PDF download Baixe em PDF
O que você precisa saber sobre deixar seus sentimentos no papel
PDF download Baixe em PDF

Às vezes, pode ser difícil encontrar as palavras certas quando você fala sobre seus sentimentos em voz alta. Escrevê-los é uma ótima alternativa! Você pode começar a escrever um diário, o que traz muitos benefícios, inclusive o alívio do estresse. A escrita criativa também é um ótimo escape emocional, e você pode expressar seus sentimentos em um poema ou em uma música. Se você quiser expressar seus sentimentos para outra pessoa, tente escrever uma carta com palavras bem pensadas. Todos esses métodos são úteis, portanto, escolha o que você achar mais adequado e comece a trabalhar!

O que você precisa saber

  • Não se preocupe com a forma como soa; escreva sobre como você se sente. Você não precisa seguir nenhuma convenção de escrita — apenas desabafe da maneira que parecer melhor para você.
  • Escreva sobre como você gostaria que a situação tivesse ocorrido. O que você teria feito de diferente se tivesse a chance de fazer tudo de novo?
  • Reserve um tempo para escrever todos os dias. Quanto mais você se sentar para expressar suas emoções por escrito, mais fácil e natural isso se tornará!
Método 1
Método 1 de 3:

Escrevendo em um diário para processar suas emoções

PDF download Baixe em PDF
  1. Não se preocupe se as palavras não saírem perfeitamente! Apenas escreva o que você sente sem pensar em frases ou parágrafos bem construídos. Isso permitirá que você se concentre nas suas emoções e não no seu estilo de escrita. Desde que você se sinta bem com isso, tudo bem. Se você acha que escrever livremente é demais, dê uma olhada nas sugestões abaixo:
    • Como foi meu dia até agora? O que há de planejado para mim? Houve algo estressante?
    • Houve alguma coisa que tenha ficado em minha mente? Há alguma coisa que eu precise resolver?
    • Não se preocupe com erros. Desligue o recurso de verificação ortográfica se ele estiver distraindo você.
  2. Às vezes, você pode sentir coisas como frustração em relação a uma experiência que teve recentemente. Em seu diário, escreva sobre a situação que sobrecarregou você emocionalmente. Em seguida, reescreva a experiência com um final diferente. Escreva sobre como você gostaria que as coisas tivessem acontecido. Isso pode lhe dar muitas ideias sobre como você pode lidar com as coisas de forma diferente no futuro. [1]
    • Ou, tente escrever sobre um problema atual: Quais são as medidas que preciso tomar para resolver esse problema? Quais são algumas ideias diferentes que posso ter para me ajudar a lidar com o que quer que esteja acontecendo?
    • Por exemplo, talvez você queira escrever sobre uma briga que teve com seu melhor amigo. Você pode anotar sobre o que conversaram e depois explicar que a briga fez com que você sentisse que não estava sendo valorizado. Vocês dois se afastaram sem uma solução. Em sua nova versão, escreva o que você gostaria de ter dito de forma diferente. Talvez você possa escrever que convenceu seu amigo a ouvi-lo e que vocês chegaram a um acordo.
  3. Às vezes, pode ser difícil começar a escrever. Pense em uma citação que você ache interessante e use-a como inspiração para escrever. Você pode escrever sobre como se sente diante da citação, por exemplo.
    • Você poderia selecionar uma citação como esta da Dra. Joyce Brothers: "Uma forte autoimagem positiva é a melhor preparação possível para o sucesso." [2] Você poderia então escrever sobre como tem se sentido menos confiante ultimamente e como isso tem afetado seu desempenho no trabalho.
    • Depois de processar esses sentimentos, você pode usar isso como um trampolim para escrever sobre maneiras de melhorar sua autoimagem.
  4. Se você não gosta de citações, pode criar seus próprios roteiros de escrita usando perguntas. Cada vez que você fizer uma pergunta a si mesmo, escreva-a em um pedaço de papel e coloque-a em uma tigela ou jarra. Quando você estiver se sentindo travado, pegue uma das perguntas e responda-a em seu diário. Você pode fazer perguntas como: [3]
    • Por qual motivo eu gosto tanto da Gabriela?
    • Por que tenho medo de falar em público?
    • Por que me sinto tão bem depois da ioga?
  5. Pode ser difícil escrever sobre sentimentos fortes. Se você estiver se sentindo desconfortável ou lidando com um bloqueio de escrita, mude a perspectiva. Use seu nome (ou um nome inventado) em vez de dizer "eu" ou "meu" ao falar sobre seus sentimentos. [4]
    • Você poderia escrever: "A Helen se sentiu muito frustrada hoje no trabalho. Ela achou que não era justo quando seu chefe ignorou suas contribuições na reunião."
  6. Quanto mais você escrever, mais confortável se sentirá. Se você reservar um pouco de tempo todos os dias, expressar suas emoções logo parecerá natural. Isso é importante porque expressar seus sentimentos pode ajudar muito a aliviar qualquer estresse ou ansiedade que você esteja sentindo. [5]
    • Você não precisa dedicar muito tempo à escrita. Até mesmo 5 minutos por dia ajudam!
    • Não se force a escrever. Se você realmente não estiver se sentindo bem para isso, não escreva no dia. Ninguém está julgando você.
  7. Escolha um formato de diário que você ache fácil de manipular. Você pode registrar seus sentimentos da maneira que quiser! Se você quiser escrever a qualquer momento, escolha um caderno pequeno que caiba no bolso ou na bolsa. Talvez você queira fazer com que o registro no diário pareça uma experiência especial. Considere a possibilidade de comprar um Moleskine ou outro diário bonito. [6]
    • Manter um diário eletrônico também é uma ótima opção. Tente usar um programa como o Google Docs, que salvará seu trabalho automaticamente. Você também pode acessá-lo de qualquer dispositivo.
  8. Se você estiver em terapia, seu terapeuta pode ter interesse em ver seu diário. Mostrar a ele alguns trechos pode permitir que ele tenha uma visão melhor de como ajudar você. Ou talvez você queira compartilhar sua escrita com um amigo. Essa pode ser uma ótima maneira de ajudá-lo a entender seus sentimentos. [7]
    • Não sinta que você precisa compartilhar o que escreveu com ninguém. Não há problema algum em você manter a privacidade.
  9. Escrever sobre seus sentimentos é uma experiência muito pessoal. Procure um local para escrever onde você se sinta confortável e calmo. Tente escolher um lugar onde ninguém esteja pedindo a sua atenção.
    • Uma cadeira confortável em um canto da sua casa pode parecer adequada para você. Você também pode ir a um parque próximo para tomar um pouco de ar fresco enquanto escreve.
    • Escolha um momento do dia em que você tenha de 15 a 20 minutos para se sentar e escrever.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando outros formatos criativos para expressar seus sentimentos

PDF download Baixe em PDF
  1. A escrita criativa é uma ótima maneira de expressar seus sentimentos no papel. Tente escrever um conto baseado em algo que você tenha vivenciado. Pode ser algo do seu passado ou uma situação atual em que você se encontra. [8]
    • Talvez você esteja passando por um término de relacionamento difícil. Escreva uma história sobre outra pessoa que esteja lidando com isso.
  2. Às vezes é difícil processar suas emoções. Tente criar um personagem fictício baseado em si. Isso o ajudará a lidar com suas emoções, mantendo a distância de que você precisa. Deixe o personagem falar sobre como está se sentindo. [9]
    • Por exemplo, talvez você tenha tido uma discussão com um velho amigo. Crie um personagem que esteja passando pela mesma situação. Você poderia criar um diálogo do seu personagem falando com o amigo "fictício".
    • Não tenha medo de se divertir um pouco com isso! Talvez você sempre tenha desejado viajar pelo mundo. Deixe que seu personagem faça isso enquanto lida com as emoções "dele".
  3. Falar é uma ótima maneira de você se expressar. Ao escrever um diálogo, seu personagem pode fazer isso por você! Você poderia escrever sobre uma conversa entre dois amigos que recentemente tiveram um desentendimento. [10]
    • Por exemplo, seu personagem poderia dizer algo como: "Ei, realmente me incomoda quando você está sempre atrasado. Isso me faz sentir que você não me valoriza. O que você acha?"
  4. Escreva um poema para se conectar com seus sentimentos. A poesia é uma ótima maneira de você expressar suas emoções. O melhor de tudo é que você pode escrever de forma totalmente livre! Você pode optar por escrever em frases ou não. Você pode brincar com letras maiúsculas, pontuação ou encontrar outras maneiras de torná-la mais pessoal. [11]
    • Escolha uma emoção na qual você possa se concentrar e molde seu poema em torno dela. Por exemplo, você poderia criar um poema sobre o sentimento de solidão.
    • Você pode criar vários poemas à medida que trabalha com seus sentimentos.
  5. Ao ouvir sua música favorita, você pode sentir uma variedade de emoções. Faz sentido que, ao escrever uma música, você também possa se emocionar. Você não precisa ser um músico para escrever letras de música . Basta escrever versos sobre suas experiências e o que você está sentindo. Acrescente um refrão para destacar os principais sentimentos que você tem. [12]
    • Talvez você esteja recém-apaixonado. Você pode escrever versos sobre o primeiro encontro, aquela sensação de frio na barriga e a empolgação. O refrão poderia ser sobre você não poder esperar para ver aquela pessoa especial novamente.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Descrevendo seus sentimentos para outra pessoa

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma mensagem escrita é uma ótima maneira de falar sobre seus sentimentos a alguém. Para garantir que você inclua tudo o que é importante, dedique alguns minutos para anotar os temas mais significativos que deseja incluir. Você não precisa escrever frases completas; algumas palavras-chave ou frases serão suficientes. [13]
    • Talvez você queira dizer ao seu parceiro que gostaria de passar mais tempo juntos. Você pode escrever coisas como: "encontros noturnos, nada de celulares após as 21 horas, jantar à noite".
    • Você pode querer explicar ao seu chefe por que acha que merece um aumento. Suas anotações podem incluir: "preciso de um novo desafio, quero me sentir valorizado".
  2. Não há necessidade de tentar usar palavras sofisticadas. Você quer que o leitor entenda facilmente como você se sente, portanto, escreva como se estivesse tendo uma conversa. Esforce-se para que suas frases sejam ousadas e concisas. [14]
    • Em vez de escrever: "Preciso informar a você que seu comportamento recente está me causando estresse excessivo", diga apenas: "Tenho me sentido muito chateado com nossa última conversa".
  3. Começando com a palavra "eu", você mantém o foco no ponto principal: seus sentimentos. Ao expressar emoções, certifique-se de começar muitas frases com a palavra "eu". Isso também ajudará a evitar que a outra pessoa se sinta na defensiva. [15]
    • Por exemplo, você poderia escrever para seu parceiro: "Sinto que você me interrompe sempre que tento falar com você sobre nosso relacionamento".
    • Se estiver escrevendo para seu chefe, você poderia dizer: "Sinto que mereço a oportunidade de assumir mais responsabilidades."
    • O corpo da carta pode ser tão longo ou tão curto quanto você quiser. Até mesmo um ou dois parágrafos podem ajudar você a transmitir seu ponto de vista.
  4. Você já teve a sensação de que um e-mail estava gritando com você? Provavelmente, isso se deve ao fato de o autor ter usado uma quantidade excessiva de pontos de exclamação. Tente evitar isso quando você estiver escrevendo seu e-mail ou carta. Você não quer parecer irritado ou chateado, especialmente se for uma carta comercial. [16]
    • Por exemplo, escreva: "Sinto que ganhei um aumento". "Sinto que ganhei um aumento!" pode parecer agressivo.
    • Também tente evitar o uso de muitas fontes em negrito ou itálico. Isso também pode fazer com que o leitor se sinta na defensiva.
  5. Se você estiver escrevendo uma carta profissional, é uma boa ideia ser mais formal. Você pode começar a carta com "Prezado" ou "Caro" e terminar com "Atenciosamente" ou "Respeitosamente". Se estiver escrevendo para um amigo ou membro da família, você pode ser mais informal. Você ainda pode começar com "Prezado", mas considere uma assinatura como "Com Amor" ou "Atenciosamente" para dar um toque mais pessoal.
  6. Depois que você tiver redigido a mensagem, leia-a novamente. Se você não estiver satisfeito com alguma de suas frases, tente redigi-las de forma diferente. Você também pode verificar se há erros de digitação. [17]
    • Se esta for uma carta muito pessoal, tente deixá-la de lado por um dia. Você pode voltar a ela no dia seguinte e olhar para ela com outros olhos.
    • Pode ser que você se sinta melhor depois de escrever e decida que não precisa enviar a carta. Nesse caso, não se preocupe com a edição!
    Publicidade

Dicas

  • Se você estiver com raiva, tente escrever uma carta para a pessoa que o magoou. Você não precisa enviá-la para se sentir melhor!
  • Não se preocupe em escrever com perfeição. Não há problema em escrever como você quiser.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 079 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade