PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você acha que usar calça legging é "coisa de mulher"? Reveja os seus conceitos! Muitos homens ficam inseguros com a ideia de vestir esse tipo de peça, mas essa sensação é desnecessária: a verdade é que leggings são ideais para qualquer pessoa que pratica atividades físicas, uma vez que dão muito mais suporte e conforto que bermudas e shorts. O importante é só acertar no tamanho! Embora existam modelos de vários comprimentos diferentes, o ideal é que a legging fique justa contra o corpo. Por outro lado, você tem a opção de colocar um short de academia ou algo do tipo por cima. Além disso, leve o ambiente onde pretende treinar em consideração para não errar. E leia as dicas abaixo para entender melhor do assunto!

Método 1
Método 1 de 3:

Escolhendo uma calça legging mais justa

PDF download Baixe em PDF
  1. Compre uma legging que termine nos seus tornozelos ou um pouco acima deles. Caso ela seja muito curta, vai deixar parte das suas pernas expostas. Pense em uma peça que fique alinhada às pontas das suas meias. [1]
    • Caso você pretenda usar meias longas, escolha uma legging mais curta ou folgada. Vale a pena comprar meias de compressão, que são bem justas e não atrapalham a calça.
  2. Como existem vários estilos de legging, não é difícil encontrar peças arejadas. Compre uma calça que chegue às suas panturrilhas para usar quando estiver fazendo calor ou você for correr em lugares fechados. [2]
    • Alguns corredores preferem leggings mais curtas ou shorts de compressão. Essas peças são opções interessantes se você está acostumado a treinar de bermuda. Deixe para usar calças mais longas em outros momentos.
  3. O propósito de toda calça legging é criar a sensação de uma "segunda pele". Sendo assim, peças muito justas acabam limitando os movimentos e até cortando a circulação. Se você sentir que isso está acontecendo, compre uma legging maior. O importante é que ela não fique folgada. [3]
    • O conforto é o fator mais importante na hora de escolher uma legging. O comprimento o estilo não são tão urgentes, embora também precisem pesar na sua decisão. De qualquer jeito, experimente toda calça antes de comprar sempre que for possível.
    • Leggings mais folgadas não são tão eficazes — a menos que você as use como uma segunda camada (não uma segunda pele).
  4. Embora a maioria das leggings de corrida não tenha um cordão elástico ajustável, esse acessório é muito útil — pois ajuda a regular o quanto a calça fica folgada ou apertada, sendo ideal para aumentar o conforto. [4]
    • A sensação da legging deslizando cintura abaixo durante a atividade física é péssima! É por essas e outras que vale a pena investir em uma legging com cordão ajustável. De quebra, eles se adaptam até às mudanças no formato do corpo.
    • O cordão também deixa a legging mais agarrada ao corpo. Mesmo que a peça não tenha o tamanho certo, você pode fazer alguns ajustes que a deixem mais confortável.
  5. Como a calça legging é feita para "substituir" a cueca, esse suporte a mais vem a calhar. O material reforçado protege a pele e os músculos, impedindo que eles façam movimentos exagerados. Além disso, a calça até dura mais tempo sem se dobrar, juntar ou rasgar por causa das suas atividades mais pesadas.
    • Preste atenção na hora de comprar sua legging! Peças masculinas têm um estilo diferente das femininas. Não dá para alternar entre elas.
    • Não precisa comprar uma legging com material reforçado se você pretende usar um protetor de virilha ou short de compressão por baixo da calça.
  6. Muitas leggings de corrida ficam quase transparentes quando a luz do sol bate nelas. Para evitar esse problema, escolha uma peça grossa e de cor sólida. Algumas calças mais finas são feitas para ficar cobertas. Na dúvida, faça um teste em um lugar aberto. [5]
    • Caso sua legging chame atenção, você pode colocar um short de corrida por cima dela. É só escolher uma peça que tenha a mesma cor que a calça em si.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Vestindo a legging

PDF download Baixe em PDF
  1. Como a calça legging é feita para ser uma espécie de segunda pele, você não precisa colocar nada por baixo. Na verdade, nem vai sobrar espaço para nada! Se você se sentir exposto, vista um short ou uma camiseta longa antes de sair. [6]
    • Mesmo que você consiga colocar uma cueca bem disfarçada por baixo da legging, ela vai restringir seus movimentos e pode até machucar e assar sua pele.
    • Além do mais, a cueca poderia acabar atrapalhando a absorção de suor da legging.
  2. Apesar de muitos homens preferirem usar somente a legging, há aqueles que também gostam de colocar um protetor de virilha discreto por baixo da calça. Mais uma vez, o importante é que o acessório fique confortável e não machuque ou asse sua pele. Compre um que seja feito de um material arejado e que absorva o suor, como nylon ou malha. Por fim, também vale a pena investir no protetor caso sua legging seja um pouco mais folgada. [7]
    • Também dá para colocar cuecas de compressão por cima do protetor de virilha. Elas são discretas e mais parecidas com as peças tradicionais.
  3. Não há segredo na hora de colocar a legging: basta vestir a peça pelas barras até chegar à cintura, como você faria com qualquer outra calça. Veja se o tecido não fica agrupado ou amassado em nenhum lugar, como em torno dos tornozelos. [8]
    • Se sua legging ficar um pouco estufada, compre uma peça de tamanho diferente. Lembre-se de que o certo é que ela fique justa contra o corpo e não se mexa durante o treino.
    • Caso você esteja usando uma legging mais longa, ela vai terminar mais ou menos nos seus tornozelos. É por isso que não dá para escolher peças folgadas, que poderiam ficar frouxas nessa região.
  4. Puxe os cordões para frente (ou seja, para longe do seu corpo) até eles apertarem a cintura elástica da legging. Quando você ficar confortável, dê um nó mais ou menos firme neles e veja se a calça continua no lugar. Se ela cair, desfaça o nó e repita o processo. [9]
    • Sua legging não tem cordão? Suba-a até a barra dela ficar acima dos seus quadris. Caso elas fiquem deslizando para baixo, é melhor comprar uma peça menor.
  5. Colocar meias por baixo de leggings não é a estratégia mais útil do mundo, mas ainda dá para contornar a situação. Como não há tanto espaço, principalmente quando a calça é longa, você precisa comprar meias que fiquem justas contra sua pele. Se possível, use meias de compressão para manter seus pés secos durante o treino. [10]
    • Meias comuns também servem, desde que sejam feitas de materiais que sequem rápido (como poliéster, não algodão).
    • Preste atenção ao comprimento das meias. Se você errar, elas podem deixar sua pele exposta. Tente comprar acessórios mais longos caso sua legging seja mais curta (ou vice-versa).
  6. Muitos atletas amadores e profissionais gostam de colocar shorts e bermudas por cima de suas leggings. Embora a principal vantagem aqui seja que essas peças extras diminuem a exposição, também há outros benefícios: a camada extra de proteção nos dias frios, bolsos para guardar chaves e celular etc.
    • Muitos homens não gostam de usar leggings porque se sentem expostos. O short resolve esse problema, já que bloqueia a visão na região da virilha. [11]
    • Tome cuidado ao combinar sua legging com um short nas épocas mais quentes do ano. O isolamento térmico extra pode fazer seu corpo suar e esquentar mais que o normal.
  7. Caso você prefira não usar short, dá para colocar uma camiseta mais longa para cobrir a virilha. Existem várias opções para diminuir sua exposição! De quebra, a camiseta é útil em atividades de todos os tipos de condições e climas.
    • Escolha uma camiseta feita de material que seque rápido, como poliéster. O algodão retém a água e pode deixar você bastante desconfortável em corridas mais longas.
    • Se você não precisar disfarçar a virilha, compre uma camiseta de compressão! Ela tem o mesmo efeito da legging: funciona como uma segunda pele e absorve o suor.
  8. Quando estiver fazendo frio, você pode muito bem sair para correr usando duas leggings. Coloque a primeira normalmente e, na sequência, ponha uma segunda, mais folgada, por cima. Ajuste as duas peças para elas não ficarem enrugadas em lugar nenhum. [12]
    • Não use duas leggings quando estiver calor! Nessas horas, é melhor colocar um short ou uma camiseta mais longa (se você precisar disfarçar a virilha).
    • Muitas pessoas conseguem correr no frio sem essa segunda legging. Tudo depende do nível de proteção da peça principal. Lembre-se de que o corpo esquenta durante as atividades, então você logo vai estar mais confortável.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Escolhendo uma legging com recursos adicionais

PDF download Baixe em PDF
  1. Alguns tipos de leggings têm uma camada extra de proteção contra temperaturas muito baixas. Peças assim são indispensáveis se você vive em uma região onde costuma fazer frio. Elas são mais grossas que as versões normais, sendo que algumas até trazem lã na parte de dentro. [13]
    • As leggings comuns esquentam o corpo e são muito mais versáteis que as térmicas. Caso você pretenda usar a calça normal, pelo menos escolha um modelo que cubra suas pernas inteiras e um par de meias que combine com ela.
    • Todos os modelos de leggings térmicas cobrem as pernas inteiras e têm bom isolamento.
  2. Por mais que a legging mantenha o corpo aquecido, ela também absorve a umidade da pele. Sendo assim, muitos fabricantes produzem peças com painéis de malha ou outros materiais leves. Esses painéis ficam na parte de trás dos joelhos, mas também podem vir nas laterais das pernas, e sua função é melhorar a circulação de ar na área. [14]
    • Apesar de painéis de ventilação serem fáceis de identificar, eles ainda são opacos e não expõem a pele.
    • Os painéis de ventilação podem não ser tão confortáveis no início, principalmente em dias frios, devido ao aumento na circulação de ar. Mesmo assim, eles são ideais para dar um jeito no suor que deixa a pele fria com o tempo.
  3. Caso você costume correr à noite, é melhor investir em uma legging com estampa refletora para não sofrer nenhum acidente por falta de visibilidade. Algumas calças têm listras verticais que brilham quando são expostas a luzes, como faróis de carros, enquanto outras têm cores parecidas com tons de neon. [15]
    • Use leggings refletoras sempre que você for correr à noite. É melhor presumir que as pessoas não estão enxergando tão bem à noite.
    • Você também pode colocar uma camiseta ou algum acessório refletor para ficar ainda mais óbvio.
  4. A maioria das leggings têm bolsos bem fundos. A menos que você não carregue nada quando corre, é melhor comprar uma calça com bolsos de qualidade e com zíper. Aproveite para levar seu celular, suas chaves e outros itens importantes em segurança. [16]
    • Por mais que leggings com bolsos com zíper oferecem um pouco mais de proteção aos itens importantes durante o treino, nem todo mundo gosta do volume extra.
    • O espaço para guardar objetos é limitado quando se trata de leggings de corrida. Usar um short ajuda, mas talvez você fique desconfortável. Escolha a calça com cuidado, sempre tendo em mente quanto espaço é necessário.
    Publicidade

Dicas

  • Leggings de corrida femininas são diferentes das masculinas, inclusive em termos de formato. Preste atenção na hora de comprar a calça.
  • Nem todo homem fica confortável com leggings de corrida. Algumas pessoas até acham que essas peças são feitas para mulheres, mas não dê bola para nenhum comentário do tipo.
  • Shorts de corrida são excelentes alternativas para leggings quando está fazendo calor, mas criam o risco de machucar e assar a pele (dependendo da atividade).
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 425 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade