Baixe em PDF Baixe em PDF

Nem todas as amizades duram para sempre, portanto, se você tem um grupo de amigos mandões, irritantes ou prejudiciais para sua saúde e bem-estar, é melhor considerar a possibilidade de se afastar. Você tem a opção de abandonar o grupo de forma repentina ou gradual, mas, quando o fizer, seja honesto em relação à decisão. Além disso, pense em formas de consertar a amizade antes de deixar essas pessoas para trás, trazendo suas preocupações à tona ou simplesmente reduzindo o tempo que passa na companhia delas, em vez de abandonar o grupo por completo.

Método 1
Método 1 de 4:

Decidindo como se afastar

Baixe em PDF
  1. [1] A forma mais direta de se afastar de um grupo de pessoas é comunicando a decisão a todos os envolvidos. Fale com todo mundo de uma só vez ou converse em particular com cada uma das pessoas, dizendo que deseja colocar um ponto final na amizade. Essa forma de abandonar o grupo poderá ser um pouco constrangedora, já que seus amigos poderão fazer muitas perguntas.
    • Caso seja bastante próximo de todos os membros do grupo, o ideal é conversar com todo mundo de uma só vez.
    • No entanto, se for mais próximo de algumas pessoas, comece conversando com os amigos mais íntimos e só depois informe a decisão ao resto do grupo.
    • Prepare-se cuidadosamente se quiser falar com todo mundo de uma vez — anote tudo o que precisa dizer em um papel para não esquecer nada.
  2. [2] Às vezes, em vez de uma conversa direta e definitiva, a melhor opção é simplesmente se afastar de forma lenta e gradual. A menos que essas pessoas estejam envolvidas em atividades perigosas ou ilegais, provavelmente você não precisa encerrar a amizade de uma só vez. Caso não queira magoar seus amigos, comece a passar menos tempo ao lado deles até parar completamente de encontrá-los.
    • Pare de compartilhar acontecimentos e detalhes íntimos da sua vida.
    • Dedique o tempo que dedicava a esse grupo aos seus outros amigos, ou adquira um novo hobby.
    • Não atenda o telefone nem responda mensagens de texto imediatamente.
    • Com o tempo, seus amigos se transformarão em conhecidos e, então, você poderá encerrar o relacionamento de vez (se quiser).
    • Tenha em mente que os amigos poderão fazer perguntas. Talvez eles perguntem por que você anda tão distante, o que está errado, se está tudo bem, etc. Prepare-se para responder com honestidade.
  3. [3] Esse método pode parecer frio e insensível, mas é apropriado para grupos de amigos abusivos ou prejudiciais com os quais precisamos cortar todos os vínculos. Essa não é a opção ideal para quem apenas quer evitar o constrangimento de uma conversa direta — afastar-se com empatia, integridade e honestidade, em vez de se queimar com esses amigos, é muito melhor em longo prazo. Além disso, você sempre precisará "fugir" ou evitar essas pessoas no futuro se algum dia reencontrá-las em alguns dos seus círculos sociais.
    • Não dê nenhuma explicação, nem responda aos e-mails, mensagens de texto e telefonemas.
    • Bloqueie todas essas pessoas nas redes sociais.
  4. Se estiver mudando de cidade para um novo emprego ou universidade, talvez você precise abandonar um grupo de amigos queridos e que se importam com você. Nesse caso, faça uma festa com eles! [4] Faça algo que todo mundo ame — visitem um parque aquático ou jantem no restaurante favorito do grupo, por exemplo. Use a festa como uma ocasião para celebrar a amizade e recordar todos os bons momentos que vocês viveram juntos.
    • Mantenha contato com os amigos queridos através das redes sociais, e-mails e mensagens de texto.
    • Visite-os sempre que tiver a oportunidade.
    • Escreva uma carta para cada amigo dizendo o quanto se importa com eles. Agradeça pela amizade e mencione circunstâncias específicas em que eles tenham demonstrado companheirismo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Adotando a atitude apropriada

Baixe em PDF
  1. [5] Seja honesto caso os amigos insistam em pedir uma explicação para sua decisão de abandonar o grupo, independentemente das suas razões. Não minta que vai mudar de estado só para evitar a situação, em vez disso, seja direto e sincero sobre os motivos pelos quais deseja afastar-se.
    • Não há nada errado em escrever uma carta ou e-mail para essas pessoas (ou para o líder do grupo) se você tiver mais facilidade para se expressar através da escrita. [6]
  2. Às vezes, a verdade dói — portanto, procure uma forma de ser honesto e respeitoso ao mesmo tempo. Por exemplo, se você acha que seus amigos são muito chatos ou não tem mais nenhum interesse em comum com eles, seja diplomático e diga algo como “Eu apenas tenho dificuldade para me relacionar com vocês”. Não esfregue o fato de que está abandonando o grupo na cara deles.
    • Ressalte os próprios sentimentos e pontos de vista, e evite frases que soem como acusações, como "Vocês são muito chatos" — fale na primeira pessoa do singular.
    • As mentiras só levam a mais mentiras, portanto, é melhor ser honesto sobre seus motivos.
    • Algumas vezes, as respostas mais vagas podem funcionar melhor porque são sinceras e respeitosas ao mesmo tempo. Por exemplo, “Estou muito ocupado” ou “Estava viajando” podem ser boas explicações para um grupo de amigos que deseja saber por que você não tem passado tanto tempo com eles. [7]
  3. [8] Os amigos — principalmente aqueles de longa data — poderão tentar convencê-lo a voltar para o grupo, mas atenha-se firmemente à sua decisão. Não ceda à pressão ou à intimidação dos demais.
    • Por exemplo, se alguém tentar convencê-lo a permanecer no grupo, diga: "Desculpe, ando muito ocupado" ou “Nós nos divertimos muito juntos, mas agora preciso de um momento para mim”.
    • Mantenha-se calmo e gentil ao recusar convites para sair com o grupo de amigos que deseja abandonar (ou que já abandonou).
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Buscando alternativas

Baixe em PDF
  1. [9] Tente falar sobre os comportamentos que você considera inaceitáveis. Por exemplo, se esses amigos o excluem constantemente das atividades, tente conversar em particular com pelo menos um deles. Talvez eles não tenham agido assim de propósito, e uma conversa para alertá-los dos seus sentimentos poderá provocar uma mudança de comportamento.
  2. [10] Às vezes, podemos afastar-nos temporariamente dos amigos para determinarmos se realmente ficaríamos mais felizes fora do grupo. Use esse momento para descobrir como se sente sem essas pessoas em sua vida — faça novos amigos, adquira novos hobbies e passe o tempo na companhia dos familiares mais próximos.
    • Caso chegue à conclusão de que está mais feliz sem eles, transforme o afastamento temporário em um ponto final na amizade.
    • Por outro lado, se perceber que sente falta dessas pessoas, use o período de reflexão para lembrar que elas não são tão ruins tão assim, e retome o contato com o grupo quando tiver a oportunidade. Diga que sentiu falta delas e que mal pode esperar para revê-las.
  3. [11] Embora seja bom abandonar um grupo de amigos com comportamentos negativos, tentar afastá-los das más escolhas e ajudá-los a enxergar os próprios erros também pode valer a pena. Antes de se afastar de pessoas com comportamentos ilícitos ou imorais, tome a iniciativa de ajudá-las a mudar.
    • Se elas estiverem abusando das drogas ou do álcool, incentive-as a procurar ajuda para lidar com o vício e a frequentar os encontros dos Alcoólicos ou Narcóticos Anônimos.
    • Caso elas queiram convencê-lo a roubar alguma coisa ou a depredar um patrimônio, tente dissuadi-las da ideia. Lembre seus amigos dos problemas que enfrentarão se forem descobertos e sugira uma atividade alternativa, como ir ao cinema.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Reconhecendo o momento de se afastar

Baixe em PDF
  1. [12] Comece a considerar a possibilidade de abandonar um grupo que sempre tenta impedir que você socialize com outras pessoas. Talvez eles também falem mal dos seus outros amigos, familiares, e até do seu parceiro amoroso, pressionando-o a deixar essas pessoas para passar mais tempo ao lado deles. Abandone esse tipo de amizade o mais rapidamente possível.
  2. [13] As pessoas costumam fazer o que veem as outras fazendo e, para o bem ou para o mal, os amigos são uma grande influência em nossas vidas. Abandone um círculo social envolvido com comportamentos negativos, antes que você entre em problemas junto com ele. Abandone um grupo de amigos que:
    • Rouba mercadorias em lojas;
    • Abusa das drogas e do álcool;
    • Vandaliza a propriedade pública ou privada;
    • Envolve-se em outros atos imorais ou ilegais.
  3. [14] Se os amigos sempre o ignoram na hora de planejar atividades em grupo, considere deixá-los para trás — essa pode ser uma forma indireta de bullying (conhecido como bullying por exclusão). Os indivíduos que não valorizam sua companhia não são amigos de verdade.
  4. [15] Amigos que só querem passar o tempo ao seu lado quando precisam de alguma coisa não são boas companhias. Abandone o grupo se estiver contribuindo com dinheiro, comida, ou moradia (deixando que eles durmam em sua casa), mas sentir que tal generosidade não é retribuída — eles estão tirando vantagem de você. [16]
  5. [17] [18] Se essas companhias sempre tentam parecer melhor do que você, agora é o momento de se afastar. Evite amigos que minimizem suas realizações — eles não são boas pessoas e não valem seu tempo.
    • Por exemplo, caso esteja feliz porque acertou 93% na última prova de matemática, mas alguém diga que 93% nem é grande coisa porque ele acertou ainda mais questões do que você, essa pessoa não é um boa amiga.
    • Outro bom motivo para se afastar são os amigos que sempre dizem que estão em uma situação pior do que a sua quando você reclama de alguma coisa.
  6. [19] [20] O tempo que passamos na companhia dos amigos deveria deixar-nos revigorados, animados e energizados.
    • Caso sinta que vive inventando desculpas para não passar o tempo na companhia de certas pessoas, provavelmente elas não fazem bem para sua saúde mental.
    • Amigos que esgotem suas energias com reclamações, dramas e críticas também devem ser deixados para trás.
    Publicidade

Dicas

  • Se possível, abandone o grupo junto com seu melhor amigo. Assim, você ainda terá alguém com quem conversar depois de ter eliminado as outras pessoas da sua vida.
  • Não pressione os outros amigos a deixarem o grupo com você, mas sugira a ideia se achar apropriado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 29 683 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade