Baixe em PDF Baixe em PDF

Devido à queda dos lucros e aumento no preço do combustível, a indústria aérea tem contraído, e poucos assentos de última hora estão disponíveis para viajantes standby. Esta é uma opção ideal para viajantes que desejam chegar algumas horas antes ou depois em seu destino. A maioria das companhias cobra uma tarifa de R$ 25 a 100 para mudanças de voo confirmadas para o mesmo dia; standby é tecnicamente uma mudança de voo para o mesmo dia "não confirmada", o que significa que suas chances de conseguir um assento não são garantidas. Aqui vão algumas dicas para otimizar sua experiência.

  1. Elas possuem estipulações e tarifas diferentes para passageiros standby, e é uma boa ideia se familiarizar com esses detalhes com antecedência. Esse serviço não é oferecido por todas as linhas aéreas.
  2. Quase todas as linhas estipulam que precisa ter adquirido uma passagem para ser elegível ao standby. Se não possui um ainda, e não tem preferência por linhas aéreas, procure uma que ofereça o serviço sem taxas adicionais.
    • Algumas companhias possuem restrições no tipo de passagem, ou status do programa de fidelidade, que o tornam elegível para o standby, então leia as políticas com cuidado.
    • Algumas companhias oferecem standby apenas como uma opção se mudanças confirmadas para voos no mesmo dia não forem possíveis.
    • A maioria das companhias aéreas só oferece voos standby para o mesmo destino da passagem original. Algumas abrem exceções para aeroportos próximos, mas essa flexibilidade pode não ser garantida.
  3. As suas chances de conseguir um voo em sistema de standby são maiores se não tiver bagagem de fundo. Além disso, devido à possibilidade de não obter um assento, é bom estar com a bagagem o tempo todo.
  4. No dia anterior, ou no próprio, de seu voo, verifique o site da companhia, ou ligue, para saber da disponibilidade de assentos e informações sobre o voo. Encontre o voo mais cedo para o qual deseja esperar o sistema de standby e verifique se existem assentos disponíveis. Se não houver, encontre outro.
    • Se quiser ter certeza que ganhará aquele assento, ligue para a linha aérea e faça a mudança para vôo no mesmo dia pagando uma tarifa.
    • Não verifique em sites de terceiros, pois não possuem as informações mais atuais sobre os vôos.
  5. Ao fazer o check in, avise o agente que possui uma passagem para outro voo, mas quer voar standby naquele. Se seu pedido estiver de acordo com a política da companhia, será colocado na lista de standby.
  6. Avise os agentes do portão que está esperando por assentos em standby disponíveis.
  7. Aproveite o voo. Se não, vá ao portão do vôo original. Ainda pode entrar nele para chegar ao destino.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 56 640 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade