Baixe em PDF Baixe em PDF

Umidificadores são usados para devolver umidade ao ar. Eles ajudam em quadros de congestão, ressecamento de pele, sinusite e também em outros aspectos que influenciam a vida diária, como a eletricidade estática. O uso correto de umidificadores pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida em ambientes secos.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Preparando o umidificador

Baixe em PDF
  1. Existem diversos tipos de umidificadores à venda, portanto, encontrar o que mais se adequa às suas necessidades é um fator muito importante. Os mais comuns são:
    • Umidificadores centrais . São utilizados para umidificar o ar da casa inteira. Eles fazem parte da construção da casa e são integrados aos sistemas de aquecimento e de ar condicionado. [1]
    • Umidificadores evaporativos . Esses são os menores umidificadores que usam filtros e ventiladores para adicionar umidade ao ar. Normalmente possuem preços bastante acessíveis. [2]
    • Umidificador impulsor . Umidificadores impulsores liberam uma névoa fria no ar e são indicados para casas com crianças. Esses umidificadores usam discos de movimento rápido para liberar a névoa e funcionam apenas para um cômodo da casa. [3]
    • Umidificadores de vapor quente . Umidificadores de vapor quente aquecem a água em seu reservatório para depois forçar seu resfriamento antes de liberá-la ao ambiente em forma de névoa. Esses são os umidificadores mais econômicos, mas costumam liberar névoas mais quentes que os demais podendo causar queimaduras. [4]
    • Umidificadores ultrassônicos . Umidificadores ultrassônicos usam vibrações para liberar umidade ao ambiente. Eles possuem versões com vapor quente ou frio, tornando-os uma boa opção para casas com crianças. Escolha um de tamanho adequado à intenção de uso e ao tamanho do ambiente onde será utilizado. Seu custo pode variar de acordo com o tamanho e outras funções específicas. [5]
  2. Umidificadores são vendidos em diversos modelos, cada um deles com recomendações próprias de configuração e manutenção. As instruções podem apresentar diferenças entre modelos, portanto, leia as instruções específicas para o modelo que adquiriu.
  3. Com o auxílio do manual, monte as partes que precisam ser encaixadas antes do umidificador estar pronto para uso. Isso pode incluir a montagem de rodas para maior mobilidade, encaixes básicos, ou a configuração de preferências pessoais (como o tamanho da abertura de saída da névoa).
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Usando o umidificador

Baixe em PDF
  1. Remova o reservatório de água e lave-o com água e sabão antes de usá-lo. Isso removerá qualquer resíduo do processo de fabricação evitando que respire impurezas depois que o umidificador entrar em operação.
  2. Depois de limpo, preencha o reservatório com água destilada. [6] Alguns umidificadores permitem o uso de água da torneira, mas o uso da destilada garantirá uma água livre de quaisquer impurezas que a água da torneira possa conter. Adicione água até a linha de nível indicada no próprio reservatório.
    • Caso seja necessário adicionar um filtro à água, esse é o momento de posicioná-lo.
    • Troque a água sempre que usar o umidificador.
  3. O umidificador deve ficar em uma superfície elevada e plana, ao menos a 30 centímetros de distância de paredes. [7] Escolha um local alto e sem obstáculos, como a superfície de um gaveteiro.
    • Não posicione o umidificador embaixo de prateleiras, ou perto de papéis ou cortinas. Objetos próximos tendem a ficar úmidos ao longo da operação do umidificador.
    • Antes de ligar o umidificador, verifique o equipamento e suas cordas para garantir que estão em boas condições.
  4. Plugue o umidificador na tomada e aperte o botão de ligar. Alguns umidificadores podem ter vários botões para o ajuste das configurações, use-os para mudar a operação do aparelho de acordo com suas preferências pessoais. Caso não entenda alguma das funções dos botões consulte o manual de instruções.
    • Alguns umidificadores possuem compartimentos especiais para adição de óleos essenciais ou vaporizantes à névoa. Caso deseje, adicione esses itens durante esse passo, entretanto, se o umidificador não anunciar explicitamente a compatibilidade com esses itens, não os use.
    • Os níveis recomendados de umidade ficam entre 30 e 50%. [8]
    • Desligue o umidificador sempre que ele não estiver em uso. Ele não deve ficar operando em cômodos que não estão sendo ocupados.
  5. Um umidificador deve ser limpo pelo menos duas vezes por semana quando usado regularmente. [9] Isso previne o crescimento de bactérias no aparelho e na água. Para usos menos frequentes os hábitos de limpeza devem sem ainda mais minuciosos, já que intervalos sem uso favorecem o crescimento de bactérias e fungos.
    • Leia o manual com calma para obter dicas sobre a limpeza e a manutenção do seu produto.
    • Água e sabão neutro funcionam bem para limpezas básicas, mas o uso de água oxigenada e vinagre é indicado para matar bactérias.
  6. Publicidade

Dicas

  • O uso de água de torneira em umidificadores não apresentou riscos conclusivos à saúde. A água destilada é apenas uma alternativa mais pura e que causa menos complicações ao equipamento.
Publicidade

Avisos

  • Não permita que a área ao redor do umidificador fique úmida. Isso favorece o crescimento de mofo e míldio.
  • Pessoas jovens, idosas ou com doenças respiratórias são mais suscetíveis a bactérias que se espalham no ar, portanto, é importante que umidificadores usados perto dessas pessoas sejam limpos cuidadosamente e com regularidade.


Publicidade

Materiais Necessários

  • Umidificador
  • Água (opcionalmente destilada)
  • Sabão neutro


Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 98 824 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade