Baixe em PDF Baixe em PDF

Confessar que gosta de alguém? Não é nada fácil, mas também não é o fim do mundo. Aprender a se declarar de forma criativa pode ajudar a controlar os nervos. Você também pode aprender a conversar com o seu paquera de modo que ambos se sintam à vontade. Saiba mais sobre a pessoa antes de agir e você vai ficar numa boa.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando a criatividade para se declarar

Baixe em PDF
  1. Um bilhetinho é uma das formas mais eficazes de se declarar para alguém e costuma ser bem menos embaraçoso do que dizer pessoalmente, garantindo um certo espaço e uma situação mais cômoda caso a pessoa não se sinta da mesma forma. Escreva um bilhete curto se declarando e passe para o seu paquera.
    • É importante que o bilhete seja escrito à mão, com letra legível e com um texto curto e direto. Não precisa ser algo muito inteligente ou com excesso de romantismo, apenas objetivo. Algo como “Eu sempre achei você doce, gentil e fofo. Adoraria conhecê-lo melhor, porque gosto muito de você”.
    • Quando você deseja se declarar para um paquera, pessoalmente é sempre melhor do que por mensagem de texto ou pela internet. O bilhete é uma forma mais equilibrada, porque é pessoal, mas também deixa você mais à vontade. Se tudo o mais falhar, conversar por telefone ou pelo Skype é melhor do que mandar mensagem de texto.
  2. Em alguns casos, suas atitudes podem ser bem mais óbvias do que dizer para o cara “Eu estou gostando de você”. Se ele começar a perceber que você gosta dele, vai ser algo mais natural e direto do que verbalizar seus sentimentos.
    • Desvie do seu caminho regular para cruzar com ele “por coincidência” pelos corredores da escola. Mude sua rota para encontrá-lo com mais frequência, e não se esqueça de cumprimentá-lo todas as vezes.
    • Sempre faça contato visual. Não fique encabulada e envergonhada; olhe nos olhos do cara e sorria quando o vir.
    • Demonstre interesse pelo que ele faz e pelo que ele gosta. Tente conhecê-lo como um amigo antes de se declarar. Deixe as coisas fluírem naturalmente.
  3. Uma ótima maneira de puxar conversa ou de fazê-lo falar é pedindo ajuda com algo simples. [1] Dependendo da personalidade e dos gostos pessoais dele, essa simples conversa pode virar um flerte.
    • Peça ajuda com a tarefa de alguma disciplina. Comece com um elogio do tipo “Você parece saber tudo dessa matéria. Pode me ajudar com a tarefa?”.
    • Faça de conta que perdeu algo. “Você viu meu livro? Ele estava bem aqui…”. Quando ele parar para procurar, diga “Você é tão gentil!”.
  4. Em alguns casos, um boato pode trabalhar a seu favor. Se você contar a uma amiga que está paquerando alguém e ela contar para um amigo do seu paquera, e ele, por sua vez, contar para o garoto de quem você gosta, seu trabalho vai estar feito sem você precisar fazer absolutamente nada. O cara vai ficar sabendo, e a partir daí, vai ficar mais fácil puxar conversa com ele.
    • Conte para alguns amigos, e não tenha vergonha. Se a notícia se espalhar, sempre há a alternativa de negar. Se você nunca falou nada, não há evidências que tenha feito algo embaraçoso ou tenha sido rejeitada.
    • Nunca negue se estiver realmente interessada na pessoa. Por que se importar se alguém ficar sabendo que você gosta de uma pessoa? Não há nada para se envergonhar.
  5. A coisa mais apavorante nessa situação é não saber o que o cara sente em relação a você. É muito mais fácil se declarar para alguém quando você tem certeza de que os sentimentos da pessoa por você são os mesmos. Uma forma de descobrir é convidando seu paquera para algum evento, como uma festa ou alguma atividade depois da escola, algo que não seja necessariamente um encontro.
    • Fique atenta às coisas que seu paquera curte. “Eu sei que você adora os filmes dos heróis da Marvel e pensei em convidá-lo para assistir Homem de Ferro. Meu pai ganhou uns ingressos e eu achei que você poderia curtir”.
    • Se ele ficar animado ou feliz com o convite para ir com você, é um bom sinal para você investir mais quando tiver a chance.
  6. Seja simpática e flerte sempre que tiver uma chance. Essa atitude pode comunicar muito mais facilmente seus sentimentos do que ter que dizê-los em voz alta. Converse com o cara da mesma forma que você faria com seus amigos ou com outras pessoas com quem costuma se sentir à vontade. Seja você mesma.
    • Provoque seu paquera na brincadeira. Encontre motivos engraçados para deixar o seu senso de humor agir quando você estiver com ele. Em vez de dizer “E aí, como você está?”, diga algo como “Preciso organizar uma fuga da escola e quero um comparsa. E aí, está dentro ou fora?”.
    • Não há nada de muito romântico na frase “Estou paquerando você”. Em vez de falar algo desse tipo, faça com que a pessoa perceba o seu interesse, assim você não precisa verbalizar palavras óbvias.
    DICA DE ESPECIALISTA

    John Keegan

    Coach de Namoro
    John Keegan é um coach de namoro e palestrante motivacional em New York City. É proprietário da The Awakened Lifestyle, onde usa sua experiência em namoro, atração e dinâmica social para ajudar pessoas em busca de amor. Realiza workshops de namoro internacionalmente, passando por Los Angeles, Londres, Rio de Janeiro, Praga, dentre outros lugares. Seu trabalho já teve destaque no The New York Times, na Humans of New York e na Men's Health.
    John Keegan
    Coach de Namoro

    Tente enviar um vídeo bonitinho e que ilustre seus sentimentos . Algo leve e divertido, mas ainda assim romântico. Por exemplo, pode enviar um link para uma música que o faz pensar nela, ou um vídeo de animais fofos juntinhos.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Conversando

Baixe em PDF
  1. O melhor momento para se declarar para alguém é agora mesmo. Não há nenhuma utilidade em esperar, porque isso só vai dar a oportunidade para ele começar a namorar outra pessoa ou começar a paquerar alguém e esquecer você. Se você gosta do cara, o momento perfeito para falar é agora.
    • A única exceção para esperar é se ele estiver namorando alguém. Dizer que gosta de alguém enquanto a pessoa está em um relacionamento pode complicar as coisas. É melhor arranjar outro paquera por um tempo e voltar a paquerar esse quando ele estiver solteiro novamente.
  2. Ao contrário do que parece, dizer que gosta de uma pessoa não é uma coisa de outro mundo. Mesmo que o cara não sinta o mesmo em relação a você, é algo legal de se ouvir! Mais ainda se você se aproximar numa boa, demonstrando simpatia e bom humor. Relaxe e não se sinta pressionada.
    • Turbine sua autoestima. Olhe-se no espelho e diga: “Eu sou uma pessoa legal e meu paquera deveria ficar feliz pela possibilidade de estar comigo”. Mãos à obra!
    • Valorize sua aparência. Use roupas limpas e cheias de estilo para conseguir o melhor visual. Não se esqueça de ajeitar o cabelo e manter o hálito fresco. [2]
  3. Se não conhecer o cara muito bem, talvez seja complicado se declarar para ele. A última coisa que você vai querer é confessar que gosta dele e ouvir “Calma! Quem é você?”. Se não tiver certeza se a pessoa conhece você ou não, se aproxime e se apresente.
    • Não precisa complicar as coisas dizendo “Ei, não sei se você me conhece muito bem. Estamos na mesma turma. Bem, tem uma coisa que estou querendo dizer há algum tempo...”.
  4. A melhor forma de conversa com o garoto é em particular. É importante que ambos estejam à vontade e calmos para evitar que a situação fuja do controle. Além do mais, a privacidade vai deixar as coisas menos embaraçosas.
    • O intervalo entre as aulas ou logo depois da escola são bons momentos para conversar rapidamente. Você também pode tentar sentar ao lado do seu paquera no ônibus e puxar conversa: “Oi, posso falar com você um minuto?”.
    • Nunca se aproxime quando ele estiver em um grupo grande nem tente se declarar durante o recreio em um momento em que todos possam ouvir você. Se não acabar bem, a situação pode ficar embaraçosa. O assunto deve ser tratado em particular, só vocês dois.
  5. Se você disser que gosta dele, e ele responder que sente o mesmo, o que vai acontecer em seguida? Você vai dizer simplesmente “Hum… legal!”? Não! É importante ter algo em mente para sugerir.
    • Se tiver alguma festa da escola prestes a acontecer, diga: “Acho que seria legal se a gente pudesse ir junto à festa. O que me diz?”. Se não tiver nenhum evento relacionado ao colégio, ou se você não estiver mais na escola, diga: “Espero que a gente possa sair para lanchar e conversar. Que tal uma pizza na sexta à noite?”.
    • Em alguns casos, talvez seja melhor não ter pressa. Não crie muita expectativa ao se declarar. A pessoa pode precisar de um tempo para pensar, e isso é um bom sinal. Não se preocupe por ter que esperar.
  6. O grande momento não precisa ser um problema. Não há motivos para complicar a situação ou queimar os neurônios para dizer “Eu gosto de você”. Simplesmente se apresente, sorria e diga: “Há tempos eu gostaria de dizer que você me parece uma pessoa doce e gentil, e está sempre nos meus pensamentos. Eu gosto muito de você”.
    • Não siga um roteiro na hora de falar. Muitas pessoas se sentem estranhas nesse tipo de situação e acham que a melhor forma de falar é lendo um roteiro, mas isso só piora as coisas. Fale naturalmente, e não como se fosse um robô. Aja como se estivesse com um dos seus melhores amigos.
  7. Esse tipo de coisa acontece, e já aconteceu com muita gente. Ser rejeitada não é nada agradável, mas é muito melhor do que passar a vida imaginando o que poderia ter acontecido se você tivesse se declarado. O tempo vai passar, você vai amadurecer, e o seu paquera também. Encare tudo de frente.
    • Se acontecer de você sofrer uma rejeição, simplesmente sorria e diga: “Bem, pelo menos agora eu já sei. Tenha uma ótima semana”. Não reclame, não ridicularize o cara nem faça dramas. Mesmo que fique chateada, pelo menos agora você já sabe a resposta e pode seguir em frente.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Conhecendo melhor a pessoa

Baixe em PDF
  1. Uma boa maneira de fazer uma pequena pesquisa e saber um pouco mais sobre a pessoa antes de se declarar é se tornar amiga no Facebook ou seguir no Twitter. Se estiver esperando, pare de esperar e faça algum contato online. Conversar pelo bate-papo é uma forma de quebrar o gelo antes de falar com ele pessoalmente.
    • Para puxar conversa ao encontrá-lo pessoalmente, você pode mencionar algo sobre o qual vocês já tenham conversado online ou fazer uma referência a algo visto no Facebook. É bom para quebrar o gelo.
  2. Uma das coisas mais importantes, antes de se declarar para alguém, é saber se a pessoa não está namorando. Se estiver, talvez o melhor a fazer seja esperar um pouco para não complicar as coisas para alguém que você gosta.
    • Pela internet é fácil saber se a pessoa é comprometida. Ou você pode prestar mais atenção para saber se o garoto está com alguém. Ainda há a alternativa de descobrir perguntando a alguns amigos.
  3. Fale com amigos e conhecidos para descobrir mais a respeito. Encontre motivos para andar com os conhecidos do garoto e faça perguntas sobre ele. “Do que ele gosta? Ele está a fim de alguém? Você acha que ele pode se interessar por mim?”, são boas perguntas a fazer.
    • Lembre-se de que, se a informação vazar, não vai ser a pior coisa do mundo. Na verdade, pode ser que isso facilite as coisas.
  4. Encontre uma desculpa para sair com o seu paquera, mas não em um contexto romântico. Convide-o para sair com você e um grupo de amigos, tendo assim a chance de conhecê-lo melhor.
    • Organize uma saída simples, como uma noite de filmes na casa de alguém ou um jantar em grupo. Se estiver preocupada em ter que conversar com o seu paquera, converse com outras pessoas também.
    • Se você se der conta de que não gosta dele, tudo bem. Pelo menos você não se declarou por algo que pensava sentir e por alguém que nem sequer tem interesses em comum.
  5. Se quiser saber mais sobre alguém e descobrir se vocês podem dar certo juntos, comece a observar melhor. Com quem ele gosta de andar? Como é o senso de humor dele? O que ele faz no tempo livre? Dedique algum tempo para observar esse tipo de coisa e descobrir mais a respeito do cara.
    • Fique atenta à linguagem corporal dele quando vocês estiverem próximos. Se ele começar a usar uma linguagem corporal mais fechada, pode ser um sinal de que não tem interesse em você. Poupe-se desse sofrimento.
    Publicidade

Dicas

  • Tenha iniciativa e seja sincera. Se ele reagir de uma maneira inesperada, siga em frente e faça de conta que nada aconteceu.
  • Se o estiver observando, não deixe que ele a veja. Se o cara achar que você o está perseguindo, as chances de ter um relacionamento com ele vão diminuir consideravelmente.
Publicidade

Avisos

  • Não espere ser rejeitada, mas esteja preparada se isso acontecer. Não é o fim do mundo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 58 679 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade