Baixe em PDF Baixe em PDF

A decisão de se assumir — gay, lésbica, bissexual, transexual etc. — é um direito individual de suma importância, já que cada pessoa pode escolher se e quando quer revelar a sua verdade para o mundo. Nesse sentido, fazer a revelação por mensagem de texto (WhatsApp, por exemplo) é uma forma legal de ter mais controle sobre a situação e eliminar o risco de você ser pego de surpresa pela reação das pessoas cara a cara. De quebra, desse jeito elas também conseguem pensar bem no que sentem quanto ao assunto. Só não se esqueça de sempre ter orgulho de si mesmo e da sua sexualidade ou identidade de gênero!

Parte 1
Parte 1 de 2:

Decidindo se assumir

Baixe em PDF
  1. Você não precisa se encaixar em estereótipos ou se rotular se não quiser. Concentre-se na sua vida e pense no que traz felicidade aos seus dias. Todo mundo tem dúvidas desse tipo em algum ponto!
    • Sexualidade e identidade de gênero são conceitos complexos e que podem mudar ao longo do tempo! Você não é obrigado a ter todas as respostas.
    • A decisão de se assumir é diferente para cada pessoa. Não se compare aos outros.
  2. Tome a decisão de se assumir no seu próprio tempo. Você não tem que se assumir para todos que conhece de uma vez — e muito menos enquanto não se sentir preparado. Ignore qualquer pressão e espere até sentir que chegou o momento certo.
    • O processo de se assumir é libertador, mas ainda traz muita tensão e várias incertezas.
  3. Pode ser que você se sinta menos sozinho se ouvir histórias de outras pessoas que já assumiram sua sexualidade ou identidade de gênero. Quem sabe também elas não têm alguma ideia para a sua mensagem?
    • A internet está cheia de relatos de pessoas que poderiam contribuir com esse processo. Busque algo do tipo se você não tiver a quem recorrer na sua vida.
  4. Você pode se assumir para essa pessoa cara a cara ou por mensagem de texto! Pense em um amigo, professor, irmão, tio ou tia ou qualquer outro conhecido de confiança e que tenha a mente aberta (ou seja, não vai julgar você). Isto é um jeito legal de começar o processo com o pé direito e com o devido apoio. [1]
    • Diga algo como "Eu queria te contar uma coisa que devo contar pra minha família daqui a um tempo. Eu sou bissexual. Confio em você e queria o seu apoio".
  5. No fim das contas, você tem o direito de escolher como se assumir — sem achar que existe um jeito certo ou errado. A vantagem de fazer tudo por mensagem é que isso dá mais controle sobre o que dizer e até alivia um pouco da aflição no seu peito. A desvantagem é que a pessoa pode querer marcar um encontro pessoal ou até ligar para o seu celular imediatamente. E não dá para evitar essa interação para sempre! [2]
    • Não deixe ninguém forçar você a se assumir de qualquer forma que seja desconfortável. A decisão é sua , e o ideal é que você tenha orgulho dela.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Contando aos seus amigos e familiares

Baixe em PDF
  1. Por exemplo: você pode enviar uma mensagem coletiva aos seus amigos ou conversar com cada um individualmente. De todo modo, pense em quem são as pessoas mais importantes da sua vida — e, por isso, merecem conhecer a sua verdade. [3]
    • Reflita sobre como os seus amigos e familiares agem em relação às pessoas da comunidade LGBTQIA+. Se eles têm a mente aberta com os outros, provavelmente vão ter com você também.
    • Se você já notou tendências preconceituosas nessas pessoas, pode ser que a reação delas não seja das melhores. Ainda é importante se assumir, mas esteja preparado para o choque emocional.

    Coloque a sua segurança em primeiro lugar. Pense bem antes de se assumir aos seus pais se você ainda vive com eles e não tem independência financeira. Isso também vale no caso de algum familiar seu for mais agressivo e intolerante.

  2. Pense bem nas palavras que você pretende usar. Por se tratar de uma mensagem de texto, faça o possível para ser sucinto e limite-se a algo entre cinco e sete frases. Do contrário, parte do recado pode passar batida aos olhos das pessoas. Veja alguns pontos importantes: [4]
    • Diga à pessoa que você a ama.
    • Diga que quer fazer uma revelação porque ela é importante na sua vida.
    • Inclua termos como "Eu sou gay", "Eu sou lésbica" ou afins.
    • Pergunte se a pessoa tem dúvidas.
    • Não peça desculpas por ser quem você é ou pelo fato de ter se assumido por mensagem de texto.
  3. Por mais que seja difícil se assumir, tente escrever uma mensagem confiante. Você não tem que pedir desculpas por ter a sexualidade ou identidade de gênero que tem, e muito menos por ter "demorado tanto" para contar a verdade. Veja exemplos: [5]
    • "Eu preciso contar uma coisa pra vc há muito tempo. Eu sou gay. Já sei há anos, e eu tô aprendendo a me aceitar e amar cada vez mais. Eu te amo e quero que vc continue fazendo parte da minha vida. Entendo que isso pode assustar, então vou te dar todo o espaço do mundo pra processar a informação."
    • "Oi! Então... eu sou lésbica. Tô esperando pra te contar há um tempo, mas nunca via abertura. Vc é muito importante na minha vida, então eu queria ser honesta. Se vc precisar, conta comigo pra tirar qualquer dúvida ou conversar."
    • "Eu pensei bastante nesse último ano, e acho que finalmente tá na hora de te contar: eu sou bissexual. Sei que vc me ama, e espero que vc continue do meu lado. Não se preocupa se vc tiver várias perguntas e dúvidas, pq eu também tive. Tô aqui pra responder tudo quando vc precisar."
  4. Enviar mensagens tão importantes enquanto a pessoa está no meio da aula ou do expediente nunca é ideal. É melhor você fazer o comunicado durante a noite ou no fim de semana, quando ela estiver livre para ler e responder com calma. [6]
    • Por outro lado, não existe uma hora perfeita para enviar a mensagem! Pare de enrolar só porque você não sabe o que a pessoa está fazendo no momento.
    • Se você quiser bater um papo com a pessoa, mande algo como "Ei, vc tem um minutinho pra conversar?". Só então conte a notícia a ela.
  5. Com sorte, eles vão responder rápido e em um tom positivo. Não pense que a reação de surpresa deles é necessariamente negativa! Assim como você demorou para se entender, eles também podem precisar de um tempo.
    • Disponha-se a tirar todas as dúvidas que as pessoas possam ter. Elas provavelmente vão querer encontrar você ou pelo menos conversar mais um pouco por mensagem ou celular.
  6. Talvez a situação fique um pouco desconcertante na primeira vez que você encontrar os amigos ou familiares depois da revelação. Se houver clima, abrace-os ou pense em outro jeito de quebrar o gelo. Você pode até falar da mensagem ou focar em outro assunto. [7]
    • Se você quiser falar da mensagem, diga "Eu tô aliviado de ter contado a verdade. O que você pensou quando leu?".
    • Se preferir deixar esse tema de lado, pense em outro assunto interessante.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que questões envolvendo sexualidade e gênero não são "escolhas" ou "opções". Não há nada de errado com você! Nunca acredite em quem disser o contrário.
  • Consulte um terapeuta se você sentir qualquer peso nas costas com a decisão de se assumir. Ele vai ajudar a pensar em estratégias que aliviem essa tensão.
  • Tente se assumir para alguns amigos antes de revelar a verdade à sua família! Eles não só vão dar todo o apoio de que você precisa nesse momento, mas também podem ser uma espécie de cobaia para a revelação aos seus pais e outros parentes.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 469 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade