Baixe em PDF
Baixe em PDF
Existem várias marcas e tipos de produtos depilatórios, de ceras a cremes. [1] X Fonte de pesquisa Esse último tem ingredientes que dissolvem o pelo inteiro, facilitando a remoção. Já a cera é usada quente e seca, para puxar os pelos pela raiz, o que tem suas vantagens e desvantagens. Ambos os métodos representam algum tipo de incômodo ou risco de lesão para a pele, mas este artigo traz dicas para usá-los com cautela.
Passos
-
Passe um pouco do creme na área a ser depilada. Basta uma porção pequena, para testar qualquer reação adversa na pele. Aguarde 24 horas e observe.
- Tomar remédios que possam causar reações cutâneas ou ter problemas dermatológicos são fatores que contribuem para uma eventual alergia, portanto converse com um médico antes de começar.
- Se não houver sinais de irritação, siga em frente.
- Não use o produto se o creme tiver uma coloração diferente da normal, ou se a embalagem estiver danificada. [2] X Fonte de pesquisa
- O creme pode descolorir tecido e metal, portanto, evite o contato entre eles. Caso algo do tipo aconteça, limpe a área atingida com água imediatamente.
- Guarde o produto fora do alcance de crianças e, em caso de ingestão, leve-a ao médico imediatamente, levando a embalagem.
-
Pegue uma porção do creme na palma da mão. Use somente a quantidade necessária para cobrir a área a ser depilada.
- Não deixe o creme entrar em contato com seus olhos, mas se acontecer, enxague-os com água em abundância e procure atendimento médico imediatamente.
-
Espalhe o creme sobre o local que pretende depilar. Com a espátula que acompanha o produto, passe uma camada uniforme, de modo a cobrir bem os pelos.
- Não esfregue o creme como um hidratante, apenas aplique-o na pele.
- Cremes depilatórios podem ser usados nas pernas, axilas, braços e virilha e não devem ser passados no rosto, cabeça, seios, região anal e genital, ou outros pontos de pele sensível, sob o risco de sofrer irritações. Caso isso aconteça, enxágue a área com água e consulte um médico.
- Não aplique o produto em verrugas, cicatrizes, áreas irritadas ou em queimaduras de sol. Além disso, não o use em áreas que foram depiladas nas últimas 72 horas.
- Não passe o creme em ferimentos abertos ou sobre inflamações cutâneas; caso aconteça, lave a área com água morna e água boricada 3%. Se a dor não passar, consulte um médico.
- Não se depile com o produto logo depois do banho, pois ele contém álcali e sais de tioglicólio, que podem irritar peles sensíveis.
-
Deixe o creme agir por três minutos. Marque o tempo com atenção, pois deixá-lo por mais tempo pode causar irritações sérias na pele. [3] X Fonte de pesquisa
- Se a pele arder ou formigar, retire o produto imediatamente e enxágue a região afetada. Procure atendimento médico se o problema persistir.
-
Raspe o creme com delicadeza usando a espátula. Passe em uma parte menor primeiro e, se os pelos saírem com facilidade, prossiga.
- Caso a espátula seja muito áspera, use uma esponja ou toalha macia.
- Deixe o creme por mais tempo se não surtir o efeito desejado, mas não deixe passar de 6 minutos, para não sofrer com uma irritação bastante dolorosa.
-
Enxágue bem a pele com água morna. Observe sua pele no processo, para detectar a presença de pelos que não foram removidos.
- O ideal é tomar um banho usando uma esponja macia ou bucha vegetal, esfregando a pele com cuidado.
-
Seque-se dando batidinhas leves com uma toalha. Seja gentil, pois sua pele provavelmente estará mais sensível do que o normal. [4] X Fonte de pesquisa
- Sempre aguarde 72 horas para usar o creme novamente, para reduzir as chances de irritação e inflamação na pele.
- Não passe desodorante antitranspirante ou perfume e não tome sol na região depilada por 24 horas depois de usar o produto, já que as substâncias químicas deixam a pele mais sensível à luz do sol.
Publicidade
-
Faça o teste de alergia passando um pouco da cera na área a ser depilada. Observe se há sinais de irritação em 24 horas.
- Se nada acontecer, siga em frente com sua depilação.
- Recomenda-se que as novatas comecem depilando as pernas, pois a pele delas é mais resistente à dor. Acostume-se primeiro, e só depois use as folhas em lugares sensíveis, como a axila e linhas do biquíni.
- Se a área já foi depilada nos últimos dias, não é recomendado fazer uma nova depilação com as folhas.
- Fale com um médico antes de usar o produto se tiver algum problema dermatológico.
- Não se depile com folhas de cera se for diabético ou idoso, pois sua pele tende a ser mais sensível e você corre riscos mais sérios de lesão.
- Normalmente, usá-las durante a gravidez não é um problema, mas sua pele também fica mais propensa a machucados nesse período.
-
Limpe a área a ser depilada. Tome um banho ou use uma toalha úmida para remover sujeiras como poeira e quaisquer resíduos.
- Seque a pele depois de lavá-la – a cera não adere bem à pele quando há umidade.
-
Esfregue as tiras entre as mãos durante cinco segundos. Segure-as com as mãos inteiras, para aquecer a cera, amolecê-la e prepará-la para grudar nos pelos. [5] X Fonte de pesquisa
- Ao contrário da depilação tradicional, que envolve aquecer uma panela de cera no fogão ou micro-ondas e espalhá-la com um palito, as folhas são práticas e não requerem todo esse processo – mas surtem o mesmo efeito.
-
Separe as folhas lentamente. Elas poderão ser reutilizadas enquanto não perderem a aderência completamente.
-
Ponha uma folha sobre a pele e esfregue-a algumas vezes. Passe a mão para grudá-la bem no sentido que os pelos crescem.
- Nas pernas, aplique as folhas dos joelhos até os tornozelos.
- Tenha tanto cuidado quanto se estivesse usando o creme; não use as folhas de cera na cabeça, no rosto, região genital, mucosas e outras áreas sensíveis. Além disso, não as use sobre verrugas, varizes, cicatrizes ou pele irritada.
- Retire a cera com o lenço removedor que vem no pacote se sentir ardência. Outra opção é usar bolas de algodão com óleo corporal, como o de amêndoas. A cera é feita à base de resina e água não basta para retirá-la da pele.
- Para esse método, os pelos devem ter, no mínimo, 2 a 5 mm de comprimento, pois podem não ser bem alcançados se forem mais curtos, e não sairão quando você puxar a folha.
-
Puxe a folha completamente para trás. O truque é fazê-lo rapidamente para facilitar a remoção dos pelos.
- Puxe a folha no sentido contrário ao crescimento dos pelos, para aumentar suas chances de sucesso.
- Outras técnicas que facilitam a saída dos pelos e reduzem a dor são segurar bem a região com a mão livre e manter a folha sempre paralela à pele.
- Puxar as folhas para os lados fará com que os pelos sejam rompidos, não arrancados.
-
Passe o lenço removedor quando acabar. Tomar um banho para enxaguar os resíduos de cera também é recomendado.
- Aguarde 24 horas antes de passar desodorante antitranspirante ou perfume, e antes de expor a pele ao sol. A pele depilada com cera fica sensível e mais suscetível aos danos causados pelo sol, causando mais irritação e desconforto.
Publicidade
Dicas
- Não passe o creme em cortes e outros ferimentos abertos, pois vai arder .
- Não aperte muito o tubo, para não fazer uma bagunça!
- Verifique se tem produto suficiente antes de começar.
- Existe também um produto em spray, bastante prático e definitivamente mais fácil de usar do que o creme.
- Não jogue a cera fora se usá-la somente uma vez, ainda mais se você tem pelos finos.
Publicidade
Avisos
- Compre o creme certo para o seu tipo de pele, seja ela sensível, oleosa, normal, ressecada etc. [6] X Fonte de pesquisa
- Enxágue bem a pele para remover o creme.
- Nunca deixe o produto na pele por mais de seis minutos.
- Não passe o creme em uma área que foi depilada nos últimos dias.
- Não esfregue o creme como se fosse um hidratante, a pele não deve absorvê-lo.
- Se sua pele sofrer irritações com o produto, use outro método para se depilar.
- Não use o creme em partes muito extensas do corpo.
Publicidade
Materiais Necessários
- A parte a ser depilada.
- Creme depilatório.
- Um utensílio qualquer para limpar os pelos extraídos.
- Relógio com cronômetro ou despertador.
- Chuveiro.
- Toalha.
Referências
Publicidade