PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O selante é uma vedação impermeabilizante usada para proteger as juntas e beiradas de uma casa. Embora muitas vezes seja usado para vedar as juntas em torno das portas, janelas e outros locais, o selante também pode ser usado nas bordas do piso para vedar o espaço entre a parede e o rodapé. Além de dar ao ambiente um acabamento profissional, ele também o protege contra danos causados pela água e uso e desgaste diário. Escolher as ferramentas certas, preparar o serviço adequadamente e vedar com cuidado é o suficiente para dar ao rodapé de sua casa uma vedação profissional durável. Para começar o seu trabalho, basta ler os passos abaixo!

Método 1
Método 1 de 6:

Escolhendo seu selante e pistola aplicadora de silicone

PDF download Baixe em PDF
  1. Um aspecto da vedação que pode ser confuso para os novatos é o fato de que existem vários tipos de selantes para (aparentemente) o mesmo trabalho. No entanto, diferentes tipos de selante têm pontos fortes e fracos diferentes, o que tornam uns mais adequados para determinados trabalhos do que outros. Por exemplo, o selante de látex é ótimo para interiores. Ele tem pouco cheiro, o que é importante quando a ventilação é limitada. Também tem excelentes propriedades de expansão, pode ser facilmente limpo com água e ainda vem em várias cores. Além disso, pode ser pintado quando seco, o que o torna praticamente invisível. [1]
    • No entanto, o selante de látex não tem a durabilidade de outros tipos, o que pode ser um problema se ele for exposto a temperaturas que variem muito, ao mau tempo e ao desgaste pesado.
  2. Como seu próprio nome diz, é um tipo de selante feito de resinas acrílicas. Esta variedade tem todos os mesmos pontos fortes do selante de látex listados acima. Porém, devido às suas propriedades de acrílico, tal selante é mais flexível e durável do que o de látex comum, tornando-se uma ótima opção para superfícies internas expostas a um alto grau de desgaste. [2]
  3. A variedade mais resistente de selante, que utiliza uma base de silicone, pode ser difícil de aplicar, mas é adequada para as condições mais severas. A resistência do silicone torna-o perfeito para situações em que as temperaturas variam muito, condições climáticas adversas e desgaste pesado. Para proteção durável em todos os climas, o silicone é imbatível.
    • Entretanto, o silicone tem várias desvantagens. Ele não pode ser pintado, o que significa que a única opção é a sua aparência padrão. Também é difícil de limpar com água, por isso, se derrubar ou espalhar durante a aplicação, terá dores de cabeça para retirá-lo. Por último, ele tem um forte odor antes da secagem, por isso a ventilação é obrigatória quando se aplica silicone.
  4. Embora possa parecer que a combinação de diferentes variedades de selantes, como látex acrílico e silicone, por exemplo, junte os pontos fortes de cada um, na verdade, isso faz com que eles não funcionem. Cada variedade de selante é especialmente formulada para trabalhar por conta própria. Misturar um tipo de selante com outro pode transformá-lo numa substância que não adere a suas superfícies e nem fornece a proteção adequada. Para vedar rodapés, onde a proteção contra danos causados pela água é uma preocupação séria, é sempre melhor usar apenas um tipo de selante de cada vez.
  5. Se você quer apenas vedar seus rodapés no ponto em que eles se encontram, ao redor de uma banheira, é possível usar pequenos tubos de selante que permitem que você os esprema facilmente, como pasta de dentes. Para áreas maiores, é preciso usar uma pistola aplicadora e cartuchos compatíveis de selantes, o que é muito mais rápido. Embora leve algum tempo para pegar o jeito de manuseá-los, eles são, em última análise, a opção mais eficiente para grandes trabalhos. [3]
    • A maioria das pistolas aplicadoras são muito baratas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 6:

Preparando sua área de trabalho

PDF download Baixe em PDF
  1. Selantes são muito pegajosos, podendo grudar em qualquer objeto em que encostar. Por isso, é muito importante garantir que tanto a parede quanto o rodapé estejam limpos antes do serviço. Sujeira, poeira, gordura e fuligem podem misturar-se ao selante e mudar a sua cor. Mais do que isso: eles podem interferir na capacidade do selante de se grudar às superfícies desejadas. [4] Como uma das funções de vedar rodapés é prevenir danos causados pela água, um selante bem aplicado é obrigatório.
    • Use água ou produtos de limpeza para fazer uma limpeza completa no piso, rodapé e de parede. Tente não usar o sabão com água, já que esta combinação pode deixar uma película escorregadia nas superfícies, o que torna difícil para o selante aderir.
    • Para pisos muito sujos, usar um aspirador de pó é uma opção adicional rápida e eficiente. Se você tem a opção, tente usar aspiradores longos, finos e que alcancem lugares difíceis para remover poeira de quinas.
  2. A vedação não é um processo perigoso, mas pode ser frustrante se você tiver que refazer o trabalho. Para minimizar o risco de erros, garanta que a sua área de trabalho esteja completamente livre de móveis, tapetes e outros obstáculos antes de começar. Se você tem crianças ou animais de estimação, mantenha-os fora deste local; se for o caso, faça uma barreira ou peça a alguém para monitorá-los. Não há nada pior do que parar o seu serviço para tirar selante do cabelo de uma criança gritando.
  3. Quando se veda rodapés, erros são inevitáveis. Se for a sua primeira vez, eles vão ser comuns. Felizmente, quando se trata de vedação, é difícil de cometer erros graves. Para a grande maioria dos erros que podem acontecer, a boa e velha combinação de água e panos será a solução, ou então produtos de limpeza.
    • Além disso, já que você estará ajoelhado e agachado na maior parte do processo de vedação, panos podem ser usados como joelheiras para proporcionar conforto.
    • Perceba que, como será explicado abaixo, a água é ineficaz por si só para a limpeza de selantes à base de silicone.
  4. A coisa mais importante que você pode fazer para facilitar o processo de vedação é colocar fita com muito cuidado. Fazer isso antes protege contra manchas e garante que o seu trabalho seja liso, limpo e uniforme. Nenhuma fita especial é necessária. Basta usar a fita adesiva que tiver em casa, como a fita crepe. [5]
    • O ideal é colocar duas tiras de fita ao longo de cada área a ser vedada. Uma deve ser no chão, ao longo do comprimento do rodapé, quase o tocando. A outra deve estar na parede a alguns milímetros acima do rodapé, paralela a ele.
    • Usar uma única fita é geralmente a opção mais fácil, mas o uso de várias é perfeitamente possível, desde que todas estejam paralelas ao rodapé e alinhadas entre si.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 6:

Vedando os rodapés

PDF download Baixe em PDF
  1. As pistolas aplicadoras usam cartuchos feitos especialmente para elas. Eles parecem longos tubos cilíndricos com um cone fino e pontiagudo em uma extremidade. Antes de colocar o seu cartucho, pegue uma faca ou uma tesoura afiada e retire o fim do cone em um ângulo de 45 graus para criar um pequeno buraco inclinado. Este furo deve ter apenas poucos milímetros de diâmetro, mais ou menos a mesma largura de um palito de fósforo.
    • Tente cortar a ponta de seu cartucho da forma mais cuidadosa possível. É fácil aumentar um buraco pequeno, mas impossível diminuir um grande.
  2. Em seguida, use a ponta da pistola aplicadora (que geralmente é um bico de metal ligado à pistola) para fazer alguns furos na membrana do cartucho através do buraco que você acabou de fazer na ponta. Isso permite que o selante flua com mais facilidade. Quanto mais buracos, mais facilmente o selante fluirá. Cerca de 4-5 furos geralmente são o suficiente.
    • Alguns cartuchos de plástico não têm uma membrana interna. Se você não se sentir qualquer resistência ao usar a ponta da pistola aplicadora, este será o caso.
  3. Coloque um cartucho em sua pistola aplicadora [6] seguindo estes passos:
    • Empurre a alavanca de mola da pistola aplicadora e mantenha-a pressionada.
    • Puxe a haste da parte traseira da pistola aplicadora totalmente para trás, mantendo a alavanca pressionada.
    • Insira o cartucho no compartimento primeiro; em seguida, solte o cartucho dentro do espaço da pistola aplicadora.
    • Certifique-se de que a ponta esteja virada para baixo. Você pode precisar virar o cartucho para fazer isso.
    • Finalmente, trave a haste da pistola aplicadora virando-a. Aperte o gatilho algumas vezes, até sentir resistência. Agora está pronto para vedar!
  4. Para praticar, coloque um pedaço de jornal grande no chão e mantenha a ponta de sua pistola em direção ao jornal. Aperte de leve no gatilho até o selante começar a sair pelo bocal. Quando ele começar a sair, mova-o lentamente de volta, mantendo uma pressão constante sobre o gatilho. Tente aplicar uma linha fina, comprida e consistente de selante sem deixar lacunas ou engrossar a linha. Quando estiver pronto, retire o bico da superfície de trabalho. Em seguida, gire a haste para cima e pressione a alavanca de mola. Isso liberta a pressão no cartucho e interrompe o fluxo de selante.
    • Não aperte muito quando estiver aplicando o selante; isto pode romper o cartucho, causando muita sujeira e forçando-o a começar de novo.
  5. [7] Quando estiver pronto para vedar de verdade, posicione a ponta da sua pistola aplicadora na fresta entre a parede e o rodapé. Mantenha a ponta da pistola aplicadora plana contra a parede (isso significa que você deve segurá-la na diagonal. Gire a haste para baixo. Aperte o gatilho com pressão constante e comece a mover a pistola aplicadora ao longo do comprimento do rodapé conforme o selante sai lentamente. Mantenha um ritmo lento e constante. Continue ao longo de todo o comprimento do rodapé. Limpe qualquer respingo com um pano úmido.
    • Não se esqueça de repetir o processo descrito na etapa de prática para parar o fluxo de selante quando tiver terminado o serviço.
  6. Quando terminar uma borda do rodapé, alise a vedação com o dedo para garantir que assente no espaço, aderindo com firmeza, e também para dar uma aparência lisa e uniforme. Passe a ponta de um dedo ao longo do comprimento com cuidado, poucos metros de cada vez. Assim que uma quantidade grande de selante acumular em seu dedo, limpe-o com um pano limpo e úmido. Use um outro pano para os respingos de selante.
    • Não alise com muita força. Aplique apenas uma leve pressão com o dedo. Se pressionar muito, pode acabar removendo o selante da parede por completo.
  7. Em seguida, repita o processo de vedação no comprimento da parte inferior do rodapé. Mantenha uma pressão firme e constante no gatilho da pistola aplicadora para liberar selante por igual ao longo da borda inferior do rodapé. Vedar a parte superior primeiro é melhor, pois evitará que o selante se espalhe errado.
    • Quando terminar, alise a vedação com o dedo, como descrito acima.
  8. Quando terminar de aplicar e alisar o selante de ambas as bordas do rodapé, é hora de remover a fita. Faça isso enquanto a vedação ainda estiver fresca. Se ela secar antes de remover a fita, você vai acabar tirando a vedação de rodapé juntamente com a fita e terá que refazer o seu trabalho. Segure uma extremidade da fita e puxe-a cuidadosamente para cima em um ângulo de 45 graus. Faça isso lenta e delicadamente ao longo de todo o comprimento da fita. Repita o processo com a outra fita.
    • Se você usou várias fitas para uma única superfície, puxe-as da parede na mesma direção em que as colocou. Por exemplo, se você colocou três peças sobrepostas de fita da esquerda para a direita, puxe as fitas da esquerda para a direita também.
    • Segure a fita com cuidado; a sobra do selante pode aderir (e manchar) roupas com facilidade.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 6:

Vedando com segurança

PDF download Baixe em PDF
  1. Na maioria das vezes, a vedação não é uma atividade extremamente perigosa. É improvável que você coloque a si mesmo ou aos outros em risco enquanto o faz. Dito isso, há coisas que você pode fazer para aumentar as chances (que já são grandes) de terminar o seu trabalho ileso. A primeira delas é: ter uma boa ventilação no local de trabalho. Coloque um ventilador ou abra janelas para melhorar a circulação de ar, dispersando o cheiro e fumaça que o selante molhado pode liberar. Isso é muito importante para selantes à base de silicone, que têm o odor mais forte.
    • Se você está trabalhando ao ar livre, não precisa se preocupar.
  2. O selante não é perigoso ou corrosivo como certas substâncias utilizadas para outros serviços na casa; a sua função é, essencialmente, ser o mais inofensivo possível. No entanto, é muito grudento e difícil de ser removido da pele e de roupas (especialmente depois de seco); usar luvas pode ser uma boa opção para proteger seus dedos e mangas. Isso também torna a limpeza muito mais rápida e fácil.
    • Pode também ser uma boa usar óculos de proteção, já que, em contato com os olhos, o selante pode causar dor (embora isso seja pouco provável).
  3. Ironicamente, é mais provável se machucar antes de começar a usar o selante. Quando for cortar a ponta do cartucho de selante, tome cuidado para evitar cortes. Se estiver usando uma faca, não se esqueça de manter a mão que segura o cartucho longe da ponta da faca. Corte sempre com a faca afastada de seu corpo; nunca em direção a ele. Quando não estiver usando faca ou tesoura, guarde-os com segurança, longe do local de trabalho.
  4. Por fim, cabe ressaltar que, embora o selante seja bastante inofensivo, não se destina a ser consumido ou inalado e pode causar sérios problemas de saúde se for. Se você ou alguém que conhece acidentalmente consumir selante, consulte um médico imediatamente para orientação.
    • Lembre-se de lavar as mãos depois de fazer os serviços para garantir que você não consuma selante acidentalmente ao comer, beber, tossir e assim por diante.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 6:

Terminando o trabalho

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de vedar seu rodapé e remover a fita, tudo o que resta é esperar secar. Diferentes tipos de selante têm diferentes tempos de secagem; verifique a embalagem para mais informações. Independentemente da quantidade de tempo que seu selante leve para secar, é melhor garantir que nenhuma sujeira ou poeira atrapalhe o acabamento. Mantenha também crianças e animais de estimação à distância.
  2. Quando se trata de vedação, pequenos erros são muito comuns. Normalmente, é mais fácil usar os dedos para corrigir esses erros antes de o selante secar. Para fazer isso, basta repetir o processo de alisamento com o dedo, usando selante adicional se necessário. Se notar um erro depois que o selante já tiver secado, ponha novamente a fita na área prejudicada, aplique selante no seu dedo e arrume a falha até misturar bem com o selante já seco em volta. Quando seu selante secar, o reparo será quase imperceptível.
    • Se usou uma pistola aplicadora para o seu trabalho principal, mas tem um pequeno tubo de selante à mão, pode ser muito mais fácil usar o tubo para retocar do que montar a pistola novamente, liberar selante e limpar respingos. Só não se esqueça de usar o mesmo tipo de selante que usou no trabalho principal!
    • Como sempre, lembre-se de remover a fita enquanto o selante estiver fresco.
  3. Parabéns! Está tudo pronto! Tudo o que resta a fazer limpar o local de trabalho. Pare de pressionar a pistola aplicadora e remova o cartucho. A maioria dos cartuchos vem com uma tampa para preservar o selante que sobra. Se o seu não tiver, tente usar papel filme e um elástico ou fita. Lave as mãos e seu equipamento com sabão, água e uma toalha. Remova qualquer lixo ou detritos e coloque no lugar os móveis, tapetes, etc. você havia retirado.
    • Ao usar a sobra de selante em uma data posterior, você pode precisar usar um prego para remover a parte seca do bocal do cartucho.
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 6:

Decidindo qual selante é o mais adequado

PDF download Baixe em PDF
  1. Em geral, vedar é um projeto de melhoria de casa bastante barato e fácil. No entanto, tem suas limitações. É útil para vedar pequenas frestas entre rodapés e piso ou parede. Não é apropriado, no entanto, para proteger o próprio rodapé, que deve ser envernizado para fornecer proteção contra danos causados pela água e desgaste. Além disso, vedar o rodapé é ótimo para impermeabilizar as bordas inferiores de uma sala, porém oferece pouca proteção contra grandes vazamentos de água, como canos arrebentados, telhados ou paredes com vazamento, e assim por diante. Assim, a vedação de rodapés é apenas uma parte da impermeabilização uma sala, que também deve incluir pintura, acabamento, azulejos, e muito mais.
    • É importante notar também que rodapés não devem ser vedados quando o chão ou a parede for de madeira inacabada. Nesta situação, a vedação fornece pouca proteção contra a água, já que não adere à superfície em que é aplicada.
  2. O tempo que demora para fazer a vedação varia de acordo com o tamanho de seu projeto, bem como o tempo que você leva para se familiarizar com as suas ferramentas. A vedação de uma sala pode ser concluída dentro de uma ou duas horas, em geral, já a de lugares mais extensos pode levar dias. Independentemente do tamanho do seu trabalho, não tenha pressa, reserve mais tempo do que você acha que vai precisar. Um trabalho de vedação completa pode levar muito tempo a curto prazo, mas erros causados pela pressa podem custar-lhe mais tempo a longo prazo.
  3. Geralmente, o selante é muito barato. Pistolas aplicadoras mais baratas custam cerca de R$10,00 a R$20,00, e as mais caras e com mais qualidade, R$50,00. Cartuchos de selante geralmente custam menos de R$15,00. Além dessas coisas, você pode precisar comprar fita adesiva, uma faca ou tesoura e luvas. Ao todo, você geralmente não precisa gastar mais de R$50,00. Se você já tem alguns destes materiais, os seus custos serão mais baixos.
    • Os custos variam de acordo com o número de cartuchos de selante necessários. Como referência, para um banheiro de 3x3 metros, você vai precisar de cerca de 1 ou 2 cartuchos. É mais inteligente comprar um pouco mais de selante que você acha que vai precisar; sempre é possível guardar as sobras para outra ocasião.
    Publicidade

Dicas

  • Se derramar selante na parede, chão ou em qualquer outro lugar que não é desejado, limpe-o imediatamente com um pano úmido.
  • Se só precisar fazer pequenos retoques para cobrir qualquer defeito, use uma pincel - uma escova especial com as cerdas cortadas em um ângulo de 45 graus, em vez de em linha reta como uma normal. Mergulhe o pincel levemente na tinta e com a ponta mais longa, comece a pintar na junção do rodapé, indo e vindo com o pincel - você pode preencher a parte mais atrás do rodapé com golpes normais. Termine com movimentos de baixo para cima de modo que o acabamento seja bem feito.
  • Deixe secar durante a noite, se possível, antes de pintar. Se quiser pintar após a vedação, pode usar uma tinta brilhante ou acetinada para torná-lo mais fácil de limpar. A tinta de parede pode ser fosca, acetinada ou semibrilho, dependendo da sala. (Se usar tintas diferentes nas paredes e rodapés, proteja a parede com fita crepe, a menos que tenha uma mão muito firme. Tenha cuidado ao usar fita adesiva em paredes recém-pintadas. A maioria das pinturas seca em 30 dias, então só remova a fita depois disso, ou pode tirar a tinta fresca.)
Publicidade

Materiais Necessários

  • Selante (cartuchos ou tubos);
  • Pistola aplicadora de silicone;
  • Fita adesiva;
  • Faca ou tesoura;
  • Luvas;
  • Óculos de proteção;
  • Ventilador (para ventilação).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 40 813 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade