PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Óleos essenciais são óleos naturais extraídos de plantas, ervas ou outros materiais orgânicos e destilados. Como os óleos essenciais são muito fortes por si só, eles sempre devem ser diluídos com um óleo de base. Para misturar um óleo essencial com um óleo carreador, comece identificando qual óleo carreador você deseja usar com base no perfil de aroma do óleo essencial e na finalidade pretendida. Em seguida, misture o óleo carreador e os óleos essenciais depois de medi-los com colheres e frascos conta-gotas. Sempre consulte um profissional médico antes de usar uma solução de óleo essencial e nunca use soluções com mais de 5% de óleo essencial, a menos que você esteja fazendo um perfume.

Método 1
Método 1 de 4:

Selecionando o óleo carreador correto

PDF download Baixe em PDF
  1. Alguns frascos de óleo essencial são pré-misturados, misturados ou projetados para serem misturados de uma determinada maneira. Leia atentamente a embalagem do óleo essencial para ver se há alguma instrução específica sobre a proporção entre o óleo essencial e o óleo carreador. [1]
    • Consulte um profissional médico ou de aromaterapia antes de usar um óleo essencial, especialmente se você tiver alguma alergia.
    • Nunca ingira um óleo essencial. Nunca aplique um óleo essencial não diluído em sua pele.
    • Certifique-se de que você não está usando óleos de fragrância, que têm embalagem semelhante. Ao contrário dos óleos essenciais, os óleos de fragrância são sintéticos e não trazem benefícios à saúde.
  2. O azeite de oliva e o óleo de amêndoas doces são óleos carreadores simples que têm pouca influência sobre o aroma de um óleo essencial. Se você não tiver nenhuma preferência e quiser combinar seu óleo essencial com um óleo carreador unidimensional, opte pelo óleo de amêndoas doces ou de oliva. [2]
    • Alguns entusiastas de óleos essenciais não gostam da espessura e da textura de alguns azeites de oliva. Se você tende a não gostar de alimentos que dependem de azeite de oliva, tente usar óleo de amêndoas doces.
    • O azeite de oliva tem prazo de validade de 2 anos, enquanto o óleo de amêndoas doces geralmente não dura mais de 10 meses.
    • O óleo de damasco é uma boa alternativa ao óleo de amêndoas se você gosta de aromas mais frutados. No entanto, ele pode ser um pouco mais caro. O óleo de damasco tem prazo de validade de 1 ano.
    • Se você estiver guardando um óleo carreador na geladeira para preservar sua vida útil, deixe-o sobre uma mesa por algumas horas para que volte à temperatura ambiente.
  3. O óleo de abacate é rico em aminoácidos, que são calmantes e bons para a pele. Isso faz do óleo de abacate um bom veículo para pessoas com pele sensível. O óleo de jojoba é incrivelmente próximo dos óleos naturais da pele humana, o que o torna uma boa escolha se você quiser uma opção inofensiva. O óleo de prímula é rico em nutrientes que mantêm a pele saudável, mas pode ser bastante caro. [3]
    • Os óleos de marula, rosa mosqueta e argan são todos ricos em antioxidantes, o que os torna excelentes para tratamentos faciais. Esses óleos têm prazo de validade de 2 anos, embora seja recomendável que você use o óleo de marula em até 6 meses após a data de engarrafamento.
    • O óleo de abacate tem prazo de validade de 1 ano, o óleo de jojoba dura 5 anos, enquanto o óleo de prímula dura apenas de 6 a 9 meses.
    • O óleo de coco fracionado, que dura 2 anos, é uma boa opção para tratamentos de pele se você preferir uma textura mais fina.
    • Se você estava armazenando os óleos na geladeira, deixe-os na bancada de trabalho por algumas horas para que atinjam a temperatura ambiente antes de usá-los.
  4. Se você estiver tentando encontrar uma determinada textura, aroma ou consistência em sua mistura, teste um óleo carreador sozinho. Com o aroma do óleo essencial em mente, pegue um óleo carreador e inale-o com o frasco embaixo do nariz. Coloque uma gota em seu dedo e esfregue-a entre os dedos para testar a textura. Se você achar que ele fará uma boa combinação com um óleo essencial, experimente! [4]
    • Os óleos carreadores comuns incluem azeite de oliva, óleo de damasco, óleo de amêndoa, óleo de coco e óleo de jojoba.
    • Qualquer óleo que você possa ingerir ou cozinhar pode ser usado como óleo carreador.
    • Embora os óleos essenciais não sejam seguros ao toque, os óleos carreadores são perfeitamente aceitáveis para serem manuseados sozinhos.
  5. Qualquer creme ou loção que contenha triglicerídeos — um tipo de gordura encontrado em óleos orgânicos — pode ser usado como base. Se você quiser modificar uma de suas loções, hidratantes ou produtos para o cabelo, leia a lista de ingredientes do produto para ver se ele contém triglicerídeo. [5]

    Dica: Se o seu produto for perfumado e o óleo essencial tiver um aroma forte, você pode acabar com um perfil aromático estranho. Isso não é necessariamente ruim, apenas algo que você deve ter em mente. Por exemplo, uma loção com aroma de hortelã-pimenta e rosa pode ser uma ótima combinação.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Escolhendo uma diluição

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma mistura de 1% de óleo essencial e 99% de óleo base é um padrão seguro se não houver instruções no frasco do óleo essencial. A maior porcentagem de um óleo essencial que pode ser adicionada a uma solução é de 2% se você estiver tocando nele, portanto, se estiver entre 1-1,5%, não haverá problema, a menos que você seja particularmente sensível a um aroma ou óleo. [6]
    • Crianças com menos de 6 anos de idade nunca devem ser expostas a uma solução com mais de 0,25% de óleo essencial.
  2. Os adultos podem lidar com uma dose mais forte de óleos essenciais para massagens. Dependendo da reação que você tiver a um óleo essencial, misture uma diluição de 2,5 a 10%. Óleos suaves como rosa, camomila, neroli e sândalo combinam bem com um óleo de base para formar um ótimo óleo de massagem. [7]
    • O óleo de coco é um ótimo óleo de base para massagens.
    • As misturas de óleos essenciais são boas para massagens se você estiver sofrendo de estresse, problemas para dormir ou dores de cabeça. Encontre um óleo de que você goste e misture-o com um pouco de óleo de coco para obter uma ótima experiência de massagem!
    • Uma diluição de 2% é muito boa para óleos de massagem.
  3. Os óleos para perfumes podem ter uma concentração mais alta de óleo essencial do que os óleos de massagem, pois não estão sendo esfregados na pele e não cobrem a maior parte do corpo. Quanto maior a porcentagem de um óleo essencial que você usar, mais forte será o aroma. Óleos essenciais como sândalo e lavanda são muito populares em perfumes. [8]
    • Outros óleos essenciais comuns usados em perfumes incluem baunilha e jasmim.
  4. Os óleos essenciais com aromas e texturas particularmente potentes precisam ser diluídos ainda mais se forem aplicados na pele. A casca de canela, o orégano e o cravo precisam ser mais diluídos do que os óleos mais suaves, como rosa ou lavanda. [9]
    • Os óleos mais fortes, como cravo, orégano e capim-limão, tendem a ser bons para limpar o sistema respiratório.
    • Pesquise óleos essenciais individuais on-line se você não tiver certeza da potência deles.
    Resposta do Especialista
    P

    Como misturar óleos essenciais em um difusor?

    Julie Brow-Polanco

    Herbalista e Aromaterapeuta
    Jule Brow-Polanco é Herbalista e Aromaterapeuta com mais de 11 anos de experiência. É especialista em remédios naturais e sabe como utilizá-los para dar suporte ao bem-estar do corpo, especialmente no que tange a saúde digestiva, nervosa, imunológica e reprodutiva. Julie é formada em Psicologia pela Dominican University, em Herbologia pela School of Natural Healing e em Aromaterapia pela Pacific Institute of Aromatherapy. Julie é membra da American Herbalist Guild e em Aromaterapia pela National Association of Holistic Aromatherapy.
    CONSELHO DO ESPECIALISTA
    Resposta de Julie Brow-Polanco :

    Simplesmente adicione água da torneira até a linha de enchimento do difusor e, em seguida, adicione o óleo desejado. Se você tiver um desses difusores USB portáteis, adicione 5 gotas do óleo. Se você tiver um difusor maior, adicione de 15 a 20 gotas, dependendo do efeito desejado.

    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Misturando uma solução a 1%

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando você tiver medido a quantidade adequada, coloque-a cuidadosamente em um frasco limpo. Se você estiver despejando os óleos em um frasco com boca pequena, use um funil para garantir que todo o óleo carreador entre no recipiente. [10]
    • Faça isso sobre uma pia ou uma toalha seca para evitar transtornos. Os óleos podem ser difíceis de limpar.
    • Use um frasco conta-gotas vazio para armazenar a mistura se você planeja misturar a solução com outra coisa. A pipeta sob a tampa facilitará a adição da mistura de óleos essenciais a uma máquina de aromaterapia ou loção.
    • Certifique-se de que o frasco conta-gotas vazio tenha sido completamente limpo se você o estava usando para outra coisa antes.

    Dica: Adquira um frasco com uma pipeta que tenha marcas de medição. Isso facilitará muito o cálculo da quantidade de óleo essencial e de óleo carreador que você está adicionando.

  2. Encha a pipeta ou o conta-gotas com o óleo essencial pressionando a parte superior para criar um vácuo. Solte a parte superior para sugar o óleo. Segure a pipeta em um ângulo de 90 graus em relação à parte superior do frasco do óleo veicular. Conte 9 gotas à medida que elas saem da pipeta, aumentando o ângulo para acelerar o fluxo conforme necessário. [11]
    • Pode ser necessário apertar levemente para começar a deixar cair o óleo, mas esteja pronto para prestar atenção na quantidade que você está adicionando. Ele pode sair rapidamente.
    • As gotas costumam ter pouco menos de 0,1 ml.
    • Pode ser muito difícil medir os óleos essenciais usando métodos convencionais, a menos que você esteja fazendo uma grande quantidade de uma determinada mistura, o que geralmente é uma má ideia se o óleo carreador tiver prazo de validade. Usar as gotas de um conta-gotas é a melhor maneira de estimar a quantidade de óleo que você está adicionando.
  3. Feche a tampa da mistura. Agite-a em movimentos circulares para sacudir a solução interna e misturar os ingredientes. Evite agitar o frasco caso a tampa não tenha vedação hermética. Se você estiver misturando a solução em uma tigela ou em um frasco maior, fique à vontade para usar uma colher para misturá-la.
    • Adicione óleo carreador se você acidentalmente adicionar óleo essencial em excesso. É sempre melhor ser precavido diluindo um óleo essencial com mais óleo carreador se você acidentalmente adicionar óleo essencial em excesso.
  4. Certifique-se de manter a mistura em um recipiente hermético e longe da luz solar direta. A luz e o calor aceleram a deterioração, portanto, sempre armazene as misturas diluídas em um local fresco e escuro, como um armário ou closet. Quando armazenados adequadamente, os óleos essenciais por si só podem durar anos. No entanto, o veículo que você usou pode reduzir o prazo de validade, portanto, lembre-se disso.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Usando os óleos essenciais com segurança

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você estiver planejando usar um óleo essencial na pele, sempre o dilua com um óleo de base. Os óleos essenciais são potentes por si só, especialmente se tiverem um aroma particularmente forte ou um elemento reativo. Se você não diluir o óleo essencial, corre o risco de danificar ou irritar a pele. [12]
    • Não se preocupe — diluir um óleo essencial não reduz sua potência ou capacidade terapêutica.
    • Se você entrar em contato com um óleo essencial não diluído, poderá contrair dermatite de contato — uma erupção cutânea com coceira relacionada ao eczema.
    • Os óleos essenciais não são regulamentados, o que significa que não são considerados seguros para ingestão.

    Aviso: Se você tiver uma reação a um óleo essencial, lave a pele com sabonete neutro e água fria por pelo menos 10 minutos. Se você continuar a ter uma reação, entre em contato com o serviço de emergência.

  2. Com cuidado, coloque uma pequena gota da mistura na parte interna do antebraço. Se você sentir alguma dor ou irritação, limpe-a imediatamente e lave o braço com água e sabão. Se você não sentir nenhum efeito negativo após dois dias, a mistura provavelmente é segura para uso na pele. [13]
  3. Embora uma mistura de óleos essenciais possa ter elementos terapêuticos, eles não são medicamentos. Você não pode usar óleos essenciais para tratar condições físicas e deve sempre consultar um profissional médico antes de usar um óleo essencial para qualquer coisa que não seja aromaterapia. [14]
    • Evite usar óleos essenciais se você estiver grávida, mesmo que planeje usá-los apenas para aromaterapia.
    • Se você optar por usar óleos essenciais durante a gravidez, sempre consulte um aromaterapeuta licenciado primeiro.
    Publicidade

Dicas

  • Sinta-se à vontade para experimentar combinações de óleos carreadores e óleos essenciais. Não há regras fixas quando se trata de combinar aromas, portanto, encontre algo que você goste!
  • Os óleos essenciais podem ajudar com enxaquecas, insônia, estresse, ansiedade e outros problemas médicos leves.
Publicidade

Avisos

  • Nunca use um óleo essencial à base de nozes se você for alérgico a elas.
  • Evite usar óleos essenciais se você estiver grávida. Os efeitos dos óleos essenciais em fetos ainda não são totalmente conhecidos.
  • Crianças com menos de 6 anos de idade nunca devem ser expostas a óleos essenciais se eles tiverem uma porcentagem de diluição superior a 0,25%.
  • Sempre consulte um profissional médico ou aromaterapeuta licenciado antes de usar óleos essenciais.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Óleo essencial.
  • Óleo de base.
  • Colher de medida.
  • Conta-gotas.
  • Frasco de armazenamento.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 040 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade