Baixe em PDF
As motivações científicas e sociais para fumar charutos
Baixe em PDF

Mais de 8,5 milhões de americanos fumam charutos todos os meses... mas o que torna o passatempo de acender um charuto tão atraente? É o cheiro, o sabor ou algo completamente diferente? Neste artigo, analisaremos os motivos mais populares pelos quais as pessoas fumam charutos. Continue lendo para descobrir a ciência e a sociologia que explicam por que cheroots, coronas e todos os outros tipos de charutos são tão apreciados.

O que você precisa saber

  • Os charutos têm uma grande variedade de sabores (frutados, de nozes, picantes e tudo o mais) que podem ser apreciados sozinhos ou combinados com alimentos ou bebidas.
  • Muitas pessoas gostam de fumar charutos porque os associam a ocasiões especiais, como aniversários, feriados e casamentos.
  • Fumar charutos libera substâncias químicas prazerosas como dopamina e norepinefrina no cérebro, e dar longas tragadas constantes pode aliviar o estresse.
1

Os charutos duram mais do que os cigarros.

Baixe em PDF
  1. Embora fumar, em geral, seja uma maneira popular de relaxar, a maioria dos charutos dura bem mais de uma hora, em comparação com os cachimbos, que geralmente duram apenas 30 minutos, e os cigarros, que duram apenas 5. Fumar por mais tempo permite mais tempo para relaxamento e reflexão pacífica. [1]
    • A duração de cada charuto depende do tamanho do charuto. Os charutos maiores, como os Churchills (que geralmente medem cerca de 7 polegadas e têm 47 anéis), duram cerca de 90 minutos, enquanto os Belicosos menores (5 polegadas e 54 anéis) duram cerca de 45.
    Publicidade
2

Os charutos têm um sabor rico que as pessoas apreciam.

Baixe em PDF
  1. Esses sabores podem ser terrosos, de nozes, de menta, picantes, doces ou todos os anteriores. Algumas pessoas até comparam o sabor de um charuto de primeira linha ao sabor de um café delicioso ou de um vinho caro. Outros sabores populares incluem frutas cítricas (casca de laranja, limão, tangerina), madeiras de carvalho (cedro, pinho, nogueira) e ervas florais (pétalas de rosa, lavanda, madressilva). [2]
    • Você também pode melhorar o sabor do seu charuto embebendo um chumaço de algodão em um saborizador e armazenando o chumaço úmido com o charuto em um umidor por pelo menos uma semana.
    • Limpe e prepare o umidor de charutos antes de você iniciar esse processo de armazenamento.
3

Os charutos dão às pessoas uma poderosa sensação de nicotina.

Baixe em PDF
  1. Os charutos não podem deixar você chapado como outras drogas. Entretanto, a nicotina presente ativa receptores específicos no cérebro e no sistema nervoso central. Ela também libera substâncias químicas eufóricas como a norepinefrina, que nos ajuda a nos sentirmos felizes e concentrados. Essa sensação temporária ajuda muitos fumantes quando o humor e a energia estão baixos. [3]
    • O charuto médio contém de 100 a 200 miligramas de nicotina, o que é mais do que um maço inteiro de cigarros não filtrados.
    Publicidade
4

As pessoas usam charutos para comemorar marcos importantes.

Baixe em PDF
  1. Como os charutos são mais caros e mais luxuosos em seus sabores, a maioria das pessoas os vê como um deleite ocasional, em vez de uma indulgência diária. Os eventos mais comuns para os quais as pessoas levam um charuto são aniversários, casamentos, feriados e grandes realizações (noivados, promoções etc.) [4]
    • Limitar o uso de charutos a uma ou duas vezes por ano para ocasiões únicas pode ajudar a reduzir os riscos à saúde associados ao tabaco e fazer com que você se sinta mais especial ao fumar.
5

Os charutos são um símbolo de sofisticação e maturidade.

Baixe em PDF
  1. Os charutos estão associados a um status social elevado, à maioridade e à rebeldia. [5] Vemos imagens de líderes ricos fumando charutos em reuniões e festas e de inconformados do punk rock fumando nas ruas. Em alguns países, os charutos estão até mesmo ligados à masculinidade. [6] Portanto, é provável que muitos jovens (especialmente homens jovens) experimentem fumar charutos pelo menos uma vez por uma questão de identidade.
    Publicidade
6

Fumar charutos é uma tradição arraigada em muitas culturas.

Baixe em PDF
  1. Desde o século dos povos indígenas da América do Norte, o uso de charutos tem sido um costume alegre há centenas de anos. [7] Os pais da América Colonial os distribuíam para comemorar o nascimento de seus filhos (e o fazem desde então) e as famílias sul-americanas os enrolam para restabelecer uma conexão com suas raízes. Algumas pessoas fumam como uma tradição familiar e um gesto de respeito aos seus antepassados.
    • Existem certos costumes associados ao consumo tradicional de charutos. Por exemplo, você deve trazer sua própria lâmina para cortar o charuto antes de fumá-lo. Além disso, acenda o charuto de maneira uniforme e jogue a cinza fora regularmente. Nunca deixe um charuto tradicional fumado pela metade!
7

Fumar charutos pode diminuir a ansiedade.

Baixe em PDF
  1. Quando inalada em longas tragadas, a nicotina pode funcionar como um tranquilizante natural. Além disso, a respiração desempenha um papel fundamental na regulação e no controle dos nervos. Como a fumaça do charuto é inalada e exalada em um ritmo constante, isso pode ajudar a manter a respiração das pessoas sob controle, o que produz um efeito calmante. [8]
    • Da mesma forma, a inalação em tragadas curtas e rápidas pode produzir um efeito estimulante que aumenta a frequência cardíaca e faz com que as pessoas se sintam mais energizadas.
    Publicidade
8

Os charutos ajudam as pessoas a relaxar após um longo dia.

Baixe em PDF
  1. A maioria dos adultos gosta de fumar um charuto para relaxar depois de um longo dia de trabalho. Com o passar do tempo, você adquire o hábito de fumar charutos e passa a associá-los ao relaxamento. Independentemente das propriedades científicas reais dos charutos, relacioná-los psicologicamente à tranquilidade nos faz pensar neles de forma positiva, o que nos torna mais propensos a fumá-los sempre que quisermos acalmar os nervos.
9

Os charutos combinam bem com refeições e bebidas.

Baixe em PDF
  1. Devido às suas misturas únicas e sutis de sabores, a combinação de um charuto com a comida ou bebida certa pode levar o sabor a um novo patamar. Por exemplo, a fumaça cremosa e a madeira doce de um Oliva complementam a acidez frutada do vinho, enquanto o almíscar picante de um Cubana pode combinar com a força da carne de um jantar de bife e uísque, mordida por mordida. [9]
    • As melhores bebidas para harmonizar com um charuto são vinhos do porto, destilados (principalmente scotch, bourbon e rum), cafés e IPAs.
    Publicidade
10

Os charutos aumentam a produção de dopamina no sistema nervoso.

Baixe em PDF
  1. Embora o sabor dos charutos seja certamente de dar água na boca, a maioria das pessoas fuma charutos por causa da maneira como eles as afetam mentalmente. Os charutos estimulam a liberação de dopamina, a principal substância química associada a recompensas e satisfação. Uma longa tragada em um charuto pode nos dar a mesma sensação que sentiríamos após comer uma refeição deliciosa ou ganhar muito dinheiro. [10]
    • À medida que os fumantes continuam a usar nicotina, o número de receptores de dopamina em seu cérebro aumenta. [11]
    • Como os charutos liberam dopamina, teoricamente poderiam ajudar a combater doenças causadas por deficiência de dopamina, como TDAH, depressão e até mesmo Parkinson. Entretanto, são necessárias mais pesquisas. [12]

Avisos

  • Os charutos são altamente viciantes e fumá-los regularmente pode contribuir para vários problemas de saúde, inclusive câncer de pulmão e doenças cardíacas. Use com cautela.
Publicidade
  1. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18563061/
  2. https://newsnetwork.mayoclinic.org/discussion/smokers-brains-change-in-response-to-high-levels-of-nicotine/ # :~:text=Nicotine%20that%20gets%20into%20your,of%20the%20nicotine%20addiction%20process.
  3. https://my.clevelandclinic.org/health/articles/22588-dopamine-deficiency # :~:text=Dopamine%20deficiency%20can%20affect%20your,available%20to%20manage%20these%20conditions.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 882 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade