Este artigo foi coescrito por Amber Rosenberg, PCC
. Amber Rosenberg é uma coach executiva, de vida e de carreira em San Francisco. Como proprietária da Pacific Life Coach, Amber tem 20 anos de experiência profissional e atuou em empresas, no ramo da tecnologia e em organizações sem fins lucrativos. Amber treinou no Coaches Training Institute e participa da International Coaching Federation (ICF).
Este artigo foi visualizado 4 171 vezes.
Precisa de algum motivo para sair do trabalho, da faculdade ou de um evento chato? As emergências familiares são perfeitas se você precisar de uma folga, pois as pessoas, geralmente, não pedirão muitos detalhes. No Brasil, existe a Licença de Óbito (ou Licença Nojo) prevista na CLT e que garante dias de folga remunerados no caso de um falecimento na família. O número de dias dependerá o grau de parentesco com o falecido. [1] X Fonte de pesquisa Abaixo, você confere uma lista com as melhores desculpas envolvendo emergências familiares. Só não se esqueça de que uma pequena mentira, provavelmente, não causará problemas, mas usar mortes ou doenças sérias como desculpa mais de uma vez é bem arriscado.
O que você precisa saber
- Dê uma desculpa dizendo que alguém da sua família está doente, se machucou ou sofreu um acidente. Dizer que precisa cuidar dos filhos ou levar um familiar ao médico também é uma boa saída.
- Você também pode inventar uma emergência doméstica, como um vazamento de água, de gás ou uma invasão na casa.
- Não dê detalhes quando for explicar sua falta ao seu professor ou chefe. Seja o mais vago possível para não ser pego na mentira.
Passos
-
Doenças costumam ser um bom motivo para pedir folga. Não tem como prever quando um familiar ficará doente, então as pessoas costumam entender caso você tenha que faltar ou deixar uma responsabilidade de lado. Diga que seu familiar pegou uma virose ou intoxicação forte se precisar de uma desculpa que as pessoas vão acreditar.
- “Meu filho pegou uma intoxicação alimentar ontem à noite. Peço desculpa por avisar de última hora, mas preciso me ausentar para cuidar dele.”
- “Não vou poder ir à sua festa porque meu pai pegou uma virose. Preciso ficar em casa porque ele está muito mal.”
- “Peço desculpa, mas não poderei ir à sua apresentação hoje à noite. Meu marido está passando muito mal e terei que levá-lo ao pronto-socorro.”
Publicidade
-
A exposição ao COVID pode atrapalhar um escritório ou classe inteira. O vírus se espalha rapidamente e os sintomas podem levar vários dias para aparecer quando entramos em contato com alguém doente. Invente uma história de como você foi exposto ao vírus, e informe em quantos dias demorará para você poder voltar ao trabalho ou faculdade sem o risco de contaminar ninguém.
- “Perdão por cancelar de última hora, mas meu marido testou positivo para COVID, então não poderei ir ao evento hoje.”
- “Minha esposa acabou de pegar o resultado do exame de COVID e deu positivo. Não poderei ir ao escritório pelos próximos dias, até ter certeza de que estou sem sintomas. Não quero arriscar contaminar ninguém.”
-
Lidar com machucados é uma dificuldade que todo mundo compreende. Dê mais chances de acreditarem na sua história dizendo qual foi o tipo de machucado. Se precisar de tempo para inventar alguma coisa, diga que foi um “acidente” para poder pensar nos detalhes enquanto aproveita sua folga.
- “Peço desculpa de antemão, mas meu marido teve um acidente. Preciso ir ao hospital ver como ele está.”
- “Me perdoe por não avisar antes, mas preciso cancelar nosso compromisso hoje à noite. Meu pai teve um acidente com uma faca de cozinha e eu tive que trazê-lo no pronto-socorro.”
- “Acabei de receber uma ligação dizendo que minha mãe caiu da escada. Preciso ir ver como ela está.”
Publicidade
-
Acidentes de carro permitem que você saia do trabalho sem questionamentos. Todo mundo sabe que eles não inesperados e, às vezes, fatais. Use a desculpa se precisar sair no meio de um evento, mas prepare-se para as perguntas que farão quando você voltar. Seu chefe pode perguntar o que aconteceu e como a pessoa envolvida no acidente está.
- “Acabei de receber uma ligação avisando que meu marido sofreu um acidente de carro. Desculpa, mas meu preciso ir vê-lo no hospital.”
- “Meu filho se envolveu em um acidente de carro e estava no volante. Preciso sair para ver se ele está bem.”
- “Meu pai sofreu um acidente de carro ontem à noite e eu ainda estou com ele no hospital. Peço desculpa por não avisar antes, mas preciso ficar aqui durante a manhã.”
-
A maioria das pessoas tem empatia com emergências que envolvem crianças. Se sua babá não pode ir trabalhar hoje ou seu filho for liberado mais cedo da escola, seriam ótimos motivos para se livrar de algo em cima da hora, afinal, é quase impossível de verificar se é verdade ou não (e muitas pessoas tem coração mole quando se trata de crianças). [2] X Fonte de pesquisa
- “Acabaram de me avisar ao telefone que meu filho foi suspenso. Sinto muito, mas preciso ir buscá-lo e descobrir o que aconteceu.”
- “Minha filha foi dispensada da aula mais cedo, então preciso sair para buscá-la.”
- “Minha babá testou positivo para COVID. Sinto muito, mas terei que sair mais cedo para ir cuidar do meu filho. Não consegui encontrar ninguém para substituir a babá.”
Publicidade
-
Geralmente, as pessoas compreendem que as emergências de casa são imprevisíveis. Problemas domésticos sérios, como vazamentos de gás ou de água podem ser perigosos se não forem resolvidos logo. Para aumentar a importância da situação, você também pode mencionar que outras pessoas (como vizinhos ou a polícia) estão esperando por você.
- “Um cano estourou na cozinha dos meus pais e inundou tudo. Peço desculpa, mas preciso ir ajudá-los. Não poderei ir ao evento hoje à noite.”
- “Meu marido acabou de me avisar que teve um vazamento de gás em casa. Preciso sair e resolver o problema o mais rápido possível.”
- Acabei de receber um alerta que invadiram a casa da minha avó. Sinto muito, mas preciso ir, a polícia está me esperando.”
-
Consultas médicas são algo pessoal, então a maioria dos chefes não pedirá muitos detalhes. Essa desculpa é ótima caso o familiar em questão não tenha como se deslocar até o consultório ou não possa se comunicar com o médico. Dificilmente você terá que dar muitos detalhes, mas soará mais verdadeiro se você dizer em qual especialista seu familiar vai passar. [3] X Fonte de pesquisa
- “Minha mãe precisa passar na imigração para renovar o visto dela e eu preciso ir junto porque ela tem dificuldade de escutar e falar. Preciso do dia de folga para ir com ela.”
- “Sinto muito por não poder avisar antes, mas meu irmão precisa que eu o leve no oftalmologista para fazer uma pequena cirurgia, e só tinha horário às 10 da manhã na quinta. Ele não terá como dirigir depois e precisa de alguém de confiança.”
Publicidade
-
As pessoas costumam entender que mudar de casa é uma tarefa difícil para os idosos. Use essa desculpa se precisar de várias horas livres ou até o dia inteiro de folga, afinal, mudanças são demoradas! Diga que a empresa de mudanças só funciona no horário comercial para que seu chefe não pergunte porque você não pode ir ajudar fora do horário de trabalho.
- “Minha avó vai se mudar semana na que vem e eu preciso ir ajudá-la com a mobília. Peço desculpa, mas vou precisar do dia de folga, porque eles não entregam os móveis fora do horário comercial.”
- “Meu pai machucou o pulso semana passada, mas está no meio de uma mudança. Peço desculpa, mas terei que sair mais cedo na sexta para ajudar a carregar as caixas. Ele não pode pegar peso e precisa terminar a mudança na sexta-feira.”
-
Geralmente, as pessoas compreendem quando alguém está passando por dificuldades. Dinheiro é um assunto delicado, o que torna a desculpa de ter que ajudar alguém financeiramente perfeita para se livrar de algum compromisso sem magoar ninguém. Use-a para se livrar de reuniões, festas ou eventos culturais. Diga que um familiar precisou de dinheiro empresado, então você não pode mais comprar os ingressos ou viajar. [4] X Fonte de pesquisa
- “Desculpa, mas não vou poder mais ir ao show. Meu pai precisou de dinheiro de repente, então não tenho mais como comprar os ingressos.”
- “Não poderei ir na reunião semana que vem. Minha irmã teve um problema e eu tive que ajudá-la com o aluguel, então não vou conseguir comprar a passagem para ir.”
Publicidade
-
Um familiar doente pode atrapalhar seu trabalho, o que prejudica sua equipe. Cuidar de alguém com uma doença séria é difícil e cansativo. As doenças são consideradas sérias quando têm alto nível de mortalidade e afetam o paciente por vários anos. [5] X Fonte de pesquisa Não tenha medo de pedir folga ou algo que ajude na situação para diminuir o impacto das coisas no trabalho ou na faculdade. [6] X Fonte de pesquisa
- “Minha mãe teve um derrame, então vou precisar do resto da semana de folga.”
- “Minha avó foi diagnosticada com demência semana passada, e estou com dificuldade de lidar com a situação. Preciso de uma licença.”
- “Acabei de descobrir que meu filho está com uma doença séria, então preciso do resto da semana de folga. Eu não sei direito como será daqui para frente, mas talvez eu precise sair do escritório durante o expediente para levá-lo ao médico.”
-
Problemas de saúde mental são uma desculpa que a maioria das pessoas consegue compreender. Emergências com relação à saúde mental são imprevisíveis e impactam toda a família. Não esqueça do seu próprio bem-estar se estiver cuidando de alguém que tem uma doença psicossomática. Confira alguns materiais de apoio para familiares de pessoas com doenças mentais, como: https://hospitalsantamonica.com.br/transtorno-mental-as-dificuldades-enfrentadas-pela-familia-e-como-supera-las/ .
- “Minha avó teve que trocar a medicação e agora não está atendendo o telefone. Eu preciso ir ver se ela está bem. Peço desculpa pelo transtorno.”
- “Meu filho está agindo de forma estranha e eu acabei de receber quatro ligações deles. Tentei ligar de volta, mas ele não atende. Acho que pode ter acontecido alguma coisa. Peço desculpa, mas não vou poder participar da reunião. Preciso tentar falar com meu marido para descobrir o que aconteceu.”
- “Minha filha acabou de ser diagnosticada com depressão, então precisarei de uma licença para poder cuidar dela.”
Publicidade
-
Uma morte na família é uma desculpa válida para se ausentar do trabalho. Não tenha medo de dizer ao RH que precisa de alguns dias para resolver questões burocráticas e ir ao velório. Não tem como programar ou controlar o luto, mas há algumas coisas que você pode fazer caso esteja com muita dificuldade de lidar com a situação: https://www.pucrs.br/blog/5-comportamentos-que-ajudam-a-lidar-com-o-processo-de-luto/ .
- “Houve uma morte na minha família. Preciso me ausentar.”
- “Preciso me ausentar na semana que vem para resolver as questões burocráticas e planejar o velório de um familiar.”
- “Não poderei vir na sexta-feira. Houve um falecimento na família e terei que ir ao velório.”
Avisos
- Ser sincero é o melhor para evitar problemas no futuro. Peça um dia de folga para conseguir colocar a cabeça no lugar em vez de inventar uma desculpa.
- Evite mentir sobre morte ou doenças sérias. Além de antiético, algumas empresas pedirão atestado de óbito para liberar os funcionários.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.pontotel.com.br/licenca-nojo/
- ↑ https://careersherpa.net/excuses-to-call-off-or-miss-work/
- ↑ https://www.efinancialcareers.com/news/finance/good-and-not-so-good-excuses-to-get-out-of-work-for-a-job-interview
- ↑ https://www.nevertherightword.com/25-fantastic-excuses-to-get-out-of-an-event/
- ↑ https://www.ajmc.com/view/serious-illness-a-high-priority-for-accountable-care
- ↑ https://moneybliss.org/good-excuses-to-miss-work/
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!