Baixe em PDF Baixe em PDF

Saber como usar um tripé pode dar um ar mais profissional às suas fotografias e aos seus vídeos. Além disso, o equipamento ajuda o fotógrafo a prestar mais atenção na composição da imagem, já que deixa a câmera mais estável. Você só tem que escolher um tripé que seja compatível com a sua máquina para começar a treinar! Leia este artigo para descobrir mais.

Parte 1
Parte 1 de 5:

Montando o tripé

Baixe em PDF
  1. Antes de começar a montar o tripé, pense onde quer tirar a foto. [1] Decida se o ambiente é ideal e em que direção quer tirar a fotografia.
  2. Watermark wikiHow to Usar um Tripé
    Aponte uma na mesma direção em que a câmera vai ficar para criar um espaço entre as outras duas — no qual você possa ficar para tirar a foto. Dessa forma, vai ser mais fácil e confortável fazer o ensaio.
  3. Watermark wikiHow to Usar um Tripé
    Abra as travas que prendem as pernas e as estenda. Comece nas partes mais grossas, que dão mais estabilidade à câmera do que as mais finas.
  4. Watermark wikiHow to Usar um Tripé
    Se estiver sobre uma superfície irregular, reajuste as pernas até deixar tudo bem estabilizado. Caso o terreno em questão seja macio ou arenoso, afunde as pernas no chão até elas ficarem bem presas.
    • Você pode colocar mais peso no centro do tripé para deixá-lo mais estável. Pendure a mochila da câmera no equipamento, por exemplo.
  5. Watermark wikiHow to Usar um Tripé
    Alguns modelos já vêm com uma ferramenta que mede esse nivelamento. Se não for o caso, afaste-se um pouco e veja se a estrutura está perpendicular ao solo. [2]
  6. Watermark wikiHow to Usar um Tripé
    Se montar o tripé e notar que a máquina precisa ficar em um ponto mais alto, comece ajustando as pernas. As três já são suficientes para deixar o equipamento estabilizado; portanto, se usar o apoio da câmera, pode acabar prejudicando a fotografia final. Só o faça se não tiver mais opção ou se quiser fazer ajustes pequenos, de poucos centímetros, na altura.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Posicionando a câmera

Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Usar um Tripé
    A maioria dos equipamentos tem uma peça que fica presa à base da câmera, travando-a no tripé e permitindo que o fotógrafo a tire sem muito esforço, caso esteja com pressa. Tire-a da base usando a trava de segurança. [3]
  2. Watermark wikiHow to Usar um Tripé
    Encaixe-a no orifício que fica debaixo da máquina e gire-a em sentido horário até onde for possível. Caso queira poupar tempo, faça isso antes mesmo de sair para tirar as fotos.
  3. Watermark wikiHow to Usar um Tripé
    A base de apoio deve ficar entre o equipamento e a base da câmera em si. Alguns equipamentos travam a máquina automaticamente; espere ouvir um clique.
  4. Watermark wikiHow to Usar um Tripé
    Depois, determine se a câmera está presa mesmo , antes de soltá-la. Para se certificar, balance a estrutura.
  5. Watermark wikiHow to Usar um Tripé
    Para isso, você pode ter que soltar uma pecinha que fica bem embaixo da base de apoio da máquina. Depois de chegar ao ângulo esperado, aperte tudo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Tirando fotos

Baixe em PDF
  1. Você provavelmente vai ter que fazer alguns ajustes quando for usar o tripé.
    • Desligue a função de estabilização de imagem, já que a câmera vai ficar imóvel de qualquer forma.
    • Ative o bloqueio do espelho se tiver um controle remoto para a câmera (DSLR). O movimento do espelho pode provocar vibrações; assim, se bloqueá-lo, você vai tirar fotos mais estáveis. [4]
    • Desligue a função Auto ISO. Tire as fotos com o ISO normal da câmera para diminuir os ruídos na imagem e gerar uma fotografia de qualidade dinâmica. Esse ISO normal varia entre 64 e 200. [5]
  2. Watermark wikiHow to Usar um Tripé
    Se a câmera tiver essa funcionalidade, configure-a em um atraso de dois segundos a partir do momento em que pressiona o obturador. [6] Dessa forma, a máquina vai ter um momento a mais para se estabilizar.
  3. Depois de passar tanto tempo preparando a câmera e o tripé para tirar a foto perfeita, não arrisque estragar tudo esbarrando ou mexendo na estrutura sem querer. Em vez de pressionar o obturador diretamente, use um controle remoto.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Decidindo se precisa de um tripé

Baixe em PDF
  1. Por exemplo: se o obturador estiver configurado num tempo de 1/60 segundos e a máquina estiver com uma lente de 100 mm, você vai precisar do apoio. O mesmo vale se estiver usando lentes mais longas e o ambiente estiver mal iluminado.
  2. Se precisar de imagens de resolução maior na hora de revelar, você pode usar um tripé com um ISO baixo, que também diminua o tempo de exposição. Assim, os pixels vão ter maior qualidade quando for a hora de aumentar a imagem. [7]
  3. Muitos fotógrafos profissionais usam o equipamento quando tiram fotos de paisagens para capturar o maior número possível de detalhes. Esse tipo de fotografia sempre pede o apoio para ficar preciso e detalhado. [8]
    • É preciso usar o tripé com certas técnicas, como as fotos em lapso de tempo (sequenciais), para produzir várias imagens a partir da única posição. O fotógrafo também pode optar por usar um apoio para criar um borrão, tirar fotos panorâmicas ou misturar várias imagens. [9]
  4. Pense no quanto vai ter que mexer a câmera. Não dá para ficar parado quando se quer tirar fotos de partidas de esportes ou da natureza, por exemplo; nem é prático ficar mudando de lugar e montando o tripé. Nesses casos, é melhor nem usá-lo. Em vez disso, aumente o tempo de exposição da máquina para deixar as imagens bem nítidas. Para isso, leve a câmera da função Auto à Manual ou da "Prioridade de abertura" à "Prioridade do obturador" no menu de ajustes. [10]
    • Não use o tripé quando estiver em meio à multidão. A base mais larga do equipamento é um obstáculo no caminho das pessoas: alguém pode tropeçar na estrutura e arruinar a sua foto — ou pior, se machucar. Nessas situações, use um monopé.
    • Não use um tripé quando quiser usar o flash como fonte de luz. O flash pisca em um único instante; assim, você não vai precisar do tripé quando ele estiver ativado.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Escolhendo um tripé

Baixe em PDF
  1. Dê uma olhada na base da máquina e no apoio em cima do equipamento e determine se eles se encaixam. A maioria das câmeras profissionais é compatível com tripés também profissionais, mas nem tudo é universal. [11] Faça um teste para descobrir.
  2. Watermark wikiHow to Usar um Tripé
    Você pode até ficar tentado a comprar um equipamento mais fino, mas talvez ele não dê tanta estabilidade à foto. [12] Se a sua câmera for cara, faça o máximo para evitar acidentes (como ela ser derrubada por uma brisa leve e acabar quebrando). Teste o peso de modelos diferentes e compre algo que seja resistente, mas não tão pesado para carregar.
  3. Todo tripé pode parecer igual, mas alguns são melhores que os outros. Compre um equipamento com um gancho para a mochila da câmera ou um nível interno — isso pode fazer muita diferença na hora da fotografia. Passe a mão por todas as peças e pense no valor do tripé antes de comprá-lo.
    Publicidade

Dicas

  • Leia o manual do usuário do tripé de cabo a rabo; você pode precisar dele.
  • Experimente cada peça do tripé. Familiarize-se com tudo para saber usá-lo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 22 564 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade