Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se acha que certos amigos não gostam muito de você, talvez seja hora de fazer uma faxina. Ter amigos falsos ou sem consideração não só pode magoar, como também afetar a saúde e o bem-estar.
A vida é muito curta para ser desperdiçada com pessoas falsas. Continue lendo para aprender a descobrir quem elas são e, assim, poder eliminá-las de sua convivência.
Passos
-
Identifique os amigos que tenham aquela energia negativa. Se algumas pessoas gostam de fofocar sobre sua vida ou reviram os olhos quando você fala, fique atento. Algumas personalidades comuns nesses casos são:
- Crítico: esse amigo tenta fazê-lo pensar que sabe mais do que você ou tenta corrigi-lo o tempo todo.
- Manipulador: ele sempre se coloca em primeiro lugar e vai cutucar seus pontos fracos e usá-los contra você em benefício próprio.
- Narcisista: tudo gira em torno desse amigo o tempo todo. Essa pessoa se concentra completamente nas próprias necessidades e não se importa com você nem com seus sentimentos.
- Evasivo: esse amigo nunca faz de você uma prioridade. Quando você realmente precisar de um ombro amigo, ele não estará lá para apoiá-lo.
-
Note bem quais amigos estão sempre lá para ajudá-lo, pois isso é importante na hora de determinar quais são falsos. Pense naquelas pessoas que estão sempre dispostas a ajudá-lo, faça sol ou faça chuva. Fique atento a algumas destas qualidades:
- Momentos em que você precisa de um amigo: pense sobre a última vez na qual precisou falar com alguém. Como aquele amigo verdadeiro reagiu? E o outro?
- Como é a conversa de vocês? Durante a conversa com um amigo de verdade, você fala, mas também ouve. É algo mútuo, como um jogo de tênis. As conversas com aquele falso amigo são do mesmo jeito? Ou ele só fala sobre si próprio o tempo todo?
- Aquele amigo tenta resolver seus problemas ou lhe diz o que fazer apenas para você parar de falar? Um amigo de verdade o escutará! Você não pediu nenhum conselho, mas a pessoa vai logo dizendo o que você precisa fazer de diferente só para que a conversa volte a ser sobre ela?
- Tirando as amizades de longa distância, você passa tempo com a pessoa quando é conveniente para ambos ou só quando o amigo arranja um tempinho para você?
-
Depois de confirmar que certos amigos não estão melhorando nem enriquecendo sua vida, reduza o contato com eles. Não é preciso brigar com a pessoa; saia desse relacionamento de maneira elegante. Em alguns casos, o "amigo" não vai nem perceber. Resumindo: não se preocupe muito com a reação da pessoa.
- Pare de ligar para a pessoa!
- Não comente nas postagens que a pessoa faz em redes sociais. Não é preciso bloquear ninguém, simplesmente pare a interação.
- A comunicação vai precisar ser curta e direta ao ponto. Se tiver que enviar um e-mail ou fazer uma ligação para a pessoa, seja educado, mas se concentre no assunto em questão. Um simples "tudo bem?" não tem problema, mas não dê nenhuma abertura.
-
Não abandone um círculo de amigos mútuos só para ficar longe da pessoa! Numa situação social, por exemplo, converse com aqueles amigos verdadeiros e ignore o falso amigo.
- Conte a situação para aqueles amigos de confiança. Assim, eles vão entender melhor a mudança repentina.
-
Prepare-se para caso o falso amigo venha confrontá-lo. Em alguns casos, a pessoa acorda para a vida e percebe que você está agindo de maneira diferente. Algumas desculpas a serem usadas são:
- "Andei ocupado" é a linguagem universal para "Estou ignorando você, então vou dizer que andei muito ocupado" e funciona sempre, pois ninguém vai questionar sua vida. Claro que isso não resolve a causa do problema, mas, se você não gostar de brigas, pode funcionar. Como a pessoa geralmente já não se importa muito com você, nem vai ligar para a resposta.
- "Acho que você não se importa comigo." Se estiver preparado para confrontar a pessoa de uma vez por todas, seja bem claro. Uma dica é assumir a responsabilidade pelos próprios sentimentos, pois, dessa forma, a pessoa não vai ter base nenhuma para acusá-lo de estar errado. Durante a conversa, deixe a pessoa se expressar também. Não xingue nem faça acusações. O objetivo é terminar a amizade, não ficar fazendo drama.
- Outra maneira de encarar a situação é não a encarar, ou seja, fugir da pessoa completamente. Esse método é complicado, principalmente se vocês tiverem amigos em comum e frequentarem os mesmos lugares. Verifique o identificador de chamadas antes de atender qualquer ligação; se for a pessoa ligando, ignore. Além do mais, não responda e-mails nem mensagens em redes sociais. A pessoa provavelmente vai se ligar e parar de procurá-lo.
-
Siga em frente! Há outras pessoas no mundo. Além disso, você foi muito forte ao remover essa energia negativa de sua vida. Não fique remoendo a situação. Quanto mais cedo você aprender a se distanciar de pessoas falsas, melhor. Encare essa experiência como uma lição de vida.Publicidade
Dicas
- Não envolva outros amigos na situação. Pedir para que as pessoas escolham um lado vai deixar todo mundo incomodado. Entretanto, elas precisam entender e respeitar sua escolha
- Aja com superioridade e nunca deixe a situação ficar desagradável, não importa o quanto a outra pessoa seja grossa.
- Se a pessoa não quer ser sua amiga, aja como se não precisasse dela. Geralmente, ela ficará com ciúmes e se arrependerá.
- Tenha dignidade e elegância. Nunca deixe a pessoa notar que você está estressado ou preocupado.
- Não há problema algum em perder amigos. Sempre é possível fazer novos.
- Não se apresse! Esse é um processo de longo prazo. Mantenha a calma e tudo vai dar certo.
Publicidade
Avisos
- Embora seja tentador, nunca fale mal do falso amigo pelas costas dele.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 126 407 vezes.
Publicidade