Baixe em PDF Baixe em PDF

Se você perder seu dispositivo Android, use o Gerenciador de Dispositivos para tentar localizá-lo. Com esse programa, também é possível configurar uma nova senha, fazer o aparelho tocar ou apagar todos os seus dados (caso ele já não possa ser recuperado). A maioria dos dispositivos com tal sistema operacional traz esse serviço de fábrica, mas você pode ter de configurá-lo manualmente em aparelhos mais antigos.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Configure o dispositivo

Baixe em PDF
  1. Qualquer Android na versão 2.2 (Froyo) ou superior pode usar o Gerenciador de Dispositivos. Para prosseguir, obtenha o Google Play Services — que costuma ser instalado automaticamente assim que o usuário acessa a Play Store.
    • Atenção: em muitos dispositivos Android mais recentes, não é necessário seguir os passos indicados nesta seção (pois os aparelhos já são configurados).
  2. É provável que você já esteja conectado; se não estiver, vá ao menu de configurações para adicione a conta ao aparelho.
    • Abra o menu de configurações e vá à seção "Contas".
    • Clique em "Adicionar conta" e, depois, em "Google".
    • Digite suas informações de conta para acessá-la.
    • Abra o menu de configurações e clique em "Localização".
    • Veja se a barra está ativada.
    • Ative o modo de "Alta precisão" para obter resultados de localização mais específicos.
  3. Ele está disponível em todos os aparelhos Android de versão 2.2 ou superior que possuem o Google Play Services. Com ele, você poderá fazer ajustes no Gerenciador de Dispositivos. [1]
    • Clique em "Segurança", na seção "Serviços".
    • Veja se a opção "Localizar remotamente o dispositivo" está ativada. Com ela, o Gerenciador de Dispositivos poderá encontrar o aparelho e exibi-lo no mapa.
    • Veja se a opção "Permitir bloqueio e limpeza remotos" também está ativada. Esse é um ajuste importante para a segurança; com ele, seus dados ficarão protegidos caso o aparelho seja perdido ou roubado.
  4. A última etapa do processo de ativar o Gerenciador de Dispositivos é dar permissões para o bloqueio e a limpeza remotos. [2]
    • Clique em "Segurança" no menu de configurações.
    • Role a página e clique em "Administradores de dispositivo".
    • Veja se a opção "Gerenciador de Dispositivos Android" está marcada.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Localize e gerencie dispositivos

Baixe em PDF
  1. Há dois modos diferentes de acessá-lo:
    • Visite seu site pelo link google.com/android/devicemanager e acesse a mesma conta do Google à qual conectou o dispositivo;
    • Baixe o aplicativo do Gerenciador pela Google Play Store em outro dispositivo Android. Se estiver usando o app no aparelho de outra pessoa, faça o acesso por um usuário convidado. Entre na conta do Google à qual o dispositivo perdido está conectado. O Gerenciador de Dispositivos Android não tem uma versão para o iOS; se for o caso, use o site.
  2. Caso tenha conectado vários aparelhos Android à conta, poderá escolher qual deles quer localizar e gerenciar. Para isso, clique no nome do dispositivo ativo e selecione a opção desejada do menu.
  3. Você poderá vê-lo se tiver ativado a localização do aparelho. Caso ele tenha sinal GPS, o mapa será relativamente preciso. Caso só tenha a localização sem fio, o resultado será mais geral (ou talvez o aparelho nem apareça no mapa).
    • Se o Gerenciador de Dispositivos Android não encontrar a localização precisa do aparelho, exibirá um círculo na área geral onde ele está. Assim, refaça seus passos para tentar encontrá-lo.
  4. Se estiver tentando encontrá-lo em uma área próxima, clique no botão "Chamar". O aparelho tocará no volume máximo por cinco minutos ou até ser desbloqueado.
  5. Se tiver medo que ele caia nas mãos erradas, configure um código novo por meio do botão "Bloquear". O aparelho só poderá ser destravado se esse código for informado. Você também pode criar uma mensagem para ser exibida na tela do dispositivo.
  6. Se achar que ele foi roubado ou que o perdeu de vez, exclua todos os dados e configurações do aparelho por meio do botão "Limpar". Essa opção o levará de volta aos padrões de fábrica. Caso o dispositivo não esteja conectado à rede nesse momento, a limpeza será feita da próxima vez que ele for ligado à internet.
    Publicidade

Dicas

  • Use o botão representado por um lápis para mudar o nome de cada dispositivo. Assim, você poderá identificá-los com mais facilidade, principalmente se houver muitos aparelhos.
Publicidade

Avisos

  • Caso ache que o dispositivo foi roubado, não use o mapa para tentar localizar o responsável. Em vez disso, vá à polícia.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 17 663 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade