Baixe em PDF
Baixe em PDF
O "Net Send" é uma ferramenta de linha de comando usada no Windows XP para enviar mensagens para outros usuários e computadores em uma rede local. No Windows Vista, ela foi substituída pelo "msg.exe", uma ferramenta de linha de comando com funcionalidade e sintaxe bastante parecidas. O "Net Send" não envia mensagens de um computador com Windows XP para um computador com uma versão mais recente do Windows.
Passos
-
Abra o "Prompt de Comando". Você pode usar o comando net send para enviar mensagens para outros computadores da sua rede. O comando é usado pelo "Prompt de Comando". O "Prompt de Comando" pode ser aberto pelo menu "Iniciar" ou apertando as teclas ⊞ Win + R e digitando "cmd".
- Se estiver usando o Windows Vista, 7, 8, 8.1 ou 10, consulte a próxima seção. O comando net send foi descontinuado a partir do Windows Vista, e substituído por um comando similar, o msg .
-
Inicie o comando. Digite net send e aperte a tecla espaço . Você vai adicionar informações ao final do comando para especificar o conteúdo e destino da mensagem.
-
Defina o destinatário da mensagem. Existem diversas formas diferentes de direcionar a mensagem para uma pessoa específica ou para um grupo inteiro: [1] X Fonte de pesquisa
- net send nome : você pode digitar o nome de usuário ou do computador da sua rede para enviar a mensagem para uma pessoa específica. Caso haja um espaço entre o nome, use aspas (por exemplo net send "John Doe" ).
- O comando net send * envia a mensagem para todos os usuários no domínio ou grupo de trabalho atual.
- O comando net send /domain: nome domínio envia a mensagem para todos as pessoas em um domínio ou grupo de trabalho específico.
- O comando net send /users envia a mensagem para todos os usuários atualmente conectados ao servidor.
-
Escreva a mensagem. Após definir o destinatário, digite a mensagem que deseja enviar. A mensagem pode ter até 128 caracteres.
- Por exemplo: net send "John Doe" Vamos nos encontrar em 10 minutos .
-
Envie a mensagem. Após digitar a mensagem, aperte a tecla ↵ Enter para enviá-la. O destinatário vai recebe-la em uma caixa de diálogo do Windows (contanto que esteja logado e conectado à rede).Publicidade
-
Verifique se a sua versão do Windows suporta o comando msg . O comando msg substitui a funcionalidade do antigo (e descontinuado) comando net send . Infelizmente, o comando msg está limitado às edições "Professional" e "Enterprise" do Windows. Caso esteja usando a edição "Home", vai ser preciso atualizar para a edição "Professional" ou "Enterprise" para usar o comando msg . [2] X Fonte de pesquisa
- Você pode ver a versão do Windows apertando as teclas ⊞ Win + Pause ou clicando como botão direito em "Computador" e selecionando "Propriedades". Ela vai estar listada sob a seção "Edição do Windows".
-
Abra o "Prompt de Comando". Assim como o net send , o comando msg é executado a partir do "Prompt de Comando". Existem diversas formas para abri-lo, dependendo da versão do Windows utilizada, ou você pode apertar a tecla ⊞ Win e digitar "cmd".
- Windows Vista e 7: abra o "Prompt de Comando" pelo menu "Iniciar".
- Windows 8.1 e 10: clique com o botão direito no botão "Iniciar" e selecione "Prompt de Comando".
- Windows 8: pressione as teclas ⊞ Win + X e selecione "Prompt de Comando".
-
Inicie o comando. Digite msg e aperte a tecla Espaço . Você vai adicionar o destino e a mensagem em si ao final do comando.
-
Defina o destinatário da mensagem. O comando msg possui algumas diferenças de direcionamento em relação ao antigo comando net send : [3] X Fonte de pesquisa
- msg nome de usuário – digite o nome de usuário na rede para enviar a mensagem para ele.
- msg sessão : digite o nome de uma sessão específica para a qual deseja enviar a mensagem.
- msg IDsessão : digite o número de uma sessão específica para a qual deseja enviar a mensagem.
- msg @ nome do arquivo : digite o nome do arquivo que contenha uma lista de nomes de usuários, sessões ou ID's das sessões para os quais deseja enviar a mensagem. Esse comando é muito útil para listas de departamentos.
- msg * : esse comando envia a mensagem para todos os usuários do servidor.
-
Defina o servidor no qual deseja verificar os destinatários (opcional). Caso queira mandar a mensagem para uma pessoa em um servidor diferente, digite as informações do servidor seguidas das informações do destinatário. Caso você não especifique o servidor, a mensagem vai ser enviada para o servidor atual.
- msg * /server: nome do servidor .
-
Defina um limite de tempo (opcional). É possível adicionar um limite de tempo à mensagem caso ela seja sensível ao fator tempo. O tempo é indicado em segundos. O modificador de limite de tempo é inserido após os dados do servidor (caso esteja presente).
- msg * /time: segundos (por exemplo, 300 segundos para um limite de tempo de cinco minutos).
-
Escreva a mensagem. Após definir todas as opções, você pode adicionar a mensagem ao final do comando. Também é possível apertar a tecla ↵ Enter sem digitar nenhuma mensagem, e você vai ser solicitado a redigi-la em uma linha separada.
- Por exemplo, msg @setordevendas /server:FilialSul /time:600 Parabéns por terem atingido a cota de vendas trimestral, equipe!
-
Envie a mensagem. Aperte a tecla ↵ Enter para enviar a mensagem. O destinatário deverá recebê-la imediatamente.
- O comando msg foi desenvolvido para enviar mensagens para usuários em terminais, e não necessariamente para diferentes computadores Windows na mesma rede.
-
Resolução de problemas. Existe dois erros diferentes que podem ocorrer ao usar o comando msg : [4] X Fonte de pesquisa
- 'msg' não é reconhecido como comando interno ou externo, um programa operável ou arquivo de lote em lotes. Caso receba essa mensagem de erro, você não está usando uma versão do Windows com suporte ao comando msg . Vai ser preciso atualizá-lo para a edição "Professional" para acessar esse comando.
- Erro 5 ao obter nomes de sessão ou Erro 1825 ao obter nomes de sessão : existe um problema de comunicação com o destinatário. Alguns usuários resolvem esse erro abrindo o "Editor de Registro" no computador do destinatário (execute o comando "regedit" para abri-lo), navegando até "HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server", e alterando o valor do registro "AllowRemoteRPC" de "0" para "1".
Publicidade
Referências
Publicidade