Baixe em PDF Baixe em PDF

Muitas vezes, a gravidez é uma das mais alegres experiências da vida, cheia de expectativa e esperança por um grande futuro. No entanto, junto a ela, aparecem incômodos e dores que podem afetar articulações e músculos da mulher, principalmente na parte inferior das costas. Uma das formas mais recomendadas para aliviar tais desconfortos – especialmente nas costas, que ocorre em 50 a 70% das gestações – é o uso de uma bolsa térmica. [1] As bolsas térmicas podem auxiliar no alívio de inflamações e dores em algumas partes do corpo das gestantes, como nas costas ou joelhos. Ao seguir instruções específicas, o uso de bolsas térmicas durante a gravidez é algo totalmente seguro.

Método 1
Método 1 de 2:

Utilizando uma bolsa térmica durante a gestação

Baixe em PDF
  1. O mais importante a se lembrar, enquanto grávida, é que a temperatura central do corpo deve ser mantida abaixo de 39 °C. Devido a isso, é fundamental nunca deixar a bolsa em contato com o corpo por muito tempo.
    • O período de uso recomendado é de 20 minutos. Esta deve ser a quantidade certa de tempo para uso durante uma sessão. Sempre faça intervalos entre aplicações para que o corpo tenha tempo de resfriar-se. [2]
  2. Aquecer demais as bolsas térmicas poderá causar queimações na pele, aumentando demais a temperatura corporal. Não durma enquanto uma bolsa estiver aplicada e deixe-a em uma temperatura que forneça alívio e conforto a você.
    • Geralmente, é recomendado começar com temperaturas baixas, aumentando-as progressivamente. No entanto, nunca aqueça-a em excesso durante a gravidez. [3]
  3. As bolsas térmicas não devem ser utilizadas para aquecer regiões extensas do corpo, pois isso não é saudável para a pele e nem para a temperatura da mulher. Quanto mais o corpo ficar exposto a ela, maior será a temperatura corporal.
    • Em vez disso, coloque a bolsa em suas costas, joelho ou ombro (um local por vez). [4]
  4. Evite deixá-la perto do corpo enquanto estiver dormindo, pois a chance de ocorrer um problema graves é maior. Ela pode queimar a pele ou elevar demais a temperatura corporal.
    • Desligue-a ou tire-a de perto antes de entrar na cama. Não é recomendado aplicá-la na cama, já que a gestante poderá pegar no sono e dormir com ela, o que é muito prejudicial à saúde. [5]
  5. Essas dores devem ser analisadas imediatamente por um ginecologista, já que pode haver algo mais grave acontecendo em relação à gravidez. Evite colocar a bolsa térmica no abdômen. Apesar de não haver nenhuma comprovação de que as bolsas elétricas criam qualquer tipo de eletromagnetismo que interfira com a saúde do bebê, a temperatura acima de 39,4 °C pode causar problemas de desenvolvimento.
    • Devido a essa possibilidade, não coloque as bolsas diretamente sobre o abdômen em hipótese alguma.
    • Uma boa ideia é retirar um lençol ou cobertor mais quente e colocar a bolsa. Tire a compressa assim que a pele estiver quente ao toque. [6]
  6. Caso sinta receio de colocá-las sobre o corpo durante a gravidez, devido às correntes elétricas que emitem ou pelos possíveis danos que podem causar à pele, aproveite-se dos benefícios das bolsas sem realizar contato direto com elas. Ligue um colchão elétrico ou até bolsa térmica elétrica. Essa última deve ser colocada sob o cobertor ou entre os lençóis para aquecer a cama. Desligue os aparelhos quando estiver pronta para deitar ou dormir.
    • Dessa forma, será possível aproveitar o aquecimento fornecido pela bolsa sem ficar em contato direto com ela ou com a corrente elétrica produzida.
  7. Para reduzir um pouco da intensidade do aparelho, ele pode ser coberto com outro tecido, como uma toalha, pano ou até um cobertor. Enrolar a bolsa em uma camada extra – como a de uma camiseta que não serve mais – tornará a aplicação sobre os músculos mais segura.
    • Ao sentir dores nas costas, tente colocar a bolsa sob um travesseiro leve, posicionando-o atrás das costas enquanto fica reclinada em um sofá ou cama. Porém, lembre-se de que a bolsa térmica está ligada. Ela deve ser retirada ou desligada antes que você durma para evitar queimaduras ou até um incêndio.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Utilizando compressas frias

Baixe em PDF
  1. Algumas mulheres se sentem melhores utilizando tratamentos com temperaturas baixas para combater dores e inflamações, principalmente se aplicados antes de bolsas quentes. Ao sentir uma dorzinha em um local específico da parte inferior das costas, use uma compressa fria para aliviar a dor durante os primeiros dias. Comece usando uma compressa fria ou até um pacote de gelo para resfriar o local dolorido, não deixando-os por mais de 20 minutos. Retire a compressa ou o gelo. [7]
  2. Em vez de usar uma compressa pronta ou até um pacote de gelo, é possível criar uma “personalizada”. Para isso, pegue um saco hermético e preencha o com gelo, encha uma garrafa com água fria, molhe um pano com água fria ou pegue um pacote de legumes congelados e enrole-o em uma toalha. Quaisquer uma dessas alternativas poderá ser aplicada com segurança à pele no lugar de tratamentos com compressas quentes.
    • O mesmo limite de tempo se aplica a esses métodos. Quando a pele fica exposta demais ao frio, ela também pode sofrer queimaduras. [8]
  3. Alternar a aplicação de compressas quentes e frias pode aliviar os desconfortos nas costas e musculares com mais rapidez, além de evitar o superaquecimento da pele.
    • Resfriar a pele e os músculos antes de aplicar a bolsa quente pode dar a sensação de que ela está em uma maior temperatura, mesmo esquentando levemente a água ou utilizando uma configuração baixa.
    Publicidade

Dicas

  • As bolsas térmicas são seguras para mulheres grávidas, de acordo com a Clínica Mayo, a Universidade Americana de Obstetras e Ginecologia e a Associação Americana da Gravidez. Porém, lembre-se de que elas não devem ser excessivamente aquecidas ou colocadas sobre a pele por muito tempo.
  • Dores nas costas e desconfortos pelo corpo são normais durante a gravidez, mas é fundamental entrar em contato com o SAMU (192) imediatamente ao sentir dores fortes e persistentes, que pioram ou que oscilam. Elas podem indicar complicações na gestação.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 95 478 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade