O DOSBox é um programa que emula as funções do MS-DOS, incluindo som, gráfico, entrada de dados e rede. Ele geralmente é utilizado para a execução de jogos antigos que foram desenvolvidos especialmente para o sistema operacional MS-DOS. O DOSBox está disponível gratuitamente para download, e ele pode ajudá-lo a executar quase qualquer um dos seus jogos antigos favoritos facilmente.
Passos
-
Baixe a última versão do DOSBox. Você pode baixá-la gratuitamente na seção "Downloads" do site www.DOSBox.com .
-
Abra o instalador. Ao instalar o DOSBox, pode ser melhor alterar o local de instalação padrão para C:\DOSBox .
- Altere o C: para a letra da unidade onde você deseja instalar o DOSBox.
-
Crie uma nova pasta para os jogos no mesmo drive. Os jogos baixados vão ser salvos nela. Essa pasta vai ser montada como um drive virtual no DOSBox.
- Por exemplo, se você instalou o DOSBox no local C:\DOSBox\ , crie uma pasta para os jogos no mesmo drive, como C:\Jogos do DOS .
-
Baixe um jogo. Existe uma infinidade de sites que disponibilizam jogos para o DOS e que podem ser baixados de forma grátis e legal. Pesquise por sites "abandonware". "Abandonware" é um software cujo desenvolvimento, distribuição e comercialização foi, por algum motivo, descontinuado. Esse motivo pode ser o fim do direito de exploração da propriedade intelectual, ou o desinteresse pela exploração econômica desse direito. Salve os arquivos baixados em sua própria pasta, dentro da pasta para os jogos criada previamente.
- Também é possível copiar os arquivos de instalação de um CD ou até mesmo de um disquete.
-
Inicie o DOSBox. Você vai ser redirecionado ao "Prompt de Comando Virtual" Z:\> . [1] X Fonte de pesquisaPublicidade
A seguir você vai encontrar diversas formas de montar diferentes tipos de mídia no DOSBox. Montar a pasta de jogos permite que você execute qualquer jogo baixado e salvo nela. Montar um CD permite que você execute jogos do DOS diretamente pelo disco de instalação. Montar uma imagem de disco (ISO) permite que você execute arquivos de imagem de um CD como se o próprio CD estivesse inserido.
-
Monte a pasta dos jogos. Não é seguro montar o disco rígido inteiro no DOSBox. Sendo assim, monte somente a pasta de jogos para transformá-la em um drive virtual. A pasta dos jogos vai funcionar como um disco rígido.
- Digite mount C C:\DOSGAMES e aperte a tecla ↵ Enter . Digite C: e aperte a tecla ↵ Enter . O diretório de entrada vai ser alterado para C:\> .
- Para usuários do Mac, altere os locais conforme apropriado (por exemplo mount C ~/Jogos do DOS )
-
Monte um CD. Insira o CD na unidade de disco do computador. Digite o seguinte comando de montagem:
- Digite mount D D:\ -t cdrom e pressione a tecla ↵ Enter . Substitua o D:\ pela letra do drive da unidade de disco. Digite D: e pressione a tecla ↵ Enter . O diretório de entrada vai ser alterado para D:\> e você vai poder navegar entre os arquivos do CD.
- cdrom precisa estar em letra minúscula.
-
Monte uma imagem de disco ISO. Se você tiver um arquivo ISO do CD com o jogo desejado, é possível montá-lo como se fosse o próprio CD.
- Digite imgmount D C:\ CaminhoImagem\imagem.iso -t iso e aperte a tecla ↵ Enter . Substitua C:\ CaminhoImagem\imagem.iso pelo caminho e o nome do arquivo.
-
Monte uma imagem de disco Bin/CUE. Se você tiver um arquivo BIN/CUE do CD com o jogo que deseja jogar, é possível montá-lo como se fosse o próprio CD.
- Digite imgmount D C:\ CaminhoImagem\imagem.cue -t iso e aperte a tecla ↵ Enter . Substitua C:\ CaminhoImagem\imagem.cue pelo caminho e o nome do arquivo. O arquivo BIN precisa ter o mesmo nome e estar no mesmo local.
-
Monte um drive de disquete. Se você tiver um drive de disquete em seu computador, é possível montá-lo para que ele seja acessado pelo DOSBox.
- Digite mount A A:\ -t floppy e aperte a tecla ↵ Enter .
-
Configure o DOSBox para montar o drive automaticamente. Para economizar tempo ao abrir o DOSBox, você pode configurá-lo para montar os drives que quiser automaticamente. Para fazer isso, vai ser preciso abrir o arquivo dosbox.conf em um editor de texto, como o Bloco de Notas. [2] X Fonte de pesquisa
- Windows: C:\Users\ username \AppData\Local\DOSBox\dosbox- version .conf
- Mac: /Macintosh HD/Users/ username /Library/Preferences/DOSBox version Preferências
- Adicione as seguintes linhas ao final da configuração do arquivo e salve-o:
MOUNT C C:\DOSGAMES C:
Publicidade
-
Visualize a lista de pastas. Se você montou a pasta "Jogos do DOS", cada jogo geralmente vai estar contido em sua pasta específica. Digite dir para listar todas as pastas dos jogos. Se você montou um CD ou uma imagem de CD, uma lista com todos os arquivos e pastas do disco vai ser exibida.
-
Digite . cd pasta para abrir a pasta do jogo que deseja jogar .
-
Digite . dir para exibir uma lista com todos os arquivos da pasta do jogo .
-
Procure pelo arquivo do jogo. A maioria dos jogos é iniciada por um arquivo de extensão .exe, mas também pode ser preciso abrir um arquivo .bat. ou .com. Isso vale principalmente para jogos mais antigos.
- O arquivo .exe geralmente tem o mesmo nome do jogo. Por exemplo, o jogo "Príncipe da Pérsia" pode ser chamado PDP.EXE .
-
Execute o arquivo do jogo. Digite o nome do arquivo .exe, .com ou .bat, incluindo a extensão e aperte a tecla ↵ Enter .
-
Ajuste o desempenho do jogo. Existem diversos atalhos do teclado que podem ser utilizados para ajustar o desempenho do jogo. Esses comandos podem ser muito úteis, já que os jogos antigos não funcionam muito bem nos sistemas modernos.
- Ctrl + F8 : aumenta a quantidade de frameskip . O frameskip previne que o DOSBox renderize alguns quadros, o que pode melhorar o desempenho, mas pode causar alguns problemas gráficos.
- Ctrl + F7 : diminui a quantidade de frameskip . Um frameskip igual a zero significa que o DOSBox vai renderizar cada quadro possível.
- Ctrl + F12 : acelera o jogo por meio da alocação de recursos do processador ao DOSBox. É possível monitorar o processar pressionando as teclas Ctrl + ⇧ Shift + Esc e selecionando a aba "Desempenho". Se ainda assim precisar melhorar o desempenho após realocar o máximo de recurso possível do processador ao DOSBox, aumente o frameskip .
- Ctrl + F11 : desacelera o jogo por meio da deslocação de recursos do processador ao DOSBox.
- Nem todos os jogos funcionam sem travar no DOSBox, mesmo após ajustar as configurações de desempenho.
-
Altere para o modo de tela cheia. Se quiser executar o jogo em tecla cheia, aperte as teclas Alt + ↵ Enter . Para sair desse modo, pasta apertar as mesmas teclas novamente.Publicidade
-
Baixe e instale um programa front-end (interface mais amigável). Se usar o "Prompt de Comando" parece muito complexo, baixe algum programa com gráficos mais amigáveis. Esses programas usam a interface do Windows, permitindo carregar, iniciar e ajustar jogos sem nunca precisar usar o "Prompt de Comando".
- Uma das opções mais populares é o D-Fend Reloaded, disponível gratuitamente no endereço www.dfendreloaded.sourceforge.net .
- Ele contém arquivos do DOSBox.
-
Execute o D-Fend Reloaded. Após o final da instalação, abra o D-Fend Reloaded para gerenciar os jogos. Os jogos instalados vão estar listados no painel da esquerda.
-
Adicione os jogos. É possível adicionar facilmente os jogos do DOS arrastando o arquivo do jogo para a janela do D-Fend Reloaded. O arquivo do jogo vai ser extraído automaticamente e salvo no local correto.
-
Execute um jogo. Dê um clique duplo sobre o jogo na lista para inicializá-lo. O esquema de cores do Windows pode ser alterado temporariamente enquanto o jogo estiver em execução para suportar o esquema de cores do DOS. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade