PDF download Baixe em PDF
Saiba mais sobre os opostos polares do narcisismo — incluindo 8 sinais de que você pode ser um deles
PDF download Baixe em PDF

Você já deve ter ouvido falar de narcisismo, uma condição de saúde mental ligada a um grave egocentrismo e falta de empatia pelos outros. Mas qual é a contraparte dessa condição? Existem algumas características que podem ser vistas como "opostas" ao narcisismo, incluindo empatia, ecoísmo e altruísmo. Mas o que exatamente são essas personalidades e quais são os sinais de que você pode ter uma delas? Fique por dentro: consultamos os especialistas e obtivemos informações sobre esses tipos de personalidade diferenciados, bem como os sinais de que eles podem se aplicar a você!

O que você precisa saber

  • O Transtorno da Personalidade Narcisista (TPN) é caracterizado pela falta de empatia e pela tendência a ser extremamente focado em si mesmo.
  • Os opostos do TPN podem incluir empatia, ecoísmo e altruísmo, que são todos muito focados nos outros e menos focados em você mesmo.
  • Você pode ser o oposto de um narcisista se for incrivelmente abnegado e compassivo, ou se odiar os holofotes.
Método 1
Método 1 de 3:

O que é narcisismo?

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de iniciarmos uma análise dos diferentes opostos do narcisismo, vamos falar sobre o narcisismo em si. O Transtorno da Personalidade Narcisista (TPN) é uma condição de saúde mental caracterizada pela extrema falta de empatia pelos outros e pelo foco extremo em si mesmo. [1]
    • Todo mundo é narcisista ocasionalmente, mas o TPN se refere ao narcisismo em sua forma mais grave.
    • As pessoas com TPN lutam com um senso de autoestima extremamente baixo. Isso as influencia a colocar continuamente seus próprios desejos e necessidades à frente dos dos outros e a ter uma necessidade constante de atenção e admiração.
    • Acredita-se que a TPN se desenvolva a partir de relacionamentos precoces com amigos e familiares, traumas de infância, genética, hipersensibilidade a texturas, ruídos ou luz na infância ou personalidade e temperamento gerais. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Os opostos de narcisistas

PDF download Baixe em PDF
  1. Dos três tipos de personalidade que podem ser considerados "opostos" ao narcisismo, o empata é provavelmente o mais onipresente. Ao contrário dos narcisistas, os empatas colocam continuamente as necessidades e os desejos dos outros à frente dos seus próprios. Elas são cheias de compaixão pelos outros, inclusive pelos narcisistas, e são extremamente sensíveis aos sentimentos das pessoas ao seu redor. [3]
    • Embora o termo "empatia" seja bastante predominante na Internet e a empatia tenha sido amplamente estudada por psicólogos, o termo "empata" em si, como um tipo de personalidade, ainda não foi realmente adotado pela comunidade de psicólogos.
  2. Os ecoístas são aqueles que evitam os holofotes, ao contrário dos narcisistas, que os procuram. As pessoas com ecoísmo sofrem de medo de serem percebidas como narcisistas de alguma forma. Elas temem ser um fardo para qualquer pessoa e, muitas vezes, seguem as preferências dos outros (em outras palavras, elas "ecoam" as preferências dos outros) não por empatia, como um empata faria, mas por grande ansiedade. [4]
    • A palavra "ecoísta" foi cunhada por Craig Malkin em seu livro de 2016, Rethinking Narcissism , como uma contrapartida ao narcisista clássico. Ele tirou o termo do mito de Narciso e Eco.
    • No mito grego, Narciso (que nos deu o termo "narcisismo") era um homem incrivelmente egocêntrico, e Eco era uma ninfa tímida que estava apaixonada por ele. Mas Narciso estava apaixonado apenas por seu próprio reflexo e se afogou depois de se inclinar demais sobre a superfície de um rio para ver a si mesmo.
  3. o altruísmo diz respeito à prática de atos de extrema boa vontade para com os outros. Os altruístas se esforçam continuamente para fazer favores a outras pessoas, às vezes até às suas próprias custas. É provável que sejam os primeiros a oferecer ajuda quando necessário, e geralmente fazem doações para instituições de caridade e participam de organizações voluntárias. Mas, assim como no caso dos ecoístas e dos empatas, os traços não narcisistas dos altruístas podem estar ligados à ansiedade: os altruístas podem colocar grande parte de seu senso de identidade na capacidade de ajudar os outros. [5]
    • Assim como no caso do narcisismo, todo mundo é altruísta às vezes, mas os altruístas são regularmente abnegados.
    • O altruísmo como personalidade é muito menos estudado do que o narcisismo, o que significa que as motivações de um altruísta podem ser variadas: alguns altruístas podem ser abnegados ou até mesmo mártires porque acreditam que sua autoestima depende de sua abnegação, enquanto outros podem ser altruístas apenas porque são genuinamente altruístas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Sinais de que você é o oposto de um narcisista

PDF download Baixe em PDF
  1. A egolatria é o modus operandi do narcisista, portanto, se você constantemente coloca os outros à frente de si mesmo, parabéns — você provavelmente não é narcisista! Colocar os outros em primeiro lugar é uma característica clássica dos empatas , altruístas e ecoístas . [6]
  2. Priorizar relacionamentos é uma boa qualidade que você deve ter. Infelizmente, para pessoas com tipos de personalidade opostos aos narcisistas, "priorizar o relacionamento" pode rapidamente se tornar "perder-se no relacionamento". Colocar seus amigos, seu parceiro ou o próprio relacionamento à frente de sua própria independência é um sinal de que você pode estar sofrendo de codependência — uma característica comum aos empatas , ecoístas e altruístas .
    • A codependência, às vezes chamada de "vício em relacionamentos", refere-se a uma dinâmica de relacionamento em que uma ou ambas as partes dependem da outra para seu senso de identidade. [7]
    • Empatas, ecoístas e altruístas podem ter a tendência de colocar sua capacidade de ser altruísta à frente de seus desejos e necessidades reais, o que facilita a entrada em relacionamentos codependentes, especialmente com narcisistas, que podem ser muito exigentes.
  3. Se você já passou algum tempo com narcisistas ou conhece pessoas que passaram por isso, definitivamente não quer ser um deles. Mas se você sofre de um medo incapacitante de ser percebido como narcisista, a ponto de não se defender e se submeter às necessidades e desejos dos outros, você pode ser um ecoísta . [8]
    • Ironicamente, o medo de ser percebido como narcisista pode fazer com que você se concentre em si mesmo e em seu comportamento e em como isso pode parecer para os outros (o que, por si só, é um tanto narcisista).
  4. Os narcisistas muitas vezes têm dificuldade de enxergar além do próprio nariz e estão tão envolvidos com a autoconsciência que acham difícil entender como os outros estão se sentindo (se é que tentam). [9] Os empatas, por outro lado, estão tão sintonizados com os pensamentos e sentimentos dos outros que, às vezes, é como se fossem uma só pessoa. Se isso o descreve, você pode ser um empata .
  5. Você não é uma estrela de cinema. Se você se esforça para evitar a atenção, seja ela positiva ou negativa, talvez não seja apenas um narcisista — você pode estar sofrendo de ecoísmo . [10]
  6. Como os altruístas , os empatas e os ecoístas podem ter dificuldade para separar seu valor do que podem dar aos outros, estabelecer limites saudáveis com outras pessoas pode ser extremamente difícil. Isso pode facilitar que você se aproveite deles — e os narcisistas são exatamente o tipo de pessoa que pode fazer isso!
    • Você pode praticar a definição de limites mais saudáveis pensando antes de dizer "sim" para qualquer coisa. Dizer "não" pode ser assustador, mas parar um momento antes de ceder algo ajudará você a entender seus próprios desejos e necessidades e aprender a priorizá-los com o tempo.
  7. Embora seja difícil para um narcisista realizar atos de boa vontade e provavelmente só o faça quando isso o beneficia, se você sempre faz o possível para ser gentil e ajudar os outros, provavelmente não é um narcisista. Na verdade, você pode ser um altruísta . [11]
  8. Por ser uma pessoa extremamente sensível, você provavelmente precisa de muito tempo sozinho para se recuperar e relaxar. [12] Empatas , altruístas e ecoístas podem ter dificuldades com a sobrecarga sensorial depois de passar tempo com outras pessoas, especialmente pessoas exigentes como os narcisistas, e podem se beneficiar de um tempo sozinho e silencioso para refletir.
    • Esses tipos de personalidade podem não apenas precisar de mais tempo sozinhos do que as outras pessoas, mas também podem ter dificuldades para expressar suas necessidades , o que torna ainda mais difícil para eles obterem o tempo sozinho de que precisam para prosperar.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 773 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade