Baixe em PDF Baixe em PDF

Ter um período divertido de namoro pode ser fácil, mas talvez lhe passe pela cabeça que seu casamento não vai durar depois que aquela chama do início se apagar. Se você quer viver uma vida conjugal feliz, vai ter que se esforçar para manter o romance vivo e crescente – tanto com o seu parceiro quanto como indivíduo. Embora não seja sempre fácil, você pode fazer seu casamento ser bem sucedido se os dois se dedicarem.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Sendo atenciosa

Baixe em PDF
  1. Se quer ter uma vida a dois feliz, você tem que fazer com que seu esposo se sinta em uma vida de igual para igual; leve os sentimentos dele em consideração sempre que estiver tomando uma decisão ou simplesmente fazendo suas coisas. Se você trata seu esposo como se as opiniões dele não importassem, ou como se você tivesse a palavra final, está sujeita a ter um desequilíbrio no seu casamento. Dê às visões do seu esposo a mesma seriedade que você dá às suas próprias e reserve um tempo para ouvi-lo, para fazer com que ele sinta que você se importa. [1]
    • Se esforce para ser gentil, amorosa e compreensiva com seu marido. Se você está tendo um dia ruim e descontar nele, peça desculpas; dê a ele o respeito básico que ele merece ao invés de pensar que você pode fazer o que quiser só porque estão casados.
    • Você também tem que respeitar a privacidade do seu parceiro. Não fique bisbilhotando o celular ou computador dele se espera que ele se sinta respeitado.
  2. Se você se importa com seu esposo e quer ter um relacionamento saudável e produtivo, evite ficar presa a erros do passado que vocês cometeram ou continuar lembrando-o das falhas dele; ao invés disso, reforce o comportamento positivo, aproveitando o tempo de vocês juntos e refletindo sobre tudo o que esperam. Respeite os sentimentos dele e não traga coisas do passado só para ter a atenção dele.
    • Embora não seja sempre fácil superar o passado, não o traga à tona por despeito. Lembre-se de que seu esposo é uma pessoa também e que você não deve trazer o passado só para machucá-lo.
  3. Ouvir é uma das melhores maneiras de ser atenciosa e respeitosa com seu esposo. Não se distraia quando ele estiver falando do dia dele, ou espere ele terminar de falar para que você possa dizer o que quiser; faça um esforço para realmente escutá-lo e se importar com o que ele estiver contando. Quando estiver conversando, deixe o celular de lado, faça contato visual e preste atenção nele.
    • É claro, todos nós nos distraímos de vez em quando. Se isso acontecer durante uma conversa, não finja que estava ouvindo; se desculpe e pergunte o que seu esposo estava falando.
    • Faça perguntas a ele para mostrar que se importa de fato; não deixe que ele sinta que a está entediando.
    • Às vezes tudo o que seu cônjuge precisa depois de um dia difícil é alguém para ouvi-lo. Você não precisa se sentir na obrigação de dar conselhos todas as vezes, apenas ouça.
  4. Embora sua vida não tenha que girar completamente em torno dele, lembre-se que você e seu esposo decidiram se casar, vocês queriam ser as prioridades na vida um do outro. Honre essa decisão e tome todas as suas grandes decisões com ele em mente, tendo certeza de que você vai tentar fazer o melhor para você assim como para a pessoa com quem está casada.
    • Se sua família ou amigos não estão se dando bem com seu parceiro, não tente defendê-los a menos que ele esteja sendo irrazoável; tenha a certeza de que está respeitando os sentimentos do seu marido e que dá a ele o amor e apoio que ele merece.
  5. Se quer que seu casamento seja feliz, o diálogo é a chave. Você e seu marido têm que ser capazes de conversar atenciosamente sobre as suas ideias – principalmente sobre coisas que os dois concordam ou fazem juntos. Fazer isso diariamente ajuda a promover o diálogo entre parceiros e mantém seu casamento sadio e fortalecido.
    • Nunca diga coisas com raiva só para atingir seu esposo. As palavras cruéis que você disse sem a intenção de magoar podem ser difíceis para o seu marido esquecer e causar um dano duradouro no seu relacionamento. Se você acabar dizendo algo que não queria, se desculpe.
    • Quando estiver discutindo, mantenha-se no assunto e tente não atacar pessoalmente seu parceiro.
    • A fim de ter um bom diálogo, você tem que estar ciente das ideias e do humor do seu marido antes de ter uma conversa. Você tem que ter a capacidade de ler a expressão e linguagem corporal dele para dizer se algo está errado, além de se sentir confortável em tocar nesse assunto.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Allen Wagner, MFT, MA

    Especialista em Terapia de Casais e de Relacionamento
    Allen Wagner é um terapeuta de casais e de família em Los Ângeles, Califórnia. Concluiu seu Mestrado em Psicologia na Pepperdine University em 2004. Sua especialidade é encontrar maneiras de melhorar o relacionamento de indivíduos e casais. Escreveu, em coautoria com sua esposa, Talia Wagner, o livro Married Roommates.
    Allen Wagner, MFT, MA
    Especialista em Terapia de Casais e de Relacionamento

    Lide com problemas logísticos através de reuniões semanais. Allen Wagner, Terapeuta de Família e Casamento, diz: "Quero que casais sejam organizados ao ponto de que façam uma reunião semanal para lidar com as questões logísticas de um casamento. Objetivos de longo, médio e curto prazo entram nessa discussão. Uma estrutura assim ajuda casais a organizarem o tempo da maneira certa; assim, quando eles estão juntos, não precisam discutir apenas sobre problemas. Sobra mais tempo para que ambos reforcem seus laços emocionais."

  6. Se seu marido lhe confiou algo muito pessoal e importante, não mine essa confiança contando isso para alguém só porque você não pensou direito sobre isso. Se era alguma coisa dolorosa e pessoal, não use como munição durante uma discussão, ou o seu parceiro se sentirá traído. Tenha respeito pelo fato de que seu cônjuge lhe confiou uma informação muito importante e honre essa confiança.
    • Você tem que ser a pessoa em quem seu esposo confia mais do que qualquer outra no mundo. Não faça nada para comprometer essa confiança. Se cometer um erro, desculpe-se.
  7. Se perceber que algo está errado com seu parceiro, deixe um tempo para abraçá-lo e perguntar qual é o problema – talvez essa seja a hora em que ele mais precisa da sua atenção. Não ignore essa oportunidade. Se seu parceiro não se sente pronto para conversar, não tente forçar a barra, ou piorará as coisas, mas mostre que estará lá quando ele estiver pronto e disposto a se abrir.
    • Se estão fora em um ambiente social e você perceber que alguma coisa não está certa, não pergunte sobre isso na frente de todo mundo; puxe seu marido de lado para mostrar que está prestando atenção.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Sendo amorosa

Baixe em PDF
  1. Nunca ache que você não tem que dizer “eu te amo” porque seu esposo já deve saber o que você sente por ele. Se esforce para dizer ao seu parceiro o quanto você o ama pelo menos uma ou duas vezes por dia, vá devagar, olhe-o nos olhos e diga com convicção. Não diga apenas “te amo!” como quando você sai de casa ou “te amo” numa mensagem de texto – mostre pessoalmente ao seu marido o quanto ele significa para você.
    • Fazer este pequeno esforço para dizer estas três palavras sagradas pode fazer uma grande diferença no seu relacionamento.
    • Não diga estas palavras apenas porque você quer algo ou porque está fazendo as pazes depois de uma briga; diga-as porque realmente as sente. É quando elas mais têm sentido.
  2. Fazer este esforço para ser afetiva quando começar seu dia pode levá-los a se sentirem mais amorosos um com o outro pelo resto do dia. Embora você talvez queira começar seu dia com um café e a higiene pessoal, passar alguns minutos abraçando, beijando ou fazendo carinho no seu esposo pode ajudá-los a começarem o dia com o pé direito. Se não se virem durante todo o dia, este gesto afetivo poderá gerar uma impressão duradoura até que se vejam novamente.
    • Se dispor a beijar seu parceiro por apenas seis segundos de manhã pode despertar a paixão no seu relacionamento. Não dê apenas um beijo superficial de “Tchau, querido” na bochecha; faça com verdadeira intenção, mesmo se estiver com pressa.
  3. À medida em que o relacionamento progride, você descobrirá que há mais e mais obrigações que podem impedir vocês de terem um tempo sozinhos. No entanto, esforce-se para ter esse tempo toda a semana, mesmo que precise sacrificar programas com amigos ou família para possibilitar isso. Lembre-se de que saírem para a festa de um amigo ou um churrasco na casa dos seus parentes não é a mesma coisa de passarem um tempo a dois. [2]
    • Se perceberem que suas agendas têm sido muito cheias e que não tiveram tempo para ficar juntos, tente roubar mesmo que alguns minutos da agenda do seu esposo, seja para uma caminhada rápida durante um evento familiar, seja para passar algum tempo sozinhos numa festa.
    • Quanto a encontros, planeje-os com antecedência, para que você e seu marido saibam que têm que manter suas agendas livres para esses eles.
  4. Abrace, toque, tranquilize, beije, segure ou apenas esteja perto do seu parceiro o máximo que puder. Essa conexão pode ajudar a manter seu relacionamento mais forte e fazer vocês se sentirem mais próximos um do outro, mesmo que nem sempre fisicamente. Se sentir que está ficando distante ou fria e que nem senta mais perto do seu marido quando estão juntos no sofá, seu relacionamento vai ficar distante também.
    • Nem todo mundo gosta de ser tocado do mesmo jeito e frequência, principalmente em público. Mesmo se você não for do tipo que fica abraçando muito ou uma pessoa que demonstra carinho em público, dê ao seu parceiro toques reconfortantes no momento certo, o quanto puder.
    • Nem é preciso dizer que manter uma vida sexual saudável pode ajudar também a manter seu relacionamento. Seja aberta e honesta com seu esposo sobre explorar o que você quer e sobre o que não quer.
  5. Seja dar um beijo na mão do seu parceiro, seja fazer as tarefas de casa quando ele estiver tendo uma semana cheia, ou deixar um recadinho carinhoso no espelho antes de sair, você nunca deve parar de fazer essas pequenas coisas, não importa o quanto esteja cansada ou quanto se sente confortável no seu relacionamento. Nunca seja preguiçosa quando se refere ao seu casamento e sempre faça com que seu parceiro se sinta especial e amado.
    • Se esteve muito ocupada para fazer algumas das coisas que você normalmente faz para o seu marido, tente compensar isso quando tiver tempo. Deixe claro que você está ciente de que não tem sido tão atenciosa quanto o normal e que quer compensar isso.
  6. Faça com que ele saiba o que você aprecia nas pequenas coisas do cotidiano que ele faz, como lavar a louça ou arrumar a cama. Não considere essas coisas como garantidas, diga a ele que realmente o ama e o aprecia e é grata por toda a ajuda que ele lhe dá. É claro, você também pode responder fazendo coisas que ele preza.
    • Você pode até escrever um recadinho romântico agradecendo-o por tudo que ele tem feito para você, desde cuidar do seu cachorro enquanto você estava doente a planejar o aniversário mais incrível para você.
  7. Isto vai tornar o momento ainda mais especial. Os presentes não precisam ser extravagantes ou absurdamente caros. É sempre a intenção que conta. Uma coisinha só para ter doces e calorosas memórias pode durar muito. Preste atenção no seu marido para ouvir o que ele está querendo e compre aquele presente inesperado na hora certa.
    • Embora ocasiões especiais como aniversários possam ser uma ótima hora para se dar um presente, às vezes o mais bem intencionado dos presentes pode ser dado só por causa da data festiva e, nesse caso, seu esposo vai sentir que você deu o presente só porque foi obrigada.
  8. Se seu marido tem tido uma semana ocupada, seja compreensiva e passe mais tempo cozinhando ou fazendo alguma coisa na casa. Quando você estiver em um momento agitado, ele deve fazer o mesmo. Embora vocês devam achar um equilíbrio de trabalho que faça sentido para ambos, se você se importa com seu marido, faça um esforço extra quando ele mais precisar.
    • Seu marido pode até negar que ele precise de uma ajuda extra, mas se perceber que ele está estressado e sobrecarregado, faça um esforço para cozinhar, cuidar do cachorro ou fazer algumas tarefas básicas naquela semana.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Fazendo o casamento durar

Baixe em PDF
  1. Pode parecer que vocês precisam fazer absolutamente tudo juntos a fim de viverem uma vida conjugal feliz. Entretanto, se você realmente quer manter a ligação acesa, mantenha algum nível de independência. Se fazem tudo juntos e não têm tempo para desenvolver seus próprios interesses, provavelmente vão se tornar codependentes e perderão o sentido das suas próprias identidades. [3]
    • Se ambos passam algum tempo se dedicando ao seus hobbies e interesses, continuarão a crescer como pessoas. Você não quer ser a mesma pessoa daqui a vinte anos, não é?
    • Além do mais, se você e seu marido passam mais tempo separados, devem ser capazes de aproveitar mais o tempo que passam juntos. É mais fácil considerarem um ao outro como garantido se estão sempre juntos.
    • Você não tem que levar seu esposo junto toda a vez que sair com seus amigos só porque é casada. Embora ambos devam estar integrados na vida social um do outro, é importante ter o “tempo dos meninos” ou o “tempo das meninas” também, para que vocês continuem a construir amizades e sua rede de apoio.
  2. Se quer que seu casamento dure, continue sendo romântica. Embora as coisas mudem depois de estar por um longo tempo com o seu esposo ou quando tiverem filhos, vocês ainda devem se esforçar para fazer o outro se sentir especial, terem uma noite romântica, e continuar namorando mesmo depois de terem feito seus votos. Isso pode ajudar a manter seu casamento excitante, sexy e divertido. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:
    • Mantenha suas noites românticas. Seja uma ou duas noites especiais a cada semana ou a cada duas semanas, mantenhas elas com seu esposo e não façam a mesma coisa todas as vezes.
    • Encontre tempo para o romance mesmo quando estiverem em casa. É importante manter o interesse mesmo quando vocês estiverem simplesmente em casa de vez em quando, seja assistindo uma comédia romântica ou fazendo o jantar juntos com velas acesas por todo canto.
    • Tentem escrever cartões realmente significativos um para o outro todos os anos no seu aniversário. Escreva todas as razões pelas quais você ama seu esposo.
    • Pode ser romântico simplesmente manter seu relacionamento revigorado e espontâneo. Fazer uma viagem planejada no último minuto, se matricular numa aula de dança com ele, ou abrir aquela garrafa de vinho chique que vocês estão guardando desde de sempre, tudo isso pode fazer seu relacionamento ser mais romântico e emocionante.
  3. Se quer realmente que seu relacionamento dure, terá que aprender a se comprometer e fazer sacrifícios mútuos quando for necessário. Seu relacionamento não vai ser sempre divertido e fácil e haverá vezes em que vocês precisarão sentar e ter uma conversa séria sobre o que fazer a seguir. Não importa se estão discutindo sobre onde morar, quando ter filhos ou tomando decisões profissionais que podem afetá-los como uma família, é importante que vocês tenham um diálogo forte e saibam quais são suas necessidades antes de tomar uma decisão.
    • Seja uma pequena ou grande decisão que estão tomando, faça o possível para que ambos contem o seu lado da história antes que a decisão seja tomada.
    • Escutar é muito importante. Deixe seu esposo expressar os sentimentos dele sem interromper ou discordar dele. Escute-o antes de dizer o que tem em mente.
    • Quando se fala de compromisso, é importante lembrar que muitas vezes é melhor estar feliz do que estar certo. Pergunte a si mesma se quer mesmo o que está lutando para conseguir ou se está apenas sendo teimosa. Lembre-se: o que você realmente quer é um compromisso mútuo.
  4. Quando você e seu esposo avançarem no relacionamento, é importante que possam integrar suas famílias e amigos no seu casamento e no seu cotidiano. Embora vocês não tenham que ser amigos de todos os familiares ou amar cada amigo, esforcem-se para que suas famílias sejam parte de uma espécie de grande família, como se seus amigos estivessem se tornando amigos em comum. Isto pode ajudar seu casamento a ser mais seguro e fazer com que ambos sintam que têm uma forte rede de apoio quando precisarem.
    • Se ama seu esposo, faça um esforço para amar a família dele e seus amigos. Se ele tem uma família ou um grupo de amigos particularmente difícil de lidar, faça o seu melhor para entender por que eles são assim e converse com seu esposo sobre como podem construir um relacionamento mais fortalecido sem excluí-los.
  5. Se quer que seu casamento dure, esteja junto quando seu esposo estiver passando por maus bocados ao invés de esperar que tudo exploda. Não importa se ele está lidando com uma morte na família ou incerto quanto às escolhas de carreira, é importante que você seja solidária e compreensiva durante este momento difícil, sabendo que seu esposo fará o mesmo por você quando estiver passando por algo do gênero. Não espere que seu esposo esteja de bom humor o tempo todo e seja solidária quando ele precisar de você.
    • É claro, se virar rotina uma vida onde um cônjuge está sempre segurando as pontas para o outro, isso pode se tornar um pouco frustrante e exaustivo. Se sente que está sempre no papel de apoiadora, fale sobre o que seu esposo pode fazer para ajudá-la a se sentir melhor.
  6. Se quer viver uma vida conjugal feliz, tem que entender que nem todo dia será fácil; isso não significa que você deve esperar que o casamento seja monótono, sombrio e desapontador, mas que você tem que estar preparada para o fato de que haverá algumas brigas, alguns dias de infelicidade e alguns dias em que você simplesmente não suportará ficar no mesmo cômodo que seu marido. É perfeitamente normal não se dar bem 100% do tempo e o mais importante é que vocês saibam disso e estejam dispostos a trabalhar juntos.
    • Se você espera que seu casamento seja perfeitamente feliz todos os dias, se desapontará bastante.
    • Você tem que lembrar que seu marido tem defeitos, assim como você. Se espera perfeição dele, vai se entristecer ou se amargurar. Se o seu parceiro tem falhas, e você gostaria que ele trabalhasse isso, tal como sempre estar atrasado, converse honesta e abertamente sobre isso, esteja disposta a mudar os maus hábitos que você pode mudar também.
  7. Com o passar dos anos, é provável que a pessoa com quem está casada não vá ser exatamente a mesma a quem você disse “eu aceito” anos atrás. As pessoas mudam, acumulam conhecimento e sabedoria e aprendem com suas experiências conforme os anos passam; elas podem até mudar suas perspectivas sobre algumas coisas, dos seus pensamentos sobre ter filhos às suas afiliações políticas. Se você quer ter um casamento saudável, deve aceitar que ambos naturalmente mudarão com os anos; a coisa mais importante é que cresçam juntos, não separados.
    • Seja compreensiva com as formas em que seu marido está mudando. Se sente que há problemas e que ele está se tornando uma pessoa que não reconhece mais, conversem sobre isso.
    • À medida em que envelhecem, embora seja importante continuarem suas próprias jornadas pessoais, desenvolvam interesses mútuos. Seja cozinhando juntos, acompanhando seu time favorito ou assistindo os mesmos programas ano após ano, é importante encontrar uma rotina que os ajude a seguirem em frente como um casal.
    • O que importa é que vocês continuem a se amar e estejam cientes de que ambos passarão por altos e baixos nas suas vidas; se forem verdadeiros parceiros, ambos crescerão como pessoas mais fortes, mais capazes e mais amáveis.
    Publicidade

Dicas

  • Amem-se e nunca se esqueçam dos dias maravilhosos que já viveram juntos.
  • Ame-o, respeite-o e surpreenda-o.
  • Passem momentos marcantes e saudáveis juntos.
  • Nunca escondam nada um do outro.
  • Mantenham o equilíbrio entre seu relacionamento e outras relações sociais.
  • Não insista em contar sobre seus relacionamentos passados, sob o risco de frustrá-lo.
  • Amor, respeito e cortesia são ingredientes básicos de uma vida matrimonial feliz.
  • Seja honesta e mostre apreciação sincera.
  • Entendam-se.
  • Dividam tudo e nunca guardem segredos um do outro. Seja sincero e honesto com seu parceiro. Quando algo estiver errado ou se vocês discordarem, conversem como adultos casados.
Publicidade

Avisos

  • Sejam educados um com o outro. Digam "obrigado", "por favor" e "me desculpe".
  • Se trair seu parceiro, isso vai estragar a sua própria vida, então seja sempre sincera com ele!
  • Seja sempre honesta com seu parceiro. Mentir não a levará a lugar nenhum.
  • Acima de tudo: Seja grata e diga isso! Encontre algo que valorize nele e agradeça. Isso ajuda.
  • Tentem fazer alguma coisa juntos pelo menos uma vez por semana. Não importa o que, mesmo se for comer e conversar tranquilamente.
  • Sempre escute com atenção. Algumas brigas podem arruinar a vida, mesmo que ambos os lados não saibam a causa do problema.
  • Comunicação é a chave para um relacionamento. A pessoa deve se sentir à vontade para discutir qualquer coisa sempre, sem receio.
  • Não olhe outros casamentos e copie. Lembre-se, a grama não é mais verde do outro lado. Você ainda vai ter que manter, cortar e limpar esse lado também!
  • Caso você sinta que falta motivação para o seu casamento e que a chama se apagou, tente imaginar-se sem o seu parceiro. Converse com qualquer pessoa que tenha perdido sua alma gêmea e elas dirão que dariam tudo para terem aquela pessoa especial de volta.
  • Lembre-se, é o seu casamento e você já chegou até aqui. Se comprometa a fazer sua parte e dar o seu melhor.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 121 156 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade