PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

"Os fazendeiros cuidam da fazenda por amor ao negócio. Eles adoram ver e nutrir o crescimento das plantas. Adoram viver junto dos animais. Adoram trabalhar ao ar livre. Adoram o clima, talvez até quando este os deixa infelizes." - Wendell Berry.

Então você quer se tornar fazendeiro, mas nunca cultivou uma cultura ou cuidou do gado antes? Não se preocupe, este artigo colocará você no caminho para realizar seu sonho.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Aprendendo sobre a agropecuária

PDF download Baixe em PDF
  1. O que o motiva a cultivar culturas ou cuidar de animais e deixar a área urbana, onde normalmente o dinheiro é ganho sem tanto esforço? Todo tipo de agricultura requer muito trabalho duro e bastante responsabilidade, e essa não é o tipo de empreitada na qual você ficará rico rapidamente, se é que ficará um dia. A agricultura é um estilo de vida e também um negócio que dá a você menos retorno financeiro por tudo o que você precisa fazer durante o ano. Mas a recompensa espiritual e emocional que você obtém pode ser mais valiosa do que seu pagamento anual.
    • Esse ramo é, na maior parte, baseado na tradição. Se você nunca tiver trabalhado com agricultura na vida nem tiver qualquer experiência do tipo e ainda assim quiser se tornar fazendeiro, pode encontrar pessoas mais céticas em relação a seus planos futuros do que gostaria. Mas não as deixe desanimar você, pois há muitos outros que abraçarão seus objetivos e vão querer ajudar o máximo possível. Você ficará surpreso com o quanto as pessoas do campo podem ser prestativas com novos fazendeiros que querem aprender o quanto puderem!
      • Lembre-se de que não existe pergunta idiota. No entanto, não se sinta desencorajado nem fique ofendido se alguém for mais direto com parte dos conselhos ou críticas ao que você pretende fazer e de como fazê-lo do que o esperado. Os fazendeiros que estão no ramo há décadas já tentaram várias coisas e darão quantos conselhos você pedir, e talvez até dividirão algumas histórias. Esteja aberto para as possibilidades, ouça bem e não tente discutir contra algo que eles saibam ter dado certo para eles nos últimos anos. Em especial, converse com vários fazendeiros para entender melhor o que esperar do que você está fazendo e do local no qual você pretende abrir uma fazenda.
  2. Na maioria dos casos, há duas categorias principais para se escolher: cultura , que inclui produção de sementes ou grãos (oleaginosas, cereais e legumes), pomares de maçãs e frutas cítricas, fazendas de bagas e frutas vermelhas, vinícolas, produção de vegetais e produção de feno e silagem; e gado , que inclui criar gado leiteiro e bovino, porcos, aves (patos, gansos, perus, frangos), cavalos, carneiros e ovelhas, bodes e cabras, abelhas ou animais exóticos (avestruzes, cervos, bisões, búfalos, iaques, bois-almiscarados, veados, emas, etc.). As fazendas orgânicas, sustentáveis e até regenerativas são outro setor da agricultura que engloba a criação de cultura e gado, mas pertencem a meios não convencionais de produção.
    • A maioria das fazendas, se não todas, independente da classificação econômica (ex.: comercial ou industrial x pequena, orgânica, sustentável ou familiar) depende de e usa mais de uma atividade para se manter operacional. Por exemplo, uma fazenda de laticínios não pode ser rentável sem ter também silagem, feno e grama para alimentar as vacas. Uma fazenda só de cultivo muitas vezes terá um sistema de rotação que pode envolver plantar e colher pelo menos duas culturas por estação, revezando cereais, oleaginosas e legumes todo ano para balancear a fertilidade e a qualidade do solo e para atender a futuras projeções de mercado.
    • Geralmente considera-se que, quanto maior a fazenda, mais específica a atividade. Entretanto, como visto acima, esse nem sempre é o caso. Não se preocupe com esse aspecto, ainda que seja melhor tentar apenas algumas atividades no começo antes de começar a pesar as opções de diversificação. Assim, você não vai se desgastar demais logo no início, já que é fácil gastar muito dinheiro em várias coisas para depois perceber que pode ter desperdiçado em atividades que se provaram erradas para você.
  3. É altamente recomendado que você encontre aqueles que estão produzindo algo semelhante ao que você pretende fazer. Também recomenda-se que você peça a eles para dar uma volta no local.Faça uma pesquisa para saber sobre futuros eventos para agricultores e vá a quantos puder. Neles, você encontrará vários produtores ativos que pode querer visitar e poderá fazer perguntas e entender melhor as experiências deles. [1]
    • Comece falando do tempo, porque o pessoal do campo sempre gosta de falar dele, e de como as atividades estão sendo impactadas por ele. Apresente-se e diga em poucas palavras o que quer fazer. Dessa maneira, eles geralmente vão se abrir mais do que no caso de alguém que de repente os enche de perguntas sem dizer quem é e por que está tão interessado no que eles fazem. Em seguida, você pode continuar perguntando sobre as atividades deles: o que eles fazem, como o fazem, o que mudou e o que não, e se eles têm algum conselho para dar a você. Você também pode dar a ideia de ir até a fazenda deles para ver por si mesmo.
    • As feiras são outro ótimo lugar para se conhecer produtores. Nelas, você não só tem a oportunidade de comprar os produtos deles e experimentá-los em casa, mas também de falar com eles sobre suas atividades. Eles podem parecer se especializar em uma coisa, como a produção de geleias ou de queijo de cabra, mas você não saberá sem perguntar primeiro. Talvez eles até permitam que você vá à fazenda para conversar mais e fazer uma visita personalizada.
  4. Use quantos recursos forem possíveis: livros, a internet, revistas e jornais de agricultura, podcasts, vídeos, etc.
    • Leia livros que discutam o tipo de atividade agrícola com o qual você quer se envolver. A biblioteca é um ótimo lugar para começar, e uma biblioteca de uma instituição de ensino superior dará a você mais recursos do que uma local de ensino fundamental ou médio. Uma livraria é ideal se você quiser começar sua própria coleção de livros de agricultura que possa usar a qualquer momento. Também é bom verificar as livrarias virtuais.
    • Pesquise na internet vários artigos que cubram os diversos tópicos da atividade específica na qual você quer começar. No Brasil, o Ministério da Agricultura oferece publicações que contêm várias informações para fazendeiros iniciantes. As secretarias de agricultura e pecuária de cada Estado também podem ser fontes de informação para aqueles que querem entrar para o ramo.
    • Busque e leia alguns fóruns de discussão on-line que contenham vários tópicos sobre agropecuária, do gado a caprinos, culturas e maquinário. Eles são ótimos locais para se discutir diversos tópicos com outros produtores e especialistas.
    • Na sua pesquisa, veja quais aspectos da agricultura e da pecuária você precisará conhecer, desde as habilidades necessárias para conseguir realizar diversos trabalhos (aptidão mecânica básica, como operar o maquinário, conhecendo o comportamento animal, os estágios de crescimento das culturas, etc.), o potencial de mercado para seu produto (onde, como, o que, quando, para quem e até por quê), condições ambientais e mudanças da sua região, como o tipo e a qualidade do solo, o tipo, a biomassa acima do solo e o bioma natural da vegetação, a topografia (plana ou acidentada, elevada ou baixa), e as condições climáticas (quantidade de chuva, tipo e frequência de tempestades, frequência de enchentes) e o que você precisa saber sobre como realizar as várias funções da sua fazenda, desde colher grãos, alimentar gado ou criar um filhote de cabra até como fazer um laço de corda ou dirigir um trator .
  5. Você pode escolher ir à faculdade ou apenas fazer várias aulas informativas promovidas por diversas organizações de agricultura, escolas ou serviços de extensão governamentais.
    • Não é obrigatório, mas é recomendado entrar em uma faculdade de agricultura se você quiser aprender mais do que aquilo de que precisa para abrir uma fazenda. Dependendo da instituição, você pode estudar ciências animais, agronegócio, manutenção e produção agrícola, ciências das culturas, saúde animal ou medicina pré-veterinária, horticultura, engenharia mecânica agricultural e outras. Você tem a opção de obter um diplona se for para a faculdade, mas escolha bem e, se puder, incorpore aulas de administração, economia e gerenciamento financeiro à sua educação para não ser pego de surpresa pela quantidade de decisões financeiras e econômicas que precisará fazer para melhorar seu trabalho.
      • Um certificado ou diploma são recomendados, mas aprender a cuidar de uma fazenda não exige educação formal porque há muitos aspectos do trabalho que não podem ser abordados em sala de aula. Como mencionado, você não precisa ir à faculdade para começar a trabalhar, ainda que os estudos ajudem bastante no longo prazo.
    • Vá a algumas palestras informativas na sua área ou dentro do seu estado ou cidade (ou ainda, se necessário, em outra cidade ou estado, ou até em um país vizinho). Elas darão informações necessárias para você operar sua fazenda. Tais palestras podem ser sobre economia e finanças agrícolas ou como cultivar e colher certa cultura. Elas podem até falar sobre as novas tecnologias na sua área de interesse, ou sobre como melhorar a gestão da sua fazenda para que ela seja mais sustentável. Algumas palestras são gratuitas, outras podem exigir uma taxa de entrada.
  6. Você com certeza não conseguirá realizar seu sonho de ser fazendeiro se não sair da sua casa na cidade, caso more em uma atualmente. No entanto, no que diz respeito a começar uma fazenda, você precisará escolher o lugar certo onde começar. Algumas regiões do país são melhores para a atividade agrícola do que outras, e algumas áreas são melhores para certos setores da agricultura do que outras.
    • Com a pesquisa que fará acima, você precisará descobrir quais locais são mais adequados para o tipo de operação que está interessado em começar. Note que as condições ambientais foram mencionadas anteriormente baseadas no solo, no clima, na topografia e na vegetação. Elas foram inclusas porque todas determinam o tipo de fazenda que você pode ter e o tipo de atividade que nem deve considerar. Por exemplo, um local com solo montanhoso é ideal para criar gado e um pouco de feno, mas não para culturas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Obtendo experiência

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse provavelmente é o passo mais importante para se tornar fazendeiro, pois você estará trabalhando e obtendo a experiência necessária na forma de uma oportunidade de aprendizado, e oferecendo em troca uma ajuda extra. Como em todas as carreiras, você entrará na posição mais baixa. A única maneira de subir será trabalhando duro e fazendo o que é solicitado, e também não tendo medo de sair da sua zona de conforto e experimentar coisas novas.
    • Há várias maneiras de começar a trabalhar em uma fazenda:
      • Procure por programas governamentais que cubram a agricultura e a pecuária. [2] .
        • Os Classificados Agrícolas são um site com vagas de trabalho para quem está interessado em se envolver na agricultura e precisando de experiência. O trabalhador também pode se oferecer para ajudar no mesmo site.
      • Entre para um programa de treinamento e capacitação de fazendeiros. Alguns deles podem ser encontrados por meio de uma busca básica na internet (digite "programas de treinamento para fazendeiros em [sua região]" no site de busca).
        • Um programa como o WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms, ou Oportunidades Mundiais em Fazendas Orgânicas) dá a você a oportunidade de se envolver em agricultura orgânica e explorar várias opções diferentes, pois pode viajar de uma fazenda à outra durante seu período como "WWOOFer" [3] Selecione seu país e explore todas as opções disponíveis na sua região.
      • Encontre um emprego de férias como assistente de pesquisa para uma faculdade que faça testes em uma ou mais fazendas. Você terá a oportunidade não só de participar dessas atividades de pesquisa, mas também de aprender algumas tarefas paralelas ao que você faria em uma fazenda.
      • Leve seu currículo para várias fazendas que precisam de ajuda extra em algumas estações e que estarão abertas a aceitar alguém com pouca ou nenhuma experiência para fornecer uma oportunidade de aprendizado durante a estação mais ocupada.
        • Algumas dessas oportunidades podem não ser vistas em jornais ou classificados locais, mas são conhecidas por boca-a-boca. Muitas podem ser baseadas em quem você conhece, pois essas pessoas podem saber de alguém que talvez aceite orientar um futuro fazendeiro dando a ele um pouco de trabalho durante um período.
    • Saiba que o salário pode não ser muito maior do que o mínimo. O pagamento para trabalhadores rurais não é nada com o que se empolgar, principalmente porque a maioria dos fazendeiros também não ganha muito e não poderá pagar algo muito acima do mínimo. Muitos cargos incluem alojamento, mas apenas em alguns períodos como as estações de cultivo e colheita.
  2. Isso acontece especialmente durante o período de colheita, quando a cultura precisa ser colhida assim que possível, antes que algum mau tempo a estrague. Outros períodos incluem a época de nascimento de animais, a colheita de feno ou a verificação do gado e a descoberta de algum animal que precise de cuidados médicos imediatos.
  3. Observe como as pessoas realizam suas tarefas e peça a elas para ensinarem a você se achar que não vai conseguir aprender sozinho. Você também pode acabar descobrindo que precisará perguntar "por que" com uma certa frequência, portanto não tenha medo de fazê-lo! Você passará por uma curva de aprendizado íngreme nos primeiros meses em que for parte do time de operações de uma fazenda. Também aprenderá a fazer muitas tarefas, incluindo como trocar o óleo do trator, consertar a ceifeira, preparar as vacas para a ordenha, cuidar dos pastos e do gado que fica neles, fazer a ração para o gado e até coisas mais simples como saber a diferença entre trigo e cevada.
    • Não espere saber tudo sobre algo só porque leu sobre aquilo em um livro ou até no wikiHow. Você descobrirá que as coisas sobre as quais você lê podem ser completamente diferentes quando colocadas em prática. A experiência é tudo, e quanto mais experiências você tiver, mais equipado estará para começar sua própria fazenda. Você não pode esperar se tornar um fazendeiro sem conhecer as tecnicalidades aparentemente triviais, além da arte e da ciência por trás das várias atividades na fazenda onde você está trabalhando e naquela que um dia terá.
  4. Você deverá estar disposto a fazer qualquer tarefa que precise ser feita em uma fazenda e a aprender mais sobre ela. Muitas dessas atividades precisarão de prática para serem dominadas o suficiente, além de bastante trabalho manual. Informe a seu empregador se não estiver disposto a fazer algo ou se não se sentir confortável com uma tarefa, e explique o porquê, mas entenda também a possibilidade de não ter muita escolha. No entanto, se por exemplo, você não se sentir bem com a necessidade de eutanasiar um animal doente e morrendo, pode não estar compreendendo que na verdade essa será a coisa mais gentil a fazer pelo bicho.
    • Outras tarefas que você talvez não goste de fazer no começo por causa de certos medos ou aversões incluem:
      • Limpar estábulos e baias com estrume;
      • Subir escadas ou escalar silos;
      • Operar máquinas como minicarregadeiras, tratores ou ceifadeiras para fazer várias tarefas como puxar, rebocar uma máquina, manobrar em locais apertados, etc.;
      • Operar um trator e a máquina presa a ele para cortar, arar ou colher;
      • Matar pestes como ratos, camundongos e coelhos;
      • Lidar com animais desobedientes que podem machucar você se decidirem que não querem mais ser perseguidos;
      • Ater-se a rotinas de alimentação e ordenha;
      • Remover ervas daninhas ou colher por 12 horas seguidas ou mais, muitas vezes com poucos ou nenhum intervalo;
      • Aplicar pesticidas nos campos;
      • Abater e esquartejar um animal ou participar da atividade;
      • Tirar os chifres, aparar os cascos, marcar ou castrar o gado, o que também inclui aparar as presas e a cauda dos porcos, cortar as asas das aves, etc.;
      • Consertar ou fazer a manutenção do maquinário, tratar de animais doentes, etc.
  5. . Muito do trabalho em fazenda é composto de diversos exercícios físicos, incluindo agachar, ajoelhar, inclinar-se, levantar, empurrar, puxar, etc. Apenas os gerentes de fazenda que já trabalharam bastante antes podem pular parte do trabalho braçal, mas até eles muitas vezes precisam levar o corpo até perto do limite para o trabalho, ou pedir a ajuda de outros para fazer algo que não podem fazer sozinhos. Você deverá perceber as mesmas limitações no seu corpo e pedir ajuda quando achar que precisa.
    • Não fuja das tarefas mecânicas. Familiarize-se o quanto puder com o maquinário agrícola, como usá-lo de maneira segura e como fazer a manutenção dele. Até as menores fazendas geralmente dependem de uma motocultivadora e de um trator para pequenas áreas, além de outros equipamentos.
  6. Pode parecer superficial, mas ir a uma entrevista em uma firma de advocacia usando jeans e botas é tão inapropriado quanto entrar em uma fazenda de terno e sapatos. É altamente recomendado que você vista uma camiseta, uma calça jeans e botas, especialmente as de segurança e com biqueiras de aço.
    • Invista em um bom par de luvas de trabalho, pois você precisará lidar com materiais e ferramentas que podem fazer cortes, abrasões ou bolhas em pouco tempo. As luvas também são ideais se você não quiser sujar muito as mãos.
    • Caso tenha cabelo comprido, amarre-o em uma trança ou rabo de cavalo para que ele fique longe dos olhos e não se prenda a nada. Um chapéu ou boné também são ideais para manter os olhos e a cabeça protegidos do sol.
  7. O riso faz o dia passar mais rápido, especialmente quando seus músculos estão doendo, seus dedos parecem que vão cair e o tempo estragou seus planos outra vez. Uma atitude positiva faz bem para qualquer fazenda.
  8. Para a maioria das pessoas, será preciso passar pelo menos um ou dois anos sendo parte de uma fazenda antes de ser considerado bom o bastante para se tornar dono de uma.
    • Para obter mais informações, leia o artigo Como Abrir uma Fazenda.
    Publicidade

Dicas

  • Seja pontual e legal com seu chefe!
  • Mantenha a mente aberta e aprenda o máximo que puder. Você cometerá erros, portanto não leve para o lado pessoal se tiver problemas por causa deles. Em vez disso, siga em frente e aprenda a lição.
  • Use seu bom senso e sua intuição.
  • Peça ajuda se não tiver certeza de algo.
Publicidade

Avisos

  • Trabalhar em uma fazenda pode ser perigoso porque você estará sempre trabalhando com animais e maquinário. A maioria dos empregadores não oferece plano de saúde para os funcionários, portanto saiba quais são os riscos e tome cuidado!
  • Ser fazendeiro não é para todos. Depois dos primeiros meses como funcionário, você pode descobrir que não gosta do trabalho. É por isso que é melhor começar trabalhando para alguém em vez de abrir sua própria fazenda e se arrepender depois.
  • Lembre-se da lei de Murphy: "se alguma coisa pode dar errado, vai dar".
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 58 069 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade