Baixe em PDF Baixe em PDF

Está desconfiado de que há algum problema com o alternador do seu carro? É difícil saber se ele está funcionando de maneira correta se você não souber o que analisar. A forma mais fácil de encontrar um defeito é testando-o através de um voltímetro; se souber mexer nos componentes automotivos, você também pode experimentar outros métodos. As dicas abaixo vão dar um “diagnóstico geral” do estado do alternador e da bateria. Caso tenha um automóvel fabricado recentemente, o sistema para dar carga às peças pode ser controlado por um computador interno, exigindo outros testes.

Método 1
Método 1 de 2:

Utilizando um voltímetro

Baixe em PDF
  1. [1] Não há necessidade de comprar um mais caro; os baratos vão servir perfeitamente para analisar o estado do alternador.
    • Caso tenha um multímetro, utilize-o. Ele não apenas mede a voltagem, mas também outras propriedades elétricas do carro, como a corrente e a resistência. Para verificar a integridade do alternador, você deverá fazer a medição da carga dessa peça. [2]
  2. Watermark wikiHow to Verificar um Alternador
    Ela é um componente fundamental para que o automóvel consiga dar partida, e, ao mesmo tempo, faz com que o alternador gire em uma velocidade suficiente para mantê-la carregada. Com isso, é possível inferir que, se a bateria estiver com carga baixa, será impossível realizar a ignição e testar o alternador, ou seja, qualquer tipo de teste com o voltímetro será inútil. Se a bateria for antiga, o problema pode ser com ela, logo, precisará ser examinada antes do alternador. Em dias frios, você também poderá ter dificuldade em conseguir ligar o carro. [3] Veja como fazer isso a seguir:
    • Desligue o veículo. O motor precisa estar inativo para que o voltímetro seja conectado na bateria. [4]
    • Abra o capô.
    • Conecte o voltímetro na bateria. O grampo vermelho deve ser colocado no polo positivo, e o preto, no negativo. Faça o possível para não tocar na bateria.
    • Observe o valor medido pelo voltímetro. Se for acima de 12,2 V, ela terá carga suficiente para que o alternador funcione; ele também poderá ser testado com o voltímetro.
    • Se a voltagem da bateria for insuficiente, recarregue-a e faça um novo teste com o voltímetro, ou use outro método para verificar o estado do alternador.
  3. Watermark wikiHow to Verificar um Alternador
    Nesse momento, a carga da bateria começará a ser usada, de modo que o regulador de voltagem faça com que o alternador trabalhe com maior intensidade.
  4. Watermark wikiHow to Verificar um Alternador
    Dessa vez, a medição deve ser de, pelo menos, 13 V; se a variação nas RPM do motor levar a voltagem a ficar entre 13 e 14,5 V, o alternador está em bom estado. Por outro lado, se continuar a mesma ou diminuir, há algum problema com a peça. [5] [6]
    • Repita o processo, agora ligando os faróis, o rádio e o ar-condicionado. Quando o alternador carrega a bateria, a voltagem fica acima de 13 V, com o motor em 2.000 RPM e todas as funções “acessórias” habilitadas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Monitorando o alternador

Baixe em PDF
  1. Se você tiver um multímetro, a voltagem do alternador será analisada. Deixe o motor ligado e em 2.000 RPM para fazer os testes; ative também o ventilador, os faróis e todos as funções que exigem carga do alternador, e fique de olho no medidor para ver se há diminuição da voltagem ou amperagem. Geralmente, se o voltímetro apresentar um valor mais alto com o motor ligado do que com ele desligado, o alternador está conseguindo carregar.
  2. Se houver algo de errado com os rolamentos, você deverá ouvir um barulho alto vindo da parte frontal do veículo, que piorará quando mais dispositivos elétricos do automóvel estiverem utilizando carga ao mesmo tempo. [7]
  3. Coloque em um uma estação AM sem música; caso ocorra algum tipo de interferência no som ao acelerar, é bem possível que exista um problema com o alternador. [8]
  4. Como o objetivo deles é vender um alternador novo e mais caro, esses locais podem testar gratuitamente a peça. Apenas garanta que o estabelecimento é de confiança e que não estão tentando o enganar, portanto, fique atento às medições e a cada passo do teste. [9]
    Publicidade

Dicas

  • Em dias de muito frio, ligue os faróis por um ou dois minutos, desligue-os e dê partida no carro. Isto aumenta a chance de que a ignição não tenha problemas, já que a bateria estará mais quente.
  • Mesmo que conclua que o alternador não está funcionando, o problema pode ter origem em outra peça. Um fusível pode ter estourado, talvez o relé esteja com defeito, algum cabo se soltou ou ainda o regulador da voltagem pode ter parado de funcionar, por exemplo.
Publicidade

Avisos

  • Algumas pessoas recomendam que o alternador seja testado ao dar partida no automóvel, afrouxando o cabo do polo negativo da bateria, esperando para ver se o motor “morre” ou não. No entanto, esse método não é recomendado, já que você poderá acabar queimando o regulador da voltagem, o alternador ou qualquer outro componente elétrico.
  • Mantenha suas mãos, a roupa solta, o cabelo comprido e as joias bem longe de peças em movimento ao analisar as partes embaixo do capô com o motor ligado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 253 167 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade