Eu Sou Herói ou Vilão?
Toda história precisa de um herói e um vilão… além de um fiel escudeiro, um alívio cômico, um interesse amoroso e um anti-herói misterioso. Qual desses papéis você faria?
Responda às perguntas abaixo sobre seu arco de personagem. Com os resultados, vamos ler as entrelinhas e indicar que tipo de personagem você é!

Visão Geral das Perguntas
- Uma suíte em um arranha-céu com vista para a cidade inteira.
- Uma casa da árvore velha onde eu brincava quando era criança, mas reformada e decorada.
- Uma mina abandonada que eu decorei para ficar aconchegante.
- Uma ilha remota onde eu vivo praticamente sem ninguém.
- Justiça. Quero fazer o bem para todo mundo.
- Prazer. Quero me divertir.
- Paz. Quero ficar na minha.
- Amor. Quero estar com as pessoas que gostam de mim.
- E se eu nunca encontrasse alguém que me entenda de verdade?
- E se eu nunca envelhecesse?
- E se eu nunca conseguisse tudo que mereço?
- E se o mundo acabasse amanhã?
- Eu sabia quem era... Até conhecer o amor da minha vida.
- Este livro começa em tragédia, mas termina em triunfo.
- Posso não ser a maior ou melhor pessoa no mundo, mas me dedico mais que todos.
- Acordei, pus os pés no chão e me lembrei de que estava só no mundo.
- Elas não têm escolha: precisam sobreviver.
- Elas querem se divertir e adoram o caos.
- Elas fazem coisas ruins para proteger aqueles que amam.
- Não tem motivo. As pessoas simplesmente fazem coisas ruins.
- Uma raposa brincalhona e travessa.
- Um corvo superinteligente.
- Um ratinho treinado e fofo.
- Um urso calmo e amigável.
- Tentar salvar todo mundo.
- Achar que consigo fazer tudo por minha conta.
- Querer que todo mundo goste de mim.
- Pensar demais, agir de menos.
- Um campo ao pé de uma montanha cheio de animais selvagens. Tem muita coisa para ver.
- Uma estação de trem abandonada. Ela está cheia de lembranças.
- Um cemitério tranquilo durante o dia. As lápides trazem muita história.
- Uma biblioteca infinita. Daria para passar anos ali e ainda encontrar algo novo para ler.
- Sim, e ele é bondoso.
- Sim, mas ele é cruel.
- Não, só eu controlo a minha vida.
- Talvez. Mas se ele existe, pode ser mudado.
- Uma bússola que aponta para aquilo que eu mais quero.
- Uma capa que se transforma em qualquer disfarce que eu queira.
- Um par de botas que consegue atravessar qualquer terreno, inclusive água.
- Uma bola de cristal que sempre acerta, mas só responde a perguntas de sim ou não.
- Na boca de um vulcão ativo.
- Na torre dilapidada de um velho castelo.
- Em um centro urbano movimentado.
- Em um campo de flores tranquilo.
- Todos se dariam bem e teriam um final feliz.
- Todos que merecem teriam um final feliz.
- Seria um final agridoce, com vitórias e derrotas.
- Em tragédia. Todos chorariam! Gosto de drama.
Mais Quizzes
<\/picture>","alt":"Teste - Qual \u00c9 o Meu Arqu\u00e9tipo Masculino Dominante?"},{"title":"Teste: Qual Tipo de Bruxa Eu Sou?","id":133381,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Qual-Tipo-de-Bruxa-Eu-Sou-Quiz","relUrl":"\/Qual-Tipo-de-Bruxa-Eu-Sou-Quiz","image":"
<\/picture>","alt":"Teste: Qual Tipo de Bruxa Eu Sou?"},{"title":"Teste: Qual \u00c9 a Minha Classe em Dungeons & Dragons?","id":134207,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Classe-em-Dungeons-and-Dragons-Quiz","relUrl":"\/Classe-em-Dungeons-and-Dragons-Quiz","image":"
<\/picture>","alt":"Teste: Qual \u00c9 a Minha Classe em Dungeons & Dragons?"}],"number":1},{"text":"Super-her\u00f3is","result":"\u00d3timo! Ent\u00e3o voc\u00ea vai adorar os seguintes testes:","next_quizzes":[{"title":"Quiz dos Superpoderes","id":134528,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Superpoderes-Quiz","relUrl":"\/Superpoderes-Quiz","image":"
<\/picture>","alt":"Quiz dos Superpoderes"},{"title":"Eu Tenho Habilidades Ps\u00edquicas? Quiz","id":134505,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Eu-Tenho-Habilidades-Ps%C3%ADquicas-Quiz","relUrl":"\/Eu-Tenho-Habilidades-Ps%C3%ADquicas-Quiz","image":"
<\/picture>","alt":"Eu Tenho Habilidades Ps\u00edquicas? Quiz"},{"title":"Teste - Qual Personagem da Marvel Eu Sou?","id":133523,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Eu-Sou-Qual-Super-Her%C3%B3i-da-Marvel-Quiz","relUrl":"\/Eu-Sou-Qual-Super-Her%C3%B3i-da-Marvel-Quiz","image":"
<\/picture>","alt":"Teste - Qual Personagem da Marvel Eu Sou?"}],"number":2}]}" class="quiz_questionnaire_data"/>
Mais informações sobre vilões, heróis, escudeiros e outros
Imagine sua história favorita, não importa se é um blockbuster de super-herói, um romance, uma comédia ou qualquer outro gênero. Ela provavelmente tem personagens que podem ser classificados em vilões, heróis, escudeiros, alívios cômicos, interesses amorosos e anti-heróis. Até Shakespeare usou esses arquétipos em suas famosas peças teatrais! Então vale a pergunta: quem são eles?
Heróis salvam o dia e vão ao resgate de quem precisa. No começo, eles costumam ser inocentes e levar uma vida pacata… Até que recebem o chamado à ação para lutar contra o mal. Não é fácil ser herói (ou heroína), e nem todo personagem principal chega ao fim da própria história. Mas quando o mundo corre perigo, alguém precisa se manifestar!
Vilões são os antagonistas dos heróis. Assim como os protagonistas, eles costumam começar como pessoas normais e comuns, mas que adquirem notoriedade ou alguma habilidade extraordinária. A única diferença é que o vilão tem desejos distorcidos, enquanto o herói consegue se controlar. Mas nem todo antagonista é digno de ódio: dependendo da história, são eles que chamam mais a atenção!
Escudeiros são como a graxa que lubrifica as engrenagens da história. Eles nem sempre têm tanto destaque quanto os heróis, mas ainda fazem toda a diferença — e podem salvar a pele dos companheiros em certas situações. Sem contar que todo herói precisa de um bom amigo, confidente ou alguém com quem possa desabafar e de quem receba conselhos.
Alívios cômicos tiram o peso até das situações mais tensas. Eles são como os bobos da corte nas histórias de Shakespeare, mostrando sabedoria de sobra com um sorriso sagaz, além de manterem o ego dos protagonistas sob controle. No geral, são esses personagens que deixam claras as lições que a história quer passar, segurando um espelho metafórico para o público se identificar (ou não).
Interesses amorosos representam tudo que vale a pena salvar em uma história. Eles são as personificações de ideias como romance, família, amigos e as coisas boas do mundo. Sem um interesse amoroso para proteger ou reencontrar no fim da jornada, não haveria herói nenhum. Mas isso não quer dizer que o personagem é passivo! Pelo contrário: muitas vezes, é ele que dá o tom do enredo e salva o mundo em seu momento mais tenso.
Anti-heróis trilham o próprio caminho ao longo da história. Eles não são bons nem ruins e nem “preto no branco”: têm uma missão pessoal e buscam uma trajetória só sua, desafiando o público a questionar as noções de certo e errado. Esses personagens desafiam o destino e mostram que nada na vida é predeterminado.
Quer saber mais?
Para mais informações sobre o que constitui um personagem, confira os seguintes materiais: