PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A proteína em pó é extremamente útil para fortalecer o tecido muscular e para regular o peso, o que a torna muito popular entre as pessoas que se exercitam regularmente. Há muitas maneiras de incorporar a proteína em pó à sua dieta, mas geralmente é mais fácil misturá-la em bebidas. Escolha uma proteína em pó, entenda as necessidades do seu corpo e, em seguida, faça um shake, misture-o com água ou leite ou adicione-o ao seu café da manhã para obter mais nutrientes.

Método 1
Método 1 de 4:

Escolhendo uma proteína em pó

PDF download Baixe em PDF
  1. A proteína de soro de leite, o famoso Whey Protein, é feita com um subproduto do processo de fabricação de queijo e é uma das variedades mais populares. Embora haja um debate sobre se as bebidas proteicas são melhores antes ou depois do treino, a proteína do soro de leite é digerida rapidamente e pode servir para aprimorar níveis de energia e condicionamento físico antes do treino.
    • Você também pode tomar whey protein depois do treino, pois sua rápida digestão ajuda os músculos a se repararem muito rapidamente.
  2. Escolha caseína ou proteína de ervilha em pó para um produto de digestão mais lenta. A caseína é um produto químico proveniente do leite e, enquanto o soro de leite é digerido rapidamente, a caseína leva muito tempo para ser decomposta. O mesmo acontece com a proteína de ervilha em pó, pois ela libera aminoácidos gradualmente à medida que é digerida. Escolha essas proteínas em pó para uma bebida noturna que você pode digerir enquanto dorme.
    • A caseína vem de produtos de origem animal e, portanto, não é adequada para dietas veganas. Se você quiser digerir sua proteína em pó lentamente e não quiser produtos de origem animal, opte por pó de ervilha.
  3. A proteína em pó de soja e de ovo contém aminoácidos essenciais que ajudam a desenvolver os músculos em vez de repará-los. O teor de proteína é igual ao dos outros, o que torna a proteína em pó de soja e de ovo excelente para quem quer construir músculos rapidamente.
    • A proteína de soja em pó tende a ser barata, enquanto a proteína de ovo em pó tende a ser muito cara. Se o orçamento for um problema, opte pela proteína de soja em pó para obter aminoácidos adicionais.
  4. As proteínas de cânhamo e de arroz em pó são um pouco mais difíceis de encontrar do que as outras opções listadas aqui, mas elas também contêm outros nutrientes. A proteína de arroz contém vitaminas do complexo B, o que é ótimo para dietas veganas ou vegetarianas, pois normalmente só são encontradas em produtos de origem animal, enquanto a proteína de cânhamo contém ácidos graxos e muita fibra.
    • A proteína de cânhamo e a proteína de arroz em pó não contêm tanta proteína quanto os outros tipos de proteína em pó, portanto, além de usar essas opções, não deixe de suplementar sua dieta com proteína.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Proporções corretas de proteína em pó

PDF download Baixe em PDF
  1. A quantidade regular de proteína recomendada para a maioria das pessoas é de 0,36 g por quilo. Se você pesa 68 kg, precisa ingerir 110 gramas de proteína todos os dias por meio de alimentos, bebidas e suplementos. [1] Reserve uma semana para anotar o conteúdo nutricional de seus alimentos e bebidas e tome nota das áreas em que há deficiência.
    • Se estiver consumindo menos do que a quantidade regular recomendada, considere primeiro mudar sua dieta ou tomar suplementos antes de usar a proteína em pó. A proteína em pó pode lhe dar uma vantagem, mas também pode fazer com que ganhe peso se não for usada durante a prática regular de exercícios físicos.
  2. Embora a quantidade recomendada seja suficiente para a maioria das pessoas, as que fazem treinamento de força regularmente precisam ingerir o dobro da quantidade para permitir que os músculos cresçam novamente e fiquem mais fortes. A quantidade recomendada para aqueles que levantam pesos regularmente e fazem treinamento de força é de 0,72 g por quilo de peso. [2]
    • Por exemplo, se você pesa 68 kg , precisa tomar 220 gramas por dia para reparar e fortalecer seus músculos.
  3. Não existe um horário recomendado para tomar shakes de proteína. As pesquisas mostram que, desde que você consuma proteína perto do treino, colherá os benefícios.
    • Há um debate sobre se é melhor tomar shakes de proteína antes ou depois do treino. Faça o que for mais confortável para você e mais conveniente para seu estilo de vida.
  4. Se ingerir toda a quantidade diária recomendada de proteína de uma só vez, você não se sentirá muito bem e seu corpo não conseguirá digeri-la adequadamente. Distribua o consumo de proteína ao longo do dia em 3 ou 4 sessões para manter o sistema digestivo funcionando e dar ao corpo a chance de se adaptar. [3]
    • Distribua o consumo de proteína com cerca de 3 ou 4 horas de intervalo para digerir totalmente a refeição ou bebida anterior antes de passar para a próxima. A proteína é extremamente saciante, portanto, você provavelmente não sentirá vontade de comer nada por algumas horas!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Preparando um shake de proteína para exercícios

PDF download Baixe em PDF
  1. Há uma enorme variedade de receitas quando se trata de fazer seus próprios shakes de proteína. Cada receita tem três componentes principais: a base líquida, as frutas para dar sabor e a proteína em pó. [4]
    • A base líquida geralmente é uma forma de leite ou iogurte, mas a água pura também é perfeitamente utilizável e reduzirá as calorias do shake. Opte por leite ou iogurte se quiser mais proteína, mas use água se não quiser ultrapassar a quantidade diária.
    • Algumas frutas comuns para incluir em um shake de proteína são bananas, frutas vermelhas e mangas, mas escolha frutas de que você goste. Evite frutas suculentas como uvas e laranjas, pois seus sabores não serão tão fortes e deixarão o shake muito mais aguado.
  2. Despeje cerca de 1 copo da base líquida escolhida no liquidificador. Leite, água e até mesmo iogurte desnatado são ótimas opções para a base líquida, mas siga a receita que lhe parecer melhor. Você pode usar mais ou menos líquido se quiser manipular a consistência do shake, dependendo de sua preferência pessoal. [5]
    • Certifique-se de usar pelo menos 1/2 copo de líquido para misturar efetivamente todos os ingredientes.
    • Para uma opção doce, misture 1 xícara (250 ml) de leite de amêndoas com baunilha, 30 g (2 colheres de sopa) de proteína em pó, 1 banana e um punhado de frutas vermelhas picadas.
  3. Meça 30 g (2 colheres de sopa) da proteína em pó escolhida e misture-a com a base líquida escolhida. Não é necessário dissolver completamente o pó, pois o liquidificador fará isso para você mais tarde, mas tente evitar que fique muito nas laterais. [6]
    • Você pode perder um pouco de proteína em pó se ela ficar presa nas laterais do recipiente, portanto, tome cuidado para colocar todo o pó no líquido para obter o máximo de ingestão de proteína.
  4. Coloque as frutas e outros complementos no liquidificador e empurre-os para baixo com um espremedor ou com as mãos para que tudo caiba. Se estiver usando um recipiente especial para shakes para misturar os ingredientes, simplesmente encha-o até o topo com frutas e outros ingredientes. [7]
    • Use um punhado de frutas vermelhas, uma banana inteira ou outras frutas picadas par dar um toque doce e saboroso ao shake.
    • Você também pode adicionar um punhado de nozes, como amêndoas ou amendoim, ao smoothie para obter mais fibras, proteínas e sabor. Bata no liquidificador por um pouco mais de tempo para quebrar esses ingredientes mais duros.
  5. Inicie o liquidificador em uma configuração baixa para misturar tudo e aumente lentamente a velocidade para alta no decorrer de um minuto. Isso proporciona a mistura mais equilibrada de todos os ingredientes e garante que tudo seja triturado e espalhado uniformemente pela bebida.
    • Se o shake ainda parecer muito líquido, adicione mais coberturas e iogurte para engrossá-lo.
    • Se o shake parecer muito espesso para beber, adicione mais um pouco da base líquida e bata novamente para soltá-lo.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Misturando proteína em pó em outras bebidas

PDF download Baixe em PDF
  1. A água é a coisa mais comum para misturar com proteína em pó, pois é muito acessível, muito barata e não tem gosto ruim. Basta adicionar 30 g (2 colheres de sopa) de proteína em pó a um copo alto de água fria e misturar com um garfo para desfazê-la.
    • Embora não seja muito elaborada ou especialmente deliciosa, essa receita é perfeita para quando você não tem energia para pegar vários ingredientes e preparar uma bebida especial.
    • Adicione mel à sua bebida para que ela desça um pouco mais fácil e para dar um sabor doce e suave.
  2. Tanto o leite animal quanto o leite sem laticínios têm alto teor de proteína, portanto, essa é uma mistura perfeita para pessoas que precisam de muito mais do que a quantidade diária recomendada. Misture 30 g (2 colheres de sopa) de proteína em pó com um copo alto de leite e bata com um garfo para aumentar a ingestão de proteína e cálcio.
    • Opte por leite com vitamina D, se disponível, para complementar ainda mais sua nutrição.
    • Um copo de leite fornece 1/3 da quantidade diária recomendada de cálcio, portanto, misture proteína em pó e leite com moderação.
  3. A proteína de soro de leite é especialmente boa para o café, pois pode ser uma alternativa ao leite (embora você também possa incluí-lo). Independentemente do tipo de proteína em pó que escolher, o café quente notoriamente faz com que a proteína em pó se aglomere — despeje 30 g (2 colheres de sopa) de proteína em pó muito lentamente no café, mexendo-o constantemente para evitar que ele empelote.
    • Você também pode misturar proteína em pó e café, resultando em uma bebida espumosa semelhante a um cappuccino. Isso funciona melhor com café gelado.
    • Se você quiser evitar a formação de grumos, adicione primeiro o leite, depois a proteína em pó e misture o leite e o pó com um garfo. Em seguida, adicione o café e mexa constantemente para quebrar os pedaços restantes.
    Publicidade

Dicas

  • As shakeiras de proteína são uma ótima maneira de misturar facilmente a proteína em pó em praticamente qualquer coisa. Basta adicionar 30 g (2 colheres de sopa) de proteína e despejar a bebida de sua preferência sobre ela e, em seguida, agitá-la vigorosamente por cerca de um minuto para dissolver o pó.
Publicidade

Avisos

  • Evite ultrapassar a quantidade diária recomendada de proteína ou você poderá sofrer de indigestão e não sentir os benefícios, pois o corpo não consegue digerir mais do que a quantidade recomendada.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 142 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade