você possa puxar o lado da correia que não está preso, separando-a da catraca e permitindo a remoção completa. [6]
  3. Encontre a trava de novo e segure-a enquanto fecha a catraca, que assim deverá ficar até o próximo uso. [7]
    Publicidade

Dicas

  • As cintas com catraca estão disponíveis em diversos tamanhos e terminais para que seja possível levar cargas de diversos tipos e dos mais variados tamanhos. [8] Escolha o tamanho certo e o tipo de gancho mais adequado: grampos leves, manilhas leves, giratórios, do tipo olhal, entre muitos outros.
  • As cintas são classificadas de acordo com a capacidade de peso que suportam, desde as mais leves, para cargas com 140 kg, até correias pesadas, próprias para suportar até 4 toneladas e meia. Sempre pese a carga para escolher as cintas corretas para o transporte. [9]
Publicidade

Avisos

  • Sempre verifique se há algum sinal de desgaste antes de amarrar a carga. Nunca use cintas que estão desfiadas, com costuras defeituosas, cortes ou qualquer outro problema.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 39 669 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade