Baixe em PDF
Baixe em PDF
Saber como aplicar medicamentos no gado por via subcutânea, intramuscular ou intranasal é muito importância para que você possa vacinar ou tratar os animais com vacinas ou medicamentos. Para saber como aplicar injeções apropriadamente no gado, continue lendo o artigo abaixo.
Passos
-
Descubra quais são os bovinos que precisam de um tratamento ou vacina.
-
Restrinja os animais. Certifique-se de que a cabeça do animal fique contida em um brete. É muito mais fácil aplicar injeções no gado que está contido por um brete ou tronco imobilizador. Se você não tiver nenhuma ferramenta de contenção, é possível usar um portão médio e prender o animal a uma parede onde você consiga aplicar o medicamento. Provavelmente você terá que confiar em algumas pessoas que possuam cabrestos e bons cavalos vaqueiros para manter o animal deitado para que seja possível aplicar o medicamento necessário se as outras opções de contenção não estiverem disponíveis.
-
Escolha um local para a injeção. Os melhores locais para aplicar medicamentos ou vacinas com uma agulha e seringa são no pescoço e, ocasionalmente, na pele entre o início da cauda e os ossos do quadril (as pontas da anca do bovino).
- Você pode se deparar com uma vacina ou medicamento em particular que indica uma localização especifica de aplicação (como os medicamentos para mastite), então isso precisa ser levado em consideração. Também pergunte a um veterinário por informações ou confirmações sobre os melhores locais para a injeção.
-
Aplique a injeção de acordo com o indicado no frasco: SC, IN, IM ou IV:
- Subcutânea (SC; abaixo da pele). Este procedimento gera mais sucesso na área do pescoço, perto da crista e do ombro do animal. Aperte a pele com uma das mãos e insira a agulha logo abaixo de seu polegar dentro da pele. Tenha cuidado para não ir até o fim e sair do outro lado ou para não furar a si mesmo, pois isso pode levar a complicações. Normalmente, apenas metade da agulha deve aparecer acima do ponto de injeção. Desta forma, isso garantirá que a agulha não atravesse todo o caminho, mas sim até onde ela precisa ir. Pressione a seringa até que esvazie ou até ter injetado a quantidade necessária de líquido no animal. Remova a agulha e esfregue a área para selar o local e evitar que o líquido que você acabou de injetar saia.
- Intranasal (IN; esguicho ou spray no nariz). Coloque um cabresto no bovino e amarre-o para que o animal não possa mover a cabeça. Se o animal for dócil o suficiente, você pode pedir a um amigo para segurar a cabeça, mas tenha cuidado, pois o gado é muito mais forte do que você e pode empurrá-lo. Pegue a agulha de plástico usada para injeções intranasais e pulverize metade da solução em cada narina, como indicado no frasco.
- Intramuscular (IM; dentro do músculo). Para evitar arruinar a qualidade da carne, a maioria das injeções IM devem ser feitas no pescoço, assim como com a SC. Injeções IM são melhor aplicadas na parte mais alta do pescoço, e não no meio, visto que este é o local onde a veia jugular e as artérias estão. Golpeie a área firmemente algumas vezes com o punho, depois espete a agulha. Deixe que o animal se acalme um pouco se ele tiver pulado quando você enfiou a agulha. Fixe a seringa à agulha (se elas já não estiverem juntas) e aperte-a. Retire a agulha e seringa da área de injeção. Esfregue a área firmemente por alguns segundos para ajudar a atenuar a dor.
- Intravenosa (IV; em uma veia). Encontre um vaso sanguíneo adequado (não uma veia importante), em seguida, insira a agulha na diagonal para que ela não caia. Anexe o frasco ou saco IV de qualquer que seja sua injeção (geralmente cálcio ou magnésio, ou fluidos IV). Garanta, antes de aplicar a injeção IV, que não tenha ar na via intravenosa ou seringa. Então, muito lentamente, aperte a seringa. Não se apresse, visto que muito líquido ao mesmo tempo pode ser prejudicial para o animal.
-
Aperte a seringa até que ela esteja vazia, ou até que a quantidade desejada seja injetada no animal.
-
Remova a agulha do animal.
-
Solte o animal e repita o procedimento com o próximo (se for necessário).Publicidade
Dicas
- Use um cabresto e uma corda para prender a cabeça do animal ao aplicar injeções nasais.
- NÃO DEIXE que seu amigo segure a vaca para estabilizar a sua cabeça, pois isso pode causar ferimentos graves à pessoa. Se possível, quando o animal estiver contido por um portão, peça que seu amigo segure a corda ligada ao cabresto do animal do lado de fora do portão, levantando a cabeça do animal que você tenha um bom acesso ao nariz do bovino.
- Se você tiver a cabeça do bovino presa a um brete, também use um cabresto para conter melhor a cabeça do animal. A corda da ligação deve ser anexada ao cabresto para que o animal não consiga mexer a cabeça quando você administrar o remédio.
- Use um brete ou tronco imobilizador para aplicar as injeções no gado. Isso minimizará o movimento do gado e tornará a tarefa mais fácil sem ferir a si mesmo ou o animal.
- Converse com seu veterinário sobre o tipo de vacina ou medicamento que é necessário para os seus animais. Alguns tipos são melhores ou mais eficazes do que outros; e alguns são mais caros do que outros.
- Trabalhe com o animal o mais calmo e silenciosamente quanto for possível. O silêncio estressará menos você e os animais quando eles passarem através da instalação de tratamento para receber a injeção. Não grite, persiga ou bata no seu gado, pois isso só fará o animal ficar mais agitado.
- Jogue fora quaisquer agulhas sujas, quebradas, tortas ou com rebarbas.
- Armazene as vacinas corretamente. As vacinas que precisam ser mantidas frescas devem ser guardadas em um refrigerador com compressas de gelo (especialmente durante os dias quentes de verão); as vacinas que precisam ser mantidas em temperatura ambiente devem ser armazenadas em um refrigerador com garrafas de água quente (especialmente durante o inverno) durante o tempo de uso.
- Caso contrário, armazene medicamentos no frigorífico (se necessário) ou em um local fresco e escuro (para aqueles que não precisam de refrigeração) até a próxima utilização.
- Jogue fora quaisquer medicamentos fora da validade e frascos vazios.
- Use agulhas limpas, desinfetadas e afiadas para todos os animais.
- Desinfete as agulhas depois de cada uso, pois, assim como nos humanos, as doenças podem ser transferidas de bovino para bovino se agulhas sujas forem usadas, causando um verdadeiro problema. Se necessário, jogue fora as agulhas sujas e passe a usar agulhas novas para cada animal a ser vacinado.
- Use as seringas de tamanho correto para o tipo de líquido que você estiver usando. Quanto mais baixa for a dose, menor a seringa necessária.
- Use um cabresto e uma corda para prender a cabeça do animal ao aplicar injeções nasais.
- Trate seus animais de acordo com o peso. Muitas vezes, a dosagem é um frasco escrito como # de cc./45 kg de peso corporal.
- Utilize o calibre e tamanho de agulhas corretos de acordo com o tamanho do animal que você está tratando. Quanto mais espessa for a pele de um animal, menor será o número de calibre necessário.
- Para bezerros, utilize agulhas de calibre 18 ao 20.
- As vacas e touros exigem agulhas com calibre 18 ao 24.
- As agulhas não devem ter mais do que 5 cm de comprimento; as menores são melhores para aplicações subcutâneas.
Publicidade
Avisos
- Não utilize vacinas/medicamentos que estiverem com a data de validade vencida. As vacinas que estiverem fora da validade são muito menos eficazes (e podem ser prejudiciais) do que aquelas que são usadas antes da expiração da data de validade.
- NUNCA misture líquidos de vacina ou use a mesma seringa para diferentes vacinas ou medicamentos. Sempre designe uma seringa para apenas um tipo de vacina e outra para outro tipo diferente. Se necessário, marque cada seringa com a vacina a ser utilizada em cada uma se mais do que duas seringas estiverem em uso.
- Não use agulhas quebradas ou tortas. Se encontrar alguma agulha avariada, jogue-a fora em um recipiente adequado.
- Não entre na área de trabalho ou no corredor do gado a menos que você queira ser esmagado. Sempre trabalhe no gado do lado de fora do corredor, nunca no interior.
- Injeções intravenosas só devem ser usadas em caso de emergência, como nos estágios avançados da febre do leite, tétano ou se um bezerro estiver precisando de fluidos e eletrólitos, que não podem ser alcançados tão rapidamente através de uma administração oral. Não use IV para qualquer outro medicamento ou vacina.
- SEMPRE aqueça líquidos IV em água quente antes da aplicação para minimizar o risco de choque quando líquidos frios forem injetados na corrente sanguínea do bovino.
- Quanto mais próximo da temperatura normal do corpo o líquido intravenoso estiver, melhor.
- Certifique-se de que não há ar na seringa ou tubos ou sacos intravenosos ao aplicar vacinas ou medicamentos. (Isso inclui todos os métodos de injeção, seja oral, IN, IM ou SC). Isso garantirá que você está aplicando a dosagem correta e, no caso do intravenosos, minimiza o risco de morte quando uma bolha de ar entra na corrente sanguínea.
- SEMPRE aqueça líquidos IV em água quente antes da aplicação para minimizar o risco de choque quando líquidos frios forem injetados na corrente sanguínea do bovino.
- Evite o máximo possível colocar sua cabeça dentro da área de restrição do animal. O bovino pode se sacudir ou levantar a cabeça, e isso pode resultar em lesões graves ou fatais para você.
- Fique atento para os animais que tentarem saltar sobre o portão atrás de outros bovinos, pois isso pode causar problemas.
Publicidade
Materiais Necessários
- Agulhas (limpas e desinfetadas)
- Seringa (do tamanho adequado)
- Vacina ou medicamento
- Brete ou tronco imobilizador
- Gado que precisa ser tratado ou vacinado
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 62 387 vezes.
Publicidade