Baixe em PDF
Baixe em PDF
O significado de "vida boa" pode não ser o mesmo para uma pessoa descrente e para uma cristã. Essa última, ao invés de valorizar bens materiais e conquistas mundanas, encontrará mais contentamento cultivando a sua relação com o Senhor e seguindo os mandamentos d'Ele. Se você fizer disso a sua prioridade, vai sentir-se mais pleno, tranquilo e quem sabe até mais capaz de lidar com quaisquer dificuldades que encontre pelo caminho.
Passos
-
Convide Jesus a adentrar a sua vida , caso ainda não o tenha feito. Se você ainda é um neófito, precisa tornar-se seguidor de Cristo para poder ingressar na vida cristã, o que significa orar a Jesus e pedir-Lhe perdão pelos pecados que você cometeu ao longo da vida. Abra o coração para Ele e rogue-Lhe ajuda para dar as costas ao pecado e devotar a sua vida a seguir o caminho do Senhor. [1] X Fonte de pesquisa
- Em João 14:6, Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". Em outras palavras, o único modo de se aproximar de Deus é seguindo a Cristo.
- Embora a oração deva vir do âmago, ela pode seguir esta linha: "Querido Deus, sei que nem sempre fui perfeito. Perdoe-me por todas as vezes que pequei, por eu ter sido impaciente, por ter contado mentiras. Quero ser Seu seguidor e espelhar-me no Senhor. Guie-me e ajude-me a ser uma pessoa melhor. Amém."
Dica: batizar-se numa igreja expressa, simbolicamente, o seu compromisso com o Senhor.
-
Confesse os seus pecados a Deus. Pede a Bíblia que recém-convertidos ao cristianismo confessem os seus pecados, mas a história não acaba aí. Após a conversão, você continuará a pecar como qualquer ser humano. Quando fizer algo que saiba que está errado, ore para pedir o perdão de Deus e força para resistir a essa tentação no futuro. [2] X Fonte de pesquisa
- Em 1 João 1:9, a Bíblia relembra-nos da misericórdia de Deus: "Se confessarmos os nossos erros, Ele é fiel e justo para nos perdoar os erros e purificar-nos de toda a injustiça".
-
Fortaleça os vínculos com o Senhor orando constantemente. Depois de convidar Deus a adentrar a sua vida, é preciso ter com Ele um canal de comunicação aberto. Em 1 Tessalonicenses 5:17, o fiel encontrará a admoestação "Orai incessantemente". Agradeça a Deus por todas as bênçãos que você recebe, louve-O por Sua bondade, peça-Lhe inspiração em todas as suas decisões e busque conforto n'Ele nas horas difíceis. [3] X Fonte de pesquisa
- Em Mateus 6:9—13, Jesus oferece um modelo de oração que você pode usar quando quiser falar a Deus. Conhecida como o Pai Nosso, ela diz: "Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Pois são Vossos o reino, o poder e a glória, agora e para sempre. Amém."
- É possível encontrar outros modelos de oração no livros dos Salmos.
-
Leia a Bíblia todo dia. Se a oração é um modo de falar a Deus, as Escrituras são onde o fiel encontrará a Palavra d'Ele. Você pode ler a Bíblia de cabo a rabo ou estudar cada livro separadamente, e as suas dúvidas quanto a significado de determinada passagem podem ser sanadas com leituras complementares. [4] X Fonte de pesquisa
- Não se pode ser próximo de Jesus sem entender a mensagem d'Ele. Em João 6:63, Ele diz: "As palavras que eu vos proferi são espírito e são vida".
-
Comungue e louve a Deus numa comunidade com que você se identifique. Ouvir a respeito da Palavra é uma maneira de estreitar os seus laços com o Senhor. Além de aprender a doutrina com um sacerdote que dedicou a vida a estudá-la, você estará num espaço com total liberdade para exercer a adoração e comungar com outros fiéis. [5] X Fonte de pesquisa
- Na igreja, você encontrará missões, grupos de estudos bíblicos e outras atividades que podem enriquecer a sua vida.
- Hebreus 10:24—25 fala de como a comunhão entre os crentes eleva o espírito: "[damos] atenção uns aos outros com o intuito ao paroxismo de amor e boas obras, sem abandonarmos a reunião uns com os outros (como é costume de alguns), mas encorajando-nos — e tanto mais quanto mais virdes aproximar-se o dia".
Publicidade
-
Tente fugir à tentação. Recai sobre o fiel a Cristo a árdua obrigação de evitar o pecado. Sendo o pecado tudo aquilo que não se alinhe à vontade de Deus para a sua vida, evitar o pecado é quase impossível. A boa notícia é que, quando pecamos, podemos orar a Deus pedindo o Seu perdão e ajuda para sermos melhores da próxima vez. [6] X Fonte de pesquisa
- Colossenses 3:5—10 contém uma série de comportamentos a se evitar, incluindo fornicação, iniquidade, paixão, mau desejo, idolatria, cólera, malícia, contenda, obscenidades e falso testemunho.
- Em João 14:21, explica-se a relação entre a obediência a Lei de Deus e o amor por Jesus: "Quem tem os meus mandamentos e os observa, esse é quem me ama. Quem me ama será amado pelo meu Pai; e eu amá-lo-ei e a ele me manifestarei".
-
Trate os outros com amor, caridade e misericórdia. Espelhe-se no amor de Deus ao lidar com outras pessoas. Quando alguém o magoar, tente perdoá-lo do mesmo modo que você é perdoado por Deus quando peca. Ofereça todo o encorajamento e apoio que puder às pessoas do seu convívio e ofereça ajuda àquelas que passem por necessidades. [7] X Fonte de pesquisa
- Aconselha a Bíblia em Tiago 1:19—20 que o bom cristão seja "veloz no escutar, lento no falar e lento em ira". O próprio Cristo, nas pregações das bem-aventuranças, registradas em Mateus 5:3-10, conclamou os seus discípulos a serem pacíficos, gentis e justos.
- Assim dizem as bem-aventuranças: "Bem-aventurados os mendigos pelo espírito, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados os que estão de luto, porque eles serão reconfortados. Bem-aventurados os gentis, porque eles herdarão a Terra. Bem-aventurados os esfomeados e os sedentos de justiça, porque eles serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles serão alvo de misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão Deus. Bem-aventurados os que fazem a paz, porque eles serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa de justiça, porque deles é o reino dos Céus".
-
Evite a armadilha do materialismo. Embora seja tentador condicionar o valor próprio a posses e realizações pessoais, a Bíblia categoriza-as como coisas do mundo. Abandone a ideia de que a sua felicidade depende de certas coisas ou do grau de sucesso que a sociedade do seu tempo considera importante. A prioridade da sua vida deve ser, pelo contrário, o relacionamento com Deus. [8] X Fonte de pesquisa
- Diz a Bíblia em 1 João 2:15: "Não ameis o mundo, nem as coisas que estão no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele". Isso significa que mais importantes que aquilo que rende prestígio no mundo, como luxúria, beleza e bens materiais, são os valores que emanam de Deus.
- O verso seguinte prossegue: "Porque tudo o que está no mundo — o desejo da carne e o desejo dos olhos e a fanfarronice da vida — não é do Pai, mas do mundo" (1 Jo 2:16).
-
Ouça o chamado de Deus para ajudar outrem. Servir é muito importante na vida cristã. Fique atento às oportunidades que tiver de ser prestativo. O chamado de Deus para você pode levá-lo a espalhar a Palavra no ministério, a arrecadar material escolar para crianças pobres da sua comunidade ou simplesmente a desempenhar com fé e honestidade o ofício que você escolheu. [9] X Fonte de pesquisa
- Ajudar outras pessoas é uma maneira não só de agradar a Deus, como de sentir que você encontrou plenitude e o seu lugar no mundo.
- A obrigação para com os necessitados é estabelecida em Filipenses 2:3—4: "[Nada façais] segundo egoísmo nem vaidade oca, mas em humildade considerando-vos uns aos outros como superiores a vós mesmos, cada um atento não às suas próprias coisas, mas às coisas dos outros".
- 1 Pedro 4:10 defende que dons e talentos sejam usados para ajudar os outros: "Que cada um de vós, do mesmo modo que recebeu um dom, o ponha ao serviço de outrem, como bons administradores que sois de graça variegada de Deus".
DICA DE ESPECIALISTAPara ser um cristão, deve se seguir e obedecer a Jesus Cristo. É simples assim.
Zachary Rainey
Ministro OrdenadoZachary Rainey
Ministro Ordenado -
Partilhe a sua fé com o mundo. Espalhar a Palavra foi um dos apelos de Jesus aos seus discípulos. Diz Ele em Marcos 16:15: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura". Também você deve prestar testemunho da sua relação com Cristo de todo modo que puder. Isso pode ser feito de maneira direta, por meio do diálogo com estranhos, ou indireta, deixando o amor de Deus transparecer nas suas boas ações. [10] X Fonte de pesquisa
- No livro de Mateus, diz Jesus que a fé se deve proclamar com orgulho: "Vós sois a luz do mundo. A cidade situada na montanha não pode ser escondida. Nem as pessoas acendem uma candeia e a colocam debaixo do alqueire, mas sim em cima do candelabro — e brilha para todos os que estão dentro da casa. Que assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que eles vejam as vossas belas ações e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus" (Mt 5:14—16).
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.allaboutfollowingjesus.org/how-to-live-the-christian-life-faq.htm
- ↑ https://www.gotquestions.org/closer-relationship-with-God.html
- ↑ https://www.gotquestions.org/closer-relationship-with-God.html
- ↑ https://www.bibleinfo.com/en/questions/how-do-i-live-and-grow-stronger-christian
- ↑ https://www.gotquestions.org/closer-relationship-with-God.html
- ↑ https://www.allaboutfollowingjesus.org/how-to-live-the-christian-life-faq.htm
- ↑ https://www.allaboutfollowingjesus.org/how-to-live-the-christian-life-faq.htm
- ↑ https://www.gotquestions.org/do-not-love-the-world.html
- ↑ https://www.biblestudytools.com/topical-verses/serving-bible-verses/
Publicidade