Este artigo foi coescrito por Sarah Schewitz, PsyD
. Sarah Schewitz é uma psicóloga com mais de 10 anos de experiência ajudando casais e indivíduos a mudarem a forma como enxergam o amor e o relacionamento. É fundadora da Couples Learn, um site para consultas online.
Este artigo foi visualizado 6 783 vezes.
O fim de qualquer relacionamento é sempre complicado, mas mesmo após o término, há ex-namorados que podem acabar atrapalhando a sua próxima tentativa em achar um mozão. Continuar amigo dessa pessoa pode até parecer uma boa ideia, mas há chance de que isso atrapalhe o seu namoro atual ou os próximos. Leia este artigo para saber por que talvez seja melhor ficar longe do ex, mesmo que já tenham se separado há um bom tempo.
Passos
-
Se ainda estiver pensando no ex, você pode acabar sabotando suas possibilidades de encontrar um novo amor. Não se afastar dele pode ser prejudicial à vida amorosa, pois haverá sempre uma pequena esperança, mesmo que subconsciente, de que vocês vão reatar. Para ter chance de conhecer alguém e engatar uma relação séria, recomenda-se afastar do ex. [1] X Fonte de pesquisa
- Talvez você não esteja muito aberto a um novo relacionamento porque já tentou conhecer alguém logo após o término com o ex. Se ainda for uma situação recente, talvez seja melhor ficar um pouco sozinho antes de ir atrás de um novo parceiro.
Publicidade
-
Vai ser difícil ter um novo relacionamento duradouro se não deixar o ex no passado. Especialistas recomendam que você fique longe por pelo menos três meses desse indivíduo. Tentar entrar em contato ou conversar com você de forma frequente só vai deixar cada vez mais difícil esse distanciamento. Na maioria das vezes, é melhor ficar um tempinho longe do ex após a separação.
- É melhor também apagar fotos antigas e mensagens do celular para acabar com qualquer coisa que lembre-o desse namoro ou casamento.
- Se quiser manter a amizade com o ex no futuro, sem problemas! No entanto, a chance de causar uma confusão de sentimentos ao fazer isso logo após o término será grande.
-
Um novo companheiro não vai gostar da presença do seu ex. A relação pode acabar sendo prejudicada e muitos problemas vão acontecer se você quiser manter a amizade com ele e o namorado não aprovar. Dessa maneira, confirme que o novo boy não se incomoda e se sente seguro com seu relacionamento com o ex. [2] X Fonte de pesquisa
- No geral, se você e o ex forem mesmo apenas amigos, nenhum problema deverá acontecer.
Publicidade
-
Muitos não gostam de se envolver com pessoas que ainda conversam com um ex. Quando você voltar ao mercado das paqueras, saiba que o seu novo parceiro pode ficar um pouco desconfiado ao tomar conhecimento de que você ainda fala com o ex. É claro que, se a relação com ele for mesmo platônica, não deve haver desentendimentos, mas se ainda existirem sentimentos não resolvidos, é importante ter certeza de que eles não vão atrapalhar. [3] X Fonte de pesquisa
- É por isso que é importante dar tempo a si próprio antes de ir atrás de um novo crush. Se ainda possui sentimentos pelo ex, vai ser difícil encontrar alguém especial outra vez.
-
Colocar o ex no pedestal e compará-lo com todo mundo vai estragar novos relacionamentos antes mesmo de começarem. Considerar que o novo namoro “não é tão bom” ou não é tão “empolgante” quanto o anterior prejudicará algo que poderia ser especial. Lembre-se de que toda relação é diferente, e apesar de não existir problema em ter certos padrões, afastar um indivíduo que pode te fazer feliz vai atrapalhar sua busca por um amor. [4] X Fonte de pesquisa
- Ninguém é perfeito, muito menos o seu ex. Se você perceber que o está comparando ao novo parceiro, pense também nos defeitos que essa pessoa tinha.
Publicidade
-
Por manter contato com você, não será muito difícil pensar com carinho nele de novo. Talvez você perceba que errou e decida que deseja reatar a união ou apenas considere que o rapaz mudou. De qualquer forma, não se afastar dele muito provavelmente impedirá que você conheça alguém especial de novo, já que você sempre pensará em retomar o convívio.
- Essa situação ocorre muito em relacionamentos “ioiô”, que acabam, voltam, acabam e são reatados outra vez. O ex continua em sua vida, impossibilitando que você tenha a chance de trilhar o seu próprio caminho, levando-o a retomar o namoro ou o casamento por ser a única saída encontrada.
-
Amizades coloridas com ex-parceiros quase nunca dão certo. Se ele continua “te rondando” após o término, não será difícil achar que poderão ter algo sem compromisso e sem grandes consequências. No entanto, é raro que isso aconteça, já que um de vocês provavelmente voltará a ter sentimentos pelo outro. Ficar “grudado” no ex dessa modo pode impedir que consiga viver de maneira normal, ao mesmo tempo que atrapalhará novos namoros antes mesmo de começarem. [5] X Fonte de pesquisa
- Para a maioria das pessoas, a intimidade física está ligada ao amor. Envolver-se com o ex outra vez pode acabar apagando os limites impostos quando terminaram o relacionamento.
Publicidade
-
Mesmo que já tenha superado o indivíduo, vê-lo sair com alguém não vai ser uma sensação boa. Se ele encontrar um novo amor antes de você, a dor será ainda maior e vai retardar a cicatrização das feridas causadas pelo término do namoro ou casamento. Especialistas recomendam parar de seguir ou terminar a amizade com tais pessoas nas redes sociais se você não quiser ver atualizações como essas.
- Depois que superar totalmente o ex, você pode voltar a segui-lo no Instagram, por exemplo. Porém, aguarde um bom tempo.
-
Talvez o seu desejo seja experimentar algo novo, mas não consiga esquecer que o ex ainda é uma opção. É uma situação que não é justa nem com ele nem com possíveis parceiros. Sentir que tem alguém “de reserva” se o novo relacionamento não der certo pode até dar mais segurança, mas em longo prazo é possível que se transforme em uma experiência bastante dolorosa. [6] X Fonte de pesquisa
- Fugir e não se arriscar não é a melhor maneira de encontrar o amor. Não dar o seu máximo com um novo companheiro não permitirá que consiga desenvolver sentimentos profundos e nem que possa deixar o último parceiro para trás.
Publicidade
-
Isso vai atrapalhar, e muito, a chance de conseguir novos relacionamentos. Ele pode entrar em contato por mensagens, ligando no seu celular ou até pelas redes sociais, adotando um tom mais romântico e deixando você um pouco confuso e incapaz de tocar a vida em frente. Terminar de uma vez por todas qualquer tipo de união com o ex é muito importante, já que desse modo, vocês dois vão saber que o convívio terminou e não há possibilidade de uma retomada. [7] X Fonte de pesquisa
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/in-love-and-war/201405/the-10-worst-reasons-stay-friends-your-ex
- ↑ https://www.gq-magazine.co.uk/article/talking-about-your-ex
- ↑ https://www.gq-magazine.co.uk/article/talking-about-your-ex
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/me-we/201710/4-relationship-sabotaging-beliefs-about-your-partner-s-ex
- ↑ https://www.gq.com/story/how-to-initiate-friends-with-benefits
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/in-love-and-war/201405/the-10-worst-reasons-stay-friends-your-ex
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/in-love-and-war/201405/the-10-worst-reasons-stay-friends-your-ex
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!