Baixe em PDF Baixe em PDF

No cavalinho de pau, as rodas do veículo giram muito rapidamente, e o atrito com o solo cria bastante fumaça. O carro permanece parado até que você pise na embreagem. Essa prática começou nas corridas de arrancada (ou drag races ), na qual o piloto precisa aquecer os pneus para aumentar a aderência deles ao asfalto. Hoje, nós fazemos cavalinho de pau porque é divertido. Infelizmente, é impossível fazer a manobra em um carro velho. Se você está disposto a gastar os seus pneus sem nenhum motivo (exceto a diversão), continue a ler este artigo.

Método 1
Método 1 de 2:

Fazendo o cavalinho de pau básico

Baixe em PDF
  1. 1
    Veja seu o seu automóvel é do tipo adequado. Para realizar esse truque, o veículo precisa ter muita potência, um motor de mais do que 4 cilindros e câmbio manual. Para o melhor efeito, recomenda-se pneus de asfalto, cuja superfície é mais lisa, e portanto cria mais fumaça.
    • É impossível fazer o cavalinho de pau (assim como outras manobras, como o borrachão ou o zerinho) em um carro de câmbio automático. Tentar realizá-lo em um carro automático pode estragar o sistema de transmissão e, por consequência, fundir o motor.
  2. Watermark wikiHow to dar um Cavalo de Pau
    Solte a embreagem totalmente e faça o motor funcionar. Enquanto a embreagem estiver solta, o carro não sairá do lugar. Aumente as rotações para que os pneus estejam suficientemente quentes quando você quiser começar a andar.
  3. Watermark wikiHow to dar um Cavalo de Pau
    Depois de soltar a embreagem, as rodas vão girar muito rápido. A partir daí, você pode pisar na embreagem para fazer uma arrancada ou erguer o freio de mão para continuar no lugar e criar fumaça, realizando assim o cavalinho de pau.
  4. Watermark wikiHow to dar um Cavalo de Pau
    Quando ela for completamente solta, os pneus vão girar rápido, causando a queima dos pneus. Para parar a queima dos pneus, tire o pé do acelerador e desative o freio de mão. [1]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Variações da manobra

Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to dar um Cavalo de Pau
    Ele é o irmão bonzinho do cavalinho de pau; para realizá-lo, o motorista deve girar as rodas sem que o carro saia do lugar. Essa manobra é mais fácil e menos arriscada para o carro do que o cavalinho de pau — alguns motoristas até a realizam sem querer quando estão parados no semáforo e pisam no acelerador bruscamente. Para fazer o borrachão:
    • Solte a embreagem sem que o carro esteja em ponto-morto. Faça o motor funcionar e solte a embreagem abruptamente para realizar o borrachão.
  2. Watermark wikiHow to dar um Cavalo de Pau
    No zerinho, o carro faz um borrachão enquanto descreve uma trajetória circular. É preciso que essa manobra seja feita em um espaço grande e longe de outros carros, postes e qualquer coisa com que o carro possa colidir. Perder o controle do carro durante esse truque é muito fácil. Comece a dirigir lentamente em círculos e, mantendo o volante em uma posição fixa, pise no acelerador com força para que os pneus traseiros percam tração, e o carro vai girar parado no lugar.
  3. Watermark wikiHow to dar um Cavalo de Pau
    Ele é como o borrachão comum, mas é feito em um declive. Ele é uma boa alternativa se seu carro é muito pouco potente para fazer o borrachão comum, já que o fato de o carro estar indo para trás aumenta a tração dos pneus.
    • Encontre uma colina e deixe o carro em primeira. Solte a embreagem. Deixe o carro andar para trás, e então pise no acelerador de uma vez só; por fim, pise na embreagem para engatar a primeira e forçar o carro a arrancar.
  4. Watermark wikiHow to dar um Cavalo de Pau
    O freio de mão de carros de corrida são modificados para que afetem somente as rodas dianteiras. Com um freio de mão adaptado, você terá alguns botões adicionais no painel para comandar os freios. Para fazer um borrachão com o freio de mão adaptado:
    • Pise no freio e aperte o botão que trava o eixo dianteiro. Quando soltar o freio, as rodas dianteiras continuarão travadas, mas as traseiras estarão livres e, se você acelerar, elas vão girar e soltar fumaça. Solte a trava do eixo dianteiro para que o carro possa começar a andar.
    • Assim como o borrachão, esse aparelho é ilegal e gera riscos para o motorista.
    Publicidade


Dicas

  • Não realize essas manobras em lugares onde você pode bater o carro em objetos ou em outras pessoas.
  • Se o motor afogar, você não fez o motor girar o suficiente antes de pisar na embreagem ou seu carro não é suficientemente potente.
  • Cheque a espessura dos pneus antes de fazer os truques expostos acima. Todos provocam um gasto excessivo dos pneus (que podem estourar se estiverem muito carecas).
  • Uma alternativa ao freio de mão modificado é o grampo de freio. Quando acionado, ele interrompe a linha de freio para um dos eixos do carro. Portanto, quando o grampo está acionado, o freio age apenas no eixo dianteiro, permitindo que as rodas traseiras se movimentem livremente. Observação: a linha de freio da maioria dos carros começa na parte da frente e termina na parte de trás. Os grampos devem ser instalados em uma mangueira de borracha ligada ao diferencial. (Alguns modelos possuem duas linhas de freio, uma para cada lado; neste caso, o motorista precisa instalar dois grampos.)
  • Tente colocar pneus piores no carro. Além de poupar seu conjunto de pneus bons, isso fará com que as rodas girem mais rápido e soltem mais fumaça.
  • As manobras descritas acima podem danificar o eixo das rodas e o eixo cardã do carro.
  • Para produzir mais fumaça, espalhe óleo de motor usado nos pneus.
  • O truque vai ser melhor executado se as rodas girarem bastante antes de soltar o freio de mão (essa dica serve apenas para carros de tração dianteira).
  • Segurar o freio enquanto pisa no acelerador não é tão ruim para o freio; no entanto, danifica bastante o motor.
  • Sempre que tenta realizar o borrachão, você está correndo o risco de perder o controle do carro. Procure manter o volante sempre no lugar. Se o carro virar bruscamente, tente alinhá-lo novamente e então pise no freio.
Publicidade

Avisos

  • Não custa lembrar: borrachão é uma manobra ilegal e pode render multa em quase qualquer país do mundo.
  • Nunca tente fazer a manobra num carro automático, tirando o carro do ponto-morto com o pé no acelerador. Isso pode estragar a caixa de transmissão ou o eixo cardã, e o conserto de ambos sairia extremamente caro.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um carro potente e com as adaptações necessárias para a realização das manobras.
  • Boas habilidades de motorista.
  • Um bom conjunto de pneus que você não se importaria de descartar.
  • Uma superfície asfaltada (jamais areia, grama ou cascalho).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 103 470 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade