Baixe em PDF
Baixe em PDF
Acha que tem alguém usando o seu Wi-Fi sem permissão? Se você quiser saber quais dispositivos estão conectados na sua rede, este é o lugar certo! Existem inúmeros jeitos conseguir essa informação, e esse guia prático ensinará como!
Passos
-
Abra o seu navegador. Por ele, você poderá abrir a interface online do seu roteador Wi-Fi, configurá-lo e acessar a lista de dispositivos conectados.
-
Digite o endereço de IP do seu roteador na barra de pesquisa. Aperte Enter e a página será redirecionada para a interface online. Esse código varia para diferentes fabricantes e modelos, e caso tenha dúvidas, consulte o manual do usuário ou o site do provedor na internet para encontrar o seu endereço IP.
- Endereços comuns são 192.168.1.1 , e 10.0.0.1 .
- Você pode encontrar o IP usando o Prompt de Comando no Windows. Clique na caixa de pesquisa da barra de tarefas e digite CMD para exibir a ferramenta Prompt de Comando e clique para abrir. Em seguida digite ipconfig /all e pressione ↵ Enter . Procure pelo endereço de IP à direita do item "Gateway Padrão" da lista.
-
Insira seu nome de usuário e senha. Caso não tenha mudado essas informações desde que instalou o aparelho na primeira vez, digite os dados originais. Esses dados podem ser diferentes de acordo com cada modelo e normalmente vêm impressas no manual do usuário ou no próprio roteador. Consulte o fabricante para mais informações.
- Nome de usuário e senha padrão de fábrica comuns são "admin" e "password" respectivamente.
-
Olhe a lista de dispositivos. Depois de iniciar a sua sessão na interface do seu roteador, procure por uma lista ou aba que mostre os dispositivos conectados. Essa listagem pode ter diferentes nomes, mas procure algo similar a "Aparelhos Conectados" ou "Lista de dispositivos". Cada item mostrará o nome do dispositivo e o Endereço MAC.
- Caso note algum aparelho que não conheça, altere a senha do seu Wi-Fi. Isso forçará todos os dispositivos a digitarem a nova senha para se conectarem novamente. Uma configuração opcional é usar a criptografia WPA2-PSK.
Publicidade
-
Abra o Prompt de Comando. Essa ferramenta pode ser usada no Windows 8 e nas versões mais recentes ao apertar a tecla Windows e digitar "CMD" na barra de pesquisa.
- No Mac, você terá que abrir o Terminal. Clique no ícone da lupa no canto superior direito da tela e terminal na barra de busca e clique no resultado para abrir.
-
Digite "arp -a" na janela.
-
Veja a lista de Endereços de IP. Eles deverão começar com os mesmos números do endereço do roteador (exemplo, 192.168) e estão conectados nele. Outros dados exibidos são os nomes dos aparelhos e Endereços MAC.
- Todo dispositivo que se conecta na internet possui um Endereço MAC único. No geral, você poderá encontrar essa informação nas configurações de Wi-fi ou Rede, na aba "Sobre" nas configurações do sistema de cada aparelho, e é possível encontrá-lo no Windows, Mac , iPhone ou Samsung Galaxy.
Publicidade
-
Role a página para baixo e clique em Baixe o Wireless Network Watcher com suporte completo para instalação . É o segundo link embaixo da sessão de "Comentários".
-
Clique no instalador e siga as instruções. Abra a pasta de downloads e clique no arquivo "wnetwatcher_setup.exe" para abrir o instalador do Wireless Network Watcher. Siga as instruções na tela para completar a instalação e permita que o aplicativo abra depois de terminar.
-
Abra o Wireless Network Watcher. O ícone se parece com um olho sobre um roteador sem fio. Para encontrar o programa, aperte o botão do Windows e digite Wireless Network Watcher na barra de busca e clique para abrir. O Wireless Network Watcher automaticamente escaneará todos os dispositivos conectados na sua rede.
- Use a coluna "Device Name" para ver cada dispositivo conectado.
-
Clique no ícone triangular de 'Iniciar' no canto esquerdo superior. Essa função iniciará um escaneamento novo de todos os aparelhos da rede.Publicidade
Avisos
- Endereços de IP e MAC são fáceis de falsificar. Essa informação é útil para os usuários comuns, mas não serve para tudo.
Publicidade
Publicidade