PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quem possui galinhas — sejam centenas ou apenas três — precisará vaciná-las para mantê-las saudáveis. Há várias formas de fazer isso, embora algumas sejam mais eficientes para produções em larga escala, como o método envolvendo bebedouros, enquanto outras são melhores para vacinar uma galinha de cada vez, como o método de injeção subcutânea. Leia este artigo para aprender sobre os diferentes métodos.

Método 1
Método 1 de 6:

Preparando para qualquer vacinação

PDF download Baixe em PDF
  1. Diferentes vacinas geralmente precisam ser dadas em tempos diferentes da vida de uma galinha. A maioria das vacinas são dadas logo após os pintinhos nascerem. Sempre fale com um veterinário antes de vacinar se você nunca vacinou uma galinha antes. [1] A lista abaixo é um guia geral da maioria das vacinações comuns e quando elas devem ser dadas:
    • E.Coli: dada a um dia de vida.
    • Doença de Marek: dada de um dia a 3 semanas de idade.
    • Bursite infecciosa aviária (Doença de Gumboro): dada de 10 – 28 dias de idade.
    • Bronquite Infecciosa: dada de 16 – 20 semanas de idade.
    • Doença de Newcastle: dada de 16 – 20 semanas de idade.
    • Adenovírus: dada de 16 – 20 semanas de idade.
    • Laringotraqueíte infecciosa: a partir de 4 semanas em seguida.
  2. Você não vai querer vacinar aves doentes, já que o vírus pode ser forte demais e matá-las. A melhor forma de dizer se você deve vacinar ou não é pedir a um veterinário para conferir o estado de saúde das galinhas.
    • Ao mesmo tempo, o veterinário pode te dizer a melhor maneira de vacinar suas galinhas.
  3. É muito importante conferir se você tem a vacina correta, dosagem correta e entende a melhor forma aplicação para cada tipo de medicamento. Confira novamente se você tem todas as informações corretas e anote tudo, incluindo: [2]
    • Nome da vacina.
    • Número do lote.
    • Fabricante.
    • Data de fabricação.
    • Data de validade.
    • Qual galinha está recebendo qual vacina.
  4. Cada método só pode ser aplicado para tipos específicos de vacinações. Confirme sempre que está fazendo o tipo certo de procedimento. Depois, junte todos os seus materiais, assim você pode tê-los à mão quando estiver vacinando as galinhas. [3]
    • Alguns métodos de vacinação são melhores executados se você tiver ajuda de uma ou duas pessoas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 6:

Vacinando com uma injeção subcutânea

PDF download Baixe em PDF
  1. Deixe a vacina aquecer até a temperatura ambiente 12 horas antes do processo de vacinação. Antes de preparar a mistura, confira novamente se a vacina que você tem é feita para ser injetada subcutaneamente. [4]
    • Vacinas que exigem armazenamento em baixas temperatura serão transportadas em caixas térmicas. As informações de armazenagem serão exibidas no rótulo.
    • Subcutâneo significa que a agulha será inserida dentro da camada de pele da galinha e não irá até o fundo penetrando o músculo abaixo da pele.
  2. As injeções subcutâneas podem ser aplicadas em dois pontos: a parte dorsal (ou superior) do pescoço da galinha ou no ligamento inguinal, que é a bolsa criada entre o abdômen e as coxas. Escolha o local que achar melhor. [5]
    • Ao escolher o ponto, limpe-o afastando as penas e passando uma bolinha de algodão embebida em álcool nele.
  3. Embora isso possa soar estranho, fazer isso ajudará a inserir a agulha. Aperte a pele da galinha no local da injeção e puxe para cima com o indicador e dedão da sua mão não-dominante. [6]
    • Pescoço: levante a pele a meia altura no alto do pescoço usando seus dedos médio, indicador e dedão. Isso criará uma bolsa entre os músculos do pescoço e a pele.
    • Ligamento inguinal: o ligamento inguinal é a bolsa criada entre o abdômen e as coxas. Levante o ligamento inguinal usando seus dedos e sinta a bolsa ou espaço criado.
  4. Insira a agulha dentro da bolsa criada. Inicialmente, haverá resistência, mas assim que a agulha tenha penetrado na pele e entrado no espaço subcutâneo, ela passará muito facilmente. Você deve sentir essa resistência inicial, seguido de um movimento constante. Quando chegar nesse ponto, empurre o êmbolo para injetar a vacina. Remova a agulha em um movimento suave e rápido. [7]
    • Se sentir resistência (como se houvesse algo bloqueando a agulha), isso significa que você pode ter ido fundo demais e inserido a agulha dentro do músculo. Se esse for o caso, remova a agulha e mude o ângulo assim ela entrará mais rasa na pele da galinha.
    • Injete todo o líquido. Cuidado para que a agulha não saia pelo outro lado da dobra de pele que você está segurando. Um pequeno caroço vai se formar no local de aplicação da vacina se você fez tudo corretamente.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 6:

Vacinando com colírio

PDF download Baixe em PDF
  1. Abra a ampola ou vidro da vacina e dilua-a usando uma seringa com 3 cm de diluente (essa seringa e diluente vem com a vacina). O diluente deve estar a uma temperatura entre 2 a 8 C°.
    • Para que o diluente permaneça frio, sempre carregue uma caixa de isopor com gelo. Coloque a ampola de vacina e de diluente nela.
    • Se for vacinar um monte de aves, você pode dividir a vacina diluída em duas ou três garrafas limpas e guardá-las no gelo. Dessa forma, a vacina ficará na temperatura correta.
  2. Gentilmente agite a ampola de vacina várias vezes antes de prender o conta-gotas. Assim que tiver agitado, prenda o conta-gotas que deve vir com a ampola ou vidro contendo a vacina.
    • O conta-gotas será diferente dependendo se for uma ampola ou vidro. No entanto, você deve ser capaz de prendê-lo empurrando-o sobre a tampa ou o recipiente ou rosqueando.
  3. Agarre gentilmente a cabeça da ave e vire-a com cuidado para ter acesso ao olho dela. Posicione o conta-gotas sobre o olho e aperte com gentileza para liberar a vacina. Espere até a vacina ser absorvida pelo olho para não deixá-la escorrer. Quando a gota terminar de ser absorvida, solte a ave.
    • Se a gota não for absorvida por completo, pingue novamente.
    • Pode ser útil ter ajuda de um assistente que possa segurar a galinha enquanto você aplica a vacina.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 6:

Vacinando através da água do bebedouro

PDF download Baixe em PDF
  1. Suas vacinas devem ser misturadas numa quantidade de água que as galinhas possam beber em 2 horas. Dois ou três dias antes da vacinação, verifique a leitura do hidrômetro em intervalos de duas horas. Com isso, você entenderá a quantidade de água que precisará usar. [8]
    • Verifique as instruções do veterinário ou do medicamento para entender como utilizar a vacina e misturá-la à água. Muitas empresas fornecerão tabelas que explicam a proporção entre água e vacina de acordo com a idade das aves e da temperatura do ar.
  2. É muito importante que seu sistema de bebedouro esteja limpo e também livre de cloro. Pare de pôr cloro e outros medicamentos através do seu sistema de bebedouro por pelo menos 48 horas antes do momento que planeja vacinar suas galinhas. Limpe também todos os baldes, jarras e ferramentas que for usar durante o processo de vacinação. [9]
    • Você pode limpar seu bebedouro e as ferramentas com os produtos de sempre. Enxague tudo muito bem. Pode ser útil enxaguar o bebedouro e as ferramentas de duas a três vezes, já que até pequenos traços de produto de limpeza podem afetar a eficiência da vacina.
    • Verifique o pH da água depois de limpar o sistema de bebedouro. Uma leitura acima de 7.5 é considerada alta para vacinas. Qualquer coisa abaixo de 6.0 também é ruim.
  3. Para se certificar de que suas galinhas realmente bebam a água que contem a vacina, você deve desligar a água das galinhas por um tempo antes do processo de vacinação. Retire a água de 30 a 60 minutos antes de vacinar para climas quentes e de 60 a 90 minutos para climas frios.
  4. Estabilize a água colocando 500 gramas de leite desnatado em pó para cada 200 litros de água ou usando neutralizadores de cloro como Cevamune® a 1 tablete para cada 100 litros. Para granjas com bebedouros pendulares, misture a vacina no tanque superior.
    • A água deve ser estabilizada de 20 a 30 minutos antes de você acrescentar a vacina.
  5. Encha um balde limpo com 2 litros de água neutralizada e mergulhe a garrafa de vacina no balde. Remova a tampa de borracha da garrafa e deixe a vacina se misturar à água. Remova a garrafa após verificar que ela está completamente vazia e mexa bem a mistura.
    • Use luvas durante o processo para manter a água limpa.
    • Após misturar a solução, reative o bebedouro e misture a vacina do balde à água.
  6. Quando a água estiver ligada de novo, as galinhas começarão a beber. Dessa forma, elas receberão as suas vacinas. Tente fazer com que as galinhas tomem toda a água de vacina dentro de uma a duas horas.
    • Não coloque cloro ou outros medicamentos de novo na água por pelo menos 24 horas.
    • Para granjas com bebedouro manual ou de bacia, divida igualmente a solução de vacina na bacia ou bebedouros. Para granjas com bebedouro pendular, apenas abra o tanque superior para deixar as aves beberem. Para granjas com bebedouros tipo nipple, simplesmente abra as válvulas.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 6:

Vacinando na membrana da asa

PDF download Baixe em PDF
  1. A vacina que você comprou deve vir com um diluente. A quantidade de diluente de que você precisa depende da vacina dada às galinhas. Siga as instruções que vêm com a vacina sobre como diluí-la corretamente.
  2. Exponha a membrana da asa de forma que ela fique virada para você. Isso significa que você deve expor a parte de baixo da asa, virando-a para cima. Gentilmente retire algumas das penas na membrana da asa para que você possa ver o que está fazendo limpe a região com uma bola de algodão embebida em álcool.
    • Pode ser útil ter a ajuda de alguém nesse processo.
    • A membrana da asa é localizada próxima do osso onde a asa se liga ao corpo.
  3. Mergulhe a agulha aplicadora de duas pontas dentro do vidro de vacina. Tome cuidado para não mergulhar demais a agulha. Somente a cânula da agulha de duas pontas devem ser mergulhada na vacina.
    • Se precisar de agulhas extras caso erre na hora de aplicar a vacina, procure um veterinário ou uma loja especializada.
  4. Você pode se assegurar disso centralizando a punção da agulha no meio do triângulo formado pela membrana da asa quando as asas estão separadas.
    • Se você acidentalmente acertar uma veia e ocorrer sangramento, troque a agulha por uma nova e refaça a vacinação.
    • Verifique se há sinais de cicatrização na membrana da asa de sete a dez dias depois da vacinação. Se houver uma cicatriz, é sinal de que a vacina foi um sucesso. Converse com um veterinário caso não veja sinais de cicatrização, pois talvez você precise vacinar a galinha novamente.
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 6:

Limpando após qualquer vacinação

PDF download Baixe em PDF
  1. Os métodos de descarte podem variar de acordo com a região; confira as diretrizes de sua cidade antes de prosseguir. Se não precisar seguir um método específico de descarte, desinfete o material usado diluindo 50 ml de glutaraldeido em 5 litros de água. [10]
    • Deixe as garrafas de molho por cinco minutos antes de enxugá-las com água limpa.
    • Se tiver vacinas sobrando, ligue para seu veterinário ou para a empresa responsável para saber como descartar ou armazenar esses produtos.
  2. Alguns consórcios reciclam as garrafas e as usam para outros fins. Você pode seguir o processo de desinfecção desses produtos e passá-las em um autoclave para limpá-los por completo. [11]
    • Se você não tiver um autoclave ou viver em uma região que não permita a reciclagem de garrafas de vacina, descarte-as adequadamente após a desinfecção.
    • Se sua região exigir que as garrafas sejam tratadas como lixo bioquímico, entre em contato com o veterinário ou com a vigilância sanitária para saber quais procedimentos de descarte você deve seguir.
  3. É sempre importante ficar de olho nas suas galinhas depois de tê-las vacinado. Procure por sinais de algo que possa estar errado. Se perceber qualquer coisa, chame um veterinário imediatamente. [12]
    • Para vacinação relacionada a problemas respiratórios, é normal que as galinhas desenvolvam problemas como espirros por 3 a 5 dias. Se os sinais persistirem por mais tempo que isso, chame um veterinário.
    Publicidade

Avisos

  • Se você não tem qualquer experiência com vacinação de aves, fale com um veterinário antes de tentar vacinar suas galinhas.
Publicidade

Materiais Necessários

Vacinação subcutânea

  • Agulha tamanho 18 de 6,35 mm;
  • Seringa;
  • Ajudante.

Vacinação com colírio

  • Caixa de isopor com gelo;
  • Vacinas;
  • Conta-gotas.

Vacinação com bebedouro

  • Tambor grande ou vasilha para galinheiro com sistema de bebedouro manual;
  • Uma reservatório ou tambor pequeno com capacidade de 50 litros;
  • Misturador ou qualquer material plástico que possa ser usado para misturar;
  • Estabilizador de água: leite desnatado em pó ou tabletes de estabilizadores químicos (Ceva®);
  • Copo medidor com graduações.

Vacinação na membrana da asa

  • Agulha aplicadora de duas pontas para membrana da asa;
  • Vacina com diluentes;
  • Caixa de isopor com gelo.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 98 703 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade