As infecções de ouvido são particularmente comuns em bebês e crianças, mas os adultos também podem ter infecções de ouvido. A dor no ouvido pode ser excruciante e pode ser acompanhada de outros sintomas, como dor de garganta ou febre, que fazem você se sentir miserável. Se você acredita que tem uma infecção no ouvido, marque uma consulta com seu médico para obter um diagnóstico e discutir as opções de tratamento. A boa notícia é que as infecções de ouvido são relativamente fáceis de tratar e, em geral, duram apenas alguns dias. [1] X Fonte Confiável Centers for Disease Control and Prevention Ir à fonte
Passos
-
Determine se você tem dor no ouvido. A dor no ouvido é um sinal de que você pode ter uma infecção no ouvido médio. Essa dor geralmente é mais intensa quando você está deitado, especialmente sobre o lado do ouvido infectado. [2] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
- Você também pode ter uma dor de cabeça, o que pode dificultar a diferenciação específica da dor no ouvido. Deitar-se ou inclinar a cabeça para um dos lados pode ajudar você a identificar a origem da dor.
- Se você tiver uma infecção no ouvido externo (otite externa), a dor pode aumentar se você puxar a orelha ou pressionar o tragus — a pequena saliência na frente da orelha.
- Se você tiver uma infecção no ouvido médio, provavelmente não notará um aumento da dor ao pressionar o tragus.
Progressão avançada : Consulte seu médico imediatamente se estiver sentindo dor intensa, especialmente dor que se irradia do ouvido para o rosto, pescoço e lateral da cabeça.
-
Verifique se há drenagem de fluido do ouvido. As trompas de Eustáquio drenam as secreções normais do ouvido médio. Se essas trompas ficarem inchadas ou inflamadas, não poderão funcionar adequadamente. O fluido se acumula no ouvido médio, levando a uma infecção do ouvido médio. Você pode notar esse fluido acumulado saindo do ouvido. [3] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
- O fluido de uma infecção do ouvido externo geralmente é claro e inodoro. Se o fluido estiver descolorido ou com pus, isso pode ser um sinal de que a infecção progrediu.
- Veja seu médico imediatamente se a drenagem do fluido parecer excessiva ou se o fluido estiver com sangue. Isso pode ser um sinal de danos mais extensos ao ouvido.
- O líquido não é tão comum em uma infecção do ouvido interno, portanto, a ausência de líquido não significa necessariamente que você não tenha uma infecção no ouvido.
-
Observe qualquer vermelhidão ou coceira dentro do ouvido. Se o ouvido estiver coçando, isso pode ser um sinal precoce de que você tem uma infecção no ouvido externo. [4] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte O canal auditivo também pode parecer mais vermelho do que o normal.
- À medida que a infecção progride, a vermelhidão se torna mais extensa e a coceira pode ficar mais intensa.
- Pode ser útil pedir a outra pessoa que olhe para o seu ouvido e veja se ele está mais vermelho do que o normal. Se apenas um ouvido parecer estar infectado, você poderá compará-lo com o ouvido bom.
-
Determine se você tem perda de audição. Se o seu ouvido estiver entupido com fluido, isso pode resultar em dificuldades auditivas. Você provavelmente saberá melhor se ouvir algo com o ouvido não infectado, depois tampar esse ouvido e ouvir com o que acredita estar infectado. [5] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
- Com uma infecção no ouvido interno, em vez de os sons parecerem abafados, eles simplesmente se apresentam em um "volume" menor. As infecções do ouvido interno também são comumente acompanhadas de zumbido. [6] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
- Se você suspeitar que uma criança ou outra pessoa tenha uma infecção no ouvido, poderá notar que ela não responde a você como antes. Isso pode ser uma indicação de que ela não está ouvindo você.
-
Avalie se você está sentindo náuseas ou comendo menos. Náusea ou perda de apetite pode ser um sinal de infecção do ouvido interno ou do ouvido médio. [7] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte A náusea também pode ser causada pela tontura comum em uma infecção do ouvido interno.
- Uma criança com infecção de ouvido pode estar mais agitada do que o normal, mas se recusar a comer. Mudanças nos padrões de sono também são comuns.
- Você também pode se sentir letárgico ou doente, o que também levaria a uma perda de apetite.
Você ficou doente recentemente? As infecções do ouvido interno podem progredir devido a uma infecção que começou com outro vírus, como um resfriado ou gripe.
-
Teste seu equilíbrio e visão. Se você se sentir tonto ou tiver dificuldade para manter o equilíbrio, pode ter uma infecção no ouvido interno. A maneira mais fácil de verificar isso é sentar-se ou ficar parado e olhar ao redor de você. Se a sala parecer estar se movendo ou girando em torno de você, isso é um sinal de vertigem. A vertigem é um dos principais sintomas de uma infecção do ouvido interno. [8] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
- Uma alteração na visão, como visão dupla ou dificuldade de focalização, também pode ser um sinal de infecção do ouvido interno.
- Veja seu médico se você tiver tontura ou vertigem e elas não desaparecerem ou não melhorarem em 2 ou 3 dias.
-
Meça sua temperatura para ver se você está com febre. As infecções do ouvido médio são frequentemente acompanhadas de febre de 38 °C ou mais. Entretanto, a febre pode indicar vários outros vírus ou infecções. A febre por si só não significa necessariamente que você tem uma infecção no ouvido, a menos que seja acompanhada de outros sintomas. [9] X Fonte Confiável MedlinePlus Ir à fonte
- Se você estiver tomando medicamentos de venda livre para resfriado ou alergias, talvez não esteja com febre por causa dos efeitos do medicamento. Espere até que o efeito do medicamento passe e meça sua temperatura novamente.
- Se a sua temperatura for inferior a 39°C (102,2 F), você normalmente pode simplesmente esperar e ver se a infecção desaparece por conta própria. A maioria das infecções leves de ouvido melhora em um ou dois dias e desaparece sem tratamento médico em uma ou duas semanas.
Publicidade
-
Consulte seu médico se os sintomas não melhorarem dentro de 48 a 72 horas. A maioria das infecções de ouvido desaparece por conta própria. Entretanto, se os sintomas não melhorarem ou se a condição piorar, marque uma consulta com seu médico. [10] X Fonte Confiável MedlinePlus Ir à fonte
- Entre em contato com o seu médico imediatamente se você também tiver febre de 39 °C ou mais, ou se o fluido drenado do seu ouvido contiver sangue ou pus.
-
Informe ao seu médico se você nadou recentemente. Se você nadou, especialmente em um corpo de água natural, como um lago ou um rio, pode ter uma infecção no ouvido externo. Uma infecção do ouvido externo é comumente chamada de "ouvido de nadador" porque é normalmente causada pela exposição a bactérias encontradas na água e no solo. [11] X Fonte Confiável Centers for Disease Control and Prevention Ir à fonte
- Mesmo que não tenha nadado, você também pode contrair uma infecção no ouvido externo se costuma colocar cotonetes nos ouvidos. Isso pode danificar a fina camada de pele que reveste o canal auditivo, levando à infecção.
-
Descreva seus sintomas e sua saúde recente ao médico. Se você tiver dor em um ou ambos os ouvidos, drenagem de fluido e audição abafada, é provável que tenha uma infecção no ouvido. Você também pode estar com dor de garganta ou com febre. As infecções de ouvido geralmente são o resultado de uma doença recente, especialmente um resfriado ou uma infecção respiratória superior. [12] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
- Se você tiver a maioria dos sintomas comuns de uma infecção de ouvido, o médico poderá fazer o diagnóstico sem fazer um exame extenso do ouvido. Entretanto, muitos dos sintomas comuns são os mesmos de outras doenças.
- Você é mais suscetível a infecções de ouvido se tiver sofrido de alergias. Você também corre um risco maior de contrair uma infecção no ouvido se fumar ou viver com alguém que fuma.
- Informe ao seu médico todos os sintomas que você está sentindo, mesmo que você ache que eles não estão relacionados. Isso permitirá que o médico avalie melhor se o problema é uma infecção no ouvido ou uma combinação de condições.
Sinais em crianças pequenas: Um bebê ou criança pequena pode não conseguir comunicar claramente que está com dor. Se a criança estiver chorando ou mais agitada do que o normal e puxar a orelha, isso pode indicar que ela está com uma infecção no ouvido. [13] X Fonte de pesquisa
-
Permita que o médico examine seu ouvido. Os médicos normalmente usam um instrumento chamado otoscópio pneumático para examinar o ouvido e detectar se há líquido atrás do tímpano. O médico soprará ar suavemente contra o tímpano. Normalmente, isso faria com que o tímpano se movesse. Entretanto, se o ouvido estiver cheio de líquido, o tímpano não se moverá. [14] X Fonte de pesquisa
- O médico poderá realizar outros exames se a infecção estiver mais avançada, se você tiver infecções de ouvido recorrentes ou se a infecção de ouvido não tiver respondido a tratamentos anteriores.
Publicidade
-
Experimente uma compressa quente para diminuir a dor. A maioria das infecções de ouvido desaparece por conta própria em uma ou duas semanas. Enquanto isso, colocar uma toalha de rosto umedecida com água morna no ouvido pode ajudar você a se sentir um pouco melhor. [15] X Fonte Confiável MedlinePlus Ir à fonte
- A compressa quente também pode ajudar a soltar e drenar o fluido do ouvido.
- Deixe a compressa morna em seu ouvido por 10 a 15 minutos e, em seguida, retire-a. Depois de 20 minutos, você pode retirá-la. Depois de 20 a 30 minutos, você pode colocar outra compressa. Repita esse ciclo quantas vezes você quiser durante o dia.
-
Alivie a dor e o inchaço com medicamentos anti-inflamatórios. Medicamentos de venda livre, como ibuprofeno (Advil ou Motrin) ou paracetamol (Tylenol), podem ajudar a aliviar a dor. Esses medicamentos também reduzem a inflamação, o que pode permitir que o fluido seja drenado mais facilmente por conta própria. [16] X Fonte Confiável Centers for Disease Control and Prevention Ir à fonte
- Siga as instruções do frasco para tomar esses medicamentos, a menos que o médico indique uma dosagem diferente.
Alternativas: Descongestionantes ou anti-histamínicos de venda livre também podem ajudar, especialmente se a infecção no ouvido se seguiu a uma infecção respiratória superior ou a um surto de alergia.
-
Use a insuflação automática para ajustar a pressão do ar em seu ouvido. Talvez você conheça essa técnica como "estourar os ouvidos". Para fazer isso com segurança, incline a cabeça ligeiramente para trás. Feche a boca e aperte o nariz e, em seguida, expire suavemente. [17] X Fonte de pesquisa
- Essa técnica força o ar a voltar pelas trompas de Eustáquio em seus ouvidos e pode ajudar a drenar o fluido mais rapidamente.
- Pode ser necessário praticar um pouco para acertar a técnica, mas não continue fazendo isso repetidamente se você não sentir nenhum alívio na primeira vez. Você pode danificar seus ouvidos.
-
Tome um antibiótico se você tiver sido prescrito pelo seu médico. Para alguns tipos de infecções de ouvido, o médico pode iniciar uma rodada de antibióticos para você. Isso é particularmente provável se você também estiver com febre de 39°C ou mais. [18] X Fonte Confiável MedlinePlus Ir à fonte
- Continue tomando o ciclo completo de antibióticos, mesmo que sua condição melhore ou que a infecção no ouvido pareça ter desaparecido. Caso contrário, a infecção pode voltar.
-
Procure tratamento avançado para infecções de ouvido recorrentes. Se você tiver uma infecção de ouvido que não responde aos tratamentos, ou se ela continuar voltando, isso pode ser um sinal de um problema mais sério. Seu médico poderá fazer exames adicionais para determinar a origem da infecção. [19] X Fonte de pesquisa
- Em caso de infecções de ouvido recorrentes, o médico pode colocar pequenos tubos em seus ouvidos. Esses tubos perfuram o tímpano e drenam o fluido. Esse procedimento é mais comum em crianças pequenas que têm infecções de ouvido persistentes.
Publicidade
Dicas
- Permaneça em ambientes livres de fumo e evite a exposição ao fumo passivo. A fumaça pode causar infecções no ouvido, principalmente no ouvido médio.
- Beber bastante água manterá você hidratado e ajudará seu corpo a eliminar a infecção mais rapidamente.
Avisos
- Infecções de ouvido recorrentes podem levar à perda permanente da audição. Se você tiver várias infecções de ouvido seguidas, ou se tiver uma infecção de ouvido particularmente grave, marque uma consulta para verificar sua audição.
- Se a infecção no ouvido for causada por um vírus respiratório, os antibióticos não ajudarão. No entanto, os antibióticos são frequentemente prescritos para uma infecção de ouvido.
Referências
- ↑ https://www.cdc.gov/antibiotic-use/community/for-patients/common-illnesses/ear-infection.html
- ↑ https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/8613-ear-infection-otitis-media
- ↑ https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/8613-ear-infection-otitis-media
- ↑ https://www.nhs.uk/conditions/ear-infections/
- ↑ https://www.nhs.uk/conditions/ear-infections/
- ↑ https://www.nhs.uk/conditions/tinnitus/
- ↑ https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/8613-ear-infection-otitis-media
- ↑ https://www.nhs.uk/conditions/ear-infections/
- ↑ https://medlineplus.gov/ency/article/000638.htm
- ↑ https://medlineplus.gov/ency/article/000638.htm
- ↑ https://www.cdc.gov/healthywater/swimming/swimmers/rwi/ear-infections.html
- ↑ https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/8613-ear-infection-otitis-media
- ↑ https://www.nidcd.nih.gov/health/ear-infections-children # 3
- ↑ https://www.nidcd.nih.gov/health/ear-infections-children # 3
- ↑ https://medlineplus.gov/ency/article/000638.htm
- ↑ https://www.cdc.gov/antibiotic-use/ear-infection.html
- ↑ http://entcolumbia.org/health-library/otitis-media-middle-ear-infection-adults
- ↑ https://medlineplus.gov/ency/article/000638.htm
- ↑ https://www.pennmedicine.org/for-patients-and-visitors/patient-information/conditions-treated-a-to-z/chronic-ear-infection