Baixe em PDF
Baixe em PDF
Leia este artigo para saber como melhorar a velocidade de um PC com Windows usando um pendrive como RAM virtual. Desde que use o Windows 10, 8, 7 ou Vista, o sistema operacional terá um recurso que facilita bastante com que o usuário aloque o uso do espaço do dispositivo USB como memória extra, que poderá ser acessada quando necessária. Não há, infelizmente, nenhum recurso semelhante para o Mac.
Passos
-
Insira o pendrive vazio no computador. Uma janela de execução automática deverá aparecer no mesmo instante. [1] X Fonte de pesquisa
- Caso nada aconteça, use o atalho ⊞ Win + E para abrir o Explorador de Arquivos, clique com o botão direito sobre o USB no painel à esquerda e escolha “Abrir Reprodução Automática”.
- Pendrives que não estão vazios precisarão ser formatados para continuar. Novamente, use o atalho ⊞ Win + E para acessar o Explorador de Arquivos e clique com o botão direito no pendrive; escolha “Formatar”. Depois que o processo terminar, clique no pendrive com o botão direito outra vez e escolha “Abrir Reprodução Automática”.
-
Na janela de reprodução automática, escolha Acelerar meu sistema . As propriedades do pendrive serão exibidas na guia do ReadyBoost.
- Quando um erro aparecer, declarando que o USB não é compatível com o ReadyBoost, é possível que você tenha que conectar o pendrive em uma entrada mais rápida (USB 3.0, por exemplo). Tente trocá-la e veja se há resultado; do contrário, será preciso usar outro pendrive.
- Outro erro poderá aparecer, dizendo que o ReadyBoost não poderá fornecer benefícios porque o computador já é rápido o suficiente. Esse erro é mais comum quando tentar conectar um SSD (Drive de Estado Sólido); não haverá melhora na performance se isso ocorrer.
-
Escolha Dedicar esse dispositivo ao ReadyBoost ou Usar este dispositivo . Uma dessas opções estará disponível na parte superior da guia do ReadyBoost.
- Usuários do Vista devem arrastar o cursor deslizante de “Espaço a reservar para velocidade do sistema”.
-
Clique em OK para adicionar um arquivo de “cache” ao dispositivo USB, permitindo que funcione como RAM extra para o Windows.
- A partir de agora, o Windows usará o pendrive como parte de sua memória. É capaz que nenhuma melhora seja percebida na velocidade até que tenha populado o arquivo “cache” ao realizar os afazeres normais no computador.
Publicidade
Dicas
- Os aplicativos que exigem uma certa quantidade de RAM para serem executados (como a maioria dos jogos) não vão reconhecer a memória virtual. Ainda será preciso instalar RAM física para utilizar um aplicativo que exigem mais memória do que há instalado no computador.
- Para desabilitar o ReadyBoost no futuro, clique com o botão direito no pendrive, no Explorador de Arquivos e escolha “Não usar esse dispositivo”.
Publicidade
Publicidade